Buscar

Penas e Medidas Alternativas ( Atividade 4)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Penas e Medidas Alternativas ( Atividade 4)
1 - A Suspensão Condicional da Pena tem previsão expressa na legislação penal brasileira, especificamente nos arts. 77 e 78 do Código Penal. Este instituto penal, também chamado de SURSIS, tem como objetivo evitar o encarceramento de pessoas condenadas a penas privativas de liberdade por curtos períodos, diminuindo-se, dessa maneira, o afastamento do condenado da convivência social. Assim, a SURSIS consiste na suspensão da execução da pena por um período determinado, desde que o sujeito se disponha a cumprir determinados requisitos.
Acerca das espécies de SURSIS, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.
( ) Simples. O condenado fica sujeito à prestação de serviços à comunidade.
( ) Especial. Caso sejam preenchidas as condições do art. 59 do CP e tiver reparado o dano causado, serão aplicadas medidas como proibição de frequentar determinados lugares, autorização do juiz para se ausentar da comarca, informar atividades ao magistrado, entre outras.
( )Etária. Concedida aos cidadãos maiores de 60 anos.
( ) Por condições de saúde. Aplicado aos detentores de enfermidade que justifiquem o instituto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas. 
R: V, V, F, V.
2 - O sistema trifásico de fixação da pena, adotado pelo Código Penal brasileiro, deverá ser observado pelo juiz de direito na imposição da pena a ser aplicada ao réu. Adotado o sistema trifásico ou Nelson Hungria, a dosimetria da pena é estipulada pelo juiz em 03 (três) momentos diferentes, quais sejam: na primeira fase, é fixada a pena-base; na segunda fase, é estipulada a pena provisória; e, na terceira fase, determina-se a pena definitiva. Sabe-se que, em casa fase, deverá o magistrado observar alguns requisitos.
Sobre a atuação do juiz em casa fase da dosimetria da pena, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na fixação da pena-base, pode o juiz, de forma fundamentada, ultrapassar os limites previstos no tipo penal.
( ) Na fixação da pena provisória, o magistrado analisa se há circunstâncias atenuantes e agravantes, nessa ordem.
( )Na fixação da pena provisória é possível a aplicação de pena para além do mínimo legal quando houver circunstâncias que atenuem a pena nesse sentido.
( )Na determinação da pena definitiva, verifica-se se há causas de aumento ou diminuição da pena.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas. 
R: F, F, V, V.
3 - Conforme sabemos, ninguém poderá ser submetido à medida de segurança senão em decorrência de um devido processo legal e da sua respectiva sentença.Ainda, a medida de segurança é tratamento a que deve ser submetido o autor de crime com o fim de curá-lo ou, no caso de tratar-se de portador de doença mental incurável, de torná-lo apto a conviver em sociedade sem voltar a cometer crimes, buscando-se o tratamento e a cura, ou recuperação do internado. Para a concessão da medida, o juiz deve observar alguns requisitos.
Assinale a alternativa correta sobre a medida de segurança. 
R: Periculosidade do agente e prática de um fato típico são requisitos necessários à aplicação da medida de segurança.
4 - Leia o texto a seguir:
Após a determinação da pena definitiva, o magistrado passa à análise dos critérios de substituição da pena. Esses critérios se encontram delimitados no Código Penal e não dizem mais respeito às condições subjetivas. Estas foram analisadas no momento da fixação da pena-base. As penas restritivas de direitos são sanções penais impostas em substituição à pena privativa de liberdade e consistem na supressão ou diminuição de um ou mais direitos do condenado.
Sobre os critérios da substituição da pena privativa de liberdade, analise as assertivas a seguir, julgando-as como verdadeira sou falsas.
( )Pode-se substituir a pena do agente condenado amais de 4 anos.
( ) A reincidência não impede a substituição da pena.
( ) Pode-se substituir a pena do agente condenado amais de 4 anos, caso o crime tenha sido praticado com ameaça.
( ) As penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdade nos casos previstos em lei.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas. 
R: V, F, F, V.
5 - A medida de segurança é uma providência do Estado, fundamentada no jus puniendi, imposta ao agente inimputável ou semi-imputável que pratica um fato típico e ilícito, com base no grau de periculosidade que apresenta. A finalidade da medida de segurança seria a adequada reintegração social de um indivíduo considerado perigoso para a própria sociedade. O Código Penal Brasileiro de 1940 instituiu e sistematizou a aplicação da medida de segurança, dividindo-a em 02 (duas) espécies de medidas de segurança, sendo estas a internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico e o tratamento ambulatorial.
Acerca das modalidades da medida de segurança, associe os conceitos a seguir com seus respectivos fundamentos.
I. Tratamento ambulatorial
II. Internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico
III. Tratamento psiquiátrico
IV. Espécies de medidas de segurança
( ) Obrigatória para os inimputáveis que praticam atos análogos aos crimes apenados com reclusão.
( ) Caso o fato praticado previsto como crime for punível com detenção, o magistrado poderá submetê-lo a esta espécie de medida de segurança.
( ) Dotado de natureza detentiva.
( ) Tratamento ambulatorial e internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas. 
R: II, I, III, IV.
6 - O Livramento Condicional da pena é um instituto antigo, cuja origem na História do Direito é de difícil precisão, o qual, sinteticamente, foi criado como um meio de ressocialização moral e social do criminoso. O referido instituto somente foi regulamentado e utilizado no Brasil no ano de 1924, por meio do Decreto nº 16.665. O referido instituto penal é a última etapa do cumprimento da pena no sistema progressivo, sendo, parte integrante da execução da pena privativa de liberdade. Porém, ele não poderá substituir a pena privativa de liberdade e tampouco põe termo à pena.
Sobre o conceito atual de livramento condicional, analise as assertivas a seguir,julgando-as como verdadeiras ou falsas:
( ) Instituto jurídico de transição da prisão à vida livre concedido ao reeducando para se habituar às condições da vida exterior e reincorporar-se, de modo definitivo, à sociedade.
( ) É o instituto que concede a recuperação moral e social do criminoso e sua liberação antecipada sob vigilância.
( ) É a forma antecipada de cumprimento de pena concedida ao sentenciado. Pode ser concedida desde o início do cumprimento de pena.
( ) É uma forma de antecipação da liberdade do sentenciado, em cumprimento de pena de prisão, para readaptá-lo ao meio social.
Julgadas as assertivas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
R: V, F, F, V.
7 - Conforme preleciona Cezar Roberto Bitencourt: “A pena chamada a intimidar não intimidava. A delinquência era uma consequência natural do aprisionamento. A tradicional função de corrigir o criminoso retribuindo sua falta não se cumpria, ao contrário, provocava reincidência. Enfim, a prisão fracassava em todos os seus objetivos declarados. As penas de curta duração correspondendo, por isso mesmo, à menor gravidade do delito, e à personalidade do delinquente primário, em regra, menos perigoso, são ineficazes para emendar o delinquente, mas são suficientes para diminuir no sujeito passivo de sua execução o freio moral, que geralmente enfraquece pelo contágio das prisões”.
BITENCOURT, C. R. Falência da pena de prisão: causas e alternativas. 5. ed.São Paulo: Saraiva, 2017. p. 212.
O texto demonstra a necessidade da aplicação da Suspensão Condicional da Pena (SURSIS), como forma de assegurar a dignidade da pessoa humana. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta acerca da natureza do SURSIS. 
R: Não possuinatureza de pena, mas de medida alternativa à sua aplicação.
8 - A eficiência do “encarceramento”, hoje em dia, está sendo colocada em xeque. A população carcerária vem aumentando a cada dia no Brasil. A superlotação, a má distribuição de renda e a falta de receptividade do reeducando à sociedade, posteriormente ao cumprimento de sua pena, assim como a repulsa social contra o indivíduo, impulsionam o grau de reincidência e tornam ineficiente a ressocialização do ex-detento. Varia, caso a caso, a necessidade de prisão e sua eficácia à ressocialização do preso.
Sobre os fatos expostos, marque a opção correta. 
R: A prisão deve ser utilizada como ultimaratio no sistema penal brasileiro.
9 - De acordo com o Código Penal Brasileiro, a reabilitação alcança quaisquer penas aplicadas em sentença definitiva, assegurando ao condenado o sigilo dos registros sobre o seu processo e condenação. A reabilitação poderá, também, atingir todos os efeitos da condenação, vedando-se, contudo, a reintegração na situação anterior, nos casos de perda de cargo, função pública ou mandato eletivo e de incapacidade para o exercício do pátrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos à pena de reclusão, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado.
Assim, sobre o instituto da reabilitação criminal, marque a alternativa correta. 
R : Caso a pena tenha sido pecuniária, deverá ter sido superado prazo de dois anos do pagamento da multa para que se possa pleitar a reabilitação.
10 - Ao condenar alguém pela prática de um delito, o Estado-Juiz, munido do jus puniendi, impõe-lhe a sanção penal que a lei prevê. Os efeitos da condenação dizem respeito a como uma sentença penal condenatória atua na vida do indivíduo. Os efeitos principais da pena são a própria consequência jurídico-penal primordial da sentença condenatória, mas a condenação penal tem outros efeitos, sendo chamados de efeitos secundários de natureza penal ou de natureza extrapenal (efeitos civis, administrativos etc.).
Nesse sentido, assinale a alternativa em que consta um efeito secundário da condenação penal. 
R: Perda do cargo, função pública ou mandato eletivo.

Continue navegando