Buscar

Avaliação 1 empreendendorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Assim como o empreendedorismo representa a abertura de um novo negócio, ele pode também acontecer dentro de empresas já existentes. Essa forma de empreendedorismo acontece quando as organizações criam um clima favorável para o desenvolvimento da criatividade e inovação de seus colaboradores. Qual é o nome que recebe o empreendedorismo quando acontece dentro das organizações?
A) Empreendedorismo funcional.
B) Empreendedorismo corporativo.
C) Empreendedorismo social.
D) Empreendedorismo colaborativo.
Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos membros da organização, em todos os níveis, e que diferencia uma organização das demais. Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apontam diferenças entre a cultura tradicional da cultura empreendedora nas organizações. Sobre as diretrizes da cultura empreendedora, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Os colaboradores são motivados a sugerir, experimentar, criar e desenvolver em qualquer área.
( ) Os colaboradores são desmotivados a desenvolver versões e planos de ação para novos projetos.
( ) Os colaboradores são desmotivados a assumir a responsabilidade e propriedade de projetos.
( ) Os colaboradores são recompensados pelas ações empreendidas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
A) V - V - V - F.
B) F - V - F - F.
C) F - F - F - V.
D) V - F - F - V.
O intraempreendedor é qualquer pessoa, dentro da empresa, que utiliza seu talento para criar e conduzir o projeto de caráter empreendedor no interior da organização. Segundo Hashimoto (2006), este intraempreendedor se comporta de maneira diferente, com competências diferenciadas dos demais. Sobre as competências do intraempreendedor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Possui habilidades para entender o produto, o desenho, a concepção e o potencial do produto.
( ) Possui habilidade para compreender o setor e as implicações de suas tendências e mudanças.
( ) Possui habilidade para motivar e influenciar o comportamento dos subordinados.
( ) Possui habilidade para criar uma rede de contatos com pessoas de pouca influência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
A) V - V - F - F.
B) V - V - V - F.
C) F - V - F - V.
D) F - F - V - V.
Diversos autores trazem características similares aos empreendedores de sucesso, algumas consideradas mais completas, outras mais restritivas. No entanto, pode-se destacar que os empreendedores de sucesso possuem características voltadas à inovação, à criatividade, ao trabalho em equipe, mas, nem sempre o empreendedor de sucesso terá todas essas características. Todavia, as que possuírem promoverão um trabalho incessante e a conquista de sonhos e ideias. Sobre as características reunidas por Filion (2000) e suas definições, assinale a alternativa CORRETA:
 
FONTE: FILION, L. J. Visão e relações: elementos para um metamodelo empreendedor. Revista de administração de empresas light. v. 7, n. 3 jul/set. 2000.
A) Empreendedores são administradores e administradores são empreendedores; nunca consideram a intuição na resolução de problemas; são bons líderes; possuem alto grau de envolvimento com seus fornecedores; não gostam de trabalhar em equipe; tem dificuldades em aprender com o insucesso.
B) Quando se fala em valores e cultura pode-se enfatizar que são adquiridos ao longo da vida sem precisar ter conhecido pessoas que atuam na área; não é necessário experiência em negócios; os empreendedores são irrealistas; não são bons líderes; e são individualistas.
C) Valores e cultura de empreendedorismo adquiridos por intermédio de contato com pelo menos um empreendedor na juventude; experiência em negócios; diferenciação; intuição; envolvimento; trabalhadores incansáveis; sonhadores realistas (visionários); líderes; trabalham em rede com moderação; tem próprio sistema de relações com empregados; controladores do comportamento das pessoas a seu redor; e aprendizagem dos próprios padrões.
D) Para adquirir valores e cultura é necessário trabalhar em rede; os visionários; não gostam de controlar quem trabalha consigo; possuem um grau baixo de envolvimento com o negócio; usam sempre a razão; e possuem facilidade de aprendizagem acima da média.
A combinação de conhecimentos, habilidade e atitudes é primordial em qualquer profissional e empreendedor. No entanto, isso terá uma variação, dependendo do nível organizacional que o profissional trabalha. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nível institucional.
II- Nível intermediário.
III- Nível operacional.
( ) Habilidade Humanas - relacionamento interpessoal.
( 3 ) Habilidade Técnicas - manuseio de coisas físicas. 
( ) Habilidade Conceituais - ideias e conceitos abstratos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) I - II - III.
B) I - III - II.
C) II - I - III.
D) II - III - I.
A palavra empreendedorismo é de origem francesa, no seu significado real é aquele indivíduo que assume riscos e começa algo novo. O empreendedorismo está relacionado à identificação e ao entendimento de como são criadas as oportunidades. Sobre pessoas empreendedoras, analise as afirmativas a seguir: 
I- Uma senhora tem costume de fazer salgadinhos e bolos para as festas que oferece em sua casa, e sempre recebe elogio de seus convidados, que dizem o quanto são bons. Certo dia ela resolve abrir uma empresa e vendê-los. 
II- Um pesquisador que pesquisa sobre sustentabilidade fez importantes descobertas que ultrapassam sua área. No entanto, ele não tem interesse de entender como sua descoberta pode ser utilizada de forma prática e não fez nenhuma tentativa com relação a isso. 
III- Por causa da crise financeira, uma empresa cortou seu empregado que atuava como gerente. Durante o tempo que estava desempregado, resolveu processar pets usados de maneira especial para produzir solados de calçados para vendê-los com selos de sustentáveis e obter recursos financeiros, pois acreditava ser uma opção melhor que a utilização de cem por cento de borracha.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas I e III estão corretas.
B) Somente a afirmativa III está correta.
C) As afirmativas I e II estão corretas.
D) As afirmativas II e III estão corretas.
Para estudar de maneira científica o empreendedorismo, existem várias escolas que buscam posicionar estudos sob diferentes perspectivas. Em uma dessas perspectivas, o empreendedor é quem administra e organiza um negócio com seus ônus e bônus (lucros ou prejuízos), planejando, organizando, direcionando e controlando o negócio. O plano de negócios e a estruturação deles (negócio e plano) vêm dessa escola.Sobre a escola da perspectiva mencionada, assinale a alternativa CORRETA:
A) Escola Clássica.
B) Escola Bibliográfica.
C) Escola Psicológica.
D) Escola da Administração
Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentam as diferenças da administração empreendedora da tradicional em oito dimensões: orientação estratégica, comprometimento com a oportunidade, comprometimento de recursos, controle de recursos, estrutura administrativa, filosofia de recompensas, orientação para o crescimento e cultura empreendedora. Sobre essas oito dimensões, analise as sentenças a seguir: 
I- Quanto à dimensão estratégia, o empreendedor é orientado pela percepção da oportunidade.
II- Quanto à dimensão controle de recursos, o empreendedor foca na posse ou emprego de recursos necessários.
III- Quanto à dimensão da estrutura administrativa, o empreendedor foca em uma estrutura simples, com várias redes informais. 
IV- Quanto à dimensão de orientação para o crescimento, o empreendedor foca em um crescimento seguro, lento e firme. 
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, MichaelP.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças II e III estão corretas.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) As sentenças I e III estão corretas.
O primeiro uso do termo empreendedorismo se deu por Marco Polo, que tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente, por volta dos anos 1270 a 1290.Sobre a evolução que ocorreu nos séculos XIX e XX, assinale a alternativa CORRETA:
A) Relação entre assumir riscos e empreendedorismo. O empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo (capitalista) para realizar algum serviço. Preços prefixados, qualquer lucro ou prejuízo eram exclusivos do empreendedor.
B) Empreendedores confundidos com gerentes ou administradores, sendo analisados somente como aqueles que organizam a empresa, sempre a serviço do capitalista.
C) Aquele que gerenciava grandes projetos de produção com recursos provenientes do governo do país.
D) Capitalista e empreendedor foram diferenciados, ocorreu a industrialização.
Na tomada de decisões, os empreendedores podem usar o processo de efetuação, ou seja, fazem uso do que têm e escolhem os possíveis resultados. Sara Saravasthy classificou cinco princípios para a tomada de decisão baseada na efetuação. Em um desses princípios, a ênfase é na negociação com qualquer um ou com todos os stakeholders realmente dispostos a participarem do projeto, sem preocupações com custos e tempo.Sobre o princípio mencionado, assinale a alternativa CORRETA:
A) Princípio da limonada.
B) Princípio do pássaro na mão.
C) Princípio da perda suportável.
D) Princípio da colcha de retalhos.

Outros materiais