Buscar

Prova Online - DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E SURDOCEGUEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100039 - DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E SURDOCEGUEIRA
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
As línguas de sinais são naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. Elas podem ser comparadas à complexidade e expressividade das línguas orais, pois pode ser passado qualquer conceito, concreto ou abstrato, emocional ou racional, complexo ou simples por meio delas. Trata-se de línguas organizadas e não de simples junção de gestos. Por este motivo, por terem regras e serem totalmente estruturadas, são chamadas línguas. As línguas de sinais diferenciam-se das línguas orais porque se utilizam de um meio visual-espacial, ou seja, na elaboração das línguas de sinais precisamos olhar os movimentos que o emissor realiza para entendermos sua mensagem.
Assim, para melhor compreendermos essa metodologia, precisamos saber qual é a primeira língua considerada pelos surdos e a sua segunda língua?
a ) A primeira e única língua dos surdos é a Língua Brasileira de Sinais (Libras), pois essa é a maneira com que ele se comunica.
b )Precisamos ter ciência que a língua natural do país que os surdos nasceram é a Língua Brasileira de Sinais (Libras), elas têm a mesma importância, não há hierarquia, pois as duas são importantes para a boa comunicação dos surdos.
c )A primeira língua (língua natural do seu país) dos surdos é a Língua Portuguesa e a segunda é a Língua Brasileira de Sinais (Libras) a que ele aprendeu depois que nasceu.
d ) A primeira língua (língua natural) dos surdos é a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e a língua portuguesa é sua segunda língua.
e ) A primeira língua dos surdos é a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e a segunda considera-se a língua do tradutor-intérprete, que muito lhe assessora.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
A visão é um dos cinco sentidos. São grandes as diferenças entre a visão dos seres humanos e dos animais. A visão dos seres humanos é complexa, pois existem algumas partes responsáveis por detectar a luz, e outras responsáveis por detectar as imagens e de interpretá-las.
A visão funciona assim: a luz que chega ao olho atravessa à córnea, o humor aquoso e a pupila, e chega ao cristalino, que direciona os raios de luz até a retina, onde se forma uma imagem invertida do objeto focalizado. Entram então em ação as células receptoras, ou seja, os cones e os bastonetes, que enviam impulsos nervosos ao nervo óptico, que por sua vez os envia ao cérebro. A imagem que chega ao cérebro é então interpretada, de modo que a imagem, antes invertida, seja vista na posição correta.
Nesta perspectiva, qual a região no cérebro humano responsável pela visão?
a )Lobo temporal direito. b ) Córtex visual primário.c ) Lobo frontal do lobo temporal.
d ) Lobo temporal superior. e )Córtex visual secundário.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
A educação está vivenciando inúmeras transformações, nas quais se destaca a educação que visa à construção e a garantia de um espaço social que contemple a inclusão e inserção das pessoas respeitando suas diferenças, uma educação.
Qual deve ser o cerne de uma educação com esses pressupostos?
a ) Que todos os alunos sejam acolhidos e tenham respeitadas suas peculiaridades e matrículas.
b ) Que o professor acredite no potencial do aluno, idealizando e criar recursos pedagógicos pertinentes.
c )Um espaço de construção físico e pedagógico e que acolha a todos.
d ) Que todos os alunos sejam acolhidos e tenham respeitados seus conhecimentos dentro de sua faixa etária.
e ) Um espaço de construção do conhecimento e de cidadania para todos.
QUESTÃO 4
A audição humana é passível de ser quantificada, a menor ou maior intensidade possível de ser ouvida, e a sensação de intensidade é diferente de pessoa para pessoa. O limiar de audibilidade para a maioria das pessoas encontra-se em 20 (nível de audição), ou seja, é o limite mínimo de detecção do som que a maioria das pessoas sem perda auditiva consegue perceber. Para medir a intensidade de um ruído ou de sons em geral, é utilizado o aparelho:
a ) Decibelímetro. b ) Instrumentador audível. c ) Medidor intermitente. d ) Decibéis sonoros.
e ) Mensurador sonoro elétrico.
QUESTÃO 5
A aquisição da linguagem é um fator de suma importância no desenvolvimento da criança, pois ela permite sua entrada no mundo simbólico. E é a partir da sua entrada no mundo dos signos que as funções mentais superiores são operadas. Neste sentido, uma importante concepção de Vygotsky é perceber a linguagem não apenas como fator de comunicação, mas também como função reguladora do pensamento. É por meio da linguagem que se constitui o pensamento do indivíduo.
Em conformidade com a teoria sociointeracionista de Vygotsky (1998), o aprendizado ocorre primeiramente de que maneira?
a ) Primeiramente acontece no âmbito social e posteriormente na esfera individual.
b ) Primeiramente acontece no âmbito individual e cognitivo e posteriormente na esfera social e simbólica.
c ) Primeiramente acontece no âmbito individual e posteriormente na esfera social.
d ) Primeiramente acontece no âmbito cognitivo e posteriormente na esfera simbólica.
e ) Primeiramente acontece no âmbito simbólico e posteriormente na esfera social.
QUESTÃO 6
No dia 26 de setembro, por meio da Lei 939/57, assinada por D. Pedro II, fundou-se o então Imperial Instituto Nacional de Educação dos Surdos-Mudos, no Rio de Janeiro. A partir de sua criação os surdos comemoram no Brasil o Dia do Surdo, em 26 de setembro. Essa fundação permanece até os dias de hoje com qual denominação?
a ) Federação Nacional de Educação dos Deficientes Auditivos (FNEDA).
b ) Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
c )Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS).
d ) Associação Brasileira dos Surdos-Mudos (ABSM).
e ) Centro Metropolitanode Educação e Integração dos Surdos (CMEIS).
QUESTÃO 7
A concepção de patologia, já atribuída aos loucos e dementes, antes encarcerados em hospícios como delinquente pelo médico Philippe Pinel, estende esse procedimento a todas as pessoas consideradas diferentes, como os surdos, que passaram a ser tratadas como portadoras de uma doença em sua diversidade, para não constituírem-se em constrangimento para a normalidade estabelecida na época pela sociedade majoritária (SANCHEZ, 1997).
Em face deste paradigma, o surdo é considerado:
a ) Uma pessoa que não ouve e, portanto, pode falar. É definido por suas características negativas e positivas.
b ) É definido por suas características positivas pois a educação se converte em terapêutica médica.
c ) Considera o surdo como uma pessoa que pode falar e por meio do currículo escolar pode dar ao sujeito o que lhe falta: a audição, e seu derivado, a fala.
d )Os surdos são considerados doentes habilitáveis e as tentativas pedagógicas são unicamente práticas reabilitatórias clínicas.
e )Os surdos são considerados doentes reabilitáveis e as tentativas pedagógicas são unicamente práticas reabilitatórias.
QUESTÃO 8
Na prática oralista estimava-se que mais de 95% dos surdos eram filhos de pais ouvintes, que não conheciam a Língua de Sinais. Com isso, as crianças apresentavam isolamento psicológico e prejuízo no desenvolvimento linguístico, cognitivo e social, com consequências negativas no acesso à informação. Durante todo o tratamento a participação familiar era de fundamental importância, pois é a família que iria fornecer as reais estimulações, já que a mesma convivia com o surdo a maior parte do tempo, conhecendo assim a vivência da criança.
Neste conteto, qual era o principal objetivo da abordagem educacional oralista?
a ) Desenvolver a linguagem de sinais (Libras) nas crianças surdas.
b )Desenvolver a linguagem de sinais (Libras) nos familiares das crianças surdas para que eles pudessem trabalhar com elas.
c ) Desenvolver a fala do surdo, pois a língua falada era considerada essencial para a comunicação e desenvolvimento integral das crianças surdas.
d )Desenvolver os processos cognitivo esocial, para que as crianças surdas pudessem ter acesso às informações dos ouvintes.
e ) Desenvolver a coordenação labial do surdo, para que a comunicação e o desenvolvimento integral das crianças surdas.
QUESTÃO 9
Ao refletimos sobre a amplitude da deficiência auditiva que se pauta pela plasticidade neuronal, esclarecendo que o sistema auditivo é formado pelo órgão sensorial da audição, pelas vias auditivas do sistema nervoso e por estruturas cerebrais que recebem, analisam e interpretam as informações sonoras. Portanto, um diagnóstico audiológico realizado durante o primeiro ano de vida possibilita a intervenção médica e/ou fonoaudiológico, ainda no período crítico de maturação e plasticidade funcional do sistema nervoso central, permitindo um prognóstico favorável em relação ao desenvolvimento global da criança. A capacidade de plasticidade dos neurônios que compõem os sistemas sensoriais é fundamental durante a fase inicial da vida, tanto no período intrauterino quanto no neonatal, garantindo a consolidação do seu desenvolvimento (AZEVEDO, 1997).
Por sua vez, o Comitê Brasileiro sobre Perdas Auditivas na Infância (CBPAI, 2000) recomenda a implantação da triagem auditiva neonatal universal para todas as crianças do nascimento até os três meses de idade (SMITH, 2003). Essa triagem neonatal é obrigatória e gratuita nos hospitais e maternidades públicos desde 2010, o teste da orelhinha é, normalmente, aplicado em recém-nascidos. Esse processo é rápido e não provoca desconforto a criança,
E o que pode acusar esse exame?
a )Eventuais anormalidades no ouvido médio/bigorna, região do ouvido repleta de células ciliadas.
b ) Eventuais anormalidades na cóclea, região do ouvido repleta de células ciliadas.
c )Eventuais anormalidades no osso temporal auditivo, região do ouvido repleta de células ciliadas.
d ) Eventuais anormalidades no ouvido interno/tímpano, região do ouvido repleta de células ciliadas.
e ) Eventuais anormalidades no nervo auditivo, região do ouvido repleta de células ciliadas.
QUESTÃO 10
A deficiência sempre foi um fenômeno construído socialmente, variando de cultura para cultura, e estavam impregnadas de crenças, valores e ideologias. Em decorrência destas circunstâncias, na maioria das comunidades primitivas não havia cegos, pois não se imaginava nessa comunidade preservar qualquer tipo de vínculo com eles, isso significaria manter uma proximidade com uma entidade ruim. A eliminação sumária das crianças que nasciam cegas, e o abandono dos que haviam perdido a visão na idade adulta era uma prática.
Nesta perspectiva, qual o povo que tinha um comportamento contrário ao mencionado acima, e sempre cuidou de seus deficientes, incentivando essa população a ingressar nas atividades religiosas?
a )Gregos. b ) Egípcios. c ) Hebreus. d ) Hindus. e ) Romanos.
Parte inferior do formulário

Outros materiais