Logo Passei Direto
Buscar

AOL 3 IMUNOLOGIA CLÍNICA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “A infeção pelo vírus da hepatite C (VHC) constitui um grave problema de saúde pública a nível mundial devido à elevada taxa de progressão para a cronicidade e ao potencial evolutivo para cirrose e carcinoma hepatocelular (CHC). [...] Estima‐se que o limite inferior para a incidência da infeção pelo VHC em Portugal seja de pelo menos um novo caso/100.000 habitantes por ano e a prevalência entre 1‐1,5%. Apenas 30% dos doentes se encontram atualmente diagnosticados. Do total de mortes por cirrose hepática e CHC, estima‐se que 20 e 50%, respetivamente, sejam devidas ao VHC.”
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre diagnóstico sorológico de infecções virais, analise as asserções a seguir e a relação proposta por elas: I. O monitoramento de exames não sorológicos de pacientes acometidos pela hepatite viral engloba a monitorização de enzimas hepáticas, fatores de coagulação e proteínas plasmáticas. Porque: II. A hepatite viral pode evoluir da fase aguda, com a ocorrência de sintomas inespecíficos, para a fase crônica, onde iniciam-se as lesões hepáticas e pode levar à hepatite fulminante. Agora, assinale a alternativa correta:
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “O vírus linfotrópico de células T humanas tipo I (HTLV-I) é um retrovírus que infecta linfócitos T e pode causar um amplo espectro de manifestações clínicas, incluindo mielopatia associada ao HTLV-I / paraparesia espástica tropical (HAM / TSP) e uveíte.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o diagnóstico sorológico de infecções virais, é correto afirmar que os testes indicados para detecção de HTLV-1/2 são principalmente:
1. sorológicos e envolvem métodos imunoenzimáticos e imunofluorescência indireta ou western blot para confirmação do 1º teste reagente.
2. sorológicos e envolvem a microaglutinação e imunofluorescência indireta para confirmação.
3. sorológicos envolvendo o radioimunoensaio e imunofluorescência indireta para confirmação.
4. testes moleculares envolvendo a detecção de RNA viral e imunofluorescência indireta para confirmação.
5. testes moleculares envolvendo a detecção de DNA pró-viral e imunofluorescência indireta para confirmação.

Leia o trecho a seguir: “Em cerca de 15% dos infectados ocorre cura espontânea; cerca de 25% apresentam infecção assintomática, com ALT persistentemente normal e ausência alterações significativas à histologia hepática. Os demais apresentam níveis elevados de ALT, porém variáveis, ao longo do tempo, geralmente com histologia hepática alterada. A prevalência de cirrose após 20 anos de infecção pelo VHC foi estimada em 14,8%. A incidência anual de CHC nos pacientes com cirrose é estimada entre 1% e 4%.”
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre diagnóstico sorológico de infecções virais, é correto afirmar que a ausência de detecção do HCV RNA em amostras de sangue testadas indica:
1. cura natural ou resposta ao tratamento.
2. fase aguda da doença.
3. fase crônica da doença.
4. risco de hepatite fulminante assintomática.
5. risco de elevação das enzimas hepáticas (ALT).

Leia o trecho a seguir: “As vias de transmissão do VHD e os fatores de risco mostram-se similares aos da infecção pelo VHB. O diagnóstico se faz pela identificação imunohistológica do HDAg no fígado e pelo encontro das frações IgM e IgG anti-HD no soro por radioimunoensaio ou ELISA. O curso clínico da infecção pelo VHD mostra-se variável.”
Agora, assinale a alternativa correta:
1. F, V, V, F, F.
2. V, F, V, F, V.
3. V, F, V, V, F.
4. F, V, F, V, V.

A Organização Mundial da Saúde recomenda atenção prioritária para a tripanossomíase americana, uma doença com que causa 45.000 mortes anualmente. Estamos comemorando um século da descrição da doença e da identificação do agente etiológico e do transmissor. A estratégia de triagem universal diminuiu o risco de transmissão por transfusão de sangue.
Considerando esse conteúdo e os estudos sobre diagnóstico sorológico de parasitoses, analise as asserções a seguir e a relação proposta por elas: I. Testes parasitológicos diretos como a pesquisa a fresco de tripanossomatídeos e métodos de concentração são aplicáveis na detecção do T.Cruzi, preferencialmente, na fase aguda da doença. Porque: II. Na fase crônica da doença de chagas, os métodos indiretos como testes sorológicos imunoenzimáticos ou de imunofluorescência indireta são os mais indicados. Agora, assinale a alternativa correta:
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “As amostras faringeanas foram semeadas em ágar-sangue de carneiro a 5% e incubadas à temperatura de 37º C durante 24 horas. Para a identificação das cepas de SBGA, foram selecionadas as colônias com halos de b-hemólise, posteriormente inoculadas em Brain Heart Infusion (BHI) para a realização dos testes de sensibilidade a bacitracina (0,04UI), teste de Pyr, - baseado na hidrólise da L-pyrrolidonyl-beta-naphtylamide através da enzima L-pyroglutamyl-aminopeptidase e aglutinação em látex para Grupo A (Slaidex-Strepto Kit A), - processados e analisados.”
Considerando essas informações o conteúdo estudado sobre o diagnóstico sorológico de infecções bacterianas, é correto afirmar que o antibiograma pode ser definido como:
1. análise da susceptibilidade bacteriana frente a antimicrobianos selecionados.
2. estudo isolado sobre antimicrobianos e seus efeitos bacteriostáticos.
3. estudo sobre a toxicidade de agentes antimicrobianos.
4. estudo sobre antimicrobianos e sua ação bactericida frente ao Hbs Ag.
5. estudo sobre o efeito de um agente antimicrobiano frente ao HBe Ag.

Leia o trecho a seguir: “Os hepadnavírus, incluindo o vírus da hepatite B humana (HBV), replicam através da transcrição reversa de um intermediário de RNA, o RNA pré-genômico (pgRNA). Apesar desse parentesco com os retrovírus, existem diferenças fundamentais, além do fato de que os hepadnavirions contêm DNA em vez de RNA.”
Considerando o conteúdo e o estudo sobre diagnóstico sorológico de infecções virais, é correto afirmar que uma das etapas de replicação viral envolve a transcrição, que corresponde à:
1. formação de DNA ou RNA viral a partir de RNA viral.
2. produção de novas partículas virais a partir da sequência genética obtida.
3. entrada do vírus na célula pela afinidade aos receptores de superfície.
4. saída de novos vírus da célula infectada ao espaço extracelular.
5. montagem de novos vírus através da estrutura celular do hospedeiro.

Leia o trecho a seguir: “A dengue em crianças pode ser assintomática ou apresentar-se como uma síndrome febril, com sinais e sintomas inespecíficos: adinamia, sonolência, recusa de alimentos e líquidos, vômitos e diarreia. Em crianças menores de 2 anos, o início da doença pode passar despercebido e a forma grave da doença pode ser identificada como a primeira manifestação clínica, porque os sinais de alerta não são tão facilmente detectados nessa faixa etária.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudados sobre diagnóstico sorológico de infecções virais, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. É recomendado o monitoramento facultativo de idosos e crianças ou portadores de comorbidades, como diabetes e hipertensão, afetados pela Dengue em sua fase inicial. Porque: II. A fase crítica da Dengue ocorre entre o 3º e 7º do início dos sintomas, caracterizada pelo aparecimento da fragilidade capilar e quadro clínico que pode anteceder o choque, condição de maior gravidade da doença. Agora, assinale a alternativa correta:
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “Streptococcus agalactiae ou Streptococcus do Grupo B (EGB) é uma bactéria gram-positiva cocóide em forma de cadeias, beta hemolítica e de potencial invasivo, especialmente no período perinatal, envolvendo recém-nascidos (RN), mulheres grávidas ou no pós-parto e, mais recentemente, descrito em pacientes idosos e em casos de infecção hospitalar.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudados sobre os tipos de Estreptococos clinicamente relevantes, pode-se afirmar que os patógenos do grupo B ou beta hemolíticos, apresentam laboratorialmente em sangue de carneiro a 5%:
1. Incorreta: hemólise parcial com perda parcial de hemoglobina pela hemácia.
2. hemólise total com perda total de hemoglobina pela hemácia.
3. hemólise ausente definida por ausência de modificação no meio de cultura.
4. aglutinação parcial com perda parcial de hemoglobina pela hemácia.
5. aglutinação total com perda total de hemoglobina pela hemácia.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “A infeção pelo vírus da hepatite C (VHC) constitui um grave problema de saúde pública a nível mundial devido à elevada taxa de progressão para a cronicidade e ao potencial evolutivo para cirrose e carcinoma hepatocelular (CHC). [...] Estima‐se que o limite inferior para a incidência da infeção pelo VHC em Portugal seja de pelo menos um novo caso/100.000 habitantes por ano e a prevalência entre 1‐1,5%. Apenas 30% dos doentes se encontram atualmente diagnosticados. Do total de mortes por cirrose hepática e CHC, estima‐se que 20 e 50%, respetivamente, sejam devidas ao VHC.”
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre diagnóstico sorológico de infecções virais, analise as asserções a seguir e a relação proposta por elas: I. O monitoramento de exames não sorológicos de pacientes acometidos pela hepatite viral engloba a monitorização de enzimas hepáticas, fatores de coagulação e proteínas plasmáticas. Porque: II. A hepatite viral pode evoluir da fase aguda, com a ocorrência de sintomas inespecíficos, para a fase crônica, onde iniciam-se as lesões hepáticas e pode levar à hepatite fulminante. Agora, assinale a alternativa correta:
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “O vírus linfotrópico de células T humanas tipo I (HTLV-I) é um retrovírus que infecta linfócitos T e pode causar um amplo espectro de manifestações clínicas, incluindo mielopatia associada ao HTLV-I / paraparesia espástica tropical (HAM / TSP) e uveíte.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o diagnóstico sorológico de infecções virais, é correto afirmar que os testes indicados para detecção de HTLV-1/2 são principalmente:
1. sorológicos e envolvem métodos imunoenzimáticos e imunofluorescência indireta ou western blot para confirmação do 1º teste reagente.
2. sorológicos e envolvem a microaglutinação e imunofluorescência indireta para confirmação.
3. sorológicos envolvendo o radioimunoensaio e imunofluorescência indireta para confirmação.
4. testes moleculares envolvendo a detecção de RNA viral e imunofluorescência indireta para confirmação.
5. testes moleculares envolvendo a detecção de DNA pró-viral e imunofluorescência indireta para confirmação.

Leia o trecho a seguir: “Em cerca de 15% dos infectados ocorre cura espontânea; cerca de 25% apresentam infecção assintomática, com ALT persistentemente normal e ausência alterações significativas à histologia hepática. Os demais apresentam níveis elevados de ALT, porém variáveis, ao longo do tempo, geralmente com histologia hepática alterada. A prevalência de cirrose após 20 anos de infecção pelo VHC foi estimada em 14,8%. A incidência anual de CHC nos pacientes com cirrose é estimada entre 1% e 4%.”
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre diagnóstico sorológico de infecções virais, é correto afirmar que a ausência de detecção do HCV RNA em amostras de sangue testadas indica:
1. cura natural ou resposta ao tratamento.
2. fase aguda da doença.
3. fase crônica da doença.
4. risco de hepatite fulminante assintomática.
5. risco de elevação das enzimas hepáticas (ALT).

Leia o trecho a seguir: “As vias de transmissão do VHD e os fatores de risco mostram-se similares aos da infecção pelo VHB. O diagnóstico se faz pela identificação imunohistológica do HDAg no fígado e pelo encontro das frações IgM e IgG anti-HD no soro por radioimunoensaio ou ELISA. O curso clínico da infecção pelo VHD mostra-se variável.”
Agora, assinale a alternativa correta:
1. F, V, V, F, F.
2. V, F, V, F, V.
3. V, F, V, V, F.
4. F, V, F, V, V.

A Organização Mundial da Saúde recomenda atenção prioritária para a tripanossomíase americana, uma doença com que causa 45.000 mortes anualmente. Estamos comemorando um século da descrição da doença e da identificação do agente etiológico e do transmissor. A estratégia de triagem universal diminuiu o risco de transmissão por transfusão de sangue.
Considerando esse conteúdo e os estudos sobre diagnóstico sorológico de parasitoses, analise as asserções a seguir e a relação proposta por elas: I. Testes parasitológicos diretos como a pesquisa a fresco de tripanossomatídeos e métodos de concentração são aplicáveis na detecção do T.Cruzi, preferencialmente, na fase aguda da doença. Porque: II. Na fase crônica da doença de chagas, os métodos indiretos como testes sorológicos imunoenzimáticos ou de imunofluorescência indireta são os mais indicados. Agora, assinale a alternativa correta:
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “As amostras faringeanas foram semeadas em ágar-sangue de carneiro a 5% e incubadas à temperatura de 37º C durante 24 horas. Para a identificação das cepas de SBGA, foram selecionadas as colônias com halos de b-hemólise, posteriormente inoculadas em Brain Heart Infusion (BHI) para a realização dos testes de sensibilidade a bacitracina (0,04UI), teste de Pyr, - baseado na hidrólise da L-pyrrolidonyl-beta-naphtylamide através da enzima L-pyroglutamyl-aminopeptidase e aglutinação em látex para Grupo A (Slaidex-Strepto Kit A), - processados e analisados.”
Considerando essas informações o conteúdo estudado sobre o diagnóstico sorológico de infecções bacterianas, é correto afirmar que o antibiograma pode ser definido como:
1. análise da susceptibilidade bacteriana frente a antimicrobianos selecionados.
2. estudo isolado sobre antimicrobianos e seus efeitos bacteriostáticos.
3. estudo sobre a toxicidade de agentes antimicrobianos.
4. estudo sobre antimicrobianos e sua ação bactericida frente ao Hbs Ag.
5. estudo sobre o efeito de um agente antimicrobiano frente ao HBe Ag.

Leia o trecho a seguir: “Os hepadnavírus, incluindo o vírus da hepatite B humana (HBV), replicam através da transcrição reversa de um intermediário de RNA, o RNA pré-genômico (pgRNA). Apesar desse parentesco com os retrovírus, existem diferenças fundamentais, além do fato de que os hepadnavirions contêm DNA em vez de RNA.”
Considerando o conteúdo e o estudo sobre diagnóstico sorológico de infecções virais, é correto afirmar que uma das etapas de replicação viral envolve a transcrição, que corresponde à:
1. formação de DNA ou RNA viral a partir de RNA viral.
2. produção de novas partículas virais a partir da sequência genética obtida.
3. entrada do vírus na célula pela afinidade aos receptores de superfície.
4. saída de novos vírus da célula infectada ao espaço extracelular.
5. montagem de novos vírus através da estrutura celular do hospedeiro.

Leia o trecho a seguir: “A dengue em crianças pode ser assintomática ou apresentar-se como uma síndrome febril, com sinais e sintomas inespecíficos: adinamia, sonolência, recusa de alimentos e líquidos, vômitos e diarreia. Em crianças menores de 2 anos, o início da doença pode passar despercebido e a forma grave da doença pode ser identificada como a primeira manifestação clínica, porque os sinais de alerta não são tão facilmente detectados nessa faixa etária.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudados sobre diagnóstico sorológico de infecções virais, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. É recomendado o monitoramento facultativo de idosos e crianças ou portadores de comorbidades, como diabetes e hipertensão, afetados pela Dengue em sua fase inicial. Porque: II. A fase crítica da Dengue ocorre entre o 3º e 7º do início dos sintomas, caracterizada pelo aparecimento da fragilidade capilar e quadro clínico que pode anteceder o choque, condição de maior gravidade da doença. Agora, assinale a alternativa correta:
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “Streptococcus agalactiae ou Streptococcus do Grupo B (EGB) é uma bactéria gram-positiva cocóide em forma de cadeias, beta hemolítica e de potencial invasivo, especialmente no período perinatal, envolvendo recém-nascidos (RN), mulheres grávidas ou no pós-parto e, mais recentemente, descrito em pacientes idosos e em casos de infecção hospitalar.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudados sobre os tipos de Estreptococos clinicamente relevantes, pode-se afirmar que os patógenos do grupo B ou beta hemolíticos, apresentam laboratorialmente em sangue de carneiro a 5%:
1. Incorreta: hemólise parcial com perda parcial de hemoglobina pela hemácia.
2. hemólise total com perda total de hemoglobina pela hemácia.
3. hemólise ausente definida por ausência de modificação no meio de cultura.
4. aglutinação parcial com perda parcial de hemoglobina pela hemácia.
5. aglutinação total com perda total de hemoglobina pela hemácia.

Prévia do material em texto

Módulo A - 99079 . 7 - Imunologia Clinica - T.20222.A
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Michelle Mavis Morrey Duarte Silva
Nota final Enviado em: 24/08/22 10:12 (UTC-3)
9/10
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
Leia o trecho a seguir:
“A infeção pelo vírus da hepatite C (VHC) constitui um grave problema de saúde pública a nível mundial devido à elevada taxa de progressão para a cronicidade e ao potencial evolutivo para cirrose e carcinoma hepatocelular (CHC). [...] Estima‐se que o limite inferior para a incidência da infeção pelo VHC em Portugal seja de pelo menos um novo caso/100.000 habitantes por ano e a prevalência entre 1‐1,5%. Apenas 30% dos doentes se encontram atualmente diagnosticados. Do total de mortes por cirrose hepática e CHC, estima‐se que 20 e 50%, respetivamente, sejam devidas ao VHC.”
Fonte: ANJO, et al. O impacto da hepatite C em Portugal. GE Jornal Português de Gastrenterologia. V. 21, I. 2, Mar./Abr. 2014, pp. 44-54. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.jpg.2014.03.001>. Acesso em: 28 jun.2020
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre diagnóstico sorológico de infecções virais, analise as asserções a seguir e a relação proposta por elas:
I. O monitoramento de exames não sorológicos de pacientes acometidos pela hepatite viral engloba a monitorização de enzimas hepáticas, fatores de coagulação e proteínas plasmáticas.
Porque:
II. A hepatite viral pode evoluir da fase aguda, com a ocorrência de sintomas inespecíficos, para a fase crônica, onde iniciam-se as lesões hepáticas e pode levar à hepatite fulminante.
Agora, assinale a alternativa correta:
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
4. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
5. 
As asserções I e II são proposições falsas.
2. Pergunta 2
Leia o trecho a seguir:
“O vírus linfotrópico de células T humanas tipo I (HTLV-I) é um retrovírus que infecta linfócitos T e pode causar um amplo espectro de manifestações clínicas, incluindo mielopatia associada ao HTLV-I / paraparesia espástica tropical (HAM / TSP) e uveíte”
Fonte: ROCHA, P.N., et al. The cause of urinary symptoms among Human T Lymphotropic Virus Type I (HLTV-I) infected patients: a cross sectional study. BMC Infectious Diseases, 2007. Disponível em: 
<https://bmcinfectdis.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2334-7-15>. Acesso em: 28 jun. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o diagnóstico sorológico de infecções virais, é correto afirmar que os testes indicados para detecção de HTLV-1/2 são principalmente:
1. 
sorológicos e envolvem métodos imunoenzimáticos e imunofluorescência indireta ou western blot para confirmação do 1º teste reagente.
Resposta correta
2. 
sorológicos e envolvem a microaglutinação e imunofluorescência indireta para confirmação.
3. 
sorológicos envolvendo o radioimunoensaio e imunofluorescência indireta para confirmação.
4. 
testes moleculares envolvendo a detecção de RNA viral e imunofluorescência indireta para confirmação.
5. 
testes moleculares envolvendo a detecção de DNA pró-viral e imunofluorescência indireta para confirmação.
3. Pergunta 3
Leia o trecho a seguir:
“Em cerca de 15% dos infectados ocorre cura espontânea; cercade 25% apresentam infecção assintomática, com ALT persistentemente normal e ausência alterações significativas à histologia hepática. Os demais apresentam 
níveis elevados de ALT, porém variáveis, ao longo do tempo, geralmente com histologia hepática alterada. A prevalência de cirrose após 20 anos de infecção pelo VHC foi estimada em 14,8%28. A incidência anual de CHC nos pacientes com cirrose é estimada
entre 1% e 4%.”Fonte: SILVA, A.L., VITORINO R.R. , ESPERIDIÃO-ANTONIO, V. et al. Hepatites virais: B, C e D: atualização. Rev Bras Clin Med. São Paulo, 2012, mai-jun. v. 10, n. 3. p. 206-18.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre diagnóstico sorológico de infecções virais, é correto afirmar que a ausência de detecção do HCV RNA em amostras de sangue testadas indica:
1. 
cura natural ou resposta ao tratamento.
Resposta correta
2. 
fase aguda da doença.
3. 
fase crônica da doença.
4. 
risco de hepatite fulminante assintomática.
5. 
risco de elevação das enzimas hepáticas (ALT).
4. Pergunta 4
Leia o trecho a seguir:
“As vias de transmissão do VHD e os fatores de risco mostram-se similares aos da infecção pelo VHB. O diagnóstico se faz pela identificação imunohistológica do HDAg no fígado e pelo encontro das frações IgM e IgG anti-HD no soro por radioimunoensaio ou ELISA. O curso clínico da infecção pelo VHD mostra-se variável. Os pacientes podem 
apresentar formas fulminantes de hepatite. As formas crônicas associam-se a achados histopatológicos graves no fígado, com curso rápido e progressivo, evoluindo para cirrose, insuficiência hepática e morte.”
Fonte: FONSECA, J.C.F Hepatite D. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. v. 35, n. 2. Uberaba Mar./Abr. 2002. Disponível em: < ttps://doi.org/10.1590/S0037-86822002000200009>. Acesso em: 27 jun. 2020
Considerando o texto apresentado e o conteúdo abordado sobre o diagnóstico sorológico de infecções virais, é correto afirmar que a condição de superinfecção em paciente suspeito de portador do vírus HDV pode ser interpretada a partir dos resultados:
1. 
HBsAg, anti HBc total e anti HDV total reagentes; anti HBc IgM e anti HBs não reagentes..
Resposta correta
2. 
HBsAg, anti HBc total e anti HDV total não reagentes; Anti HBc IgM e anti HBs reagentes.
3. 
HBsAg e anti HDV total não reagente; Anti HBc IgM e anti HBs reagentes.
4. 
HBsAg e anti HDV total não reagente; Anti HBc IgM e anti HBs reagentes.
5. 
anti HDV total não reagente; anti HBc IgM e HBe Ag reagentes.
5. Pergunta 5
 “Os mecanismos propostos incluem lesão direta das células do parênquima causada por vírus ou lesão indireta causada pela liberação de citocinas. [...] Nos pacientes infectados pelo HIV, a doença renal tornou-se importante causa de mortalidade. A terapia antirretroviral combinada prolongou a sobrevida do paciente e alterou o espectro de doenças renais em pacientes infectados pelo HIV, diminuindo a prevalência de doenças glomerulares e aumentando a nefrotoxicidade e comorbidades.”
Fonte: HIV-related nephropathy: new aspects of an old paradigm. Rev. Assoc. Med. Bras. v. 66, s. 1. São Paulo, 2020. Epub. Jan. 2020. Departamento de Medicina (Nefrologia) da Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-9282.66.s1.75.>. Acesso em: 28 jun. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o diagnóstico sorológico de infecções virais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Pacientes HIV+ podem apresentar neoplasias como Linfoma de Burkitt ou linfoma não Hodgkin.
II. ( ) Encefalopatia, miocardiopatia e neuropatia periférica podem ocorrer em indivíduos HIV+.
III. ( ) Os linfócitos B são as principais células do sistema imune infectados pelo vírus HIV. 
IV. ( ) Perda de 10% do peso corporal, candidíase oral, e linfadenopatia generalizada são manifestações da fase sintomática inicial da AIDS.
V. ( ) A meningite criptococica é atinge frequente indivíduos sadios ou pacientes imunodeficientes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 
V, V, F, V, F.
Resposta correta
2. 
F, V, V, F, F.
3. 
V, F, V, F, V.
4. 
V, F, V, V, F.
5. 
F, V, F, V, V.
6. Pergunta 6
“A Organização Mundial da Saúde recomenda atenção prioritária para a tripanossomíase americana, uma doença com que causa 45.000 mortes anualmente. Estamos comemorando um século da descrição da doença e da identificação do agente etiológico e do transmissor. A estratégia de triagem universal diminuiu o risco de transmissão por transfusão de sangue”
Fonte: MALAGÓN-MARTÍNEZ,A. Chagas disease and the transfusional safety in Mexico. Revista Medica del Instituto Mexicano del Seguro Social. fev. 2010, v. 48, n. 2. pp. 117-119. Traduzido pelo autor. Disponível em: <https://europepmc.org/article/MED/20929612>. Acesso em: 28 jun. 2020.
Considerando esse conteúdo e os estudos sobre diagnóstico sorológico de parasitoses, analise as asserções a seguir e a relação proposta por elas:
I. Testes parasitológicos diretos como a pesquisa a fresco de tripanossomatídeos e métodos de concentração são aplicáveis na detecção do T.Cruzi, preferencialmente, na fase aguda da doença.
Porque:
II. Na fase crônica da doença de chagas, os métodos indiretos como testes sorológicos imunoenzimáticos ou de imunofluorescência indireita são os mais indicados.
Agora, assinale a alternativa correta:
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
4. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
5. 
As asserções I e II são proposições falsas.
7. Pergunta 7
Leia o trecho a seguir:
“As amostras faringeanas foram semeadas em ágar-sangue de carneiro a 5% e incubadas à temperatura de 37º C durante 24 horas. Para a identificação das cepas de SBGA, foram selecionadas as colônias com halos de b-hemólise, posteriormente inoculadas em Brain Heart Infusion (BHI) para a realização dos testes de sensibilidade a bacitracina (0,04UI), teste de Pyr, - baseado na hidrólise da L-pyrrolidonyl-beta-naphtylamide através da enzima L-pyroglutamyl-aminopeptidase e aglutinação em látex para Grupo A (Slaidex-Strepto Kit A), - processados e analisados.”
Fonte: MACIEL, A, et al. Portadores assintomáticos de infecções por Streptococcus pyogenes em duas escolas públicas na cidade do Recife, Pernambuco. Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. vol. 3 no. 2. Recife, Abr./Jun. 2003. Disponível em: 
<https://doi.org/10.1590/S1519-38292003000200007>. Acesso em: 27 jun 2020.
Considerando essas informações o conteúdo estudado sobre o diagnóstico sorológico de infecções bacterianas, é correto afirmar que o antibiograma pode ser definido como:
1. 
análise da susceptibilidade bacteriana frente a antimicrobianos selecionados.
Resposta correta
2. 
estudo isolado sobre antimicrobianos e seus efeitos bacteriostáticos.
3. 
estudo sobre a toxicidade de agentes antimicrobianos.
4. 
estudo sobre antimicrobianos e sua ação bactericida frente ao Hbs Ag  
5. 
estudo sobre o efeito de um agente antimicrobiano frente ao HBe Ag.
8. Pergunta 8
Leia o trecho a seguir:
“Os hepadnavírus, incluindo o vírus da hepatite B humana (HBV), replicam através da transcrição reversa de um intermediário de RNA, o RNA pré-genômico (pgRNA). Apesar desse parentesco com os retrovírus, existem diferenças fundamentais, além do fato de que os hepadnavirions contêm DNA 
em vez de RNA.
Fonte: BECK, J., NASSAL, M. Hepatitis B virus replication. World J Gastroenterol. 2007. v. 13, n. 1. pp. 48–64. jan. 2007. Traduzido pelo autor.
Considerando o conteúdo e o estudo sobre diagnóstico sorológico de infecções virais, é correto afirmar que uma das etapas de replicação viral envolve a transcrição, que corresponde à:
1. 
formação de DNA ou RNA viral a partir de RNA viral. 
Resposta correta
2. 
produção de novas partículas virais a partir da sequência genética obtida.
3. 
entrada do vírus na célula pela afinidade aos receptores de superfície.
4. 
saída de novos vírus da célula infectada ao espaço extracelular.
5. 
montagem de novos vírus através da estrutura celular do hospedeiro.
9. Pergunta 9
Leia o trecho a seguir:
“A dengue em crianças pode ser assintomática ou apresentar-se como uma síndrome febril, com sinais e sintomas inespecíficos: adinamia, sonolência, recusa de alimentos e líquidos, vômitos e diarreia. Em crianças menores de 2 anos, o início da doença pode passar despercebido e a forma grave da doença pode ser identificada como a primeira manifestação clínica, porque os sinais de alerta não são tão facilmente detectados nessa faixa etária.”
Fonte: MARTINS, M.M., PRATA-BARBOSA, CUNHA, A.J.L.A. Arboviral diseases in pediatrics. J. Pediatr. (Rio J.) v. 96. s.1. Porto Alegre, Mar./Abr. 2020. Epub: 
Apr. 17, 2020. Tradução de responsabilidade do autor. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.jped.2019.08.005>. Acesso em: 28 jun. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudados sobre diagnóstico sorológico de infecções virais, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. É recomendado o monitoramento facultativo de idosos e crianças ou portadores de comorbidades, como diabetes e hipertensão, afetados pela Dengue em sua fase inicial.
Porque:
II. A fase crítica da Dengue ocorre entre o 3º e 7º do início dos sintomas, caracterizada pelo aparecimento da fragilidade capilar e quadro clínico que pode anteceder o choque, condição de maior gravidade da doença.
Agora, assinale a alternativa correta:
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
Resposta correta
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
4. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
5. 
As asserções I e II são proposições falsas.
10. Pergunta 10
Leia o trecho a seguir:
“Streptococcus agalactiae ou Streptococcus do Grupo B (EGB) é uma bactéria gram-positiva cocóide em forma de cadeias, beta hemolítica e de potencial invasivo, especialmente no período perinatal, envolvendo recém-nascidos (RN), mulheres grávidas ou no pós-parto e, mais recentemente, descrito em pacientes idosos e em casos de infecção hospitalar.”
Fonte: FIOLO, K. et al. Taxa de infecção e sorotipos de Streptococcus agalactiae em amostras de recém-nascidos infectados na cidade de Campinas (SP), Brasil. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. v. 34, n. 12, Rio de Janeiro. dez. 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-72032012001200003>. Acesso em 27 jun. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudados sobre os tipos de Estreptococos clinicamente relevantes, pode-se afirmar que os patógenos do grupo B ou beta hemolíticos, apresentam laboratorialmente em sangue de carneiro a 5%:	
1. Incorreta:
hemólise parcial com perda parcial de hemoglobina pela hemácia.
2. 
hemólise total com perda total de hemoglobina pela hemácia.
Resposta correta
3. 
hemólise ausente definida por ausência de modificação no meio de cultura.
4. 
aglutinação parcial com perda parcial de hemoglobina pela hemácia.
5. 
aglutinação total com perda total de hemoglobina pela hemácia.

Mais conteúdos dessa disciplina