Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1. Acerca dos aspectos pertinentes à consolidação das Demonstrações Contábeis, discorra sobre as demonstrações separadas e suas principais características.
São aquelas apresentadas por controladora, investidor em coligada ou empreendedor em entidade controlada em conjunto, nas quais os investimentos são contabilizados com base no valor do interesse direto no patrimônio das investidas, em vez de nos resultados divulgados e nos valores contábeis dos ativos líquidos das investidas. Não se confundem com as demonstrações individuais.
2. Sobre a apresentação das demonstrações financeiras, discorra detalhadamente sobre os principais aspectos.
As demonstrações financeiras são apresentadas em conjunto com as demonstrações financeiras consolidadas, quando necessário, e nela devem constar os dados individuais de cada empresa do grupo, que servirão de base para a consolidação das demonstrações.
3. Discorra sobre as hipóteses previstas no CPC 36 quanto à não apresentação das demonstrações contábeis consolidadas.
Segundo o CPC 36 uma controladora pode não apresentar as demonstrações contábeis
consolidadas somente nas seguintes hipóteses:
a) A controladora é controlada por outra entidade, que não faz objeção quanto à não apresentação de demonstrações consolidadas.
b) A controladora não negocia sua dívida em mercado aberto.
c) A controladora não registra suas demonstrações em órgão regulador.
d) A controladora da controladora já disponibiliza ao público suas demonstrações contábeis consolidadas.
4. A combinação de negócios, assunto presente nos grupos econômicos, merece atenção especial e tratamento adequado por parte do profissional contador. Nesse sentido, descreva em seus principais aspectos, no que consiste a Cisão.
É a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo‑se assim a companhia cindida, se houver a transferência de todo o seu patrimônio, e dividindo‑se o seu capital, se a cisão for parcial.
5. Há ainda a relação entre ativo imobilizado e lucro não realizado que merece especial atenção nos grupos econômicos. Sendo assim, quais seriam os aspectos essenciais neste atendimento?
O lucro remanescente no ativo imobilizado, que ocorre na venda deste, é considerado lucro não realizado. O lucro existente no ativo imobilizado, em virtude das transações intercompanhias, deve ser eliminado na consolidação, como também a depreciação referente ao lucro incorporado no valor do custo do bem adquirido na empresa que o comprou.
6. Discorra sobre os principais aspectos do goodwill.
O goodwill é o ágio por rentabilidade futura, ou seja, é o valor pago a mais na aquisição de um ativo em relação ao valor justo do mesmo. Esse valor a mais ocorre pela expectativa de benefícios econômicos futuros decorrentes da aquisição desses ativos.
Esse ágio não gera fluxo de caixa e sua baixa pode ser feita por amortização ou teste de impairment.
7. Nem todas as operações efetuadas pelas empresas de um determinado grupo deverão necessariamente ser representadas por uma única conta na consolidação. Tais procedimentos estão amparados pelo art. 250 da Lei 6.404/76, alterado pela Lei 11.941/09. Nesse sentido, discorra a respeito dos procedimentos a serem adotados.
Serão excluídas das demonstrações financeira consolidadas:
a) As participações de uma sociedade em outra.
b) Os saldo de contas entre as sociedades.
c) As parcelas dos resultados do exercício, dos lucros ou prejuízos acumulados e do custo de estoques ou do ativo não circulante que corresponderem a resultados, ainda não realizados, de negócios entre as sociedades.
8. Entre os diversos aspectos a serem observados para a elaboração da Consolidação das Demonstrações Contábeis, há um item de suma importância: os tributos. Nesse sentido, disserte sobre o tratamento que o tributo deve receber na consolidação.
Impostos e outras situações específicas, bem como o diferimento de imposto de renda nas demonstrações consolidadas, a apropriação como despesa ou como acréscimo ao custo de alguns impostos e a conciliação entre os valores de lucro e patrimônio líquido, individuais e consolidados, devem ser adequadamente evidenciados.
9. As condições de controle e poder são de extrema importância nos grupos econômicos. Nesse sentido, disserte de maneira detalhada sobre tais aspectos.
O controle é o poder que a controladora tem de governar as políticas financeiras e operacionais da empresa tida como controlada, de forma que obtenha benefício das suas atividades, ou seja, é o poder de tomar decisões e se beneficiar sobre as consequências delas.
10. Se a controladora perder o controle da controlada, o que deve ser feito segundo o CPC 36?
A controladora deverá desreconhecer os ativos e os passivos da controlada pelos seus valores contábeis na data em que o controle for perdido e desreconhecer o valor contábil de qualquer participação de não controladores na ex controlada na data em que o controle for perdido.
Deverá ainda, reconhecer qualquer compensação, transação ou investimento remanescente na ex controlada.
11. A incorporação, como situação existente na combinação de negócios, é situação comum nos grupos econômicos. Sendo assim, descreva sobre suas principais características.
Operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações, ou seja, uma sociedade absorve todo o patrimônio de outras, trazendo seus ativos e passivos para dentro de seu patrimônio e fazendo desaparecer a incorporada. Da incorporação não decorre alteração na personalidade jurídica da incorporadora.
12. Conforme o CPC 36, o controle também pode existir no caso de a controladora possuir menos da metade do poder de voto de uma entidade, quando houver. Discorra a respeito.
O controle pode existir quando a controladora possuir menos da metade do poder de voto de uma entidade, quando houver:
a) Poder sobre mais da metade dos direitos de voto; 
b) Poder para governar as políticas financeiras e operacionais da entidade;
c) Poder para indicar ou destituir a maioria dos membros da diretoria ou conselho de administração;
d) Poder para mobilizar a maioria dos votos nas reuniões da diretoria ou conselho de administração.
13. Disserte sobre a contabilização do contrato múltiplo como uma única transação.
O contrato múltiplo pode ser contabilizado como uma única transação quando:
a) Contratos complementares e firmados ao mesmo tempo;
b) Formam uma única transação;
c) São dependentes um do outro;
d) O acordo isolado não se justifica.
14. Sobre as diversas especificações quando da consolidação das demonstrações contábeis, há ainda o atendimento ao lucro. Detalhe minuciosamente sobre tal item.
As demonstrações consolidadas não devem incluir lucros ou prejuízos não realizados nas transações efetuadas entre as empresas do grupo, portanto estes devem ser eliminados.
15. Discorra sobre a diferença de datas entre as empresas do grupo econômico no que diz respeito à apresentação das demonstrações contábeis.
As sociedades controladas, cujo exercício social termine mais de 60 dias antes da data de encerramento do exercício da companhia, elaborarão demonstrações financeiras extraordinárias em data compreendida nesse prazo.
16. Os fundamentos técnicos e teóricos contábeis, com base na convergência contábil internacional, devido ao processo de globalização, passou por alguns ajustes. Explique os principais pontos desse processo.
Com a convergência das normas contábeis brasileiras às normas internacionais, a legislação sobre as Demonstrações Contábeis Consolidadas passou a ser baseada nas instruções do CPC.
Antes da convergência das normas contábeis brasileiras com as internacionais, os tratamentos contábeis dos processos de fusão, incorporação e cisão, normalmente utilizados no Brasil, não envolviam obrigatoriamente a utilização de valores de mercado.
17. O que é uma combinação de negócios? Comente a respeito.
A combinação de negócios é uma operação por meio daqual o adquirente obtém o controle de um ou mais negócios, ela compreende as operações de fusão, incorporação e cisão, que podem ser feitas entre sociedades de tipos iguais ou diferentes, e deverão ser realizadas na forma prevista para a alteração dos
seus estatutos ou contratos sociais. A combinação de negócios é regulada pelo CPC 15.
18. No caso de uma empresa decidir por incorporar outra empresa, quais são os procedimentos necessários para a realização do processo de incorporação de uma sociedade?
A incorporação deve ser aprovada pela assembleia-geral da incorporadora, os administradores da incorporada são início aos atos necessários a incorporação e, por fim, extingue-se a incorporada, devendo a incorporadora publicar os atos da incorporação.
19. A consolidação é obrigatória para a companhia aberta que possua investimento em empresas controladas e para a sociedade que comande um grupo de sociedades que inclua uma companhia aberta. Mas, é necessário que para o controle haja a consolidação das demonstrações contábeis. Explique como é esse processo.
As demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de um conjunto de entidades, apresentadas como se fossem as de uma única entidade econômica.

Mais conteúdos dessa disciplina