Buscar

Contabilidade e Legislação trabalhista - 157

Prévia do material em texto

Para o momento em que o empregado solicitar a rescisão do contrato de trabalho, ou quando o empregador decidir pelo seu afastamento, existe o instituto do aviso prévio que visa dar proteção a ambos, empregado e empregador, frente a surpresa do término inesperado da relação de emprego. Conforme Amauri Mascaro Nascimento, o aviso prévio “é comunicação da rescisão do contrato de trabalho pela parte que decide extingui-lo, com a antecedência a que estiver obrigada e com o dever de manter o contrato após essa comunicação até o decurso do prazo nela previsto, sob pena de pagamento de uma quantia substitutiva, no caso de ruptura do contrato”. Sobre aviso prévio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Se solicitado pelo empregador, sem justa causa, o prazo mínimo para o aviso prévio é de 30 dias corridos, acrescidos de 5 dias por ano completo trabalhado na empresa, até o limite de 120 dias. No caso de pedido de demissão, o aviso a ser cumprido não pode ser superior a 30 dias.
( ) O aviso prévio é indenizado quando o empregador determinar o desligamento imediato do empregado, e desta forma faz o pagamento do período de aviso na rescisão de contrato de trabalho.
( ) Não existirá o aviso prévio indenizado quando a iniciativa da rescisão contratual for do empregado.
( ) Quando o aviso prévio for dado pelo empregado, ele deverá cumprir 30 dias do aviso prévio em sua jornada de trabalho integral, com exceção se ficar comprovado que encontrou outro emprego. , caso em que ficará dispensado do cumprimento do aviso prévio.
( ) Na situação de o aviso prévio ter sido dado pelo empregador, e este desejar que o empregado trabalhe o período do aviso, terá o empregado direito de solicitar redução da jornada de trabalho em 2 horas diárias para que possa buscar novo emprego, ou poderá se ausentar por 7 dias corridos no final do período.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
F – V – F – V – V.

Continue navegando