Buscar

AOL1 ELETRONICA DIGITAL E SISTEMAS DIGITAIS 2022 2B 10-10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Fabio Lima
Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Comentários
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Pergunta 1 1 / 1
Leia o excerto a seguir:
“A maioria dos fabricantes de dispositivos lógicos programáveis produz uma série de CPLDs que variam em densidade, tecnologia de processo, consumo de potência, tensão de alimentação e velocidade. Os fabricantes geralmente especificam a densidade de um CPLD em termos de macrocélulas ou blocos de arranjo lógico.” 
Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 629.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre dispositivos lógicos programáveis – CPLDs, é possível afirmar que: 
A a maioria das CPLDs são programáveis e usam tecnologia de processo de EEPROM, tendo em vista que o consumo de potência é da ordem de microwatts.
B Resposta corretaa maioria das CPLDs são reprogramáveis e usam tecnologia de processo de EEPROM, tendo em vista que o consumo de potência é da ordem de miliwatts.
C a maioria das CPLDs não são reprogramáveis e usam tecnologia de processo de EPROM.  
D a maioria das CPLDs são reprogramáveis e usam tecnologia de processo de PROM, tendo em vista que o consumo de potência é da ordem de miliwatts.
E a maioria das CPLDs são reprogramáveis e usam tecnologia de processo de EEPROM, tendo em vista que o consumo de potência é da ordem de microwatts.
Pergunta 2 1 / 1
Leia o excerto a seguir:
“Uma memória ideal tem uma alta capacidade de armazenamento, é não volátil, tem capacidade de leitura e escrita no sistema, é compatível com operações rápidas e tem um custo eficaz. As tecnologias tradicionais de memória como ROM, PROM, EPROM, EEPROM, SRAM e DRAM exibem individualmente um ou mais dessas características, porém nenhuma apresenta todas essas características, exceto a memória flash.” 
Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 579.
Considerando esse excerto e o conteúdo estudado sobre a memória flash, pode-se afirmar que:
A a memória flash é uma memória não volátil de escrita, possuindo pequena capacidade de armazenar informações. Como exemplos de memória flash, podemos mencionar a memória SRAM. 
B a memória flash é uma memória volátil de escrita e de leitura. Como exemplos de memória flash, podemos mencionar o pendrive, as memórias DRAMS e as memórias ROMs. 
C Resposta corretaa memória flash é uma memória não volátil de escrita e de leitura, possuindo grande capacidade de armazenar dados e informações. 
D a memória flash é uma memória volátil de escrita. Como exemplos de memória flash, podemos mencionar o disco rígido. 
E a memória flash é uma memória volátil de escrita e de leitura. Como exemplos de memória flash, podemos mencionar as PROMS e as EPROMs. 
Pergunta 3 1 / 1
A memória FIFO (FIRST-IN, FIRST-OUT) é constituída por um conjunto de registradores de deslocamento que efetuam operações básicas de entrada e saída de dados. Por outro lado, a memória LIFO (LAST-IN, FIRST-OUT) refere-se a uma pilha de Bytes operando de forma paralela. 
Nessas condições, considerando estas informações, bem como as características das memórias FIFO e LIFO, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Nas memórias FIFO, o primeiro dado escrito na memória é o primeiro a ser lido. 
II. ( ) Nas memórias FIFO, o primeiro dado escrito na memória é o último a ser gravado. 
III. ( ) As memórias FIFO são conhecidas como memória flash. 
IV. ( ) As memórias LIFO são utilizadas em sistemas microprocessados.
V. ( ) As memórias LIFO permitem que dados e informações sejam armazenados e lidos na ordem inversa das memórias FIFO. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A V, F, F, V, F.
B F, V, V, V, F.
C V, V, F, F, V.
D Resposta correta V, F, F, V, V.
E F, F, V, V, F.
Pergunta 4 1 / 1
Leia o excerto a seguir:
“Os dois tipos principais de dispositivos lógicos programáveis simples (SPLDs) são o PAL e o GAL. PAL significa lógica de arranjo programável e GAL significa lógica de arranjo genérico. Geralmente, o dispositivo PAL é programável uma vez (OTP – One-Time Programmable) e um dispositivo GAL é um tipo de PAL reprogramável […]”.
Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 622.
Com base no trecho acima, bem como de acordo com os estudos realizados sobre dispositivos lógicos programáveis, analise as alternativas a seguir:
I. Um dispositivo lógico programável SPLD – PAL consiste em um arranjo de portas lógicas AND (portas AND) e OR (portas OR).
II. O dispositivo lógico programável SPLD – GAL é, na verdade, um dispositivo SPLD – PAL que utiliza tecnologias para reprogramação como se fosse uma memória semicondutora EEPROM.
III. Os principais fabricantes de dispositivos lógicos programáveis SPLDs (PAL e GAL) são: Altera, Artimel, Cypress, LG, Philips e Nantis.
IV. GAL é marca registrada da Lattice Semiconductor Corporation. 
Está correto apenas o que se afirma em:
A II e III.
B I, III e IV.
C Resposta corretaI, II e IV.
D III e IV.
E I, II e III.
Pergunta 5 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“No arranjo em blocos de um dispositivo lógico programável CPLD genérico, existem vários LABs, os quais são caracterizados como arranjos SPLDs com interconexões programáveis por softwares.” 
Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 629.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que os LABs possuem:
A arquiteturas de softwares.
B blocos com arquitetura analógica.
C tecnologia de saída de dados.
D blocos analógicos. 
E Resposta corretablocos de arranjos lógicos.
Pergunta 6 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“Os computadores usam discos rígidos como um meio de armazenamento em massa interno. Os discos rígidos são discos (‘pratos’) rígidos feitos de uma liga de alumínio ou uma mistura de vidro e cerâmica cobertos com uma camada magnética.”
Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 595.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado, pode-se afirmar que:
A juntamente com a memória RAM, o disco rígido é considerado a memória principal do computador. 
B o drive de disco rígido é composto por dois eixos e três braços atuadores para a sincronização das cabeças de escrita e leitura de dados / informações.
C a gravação das informações no disco rígido é realizada apenas em um dos lados da superfície do disco. 
D Resposta corretao drive de disco rígido é hermeticamente fechado (selado). 
E na manufatura de discos rígidos, normalmente utiliza-se ligas de ferro. 
Pergunta 7 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“A arquitetura do CPLD MAX 7000 é semelhante ao arranjo em blocos do CPLD genérico. Isto significa que a sua estrutura contempla dispositivos lógicos programáveis SPLD PAL e GAL, os quais produzem funções de soma de produtos.”
Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 630.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre CPLD MAX 7000, pode-se afirmar que os principais atributos são:
A o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora EPROM. A tensão de operação pode variar entre 1,3 e 5,0 V e o consumo de potência (energia) depende da tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência elétrica de operação. 
B o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora EEPROM. A tensão de operação pode variar entre 1,3 e 5,0 V e o consumo de potência (energia) depende da tensão e da corrente elétrica, bem comoda frequência elétrica de operação. 
C o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora EPROM. A tensão de operação pode variar entre 3,5 e 5,0 V e o consumo de potência (energia) depende da tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência elétrica de operação. 
D o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora EEPROM. A tensão de operação pode variar entre 3,3 e 7,5 V e o consumo de potência (energia) depende da tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência elétrica de operação. 
E Resposta corretao CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora EEPROM. A tensão de operação pode variar entre 3,3 e 5,0 V e o consumo de potência (energia) depende da tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência elétrica de operação. 
Pergunta 8 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“A série CoolRunner II de CPLDs contém de 32 a 512 macrocélulas. Como existem 16 macrocélulas por bloco de função, o número de blocos de funções varia de […].
” Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 638.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o CPLD CoolRunner II da Xilinx, pode-se afirmar que: 
A o número de blocos pode variar de 2 a 30.
B Resposta corretao número de blocos pode variar de 2 a 32.
C o número de blocos pode variar de 2 a 36.
D o número de blocos pode variar de 4 a 32.
E o número de blocos pode variar de 2 a 34.
Pergunta 9 1 / 1
A memória ROM, também conhecida como memória somente de leitura, permite apenas a leitura dos dados e das informações, já que a gravação desses conteúdos é realizada pelo fabricante da memória.
Nessas condições, considerando essas informações, bem como as características das memórias ROMs, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) As ROMs retêm os dados armazenados quando a alimentação é desligada.
II. (  ) As ROMs são memórias voláteis. 
III. ( ) A memória ROM possui uma família de memória, a qual constituí as PROM, as EPROMs e as EEPROMs. 
IV. (  ) A memória ROM é programável. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A V, V, F, F.
B Resposta corretaV, F, V, V.
C V, F, F, V.
D F, V, V, V.
E F, F, V, V.
Pergunta 10 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“Um CPLD com arquitetura CoolRunner II usa uma estrutura do tipo PLA. Esse dispositivo tem múltiplos blocos de funções (FBs), os quais são análogos aos LABs na arquitetura MAX 7000 da Altera.”
Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 637.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre CPLD CoolRunner II, pode-se afirmar que:
A da mesma forma que o dispositivo lógico programável CPLD MAX da Vantis, variam de acordo com a sua arquitetura e velocidade de processamento. 
B Resposta corretada mesma forma que o dispositivo lógico programável CPLD MAX da Altera, variam de acordo com a sua arquitetura, densidade, tecnologia de processo, consumo de potência elétrica, tensão elétrica de alimentação e velocidade de processamento. 
C da mesma forma que o dispositivo lógico programável CPLD MAX da Atmel, variam de acordo com a sua tecnologia de processo, consumo de potência elétrica e tensão elétrica de alimentação. 
D da mesma forma que o dispositivo lógico programável CPLD MAX da Altera, variam de acordo com as suas portas lógicas AND e OR, arquitetura, densidade e velocidade de processamento. 
E da mesma forma que o dispositivo lógico programável CPLD MAX da Cypress, possuem blocos de funções interconectados por uma matriz de interconexões avançadas (AIM – Advanced Interconnect Matrix).
Comentários para o aluno
Seu instrutor não fez comentários
10/10
Nota final Enviado em: 10/10/22 21:03 (BRT)
××

Continue navegando