Buscar

AV1 - Patologia estacio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

(
04/10/2022
 
19:49
) (
EPS
)
Qual mecanismo de adaptação que se caracteriza pela proliferação de células maduras, induzida por fatores de crescimento, ou pelo surgimento de novas células a partir das células tronco tecidua is?
 Atrofia
 Neo p la s ia Hipe rtrofia Meta p la s ia Hipe rp la s ia
A degeneraçáo gordurosa refere-se ao acúmulo anormal de gordura no citoplasma celular e seus dois principais tipos sáo a este atose e a lipidose. Sobre a esteato se, é correto afirmar que:
O s a gente s tóx icos pode m leva r à este a to se pelo b loq ue io na utiliz a çá o de trig lice ride os , se m que a sínte se p rote ica seja red u zida .
O e tilism o ca usa degene ra çá o go rd uro sa po r m e io do ex cesso de NAD e de a ce til -C oA, m oIé cula s im po rta n te s pa ra a sin te se de lipide os.
A este a to se re la cio na da à sind ro m e m eta bó lica oco rre pela d im in u içã o de ra d icais livre s e tra nspo rte exce ssivo de lip ídeos po r lipo p rote ína s.
A inte rfe rê ncia no m eta bo lis m o de gord ura s po r a g entes a g resso res se dá exclu s iva m e nte pelo a um e nto da ca pta çá o e sínte se d os á cid os g ra xos.
Na m a io ria d os ó rg ãos, a e stea to se a pre se nta um pa d rã o m a crog oticu la r. A exceçá o é o fig a d o, cujo pa d rá o é m icrog oticula r.
A homeostase é a habilidade que o nosso organismo possui de manter o equilíbrio fisiológico interno quase sempre constante, independentemente das alterações que possam ocorrer no meio externo. Nesse contexto, as adaptações são mecanismos celulares importantes. A seguir, são listados alguns tipos de adaptações.
Assinale a alternativ a que faz a correlação correta :
 As a da pta çõ e s s ã o re spo sta s ce Iu la re s de se nvo Ivid a s som en te Ire n te a e stím u lo s pa to ló g ico s.
 A a tro fia é re suIta do da d im in u içã o da sin te se lip id ica ce Iu la r e desre gula çá o da a tivid a de m ito co nd ria I.
O s m e ca nis m os de a da pta çá o celula r co m p ree nde m altera çõ e s irreve rsíve is no núm e ro e ta ma nho da s cé lu la s.
 Um ex e m plo co m um de m eta pla sia é a s u bstituiçá o do ep ité lio co lun a r resp ira tó rio pa ra o esca m oso. Na a da pta çá o, m esm o co m o té rm ino do estím ulo, a cé lula nã o co nsep ue volta r a o seu esta do no rm al.
 (
04/10/2022
 
19:49
) (
EPS
)
 (
https://simulado.estacio.br/alunos/
) (
1
/4
)
 (
Ref.
 
:
 
5265411
)
Qual é o tipo de degeneração que é resultado da condensação de filamentos intermediários, suas proteínas associadas ou do acúmulo de material decorrente de uma infecção ou da endocitose proteica?
 De ge nera ção go rdurosa De ge nera ção hia lina
 De ge nera ção hidró pica De ge nera ção cá Icica
 De ge nera ção fibrinoide
Respo ndido em 04/ 10/ 2022 19: 38: 16
 (
R
 
e
 
f.
 
:
 
52
 
5
 
7190
)
O entendimento dos processos de agressão, adaptação, defesa e lesão é fundamental para a compreensão de todos os distúrbios que ocorrem no nosso organismo. Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir:
I. Dependendo da sua intensidade e tempo de atuação, além da resposta do hospedeiro, qualquer estímulo da natureza pode representar uma agressão.
II. O mecanismo de ação dos agentes agressores é direto, por meio de alterações moleculares que resultam em modificações morfológicas.
III. Caso a agressão não seja fatal, há a geração de respostas adaptativas nos tecidos, de modo que eles se tornem mais resistentes às próximas agressões.
IV. A resposta adaptativa sistêmica do organismo frente a agressões de diversas naturezas é conhecida como estresse.
V. O aspecto morfológico de uma determinada lesão pode variar de acordo com o momento no qual é avaliado. É correto o que se afirma em:
 I, III, IV e V I I, I I I , IV e V I, I I I e IV
 I, II, III, IV I, I I, I I I e V
Respondido em 04/ 10/ 2022 19 : 38 : 49
 (
R
 
e
 
f.
 
:
 
7
 
646 098
)
Relacione a coluna da direita com a coluna da esquerda e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. Displasia	( ) Éo crescimento desordenado de células, podendo ser neoplasia rraligna ou benigna.
II. Atrofia	( ) É a transformação de células de um órgão em rrenos especializado. Ocorre rruito em furnantes.
III. Hiperplasia	( ) Éa diminuição do tamanho das células; pode ocorrer devido ao desuso.
IV. Hipertrofia	( ) Éa variação do tamanho e forrra das células (irregular).
V. I\/Ietaplasia	( ) É o aurrento do tarranho das células, pode ocorrer devido ao excesso de trabalho do órgão.
A alternativa correta é:
I, V, II, III e IV. I, IV, III, II e V.
 (
04/10/2022
 19:49
) (
EPS
)
 (
https://simulado.estacio.br/alunos/
) (
2
/4
)
 I, V, III, II e IV. III, V, II, I e IV. III, II, V, VI e 1.
Respondido em 04/ 10/ 2022 19: 40: 02
 (
R
 
e
 
f.
 
:
 
7
 
65
 
39
 
26
)
Um dos tipos de lesões ma is comuns encontrados nos tecidos é a Tumefação ou inchaço celular, resultante de um acúmulo de eletrólitos no interior das células e que, consequentemente, leva também a um acúmulo de água, resultando em uma aumento do volume celular. Neste caso, a bomba de sódio/potássio, responsável pelo transporte ativo desses 2 íons e o equilíbrio osmótico da célula, tem a sua atividade afetada bom um desbalanço em um dos mecanismos celula res. Que mecanismo está DIRETAMENTE envolvido no mal funcionamento da bomba sódio/potássio, responsável pelo transporte ativo de eletrólitos?
 De pleção na prod uçã o de ATP, pela fa Ita de ox igê nio o u nutrie ntes.
 Perda da esta bilida de da m e m brana m itocond rial ex tema , liberando m olécula s pró-a po ptótica s. Fo rm a çã o de espécies reativas de ox igê nio (EROs), pe la pe rd a de funçã o dos peroxissom os.
 Q ue b ra s dupla s na m olécula de DNA, resuItante da ex posiçã o a ra ios-X. Acú m u lo de proteína s ma I dobrada s, resultante de um a m uta ção.
Respondido em 04/ 10/ 2022 19: 41: 35
 (
R
 
e
 
f.
 
:
 
7
 
6105
 
3
 
2
)
São características da necrose, exceto:
 Tu m efação celula r seg uida de lise.
 O co rre pe rda da integ rida de da m e m bra na pla sm ática. Mo rte celula r ativa , co m gasto de ene rg ia .
 Ca u sa infla ma çã o loca I.
 Desinteg raçã o d as o rga nela s celula res.
Respondido em 04/ 10/ 2022 19: 43 : 40
 (
R
 
e
 
f.
 
:
 
4
 
87
 
526
 
2
)
Em uma consulta médica de rotina, um homem de 51 anos de idade, até então sadio, apresentou pressão sanguínea de 150/95 mmHg. Se sua hipertensão permanecesse sem tratamento durante anos, qual das seguintes alterações celulares apresentaria a maior probabilidade de ser encontrada em seu miocá rdio?
 Hipertrofia Atrofia
 Hiperpla sia
 Hem ossiderose Meta plasia
Respondido em 04/ 10/ 2022 19: 44: 00
 (
04/10/2022
 19:49
) (
EPS
)
 (
https://simulado.estacio.br/alunos/
) (
3
/4
)
 (
R
 
e
 
f.
 
:
 
5265
 
40
 
8
)
A degeneração hidrópica é a primeira manifestação em quase todas as formas de agressão às células. Porém, embora as causas sejam variadas, as consequências são as mesmas. Qual das alternativas aba ixo refere-se às características desse tipo de degeneração?
 Dim inuiçã o de sódio, sa ida de á gua do citopla sm a. Dim inuiçâ o da p ressâ o os m ótica, retra ça o celu la r. Retençã o de sódio, aum ento de potá ssio.
 Aum ento de potássio, e x pansã o isosm ótica da cé lula.
 Retençã o de sódio, a um ento da pressã o osm ótica intra celula r.
 (
https://simulado.estacio.br/alunos/
) (
4
/4
)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina