Buscar

DIREITO EMPRESARIAL APLICADO I

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(CESPE - Promotor de Justiça - MPE/AC 2014) Considerando a evolução histórica do direito empresarial, assinale a opção correta.
		
	
	A edição do Código francês de 1807 é considerada o marco inicial do direito comercial no mundo.
	
	A teoria dos atos de comércio foi adotada, inicialmente, nas feiras medievais da Europa pelas corporações de comerciantes que então se formaram.
	
	O direito romano apresentou um corpo sistematizado de normas sobre atividade comercial.
	
	É de origem francesa a teoria da empresa, adotada pelo atual Código Civil brasileiro.
	 
	Considera-se o marco inicial do direito comercial brasileiro a lei de abertura dos portos, em 1808, por determinação do rei Dom João VI.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(Juiz TJ-PB 2011 - CESPE) A respeito da disciplina aplicável ao empresário individual, assinale a opção correta.
		
	
	O servidor público pode ser empresário individual, desde que a atividade empresarial seja compatível com o cargo público que ele exerça.
	 
	Ao empresário individual é permitida a alienação, sem a outorga de seu cônjuge, de bens imóveis destinados à sua atividade empresarial.
	
	O empresário individual que venha a se tornar civilmente incapaz poderá obter autorização judicial para continuação de sua atividade; tal autorização, entretanto, deverá ser averbada na junta comercial e servirá para atos singulares, não podendo ser genérica.
	
	O empresário individual assume os riscos da empresa até o limite do capital que houver destinado à atividade, não respondendo com seus bens pessoais por dívidas da empresa.
	
	Em atenção ao princípio da continuidade da empresa, os bens destinados pelo empresário individual à exploração de sua atividade não respondem por suas dívidas pessoais.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Os sócios da Frente e Verso Tecidos Ltda. Praticaram atos desvirtuados da função da pessoa jurídica, constatando-se fraude relativa à sua autonomia patrimonial. Os credores propuseram a ação judicial competente e o juízo a quo decretou a desconsideração da personalidade jurídica da referida sociedade. Considerando a situação hipotética apresentada e a disciplina normativa da desconsideração da personalidade jurídica, assinale a opção correta.
		
	
	A decretação da desconsideração da personalidade jurídica da Frente e Verso Tecidos Ltda. acarreta sua liquidação.
	
	O juízo a quo não tem competência para decretar a desconsideração da personalidade jurídica da Frente e Verso Tecidos Ltda., mas apenas para decidir por sua dissolução, total ou parcial, nos casos de fraude relativa à autonomia patrimonial.
	
	A decisão judicial importará na extinção da Frente e Verso Tecidos Ltda., com a posterior liquidação de seus bens materiais e imateriais.
	
	não se enquadra na hipótese de desconsideração constante do artigo 50 do Código Civil.
	 
	A desconsideração da personalidade jurídica importará na retirada momentânea da autonomia patrimonial da Frente e Verso Tecidos Ltda., com a ineficácia da personalidade jurídica em relação aos credores que fizeram tal pleito, para estender os efeitos de suas obrigações aos bens particulares de seus sócios.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Quanto à atividade empresarial, é correto afirmar:
		
	
	A lei assegurará tratamento igualitário ao empresário rural e ao pequeno empresário, quanto à inscrição e aos efeitos dela decorrentes.
	
	Não responderá pelas obrigações contraídas a pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário.
	
	Antes do início de sua atividade, faculta-se ao empresário sua inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede.
	 
	Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação, tanto de bens como de serviços.
	
	Desde que com auxílio de colaboradores, considera-se empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, constituindo esse exercício elemento de empresa ou não.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Tendo em vista as atividades abaixo listadas, diga qual delas pode ser considerada uma sociedade não empresária:
		
	 
	Sociedade que presta serviços de design de interiores e harmonização de ambientes através de feng shui sem o fornecimento do material necessário à reforma
	
	Hospital com serviço de atendimento médico, internação, exames laboratoriais, serviço de radiografia e banco de sangue.
 
	
	Corretora de valores mobiliários que realiza também palestras e workshops em seu auditório
	
	Sociedade que cria ovinos em Seropédica e que buscou se registrar na junta comercial local.
	
	Corretora de imóveis que trabalha também com a administração de condomínios.

Continue navegando