Buscar

Questionário - Integrado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDOS INDEPENDENTES - ESTUDO DIRIGIDO
Questionário Integrado de Histologia, Citologia e Embriologia
Este Estudo Dirigido Integrado, faz parte dos Estudos Independentes. É composto por 12 (doze) questões abertas (discursivas) que tem como objetivo ajudar no desenvolvimento das seguintes competências: compreender como os diferentes tecidos se originam no embrião em desenvolvimento e qual a sua importância cada local/órgão; bem como entender as interações celulares nos e entre os diferentes tipos teciduais.
Leia e responda com atenção.
1) As células da mucosa intestinal dos animais garantem a nutrição através de processos de absorção. Assim para tornar este processo efetivo desenvolveram ao longo da evolução especialização de sua membrana denominada de microvilosidades e formações de vilosidades. Explique a importância dessas estruturas (microvilosidades e vilosidades no intestino).
 As pregas, vilosidades e microvilosidades garantem ao intestino delgado uma grande superfície de contato, o que aumenta a absorção dos nutrientes em virtude do contato com o produto da digestão. Estudos indicam que essas três estruturas juntas aumentam em até 600 vezes a superfície do intestino delgado.
2) Explique a origem embrionária para os diferentes folhetos embrionários: Ectoderma; Endoderma e Mesoderma.
 As células presentes na superfície da blástula movem-se para o interior, formando camadas e um intestino primitivo. As camadas são chamadas de folhetos embrionários germinativos. A ectoderme é a camada mais externa ela é a responsável pela formação da epiderme e anexos epidérmicos (unha, pelo) do sistema nervoso e das cavidades (boca, nariz, ânus), a endoderme é a mais interna, ela forma o sistema respiratório e alguns órgãos do sistema digestório - o fígado e o pâncreas, e a mesoderme é o folheto intermediário, ou seja, aquele que se localiza entre a ectoderma e a endoderma, a mesoderme origina a derme, os ossos e os músculos, bem como os sistemas circulatório e reprodutor.
3) Faça uma tabela contendo os folhetos embrionários e os diferentes tecidos aos quais eles originam durante o desenvolvimento embrionário.
	Ectoderma
	Endoderma
	Mesoderma
	Sistema nervoso
	Vísceras
(sistema respiratório e digestório)
	Sistema muscular, sistema circulatório, sistema esquelético e sistema urogenital-tecido conjuntivo
	Tecido epitelial/Tecido nervoso
	Tecidos conjuntivos/Tecido epitelial/ Tecido muscular
	Tecido epitelial
4) O interior do organismo dos diferentes seres vivos (sangue e tecidos profundos) é um local muito susceptível ao ataque de microrganismos, bem como a entrada de moléculas ou substâncias estranhas. Para evitar esses ataques ou estas entradas de moléculas é necessário que estes organismos não consigam atravessar facilmente as camadas epiteliais penetrando nos espaços intercelulares dos epitélios e assim atingindo o tecido conjuntivo. Para que isto não ocorra às células epiteliais dispõem de especializações de membrana lateral responsáveis pela vedação desses espaços intercelulares. Descreva quem são essas especializações e como elas contribuem no processo citado acima.
A membrana plasmática possui várias especializações, seja ela de um organismo unicelular ou pluricelular, estas especializações são variadas em relação às designações celulares. As especializações são: Microvilosidade, invaginações de base, desmossomos, interdigitações, cutículas, cimentos intercelulares. Os cimentos é o que chamamos de complexos unitivos. Eles têm o papel de desenvolver a ligação entre as células, não permitindo que outras substâncias atravessem em suas lacunas.
5) Descreva a importância de uma especialização de membrana específica (que aprendemos nas primeiras aulas), sobre a movimentação dos espermatozoides.
Os Cílios são estruturas mais curtas e numerosas e apresentam um movimento do tipo vaivém. Nas células epiteliais que revestem o trato respiratório humano, um número gigantesco de cílios (109 /cm2 ou mais) limpam as camadas de muco contendo partículas de poeira e células mortas em direção à boca, onde serão engolidas ou eliminadas. Os cílios também auxiliam no deslocamento do óvulo pelo oviduto e, uma estrutura relacionada, o flagelo, impulsiona os espermatozoides. 
6) Qual é a importância da interação dos tecidos conjuntivos com os tecidos epiteliais?
Os nutrientes como o gás carbônico e glicose chegam até o epitélio por meio de tecidos altamente irrigados chamados de tecido conjuntivo, são eles os que nutrem e apoiam o epitélio, a junção entre estes dois tecidos é uma região rica em proteínas, denominas de lâmina basal. O tecido epitelial é constituído pela célula e uma pequena quantidade de matriz intercelular, enquanto os tecidos conjuntivos são constituídos pela célula e uma enorme quantidade de matriz intercelular.
7) Pense na traqueia (órgão do sistema respiratório) e responda: Qual é a importância das peças de cartilagem nesse órgão?
 A traqueia garante que o ar seja transportado e chegue até os pulmões. A traqueia é constituída por 20 cartilagens hialinas em formato de C. A presença de cartilagem é importante para evitar o fechamento desse canal. Ela envolve e protege as pregas vocais, bem como a entrada para a traqueia, prevenindo que partículas de alimentos ou fluidos entrem nos pulmões.
8) Pesquise sobre os discos intercalares, presentes no tecido estriado cardíaco e responda: Qual é a importância dessa estrutura? 
Os discos intercalares são encontrados exclusivamente no tecido cardíaco e possuem a função de transmitir os sinais de uma célula para outra, garantindo a sincronização da contração cardíaca e impedindo a separação dessas células durante o batimento cardíaco.
9) Pesquise e descreva como ocorre o processo de sinapse e em qual tecido esse processo ocorre.
Quando os neurotransmissores chegam na célula receptora, eles ligam-se a receptores e
causam uma alteração química dentro da célula (muitas vezes, abrindo canais iônicos e
mudando o potencial elétrico através da membrana). Tecido muscular.
10) Por que no tecido de revestimento externo do corpo dos seres vivos encontramos uma camada de queratina/camada córnea? Qual é a importância dessa camada? E em qual tecido essa camada é encontrada?
A camada de queratina é mais espessa principalmente na planta dos pés e palma das mãos, tem como função a proteção. Forma uma camada impermeabilizante e constitui a primeira linha de defesa contra infecções. A queratina atuará na formação da camada córnea, um tipo de proteção para a epiderme contra a perda de água para o meio.  
11) Por que no esôfago, os seres vivos apresentam um epitélio estratificado pavimentoso e no intestino um epitélio simples colunar?
 O epitélio do esôfago é um epitélio estratificado, pois é constituído por várias camadas celulares, pavimentoso, pois as células mais superficiais são achatadas e não queratinizado, pois não possui uma camada queratinizada na sua superfície. E o epitélio simples colunar uma única camada de células em forma de cubo. Este tipo oferece maior proteção do que o pavimentoso simples devido à sua espessura aumentada. Também possui funções secretora, absortiva e excretora devido ao seu citoplasma rico em organelas.
12) Por que os tecidos musculares estriados (esquelético e cardíaco) recebem esta denominação (estriado)?
Pois as fibras do tecido muscular, ao microscópio, exibirem uma série regular de faixas ou estrias que atravessam as fibras em ângulo reto, por este motivo o tal músculo é denominado estriado.

Continue navegando