Buscar

RESUMO DO LIVRO-teorias da personalidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO
Aluno(a): Kelly Cristina Lopes Da Silva
Matricula: 2022 0336 0973
Trorias da personalidade-pg 276 a 278
Carl rogers- teoria da autoatualização
O Self e a Tendência a Atualização
Em 1930 seu estudo ao self, Rogers desenvolveu um mecanismo aonde ele determina a formação da criança que, segundo ele, influenciava no comportamento para saber se seria de forma saudável ou não. Para Rogers o que influenciava na formação de personalidade da criança eram os ´´ os fatores externos´´. Pesquisou também se a influência interna teria alguma influência na formação de personalidade das pessoas, mas não acreditava nessa possibilidade.
Um dos alunos de Rogers, William Kell, estudou sobre sua abordagem numa tentativa de entender o comportamento de uma criança delinquente. O que Rogers relacionava aos fatores externos relacionados ao comportamento delinquente estava errado, o fator que se encaixou perfeitamente foi o AUTOCONHECIMENTO. Rogers surpreso escreveu ´´ eu simplesmente não estava preparado para aceitar esse resultado, e o estudo foi guardado na gaveta´´ (1978). Com a reprodução do estudo, Helen McNeill, usou um diferente grupo de participantes de pesquisa e chagou a semelhantes resultados. 
Rogers concordou com os resultados e reconheceu sua importância. As atitudes das pessoas em relação ao self influenciava mais no comportamento do que os fatores externos, self e autoconhecimento, ambos eram considerados de muita influência na infância.
Rogers diz que Tendência á Atualização é ´´motivação humana básica de realizar, manter e aprimorar o self ´´,ou seja, isso são extintos fisiológicos naturais como, beber se alimentar etc., A atualização trabalha nisso, sustentação e sobrevivência.
Para Rogers a atualização começa no útero a onde começamos a desenvolver os funcionamentos fisiológicos básicos, responsável pela maturação que vai do feto até a puberdade. Rogers diz que esse processo de desenvolvimento não é automático nem passivo. Esse processo está relacionado a dor, pois a nossa tendência a atuação é mais forte que ficar estagnado.
O Processo de Avaliação Organísmica, para Rogers, é um processo aonde através de nossas experiências podemos ´´decidir´´ ou ´´separar´´ aquilo que é considerado bom ou não ao meu crescimento e realização, essas percepções influenciam, pois, nós preferimos evitar as experiências ruins e repetir as boas.
O Mundo Experiencial
No mundo estamos expostos a várias formas de estimulo, algumas delas são: simples, importantes, ameaçadoras e outras recompensadoras. Rogers queira saber a forma que reagimos perante a esse mundo cheio de experiências, para ele, cada pessoa age de forma individual, mesmo sendo uma situação parecida, temos percepções diferentes, e que podem mudar perante nossas experiências, ou seja, a minha opinião hoje pode não ser a mesma daqui a 10 anos por uma mesa situação, com as nossas experiências temos uma base para nosso modo de agir e julgar. Quanto mais experiência temos mais desenvolvemos o self.
O Desenvolvimento do self na infância 
Com a evolução do bebe, ele expande seu comportamento experiencial, parte dele se torna diferente do restante. O self é uma percepção de si mesmo e ao autoconceito é a imagem do que somos, do que gostaríamos de ser e do que deveríamos ser.
A Consideração positiva é ´´ amor, aprovação dos outros´´ (Rogers). Os bebes têm uma necessidade de aprovação da mãe, isto é muito importante para o desenvolvimento do bebe. Pois a não aprovação gera mudanças no self e comportamento do bebe.
Já a Consideração positiva incondicional por mais que seja dado muita atenção, terão atitudes que serão punidas mesmo sendo de bom uso. Rogers diz que, independente do comportamento o amor de mãe é algo livre, e não condicionado. Então por mais que a criança sinta que está sendo ´´punida´´ pela mãe, ela não relaciona a um coisa ruim.

Continue navegando