Buscar

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS AP2

Prévia do material em texto

· GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS AP2
· Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Uma nova lei no Brasil, a lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos, trouxe muitas novidades e avanços para o nosso país. Um ponto muito importante nesta lei é que todos que geram lixo no Brasil são responsáveis pelo correto tratamento e destinação final do que foi gerado. Isto quer dizer que todos os que habitam, trabalham ou passam pelo Brasil são diretamente responsáveis pelo lixo que foi gerado. De acordo com esta nova política, podemos afirmar que tudo aquilo que é produzido na indústria ou no consumidor final e não puder ser aproveitado será considerado:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Rejeito.
	Comentário da resposta:
	Rejeito é a nova classificação para os resíduos que foram gerados e que não podem ser reaproveitados.
Releia o tópico “Introdução aos Resíduos e Contextualização”, do livro didático.
	
	
	
· Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Todo resíduo classificado como Resíduo de Serviço de Saúde precisa passar pelo tratamento, cuja finalidade é inativar completamente todos os agentes biológicos passíveis de causar infecções no ser humano ou em animais. Este momento chamado de tratamento é o ponto crítico de todo processo, já que o Ministério da Saúde se baseia nele para inativar completamente todo potencial patológico, ou seja, inativar agentes biológicos capazes de causar doenças. Qual dos tratamentos a seguir podem ser usados para inativar os RSS?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Tratamento térmico e químico.
	Comentário da resposta:
	O tratamento térmico é o mais usado, mas o químico também é utilizado.
Releia o tópico “Classificação e Tratamento”, do livro didático.
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 0,5 pontos
	
	
	
	Ter um agente químico ou biológico capaz de mudar as células boas em células doentes e inoperantes é um dos problemas causados pelos contaminantes químicos e biológicos. Quando são descartados de forma inconsequente podem gerar inúmeras doenças na população, nos animais e no meio ambiente. A que tipo de agentes este texto está se referindo?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Agentes infecciosos.
	Comentário da resposta:
	Os agentes mutagênicos são aqueles que podem mudar a estrutura de uma célula.
Releia o tópico Classificação Quanto à Origem, do livro didático.
	
	
	
· Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Possuímos uma imensidão de resíduos e rejeitos no mundo e grande parte de cada um deles possui as suas características mensuradas; até mesmo os gases vulcânicos possuem suas propriedades estudadas e registradas. Os manguezais também possuem suas propriedades registradas, onde dificilmente iremos achar um rejeito ou resíduo que não se conheça a fundo. As propriedades físico-químicas são de grande importância para que um rejeito e um resíduo sejam classificados da forma correta. Quando um rejeito apresenta característica capaz de causar doenças, este rejeito ou resíduo é considerado como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Patogênico.
	Comentário da resposta:
	Os rejeitos e resíduos que causam doenças são chamados de patogênicos.
Releia o tópico “Propriedades Físico-Químicas e Biológicas”, do livro didático. 
	
	
	
· Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Quando falamos sobre as características de todos os rejeitos e resíduos gerados em um determinado local, as características físico-químicas devem ser levadas em consideração. O responsável pela análise prévia já faz esta análise intuitivamente e o aspecto dos resíduos e rejeitos diz muito sobre a procedência dos resíduos e rejeitos ora analisados. Como se chama o teste físico-químico efetuado, que é de grande importância para se saber se ocorreu contaminação com facilidade de rios, mares e lençóis freáticos?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Solubilidade.
	Comentário da resposta:
	Este teste verifica se ocorrerá contaminação por conta da facilidade de se misturar com o meio.
Releia o tópico “Propriedades Físico-Químicas e Biológicas”, do livro didático. 
	
	
	
· Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Os rejeitos e resíduos que geram contaminação no nosso meio ambiente possuem uma diversidade muito grande. Isso ocorre porque os geradores são variados e, portanto, os rejeitos e resíduos gerados são também variados. Todos que são descartados apresentam características muito diversificadas, ao ponto de se ter uma equipe específica para realizar a seleção e segregação de cada um deles. O mais importante neste processo é a ação de separar no ato de sua geração e, por isso, todos os programas de gestão tem essa preocupação. Qual o tipo de resíduo que pode apresentar características patológicas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Resíduos e rejeitos biológicos.
	Comentário da resposta:
	As características microbianas estão presentes em rejeitos e resíduos biológicos e podem ser causadores de doenças.
Releia o tópico “Propriedades Físico-Químicas e Biológicas”, do livro didático. 
	
	
	
· Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Na gestão de Resíduos de Serviços de Saúde o cuidado com os rejeitos e resíduos deve ser constante. A ANVISA e CONAMA determinam que todos os estabelecimentos de saúde humana e animal devem manter em seu ambiente de trabalho a gestão integral de todos os RSS gerados na atividade laboral. Este controle deve ser controlado desde a geração até a total inativação dos RSS. Além da ANVISA e CONAMA, os estabelecimentos de saúde também devem atender o PNRS. Qual o nome do documento de gestão que todos devem ter conforme determinação dos órgãos de controle do governo?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
PGRSS.
	Comentário da resposta:
	Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
Releia o tópico “Plano de Gerenciamento de Resíduos”, do livro didático.
	
	
	
· Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Na toxicologia por produtos químicos temos o seguinte conceito: as toxinas potenciais encontradas no meio ambiente contaminado podem se tornar toxinas magnificadas à medida que são acrescidas às teias alimentares. Exemplo de substâncias químicas que podem ser incluídas como magnificadas são os compostos orgânicos solúveis em óleos, como DDT e PCBs. 
Qual o nome que podemos dar para substâncias magnificadas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Biomagnificação.
	Comentário da resposta:
	Este fenômeno ganha este nome por conta da facilidade de contaminação pelas toxinas contaminantes do meio.
Releia o tópico Classificação Quanto à Origem, do livro didático.
	
	
	
· Pergunta 9
0 em 0,5 pontos
	
	
	
	Alguns dos resíduos derivados do atendimento à saúde humana ou animal são capazes de contaminar e deixar milhares de pessoas doentes caso não sejam tratados da forma correta. Vamos imaginar um grande centro de tratamento hospitalar onde diversas modalidades de tratamentos são consolidadas e diversas doenças e moléstias são tratadas todos os dias. Para este tipo de lixo gerado não pode ocorrer erros em seu tratamento. Qual dos ambientes a seguir representam integralmente ambientes geradores de Resíduos de Saúde?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Hospitais, clínicas veterinárias, cemitérios e fábricas de produtos químicos.
	Comentário da resposta:
	Todos estes ambientes são geradores de RSS.
Releia o tópico “Estabelecimentos geradores”, do livro didático.
	
	
	
· Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Já pensou nos resíduos urbanos de nossa cidade sendo transportados por carroças? O transporte é um detalhe que muitos não se preocupam, mas o transporte dos RSU é regulamentado pelo órgão fiscalizador no Brasil, e o RSU não pode ser transportado por qualquer veículo. Os veículos devem ser exclusivos para este fim, garantindo segurança para os usuários e para a população. Temos a NBR 13.221 que fala sobre o transporte de resíduos no Brasil. Considerando o PNRS, qual artigo fala sobre a importância do transporte dos RSU?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Artigo 6, VII.
	Comentário da resposta:
	Este artigo trata sobre a importância do transporte especializadopara os RSU.
Releia o tópico “Transporte de RSU”, do livro didático

Continue navegando

Outros materiais