Buscar

Conhecimentos sobre a Terra e a Vida

Prévia do material em texto

1) A ciência acredita que o planeta Terra surgiu cerca de 4,5 bilhões de anos atrás e desde sua origem até o momento o planeta passou por várias transformações. A crosta terrestre, a atmosfera e as formas de vida se transformaram ao longo do tempo. Desta forma, a ciência dividiu o tempo em eras geológicas para explicar melhor essas transformações. Nesse contexto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Arqueano (entre 4,6 a 2,5 bilhões de anos). II- Devoniano (entre 410 a 350 milhões de anos). III- Mesozoica (entre 220 a 70 milhões de anos). IV- Cenozoica (de 70 milhões de anos até os dias atuais). ( ) É considerada a era dos mamíferos e ocorreu também o desenvolvimento da civilização humana. ( ) Os dinossauros viviam nessa era geológica, e o continente da Pangeia começou a se separar. ( ) Nessa era, o supercontinente da Pangeia estava formado, alternando o clima do planeta. ( ) A crosta do planeta era muito fina, e os oceanos começaram a se formar, surgindo aos pouco as primeiras algas azuis (uma das primeiras formas de vida). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: C)IV - III - II - I.
2) No Brasil, o efeito dos ciclos climáticos na última glaciação reduziu a radiação solar e, por conseguinte, a temperatura do mar, o que afetou a evaporação e reduziu a precipitação. Sobre as oscilações climáticas que dizem respeito à teoria dos refúgios e no que se fundamentam, assinale a alternativa CORRETA: C) Nos ciclos astronômicos de Milankovic.
3) Cientificamente, a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos e, durante este período, o planeta passou por diversas mudanças em seu ambiente. Atualmente, a atmosfera do planeta é composta, em maior quantidade, por nitrogênio e oxigênio. E estima-se que existam 8,7 milhões de espécies de seres vivos habitando o planeta. Contudo, a Terra primitiva tinha um ambiente diferenciado, compreendem-se como Terra primitiva as condições do planeta de 4,5 a 3,5 bilhões de anos atrás. Sobre o ambiente da Terra primitiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A atmosfera na Terra primitiva não tinha a mesma composição (tipos e concentração de gases) da atmosfera atual, sendo que a camada de ozônio se formou aos poucos. O mesmo ocorreu também com a concentração de oxigênio na atmosfera. ( ) A atmosfera primitiva tinha a mesma composição de gases da atmosfera atual, ou seja, sempre houve predomínio do oxigênio na atmosfera. ( ) No oceano primitivo do planeta, existiam duas formas de vida: os autótrofos, representados por algas cianofíceas, e os heterótrofos. ( ) Os répteis e os pássaros foram os primeiros seres vivos do ambiente primitivo do planeta. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) V - F - V - F.
4) Escassez de alimentos, superpopulação, competição, estações do ano, fases da lua, estão entre os exemplos de fatores que levam as populações a migrar. Como é denominado o mecanismo em que uma população ou parte dela abandona seu hábitat e busca outro para viver? B) Dispersão.
5) A Antártica e o Ártico têm condições climáticas muito parecidas. No entanto, há diferença entre suas faunas e floras. No Ártico, por exemplo, há o urso polar, que não reside na Antártica; o mesmo ocorre com o pinguim, que habita a Antártica. Este não é um caso raro, mas a distribuição dos seres vivos se diferencia no planeta. Sobre os fatores que contribuem para a distribuição dos seres vivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os fatores geográficos, como o relevo e os corpos hídricos, contribuem na distribuição dos seres vivos. ( ) A distribuição atual dos seres vivos também é resultado de processos biológicos e físicos que ocorreram no passado. ( ) A latitude, a altitude e o clima não contribuem na distribuição de espécies no planeta. ( ) Os recursos alimentares disponíveis em um local contribuem na dispersão das espécies. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
B) V - V - F - V.
6) Na natureza pode ocorrer de uma população (conjunto de organismos de uma mesma espécie) ser separada por algum tipo de barreira física, como ilhas, vales e serras. Sob essa condição, a população isolada pode desenvolver uma variabilidade genética, originando uma nova espécie. Exemplos disso são as espécies de animais encontrados nas ilhas de Galápagos. Esse caso se refere a que processo?
A) Isolamento genético e geográfico.
7) A palinologia estuda a morfologia, dispersão e aplicações do pólen. A partir do século XX, o estudo morfológico do pólen passou a ter aplicação em estudos de paleontologia, em arqueologia e outros estudos. Como exemplo, Freitas (2002) destaca que pesquisas de pólen presentes em sedimentos, possibilitaram a detecção de mudanças florísticas ao longo do tempo e mudanças climáticas ocorridas neste ambiente. Além da palinologia ou análise polínica, há diferentes técnicas usadas para reconstituição de épocas passadas. Sobre as técnicas usadas atualmente. analise as sentenças a seguir: I- Dendrologia é o estudo de marcas em rochas magmáticas que permitem indicar a posição de territórios em épocas passadas. II- Paleomagnetismo é o estudo da velocidade de desintegração de elementos radioativos presentes nas rochas. III- Varves em varvitos é o estudo de depósitos de argilas organizados em camadas que indicam as condições ambientais em que se formaram. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: FREITAS, F. de O. Uso da palinologia em amostras arqueológicas de própolis na reconstituição da vegetação histórica de uma região. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia-Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E), 2002.
D). Somente a sentença III está correta.
9) A distribuição atual de animais e plantas é fruto de processos físicos e biológicos passados e atuais. A evolução das espécies, as migrações, mudanças ambientais e climáticas, extinções em larga escala, adaptação aos hábitats e a ocupação de nichos vazios foram alguns dos processos que convergiram, para a distribuição atual. 
Dentre a quantidade de fatores que intervêm na especiação e na repartição atual, assinale a alternativa CORRETA que corresponde aos mais conhecidos:
D) Fatores físicos, geográficos, químicos e biológicos.
Para estudar a Biogeografia de hoje precisamos compreender o passado geológico da Terra. Entender o passado nos leva a conhecer os fatores físicos e os grupos taxonômicos que constituíam as paleoformas de vida. Sobre as técnicas mais usadas atualmente pelos biogeógrafos para estudar o passado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Por meio das formas de relevo, pode-se ter um espelho preciso das condições climáticas, porque preservam as modificações ocorridas no clima de uma dada época, como flutuações de clima úmido para seco ou de frio para quente. ( ) Análise polínica: grãos de pólen e esporos, encontrados em sedimentos, informam sobre espécies vegetais e sobre os climas ocorridos à época em que foram produzidos. ( ) Datação radiométrica: Analisa a velocidade de desintegração de elementos radioativos (isótopos radioativos) presentes nas rochas. ( ) Paleontologia: O estudo dos seres vivos e sua dinâmica desvenda muita coisa do passado da Terra. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
D). V - V - V - F.

Continue navegando