Buscar

Embriologia: Origem e Desenvolvimento

Prévia do material em texto

Embriologia
A embriologia está relacionada com a origem e o desenvolvimento de um ser vivo, do zigoto ao nascimento.O desenvolvimento humano começa na fecundação, quando um ovócito (óvulo) de uma mulher é fertilizado pelo espermatozoide de um homem. O desenvolvimento envolve muitas mudanças que transformam uma única célula, o zigoto, em um ser humano multicelular.
Importância e Avanços na Embriologia
O estudo das etapas e dos mecanismos do desenvolvimento humano pré-natal nos ajuda a compreender as relações normais das estruturas do corpo e as causas de defeitos ao nascimento (anomalias congênitas). As pesquisas continuam os questionamentos sobre como, quando e onde os genes selecionados são ativados e expressos no embrião durante o desenvolvimento normal e anormal.
O desenvolvimento se inicia na fecundação, quando um espermatozoide penetra um oócito (óvulo) e forma um zigoto. O período embrionário abrange as primeiras oito semanas de desenvolvimento de um embrião. O período fetal começa na nona semana. Em 1995, Edward B. Lewis, Christiane Nüsslein-Volhard e Eric F. Wieschaus foram agraciados com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou
Medicina pela descoberta dos genes que controlam o desenvolvimento embrionário. Essas descobertas contribuem para a melhor compreensão das causas dos defeitos congênitos e de abortos espontâneos.
Em 1997, Ian Wilmut et al. foram os primeiros a produzir um mamífero (a ovelha Dolly) por clonagem utilizando a técnica de transferência nuclear de células somáticas. O interesse pela clonagem humana tem gerado consideráveis debates, em razão das implicações sociais, éticas e legais. Além disso, há a preocupação de que a clonagem possa aumentar o número de neonatos (recém-nascidos) com malformações congênitas e doenças graves.
As células-tronco embrionárias humanas são pluripotentes e capazes de se desenvolver em diversos tipos celulares. O isolamento e a cultura de células-tronco embrionárias humanas e de outras células-tronco podem ser uma grande promessa para o desenvolvimento de terapias moleculares.
Termos descritivos
Em Anatomia e Embriologia, são utilizados termos especiais para posição, direção e para os vários planos corporais. As descrições do adulto são baseadas na posição anatômica; o corpo é ereto, os membros superiores são laterais e as palmas dirigem-se anteriormente. Os termos descritivos de posição, direção e planos utilizados para embriões. 
Gametogênese
Formação dos gametas a partir de células germinativas.
Fecundação
É a penetração do espermatozoide no ovócito II e formação de um zigoto.
Embriogênese
É o desenvolvimento de uma nova vida a partir do zigoto, ou seja, trata-se do desenvolvimento embrionário.

Continue navegando