Buscar

farmacologia aplicada a biomedicina questionario1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso	FARMACOLOGIA APLICADA A BIOMEDICINA
Teste	QUESTIONÁRIO UNIDADE I
Iniciado	21/09/22 18:27
Enviado	24/09/22 19:12
Status	Completada
Resultado da tentativa	2,7 em 3 pontos 
Tempo decorrido	72 horas, 44 minutos
Resultados exibidos	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos
Correta	Você trabalha em uma indústria farmacêutica e foi incumbido de testar os efeitos de um novo fármaco sobre o comportamento exploratório de ratos. O gerente do projeto solicita que você administre o fármaco aos animais utilizando uma via com biodisponibilidade = 1. A via escolhida deve ser a:
Resposta Selecionada:	
Corretac. Intravenosa.
Respostas:	
a. Oral.
b. Sublingual.
Corretac. Intravenosa.
d. Subcutânea.
e. Pulmonar.
Comentário da resposta:	Resposta: C
Comentário: biodisponibilidade se refere à quantidade do fármaco inalterado que atinge a circulação sistêmica após a administração. Em outras palavras, a biodisponibilidade é a quantificação do processo de absorção do fármaco. Todas as vias de administração implicam na perda de certa quantidade do fármaco, por diferentes motivos (difusão pelos tecidos antes de ser absorvido, biotransformação hepática ou pela microbiota do local de administração etc.), à exceção da via intravenosa, uma vez que o fármaco é administrado diretamente na circulação sistêmica. Nesse caso, a biodisponibilidade é de 100% ou igual a 1.
Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos
Correta	
Você está investigando o pKa de um ácido fraco e, a partir de suas análises, chega à conclusão de que, em pH 5,0, 50% das moléculas do fármaco se encontram ionizadas e 50% não ionizadas. De acordo com esses dados, assinale o pH que mais favorece a absorção desse fármaco:
Resposta Selecionada:	
Corretaa. 
4,0.
Respostas:	
Corretaa. 
4,0.
b. 
5,0.
c. 
6,0.
d. 
7,0.
e. 
8,0.
Comentário da resposta:	
Resposta: A
Comentário: de maneira geral, dizemos que o pKa de um fármaco corresponde ao pH em que 50% das moléculas do fármaco se encontram ionizadas e 50% não ionizadas. Portanto, de acordo com o enunciado, o fármaco em questão é um ácido fraco de pKa 5,0. A regra geral para fármacos de caráter ácido é a seguinte: são bem absorvidos em pH ácido e, quanto menor o pH em relação ao pKa, maior será a absorção. Logo, concluímos que, dentre as alternativas apresentadas, o fármaco será melhor absorvido em pH 4,0. Aplicando-se a equação de Henderson-Hasselbach, podemos quantificar a concentração de moléculas não ionizadas em relação às ionizadas (A - é a forma ionizada do fármaco e HA, a forma não ionizada):
Portanto, em pH 4,0, a concentração da forma não ionizada (HA) é 10 vezes maior do que a concentração da forma ionizada (A -). Uma vez que as moléculas não ionizadas são aquelas que, de maneira geral, atravessam a membrana plasmática das células, em pH 4,0, a absorção do fármaco ácido fraco de pKa 5,0 é favorecida.
Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
Correta	O metabolismo de primeira passagem, também conhecido como “efeito de primeira passagem”, é um fenômeno de biotransformação do medicamento no qual a concentração do fármaco é significantemente reduzida pelo fígado ou pela microbiota antes de atingir a circulação sistêmica. Assinale a alternativa que indica corretamente o efeito do metabolismo de primeira passagem sobre a biodisponibilidade do fármaco e a principal via de administração envolvida com esse fenômeno.
Resposta Selecionada:	
Corretab. Diminui e oral.
Respostas:	
a. Aumenta e oral.
Corretab. Diminui e oral.
c. Não altera e oral.
d. Aumenta e intravenosa.
e. Diminui e intravenosa.
Comentário da resposta:	Resposta: B
Comentário: quando administrado por via oral, o fármaco segue para o fígado, via circulação porta-hepática, antes de atingir a circulação sistêmica. No fígado, parte do fármaco é biotransformado, ou seja, tem sua estrutura química alterada, o que acarreta diminuição da biodisponibilidade. Tal biotransformação também é resultado da exposição do fármaco à microbiota intestinal.
Pergunta 4
0 em 0,3 pontos
Incorreta	
O gráfico apresenta a curva concentração de dois fármacos agonistas, denominados fármacos A e B. Assinale a alternativa incorreta em relação a esses fármacos.
 
Resposta Selecionada:	
Incorretab. 
Os dois fármacos apresentam a mesma potência.
Respostas:	
a. 
O fármaco A é um agonista total e o fármaco B, um agonista parcial.
b. 
Os dois fármacos apresentam a mesma potência.
c. 
O fármaco A é mais eficaz do que o fármaco B.
Corretad. 
O EC50 dos dois fármacos é igual a 9 mol/L.
e. 
O Emáx do fármaco B é igual a 23%.
Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
Correta	Receptores farmacológicos podem ser definidos como proteínas que possuem a capacidade de se ligar a um fármaco e, por meio de modificações conformacionais e interações proteicas, gerar e propagar um sinal. Hoje em dia, sabe-se que a diversidade de ações celulares é, em parte, resultado da presença de diferentes sistemas receptores na membrana celular, citoplasma e/ou núcleo. Os receptores farmacológicos são capazes de responder seletivamente aos mais variados tipos de estímulo, internos ou externos. A partir dessas informações e de seus conhecimentos, avalie as seguintes afirmativas:
I – As quatro principais classes de receptores farmacológicos são: receptores acoplados a proteína G, receptores enzimáticos, receptores acoplados a canal iônico e receptores intracelulares.
II – Existem vários tipos de receptores acoplados à proteína G. A principal diferença entre eles é a via de sinalização intracelular ativada em resposta à ligação do agonista. Exemplos de receptores acoplados à proteína G são os adrenoceptores e os receptores muscarínicos.
III – O canal de sódio voltagem-dependente, presente nos nervos e responsável pelo influxo de sódio que inicia o potencial de ação, é um exemplo de receptor acoplado ao canal iônico.
 
Estão corretas somente as afirmativas:
Resposta Selecionada:	
Corretaa. I e II.
Respostas:	
Corretaa. I e II.
b. II e III.
c. I e III.
d. I, II e III.
e. Nenhuma afirmativa está correta.
Comentário da resposta:	Resposta: A
Comentário: o canal de sódio voltagem-dependente não é operado por ligante e, portanto, não é um receptor.
Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos
Correta	Neste tipo de antagonismo, a ligação do antagonista ocorre no sítio de ligação ao agonista. Como resultado, na presença de excesso desse tipo de antagonista, o EC50 do agonista aumenta (a potência do agonista na presença do antagonista, portanto, diminui), enquanto que a eficácia do agonista não é alterada. A descrição se refere ao antagonismo:
Resposta Selecionada:	
Corretae. Competitivo.
Respostas:	
a. Inverso.
b. Total.
c. Parcial.
d. Não competitivo.
Corretae. Competitivo.
Comentário da resposta:	Resposta: E
Comentário: no antagonismo competitivo, o antagonista se liga ao mesmo sítio de ligação do agonista e, portanto, são necessárias maiores concentrações do agonista para deslocar o antagonista do sítio de ligação e promover a ação. Portanto, o EC50 aumenta, enquanto que a eficácia é mantida (o efeito máximo do agonista é mantido, porém mediante concentrações maiores dele).
Pergunta 7
0,3 em 0,3 pontos
Correta	Considere três pacientes: o paciente A apresenta hipertensão; o paciente B, glaucoma; e o paciente C, asma. Assinale a alternativa que apresenta classes farmacológicas úteis no tratamento dos pacientes A, B e C, respectivamente:
Resposta Selecionada:	
Corretaa. Antagonistas alfa-1, agonistas muscarínicos e agonistas beta-2.
Respostas:	
Corretaa. Antagonistas alfa-1, agonistas muscarínicos e agonistas beta-2.
b. Betabloqueadores, betabloqueadores e antagonistas beta-2.
c. Agonistas muscarínicos, antagonistas alfa-2 e antagonistas muscarínicos.
d. Agonistas alfa-2, anticolinesterásicos e agonistas muscarínicos.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Comentário da resposta:	Resposta: A
Comentário: antagonistas alfa-1,
como o prazosin, bloqueiam os receptores alfa-1 nas arteríolas, diminuindo, assim, a vasoconstrição mediada pelo sistema nervoso simpático. Agonistas muscarínicos, como a pilocarpina, promovem miose e, assim, aumentam a drenagem do humor vítreo, diminuindo a pressão intraocular. Agonistas beta-2 como o fenoterol ativam os receptores beta-2 presentes nos bronquíolos, promovendo, assim, broncodilatação.
Pergunta 8
0,3 em 0,3 pontos
Correta	Os adrenoceptores alfa predominam em diversos tecidos, como a maioria dos vasos sanguíneos e dos tecidos musculares lisos. A respeito dos fármacos que atuam sobre os adrenoceptores alfa, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Os antagonistas alfa-1, como o prazosin, são uma das primeiras escolhas no tratamento da hipertensão arterial, pois, como são seletivos, apresentam poucos efeitos adversos.
II. Os agonistas alfa-1, como a nafazolina, quando administrados topicamente, promovem vasoconstrição na mucosa nasal, o que justifica seu uso como descongestionantes. Efeitos adversos decorrentes do uso tópico de agonistas alfa-1 incluem necrose da mucosa nasal, hiperemia de rebote e hipertensão arterial.
III. A clonidina é um fármaco que diminui a pressão arterial por ativar receptores alfa 2 no sistema nervoso central, o que diminui o tônus simpático; e no neurônio pós-ganglionar do nervo simpático, o que diminui a secreção de noradrenalina.
IV. Caso seja administrado um antagonista alfa não seletivo para um indivíduo, observar-se-á a diminuição da pressão arterial, decorrente do bloqueio de receptores alfa-1 nas arteríolas, e o aumento do trabalho cardíaco, decorrente do bloqueio de receptores alfa-2 no nervo simpático, o que aumenta a liberação de noradrenalina, que, por sua vez, ativa receptores beta-1 no coração.
V. Antagonistas do adrenoceptor alfa-2 são rotineiramente utilizados no tratamento da hipotensão arterial, uma vez que são responsáveis por aumentar o tônus simpático.
 
Estão corretas somente as afirmativas:
Resposta Selecionada:	
Corretab. II, III e IV.
Respostas:	
a. I, II e III.
Corretab. II, III e IV.
c. III, IV e V.
d. II, IV e V.
e. I, II, III, IV e V.
Comentário da resposta:	Resposta: B
Comentário: os antagonistas alfa-1 não são a primeira escolha no tratamento da hipertensão, por conta de seus efeitos adversos. Antagonistas alfa-2 aumentam o tônus simpático e, portanto, não são usados no tratamento da hipertensão (promovem vasoconstrição e, assim, aumentam a pressão arterial).
Pergunta 9
0,3 em 0,3 pontos
Correta	Analise as afirmativas a seguir, a respeito dos antagonistas muscarínicos, e assinale a alternativa correta.
I. A N-butilescopolamina promove alívio das cólicas abdominais e uterinas ao bloquear receptores M3, acoplados à proteína Gq, nesses órgãos.
II. O ipratrópio é um fármaco que impede a broncoconstrição e a secreção de muco no asmático. Como é pouco absorvido, apresenta poucos efeitos adversos sistêmicos e pode ser associado ao fenoterol, um agonista beta 2, a fim de possibilitar a diminuição da dose desse último.
III. A atropina pode ser usada como adjuvante da anestesia, pois promove diminuição da salivação, do peristaltismo e da frequência cardíaca.
IV. Bradicardia, diminuição da pressão arterial, miose, náuseas, vômitos e diarreia, sudorese e aumento da salivação são manifestações clássicas decorrentes do uso de anticolinérgicos.
V. Usos dos antagonistas muscarínicos incluem a promoção de midríase, o controle da incontinência urinária e da asma.
 
Estão corretas somente as afirmativas:
Resposta Selecionada:	
Corretad. I, II e V.
Respostas:	
a. I, II e III.
b. II, III e IV.
c. III, IV e V.
Corretad. I, II e V.
e. I, II, III, IV e V.
Comentário da resposta:	Resposta: D
Comentário: no item III, a atropina bloqueia receptores M2 no coração e, portanto, promove taquicardia ao impedir a diminuição da frequência cardíaca mediada pela acetilcolina. No item IV, as manifestações listadas são decorrentes do uso de agonistas muscarínicos, e não de antagonistas.
Pergunta 10
0,3 em 0,3 pontos
Correta	A fim de estudar o mecanismo de ação de dois relaxantes musculares, você os injetou em animais de experimentação. O animal que recebeu o relaxante A apresentou fasciculações, seguidas de paralisia muscular, enquanto que o animal que recebeu o relaxante B apresentou paralisia flácida. A partir desses dados, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Corretad. Anticolinesterásicos são capazes de reverter a paralisia desencadeada por B.
Respostas:	
a. O relaxante A é não despolarizante.
b. O relaxante B é um agonista do receptor nicotínico muscular.
c. A atropina é capaz de antagonizar a paralisia desencadeada por A.
Corretad. Anticolinesterásicos são capazes de reverter a paralisia desencadeada por B.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Comentário da resposta:	Resposta: D
Comentário: a paralisia flácida é característica do uso dos antagonistas dos receptores nicotínicos musculares, como o pancurônio e o rocurônio. Para se reverter a ação desses fármacos, administra-se um anticolinesterásico, como a neostigmina, o que aumenta a concentração de acetilcolina na fenda sináptica. A acetilcolina desloca o antagonista do sítio de ligação ao receptor nicotínico, restabelecendo, assim, o movimento.
Sábado, 24 de Setembro de 2022 19h12min04s GMT-03:00

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais