Buscar

RESUMO 2 EPIDERME

Prévia do material em texto

RESUMO “EPIDERME”
A epiderme é o tecido mais externo dos órgãos vegetais em estrutura primária, sendo substituída pela periderme em órgãos com crescimento secundário. Tem sua origem na protoderme que por divisão anticlinal e alongamento celular no sentido tangencial, forma geralmente um tecido com uma única camada de células.
A epiderme geralmente é uniestratificada e se origina da protoderme. Quando ocorrem camadas subepidérmicas, pode-se tratar de epiderme pluriestratificada ou de hipoderme, sendo que a primeira deriva ontogeneticamente da protoderme e a segunda tem origem diversa, provindo do meristema fundamental. Velame é um exemplo de epiderme múltipla, que ocorre em raízes aéreas de orquídeas. Esse sistema de revestimento é constituído por células que formam uma camada compacta, desprovida de espaços intercelulares, entre as quais se encontram os anexos epidérmicos, representados geralmente pelos estômatos e tricomas. De um modo geral, as células epidérmicas são vivas, aclorofiladas, altamente vacuoladas e possuem forma, tamanho e arranjo variáveis.
Os meristemas são responsáveis pela formação dos diversos tecidos que formam o corpo da planta e são divididos em meristemas primários ou apicais e meristemas secundários ou laterais. Os tecidos meristemáticos sãos responsáveis pelo crescimento da planta em comprimento e em espessura.

Continue navegando