Buscar

Prova online Deficiência visual, auditiva e surdocegueira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prova online: 
Deficiência visual, auditiva e surdocegueira
1- Na atualidade, várias são as nomenclaturas utilizadas para nominar os programas de estimulação precoce, destinado a atender crianças portadoras de alguma carência específica. Recentemente, alguns profissionais e a literatura da área aprovaram a expressão "estimulação essencial", em substituição a "estimulação precoce", na tentativa de melhor esclarecer a prática dessa intervenção especial. Mas, segundo pesquisa apontada por Roveda (2006), existem diferentes nomenclaturas para designar o trabalho realizado com os bebês e também com suas famílias: Intervenção precoce (BRUNO, 1997); Atenção precoce (LEONHARDT, 1992); Estimulação precoce (MEC, 2000); Estimulação Educativa (FRAIBERG, 1977), dentre outras.
A partir destas considerações como podemos definir a expressão "Estimulação Precoce"?
 
e) Um conjunto de atividades, de recursos humanos e ambientais incentivadores que são destinados a propiciar à criança, nos seus primeiros anos de vida, experiências significativas.
2- A educação está vivenciando inúmeras transformações, nas quais se destaca a educação que visa à construção e a garantia de um espaço social que contemple a inclusão e inserção das pessoas respeitando suas diferenças, uma educação.
Qual deve ser o cerne de uma educação com esses pressupostos?
 
d) Um espaço de construção do conhecimento e de cidadania para todos.
3- A educação das crianças surdas passou por várias tentativas de reabitá-las ao paradigma ouvinte. Como não podiam escutar, houve uma grande mobilização por parte de alguns médicos e educadores que, em diferentes épocas, buscaram desenvolver a fala e a linguagem escrita dessas pessoas, como único método para o aprimoramento das crianças surdas. Um divisor de águas dessa tentativa foi o II Congresso Internacional de Educação para Surdos, realizado em 1880 em Milão, na Itália.
O que determinou mundialmente esse evento?
 
e) Impediu a utilização das línguas de sinais nos processos ensino e aprendizagem da pessoa surda.
4- A questão da acessibilidade direcionada para os semáforos das vias públicas com movimento intenso, mencionada na Lei 10.098/00, é objeto de atenção e contemplada com as devidas especificações técnicas relativas ao mobiliário. O que determina esse dispositivo legal nos semáforos?
d) Pessoas com deficiência visual devem estar equipados com mecanismos que emitam um sinal sonoro não estridente e intermitente nos semáforos as pessoas cegas.
5- A aquisição da linguagem é um fator de suma importância no desenvolvimento da criança, pois ela permite sua entrada no mundo simbólico. E é a partir da sua entrada no mundo dos signos que as funções mentais superiores são operadas. Neste sentido, uma importante concepção de Vygotsky é perceber a linguagem não apenas como fator de comunicação, mas também como função reguladora do pensamento. É por meio da linguagem que se constitui o pensamento do indivíduo.
Em conformidade com a teoria sociointeracionista de Vygotsky (1998), o aprendizado ocorre primeiramente de que maneira?
c) Primeiramente acontece no âmbito social e posteriormente na esfera individual.
6- Seguindo os princípios teórico-metodológicos de Veiga (2004, p. 38), podemos destacar que quanto à concepção, um bom projeto político pedagógico precisa apresentar características importantes como:
e) Explicitar o compromisso ético e pedagógico com a formação do educando.
7- A superintendente do Indicador Básico de Transporte Coletivo lembra que, embora a fabricação de ônibus sem acessibilidade no país seja proibida desde 2008, há demora na renovação da frota e os equipamentos são subutilizados. "Muitas vezes, falta a chave [para acionar a estrutura que garante a cadeirantes o acesso em ônibus]. Quando se tem a chave, o equipamento está quebrado, ou o motorista não sabe muito bem como usá-lo. Quando se consegue tudo isso, o ônibus está cheio, e as pessoas não têm paciência de esperar que o cadeirante suba, porque já demorou demais para encontrar tudo."
A estudante Viviane Aleluia, de 25 anos, tem paralisia cerebral leve e diz que "coleciona" relatos de desrespeitos a seus direitos na jornada diária nos transportes públicos. Em um dos episódios, Viviane não conseguiu sentar nos bancos reservados a deficientes físicos, que já estavam ocupados, e acabou prendendo o pé no vão entre o vagão e a plataforma em uma das estações de metrô no Rio de Janeiro.
Frente a essa situação, o que conhecemos por acessibilidade, determinado pela lei federal 10.098 de 19 de dezembro de 2000?
b) Preocupação constante da arquitetura e do urbanismo nas últimas décadas e está diretamente ligada ao fornecimento de condições às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
8- Com a oficialização da Língua de Sinais estruturou-se um panorama em que foram criados argumentos para a legitimação de uma mudança de categorias, não apenas uma mudança de nomenclatura, como a de deficiente auditivo para surdo, por exemplo, mas sim uma tentativa de mudança na estrutura de classificação valorativa que envolve a concepção social do indivíduo surdo.
Qual o evento que legitimou realmente essa situação?
c) Lei n° 10.436 de 24 de abril de 2002.
9- No tocante à diversidade no campo educacional, se faz necessário criar estratégias diferenciadas que permitam o máximo de ajuste possível às especificidades dos alunos visando o seu desenvolvimento. A inclusão pressupõe um processo constante de aprimoramento e evolução, de reflexão, de mudança de paradigmas.
Para continuar avançando na construção de escolas inclusivas é necessário contemplar as necessidades educacionais dos alunos e favorecer a reflexão entre os profissionais envolvidos, por meio de que documentos escolares?
e) Projeto Político Pedagógico, Currículo e Metodologias de ensino flexíveis.
10- O Atendimento Educacional Especializado (AEE) instituído pela Constituição Federal Brasileira de 1988, no inciso III do art. 208, e definido pelo art. 2º do Decreto nº 7.611/2011, explicitando o conteúdo e o caráter de tais serviços. Em que documento educacional o Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve integrar sua proposta?
d) Proposta Pedagógica da Escola.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando