Buscar

Questionário sobre Sistema Cardiovascular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdades Pequeno Príncipe
Maria Thereza Nardotto Macedo – 2º período de Biomedicina
Questões sobre sistema cardíaco
1. Quais contribuições para o entendimento do sistema circulatório cada uma dessas pessoas a seguir deu?
a) William Harvey
William Harvey foi quem descobriu a circulação sanguínea, foi quem primeiro descreveu as válvulas membranosas nas veias - porções levantadas da sua túnica interior, de forma sigmoide ou semilunar, extremamente delicadas. Aparecem ao longo da parede da veia, voltadas para cima, para a raiz da veia e para o seu lúmen. Dispostas aos pares, uma na frente da outra, se tocam e aderem rapidamente aos bordos livres. Impedem que o sangue passe da raiz das veias para os ramos ou de veias mais espessas para mais finas. 
b) Otto Frank e Ernest Starling
Determinaram que quanto maior o enchimento diastólico do coração maior será a força do batimento cardíaco. O aumento do volume do coração leva a um maior comprimento do sarcômero, pois este atua através de um mecanismo de sensação de comprimento.
c) Marcello Malpighi
Marcello Malpighi conseguiu observar a rede de capilares do pulmão que conecta artérias e veias, numa das maiores descobertas da história da ciência, pois demonstrou que a renovação do sangue não ocorria no nível periférico.
2. Coloque as seguintes estruturas na ordem pela qual o sangue passa através delas, começando e terminando com o ventrículo esquerdo:
a) ventrículo esquerdo;
b) veias sistêmicas; 
c) circulação pulmonar; 
d) artérias sistêmicas; 
e) aorta; 
f) ventrículo direito;
O sangue sai do ventrículo esquerdo carregado com O2 em direção à aorta, onde se ramificará para as artérias e veias sistêmicas, onde distribuirá oxigênio para as células. Depois, o sangue volta ao ventrículo direito mandado para a veia pulmonar e, ao chegar no pulmão ocorrerá a Hematose - troca gasosa - voltando para o ventrículo esquerdo e recomeçando o ciclo.
3. Ocorrendo vasodilatação em um vaso sanguíneo, a pressão aumenta ou diminui?
A pressão diminui, pois ao aumentar a espessura do vaso sanguíneo, a velocidade da passagem do sangue diminui, o que pode ser entendido como diminuição da pressão.
4. As celulares especializadas entre as células do miocárdio são chamadas de células marca passo. Essas áreas contêm feixes elétricos, o que permite a rápida condução dos sinais elétricos. 
5. Trace o trajeto de um potencial de ação pelo sistema de condução do coração desde o nó sino atrial.
Nó sino atrial> Vias intermodais> Nó atrioventricular> Feixe de HISS> Sistema HIS-PURKINJE
6. Que eventos causam os dois principais sons do coração?
Os sons ocorrem em cada batimento cardíaco, seguidos um do outro. O primeiro possui som grave e de duração prolongada onde ocorre fechamento das válvulas mitral e tricúspide, contração dos átrios, abertura sãs válvulas aórtica e pulmonar, juntamente ao aumento da pressão nas artérias aorta e pulmonar. Já o segundo é mais agudo e tem duração mais curta que a primeiro. Ocorre devido no fechamento das válvulas aórtica e pulmonar, ao relaxamento da parede ventricular no início da diástole, à vibração das paredes vasculares e da coluna de sangue e, da abertura das válvulas mitral e tricúspide.
7. Qual é o termo apropriado para cada uma das definições a seguir?
a) número de contrações cardíacas por minuto. 
Bpm
b) volume de sangue no ventrículo antes do coração contrair
Diástole
c) volume de sangue que entra na aorta em cada contração
Sístole
d) volume de sangue que deixa o coração em um minuto
Débito Cardíaco
e) volume de sangue total do corpo
5 litros aproximadamente
8. Quais as diferenças entre (a) a circulação sistêmica e a circulação pulmonar, (b) uma artéria e uma veia, (c) um átrio e um ventrículo?
a) Circulação sistêmica é a circulação entre o coração e o corpo todo e a circulação pulmonar é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração.
b) Artéria tem por função principal levar o sangue, nutrientes e oxigênio do coração para os tecidos. Já as veias tem como tarefas principais o levar sangue do corpo para o coração para que ele possa ser bombeado novamente para o corpo. Como algumas veias transportam sangue contra a gravidade e a pressão sanguínea é baixa, essas estruturas apresentam algumas válvulas. Essas válvulas, formadas por pregas da túnica íntima, garantem o fluxo correto do sangue em direção ao coração.
c) Os átrios recebem o sangue e os ventrículos expulsam o sangue para o corpo com alta pressão.
9. O que é mais importante para a determinação do fluxo por um tubo: a pressão absoluta ou o gradiente de pressão? 
O gradiente de pressão. O líquido tende a se deslocar para o ambiente com menor pressão. Assim, aumentando a pressão dentro de um tubo, a diferença entre o meio interior do tubo e o exterior induz a passagem do líquido. 
10. O que impede os sinais elétricos de passarem através do tecido conectivo do coração?
 As células auto excitáveis. Se não houver excitabilidade das células, não ocorre o impulso nervoso. 
11. Qual a função das valvas átrio ventricular (AV)? O que acontece com o fluxo de sangue se uma dessas valvas falha? 
Evitam o refluxo de sangue dos ventrículos para os átrios durante a sístole. Se uma delas falhar sobrecarrega o coração de maneira que ele já não consegue compensar a disfunção, comprometendo a circulação de sangue nos restantes órgãos.
12. Se uma célula contrátil miocárdica é colocada no líquido intersticial e despolarizada, a célula contrai. Se o Ca+ é removido do líquido que circunda as células miocárdicas e a célula é despolarizada, ela não contrai. Se esse experimento for repetido com fibras do músculo esquelético, ele contrai quando despolarizado, se o Ca+ estiver presente ou não no líquido circundante. Qual a conclusão que você pode extrair dos resultados desse experimento?
A despolarização do retículo libera os íons cálcios de forma passiva até os filamentos finos e grossos dos músculos, ocasionando a contração muscular. A polarização deste retículo transporta os íons cálcio de volta às cisternas, parando a atividade contrátil do músculo. Sem cálcio não há contração muscular.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando