Buscar

atividade 3 linguagem visual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cor
“A cor é um dos elementos da linguagem visual que, tanto quanto o ponto, a linha e a forma, possui características e particularidades que emitem uma sonoridade na composição visual. As cores são elementos relevantes na mensagem visual, estando fortemente relacionadas à emoção, elas carregam em si informações que comunicam e contribuem para tornar a experiência visual intensa. “
“a cor nada mais é do que a sensação derivada da ação da luz na visão humana, considerando que sem luz não há cor. A óptica fisiológica explica este fenômeno justificando que quando os raios luminosos atravessam o cristalino, é decomposta em três conjuntos de comprimento de onda que constituem as chamadas cores-luz, que são vermelho, azul-violetado, também chamado de índigo, e verde. “
Matiz 
“O conceito de Matiz está vinculado ao cumprimento da onda de luz percebida como cor. Assim, a palavra matiz pode ser utilizada, muitas vezes, como um sinônimo de cor, mas é relevante salientar que matiz diz respeito à onda de luz e não à sensação que ocorre no olho. Matiz, que comumente é denominado cor, é a designação das cores vermelho, amarelo e azul e suas derivadas.”
Ou seja, a Matiz é uma caracteristica da cor.
“As cores, assim como outros elementos da linguagem visual, possuem dimensões que a apresentam variações: matiz, brilho e saturação.” 
A diferença é que a cor designa uma sensação causada pela luz. E a matiz diz respeito à onda de luz e não a sensação que ocorre no olho.

Outros materiais