Buscar

simulado conhecimentos gerais

Prévia do material em texto

Fazer teste: Simulado
PERGUNTA 1
1. Fatores internos à área da saúde, como o desenvolvimento de descobertas bacteriológicas ao longo do século XIX; a ênfase na doença e a influência do pensamento positivista ao tentar compreendê-las por meio de relações de causa e efeito; a argumentação a favor de metodologias científicas rigorosas e desconsiderando a relevância de fatores sociais no entendimento do processo saúde-doença, estão relacionados à base de perspectivas higienistas para educação em saúde. Sobre essas perspectivas, analise as afirmativas a seguir.
I. A base de perspectivas higienistas para a educação em saúde indica que as condições sanitárias são vistas como fatores preponderantes na eliminação dos focos de doença, e que estão tipicamente presentes nos documentos que orientam práticas escolares em saúde nessa época.
II. Essa visão em saúde possui uma contrapartida em visões educacionais que valorizam a ordem e a disciplina, por meio do controle dos espaços e dos corpos como forma de criar condições para a aprendizagem.
III. Na ruptura com as perspectivas higienistas são instituídas, na primeira metade do século XX, as orientações nutricionais para a merenda escolar, os exames antropométricos e a valorização da prática de exercícios físicos.
IV.As práticas higienistas e de controle sanitário no cenário sociopolítico do início do século XX fazem com que esse seja marcado por preocupações com as consequências da industrialização, seu efeito no crescimento das cidades e no surgimento de doenças.
É correto o que se afirma apenas em:
	
	a.
	I, II e III.
	
	b.
	 II e III.
	
	c.
	I e II.
	
	d.
	 II, III e IV.
	
	e.
	 I, II e IV.
0 pontos   
PERGUNTA 2
1. “Uma pesquisa publicada em 20 de julho de 2022 na revista "Molecular Psychiatry" aponta que a depressão não está necessariamente ligada a baixos níveis de serotonina, um neurotransmissor conhecido com um dos principais hormônios da felicidade. Essa descoberta pode ampliar o leque de tratamentos aplicados para a doença, já que atualmente a maioria é fundamentada por essa lógica.
A abordagem tradicional envolve o uso de medicamentos chamados de inibidores de recaptação da serotonina, responsáveis por aumentar a presença dessa substância no corpo. No entanto, o estudo afirma que é ‘hora de reconhecer que a teoria serotoninérgica da depressão não é empiricamente fundamentada’”. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/07/23/estudo-sugere-que-depressao-nao-esta-relacionada-com-baixos-niveis-de-serotonina-o-hormonio-da-felicidade.ghtml
Tendo em vista a depressão e seu impacto na saúde mental do sujeito, analise as afirmativas.
A saúde mental é um processo social, atravessada pelas questões que atravessam a sociedade como um todo, trazendo para o sofrimento e transtornos mentais elementos dessa sociedade.
Sendo assim,
Pessoas negras, LGBTQI+, idosos e outros grupos da sociedade marcados por preconceito e exclusão terão na narrativa de seus processos em saúde mental índices dessas marcas e isso deve ser deixado de lado para uma abordagem assertiva dos problemas.
	
	a.
	 A primeira afirmação está correta, mas a segunda está errada.
	
	b.
	 Ambas as afirmativas estão incorretas.
	
	c.
	A primeira afirmação está incorreta, mas a segunda está correta.
	
	d.
	 Ambas as afirmativas estão corretas, mas se contradizem.
	
	e.
	Ambas as afirmativas estão corretas e se complementam.
0 pontos   
PERGUNTA 3
1. A anedonia está no quadro de diversos transtornos psicológicos, como depressão, burnout, esquizofrenia, entre outros. Sobre essa, analise as afirmativas a seguir, marcando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
É a perda da satisfação e interesse em realizar as atividades do dia a dia, como tomar um café com os amigos, passear com o cachorro ou levar os filhos num passeio diferente, por exemplo, que antes eram consideradas agradáveis. ( )
Este tipo de alteração é muito rara em pessoas que têm diminuição na produção de dopamina, um dos hormônios mais importantes quanto à sensação de prazer. ( )
A presença dos transtornos psicológicos, como a depressão e a esquizofrenia, aliados ao consumo de substâncias psicoativas, também pode estar na origem da anedonia. ( )
A identificação da causa dessa doença é de extrema importância para que o tratamento possa ser bem direcionado pelo psiquiatra. Podendo conter sessões de psiquiatria, uso de antidepressivos ou os dois tratamentos em conjunto. ( )
Os pacientes com anedonia ficam normalmente em uma situação de total indiferença consigo mesmos, não tendo apego por nada nem ninguém. Até mesmo pela própria vida, costumam ser resistentes a mudar a situação em que estão vivendo, nada fazendo para isso, só mudando diante da insistência de pessoas próximas, amigos ou entes queridos. ( )
Embora pessoas com anedonia sejam incapazes de sentir prazer em qualquer circunstância, há casos em que o problema se dá com aspectos específicos da vida, como apetite, sexo, relações sociais e atividades de lazer, por exemplo. ( )
Os pacientes com anedonia têm facilidades em suas relações sociais, tornando-se interessantes, criando curiosidade em torno do seu isolamento. ( )
As afirmativas são, respectivamente:
	
	a.
	 V, F, V, V, F, V, F.
	
	b.
	V, F, V, V, F, F, F.
	
	c.
	F, F, V, V, F, F, V.
	
	d.
	F, F, V, V, F, V, F.
	
	e.
	 V, V, V, V, F, V, F.
0 pontos   
PERGUNTA 4
1. O processo de construção das cidades, responsável pelos fenômenos da exclusão social e territorial, é também o responsável pela degradação ambiental - poluição da água e do ar, demanda energética elevada e desnecessária, problemas de abastecimento de água, desmatamentos e desequilíbrios bioclimáticos, que culminam na má qualidade de vida nas cidades e na crise do homem com seu espaço.
O mesmo mundo que está preocupado com as mudanças climáticas e os decorrentes problemas ambientais, ainda em sua maioria tende a enxergar a cidade e a paisagem urbana sem princípios ecológicos, ou mesmo com pequena relevância de desenho e forma, levando à degradação ambiental.
Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/1084/1567. Acesso em 01. ago. 2022 (adaptado)
Considerando as informações apresentadas no texto, é correto o que se afirma em:
	
	a.
	O baixo crescimento das cidades no período pós-guerra trouxe mudanças radicais à percepção humana, no que se refere à terra, ao meio ambiente e a seus recursos.
	
	b.
	A visão ecossistêmica reconhece a diversidade ecológica como sendo socialmente necessária para a saúde e qualidade de vida urbana.
	
	c.
	Nas últimas décadas, as preocupações concernentes aos problemas ambientais e à preservação dos recursos naturais aumentaram de forma consistente e não houve mudanças climáticas.
	
	d.
	O funcionamento de nossos ecossistemas não está sendo afetado pelas mudanças climáticas.
	
	e.
	As mudanças climáticas não afetam o ciclo das chuvas.
0 pontos   
PERGUNTA 5
1. Ao longo dos últimos 150 anos nossa sociedade fez avanços impressionantes em muitos indicadores (e não tão bons em outros), e a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento de florestas fizeram que nossa espécie Homo sapiens fosse responsável pela alteração da composição da atmosfera. Aumentamos a concentração de muitos gases-chave na manutenção do balanço energético de nossa atmosfera, como o CO2, metano (CH4), óxido nitroso (N2O), ozônio (O3), entre outros. Esses gases absorvem a radiação infravermelha, que é o calor emitido pelo nosso planeta para o espaço. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/TRsRMLDdzxRsz85QNYFQBHs/?lang=pt. Acesso em 01. ago. 2022 (adaptado)
Considerando as informações apresentadas no texto, é correto o que se afirma em:
	
	a.
	A atmosfera, ao interceptar esses gases, armazena calor adicional e aumenta a temperatura da Terra.
	
	b.
	A redução na demanda e a pressão sobre os recursos naturais será inevitável, assim como sérios impactos econômicos.
	
	c.
	A população não precisa se preocupar com esse fenômeno.
	
	d.
	O funcionamento de nossos ecossistemas não está sendo afetado pelas mudançasclimáticas.
	
	e.
	As mudanças climáticas ocorrem apenas nos países do hemisfério norte.
0 pontos   
PERGUNTA 6
1. O crescimento da população humana mundial, que poderá alcançar entre 9 e 10 bilhões de pessoas em 2050, nos coloca ante um dos maiores desafios globais do século XXI. O relatório do IPBES 2019 mostra que, nos últimos 50 anos, 14 dos 18 serviços ambientais avaliados entraram em declínio e que seus impactos são distribuídos de maneira socialmente desigual entre e dentro de países. 
Considerando as informações apresentadas no texto, é correto o que se afirma em:
	
	a.
	o aumento na demanda e a pressão sobre os já escassos recursos naturais serão inevitáveis, assim como sérios impactos econômicos.
	
	b.
	O decréscimo da população humana mundial, que poderá alcançar entre 9 e 10 bilhões de pessoas em 2050, nos coloca ante um dos maiores desafios globais do século XXI.
	
	c.
	O funcionamento de nossos ecossistemas não está sendo afetado pelas mudanças climáticas.
	
	d.
	O funcionamento de nossos ecossistemas está sendo pouco afetado pelas mudanças climáticas, não somente aquelas em nível global.
	
	e.
	A redução na demanda e a pressão sobre os recursos naturais serão inevitáveis, assim como sérios impactos econômicos.
Parte inferior do formulário

Continue navegando