Logo Passei Direto
Buscar

atividade3 biologia e diversidade

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Quando observamos a distribuição de várias espécies, podemos verificar que nenhuma delas ocupa a mesma área de outras. Isto porque existem fatores que em conjunto funcionam como barreiras, ou seja, a distribuição dos diferentes organismos é determinada pelas condições físicas do meio e pela capacidade de tolerância dos organismos a essas variações, bem como por sua capacidade de interação com outros organismos. Assim, para que um organismo amplie sua área de distribuição é preciso que seja capaz de superar essas barreiras existentes. Esse movimento de indivíduos ou populações em territórios envolvendo o cruzamento de barreiras geográficas pode ser compreendido como dispersão geográfica (GUERRA et al., 2011).
Considerando os processos de especiação, avalie as afirmacoes abaixo:
I. Na vicariância, ocorre o surgimento de uma barreira que separa uma população em apenas duas populações, ou seja, a população original é apenas dividida em duas e, com o passar do tempo, as populações que foram separadas originam espécies distintas.
II. A especiação parapátrica ocorre quando, a partir da população original, é formada uma colônia periférica devido a uma barreira já existente ou uma área ainda não habitada, de modo a promover o isolamento reprodutivo que, com o tempo devido às mutações, gera populações reprodutivamente isoladas, ou seja, novas espécies.
III. Na especiação simpátrica não ocorre o isolamento geográfico, sendo a mutação o mecanismo que leva à formação de novas espécies. Ou seja, duas populações vivem na mesma área, mas o cruzamento entre estas não ocorre devido às alterações cromossômicas. Este tipo de especiação ocorre mais em plantas.
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

A produtividade agropecuária, bem como a fabricação de medicamentos, dependem das informações genéticas presentes nas diversas espécies de microrganismos, plantas e animais nas quais podem ser obtidas, por exemplo, pela transferência de genes de espécies silvestres resistentes às doenças para espécies domesticadas que servem de alimento para o homem, bem como por técnicas de biotecnologia em laboratório, nas quais fazem uso da genética de espécies silvestres que podem promover a cura de doenças (ALHO, 2012).
Sobre a diversidade biológica, analise as afirmações abaixo:
I. A convenção sobre a Diversidade Biológica da ONU aponta que a perda da diversidade biológica devido às ameaças humanas supera em 100 vezes a extinção natural de espécies. Sendo estas: a caça e pesca predatória, contrabando, destruição e diminuição do habitat de espécies endêmicas, introdução de espécies não nativas invasoras, entre outros.
II. É preciso considerarmos que somos partes integrantes da biodiversidade, pois assim teremos consciência para conservar a diversidade de espécies. A extinção, dentre as mais variadas causas, pode ocorrer devido ao fato de que muitas espécies não conseguem se adequar a novas condições do meio que causam a perda da variedade de habitats, assim com a perda de indivíduos das espécies, diminui-se a diversidade genética, causando grandes danos ao ambiente.
III. Os indivíduos de uma mesma espécie com pouca variabilidade genética podem ser suscetíveis às mesmas doenças e serem dizimados rapidamente, sendo isto tão problemático quanto a questão dos poluentes que interferem nos diferentes habitats de modo a comprometer as cadeias alimentares.
V, F, V.
F, F, V.
V, F, F.
F, V, F.
V, V, V.

Ao se realizar a demarcação de áreas para a conservação da biodiversidade é preciso considerar a possibilidade de proteção do maior número possível de espécies, assim como manter populações com o número de indivíduos para que resistam por longo tempo. É preciso compreender que quanto maior a área de uma unidade de conservação, mais espécies serão preservadas, já que áreas maiores tendem a apresentar maior variabilidade de habitats e populações maiores e menos propícias à extinção compreendendo, assim, maior riqueza de espécies (PRIMACK; RODRIGUES, 2001).
Sobre unidade de conservação, analise as asserções abaixo:
I. As maiores unidades de conservação possuem menor efeito de borda, ou seja, sofrem menos interferência das condições ambientais como temperatura, luz solar, umidade e exposição ao vento. Como as condições microclimáticas na borda das florestas são diferentes das condições do interior, determinadas espécies são adaptadas para sobreviver apenas ao interior das florestas.
II. Em unidades de conservação maiores os indivíduos tendem a estar distribuídos em uma área maior, com isto, caso ocorra uma catástrofe em parte da área, os indivíduos não serão todos eliminados, possibilitando que a espécie persista.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é relacionada a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não está relacionada a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

As Cataratas do Iguaçu são o maior conjunto de quedas de água, em extensão, do mundo. O local é aberto para visitação e recebe milhões de turistas todo ano, sendo considerado uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. Elas estão localizadas na cidade de Foz do Iguaçu (PR), na fronteira com a cidade de Puerto Iguazú (Argentina).
As Cataratas do Iguaçu são uma UC classificada como:
Parque Nacional.
Reserva Biológica.
Estação Ecológica.
Monumento Natural.
Refúgio da Vida Silvestre.

Quando pensamos nos problemas enfrentados pelos gestores na administração de unidades de conservação, vale ressaltar a perda e fragmentação de habitat, a caça e extração ilegal de material vegetal, a superexploração, os incêndios e a falta de recursos financeiros (ALMEIDA; VARGAS, 2017). A construção de estradas em unidades de conservação causa, além da fragmentação de habitat, o aumento do desmatamento que, embora seja menor dentro das unidades de conservação, ainda infelizmente ocorrem causando grandes prejuízos às populações da fauna e da flora e, principalmente, às populações mais sensíveis a distúrbios, bem como aquelas que necessitam de grandes áreas para sobreviver. A perda e fragmentação de habitat aumenta o efeito de borda e, também, promove o isolamento de populações, causando a diminuição do fluxo gênico e, com isto, maior vulnerabilidade das espécies (FERREIRA et al., 2005).
Sobre as problemáticas que podem ocorrer nas unidades de conservação, analise as asserções abaixo:
I. Os incêndios, apesar de serem essenciais para o funcionamento de muitos ecossistemas, se causados com frequência, não permitindo o equilíbrio entre os episódios de fogo e recuperação, causam grandes impactos nas condições bióticas e abióticas influenciando, desta maneira, no equilíbrio dos ecossistemas.
II. Os incêndios descontrolados podem causar prejuízos importantes como perda de vidas humanas, danos na fauna e na flora, problemas nos recursos hídricos, no solo, na qualidade do ar, entre outros. Além disso, podem ocorrer também consequências econômicas como perda de estoque de madeira e custos elevados de combate ao fogo. Já as queimadas controladas podem ser úteis para produção e manejo de atividades florestais ou agropastoris e para fins de pesquisa científica e tecnológica.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não está relacionada com a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II está relacionada com a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

Desde a Revolução Industrial, o desenvolvimento da sociedade tem como principal foco a produtividade e crescimento econômico e, ao longo de quase três séculos, não houve uma preocupação com a qualidade do ambiente e, consequentemente, com a saúde da população (POTT; ESTRELA, 2017). Dessa forma, o que é percebido e sentido hoje, em relação aos desastres ambientais, nada mais é que reflexo das ações passadas. Segundo a OMS, aproximadamente, um quarto das doenças do mundo, se devem às modificações ambientais.
Sobre as ações antrópicas para com o meio ambiente, analise as asserções abaixo:
I. Para o desenvolvimento de qualidade de vida para a população humana, com saúde, economia, segurança e bem-estar é necessário cuidado e conhecimento ambiental, pois são fatores dependentes um dos outros.
II. O saneamento é um exemplo de cuidado com o meio ambiente no qual envolve um conjunto de medidas que tem como objetivo preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II está relacionada a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não está relacionada a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

Alguns tipos de barreiras físicas/geográficas são: regiões áridas do deserto, extensão de água como lagos e rios, altas cadeias de montanhas, bem como diferenças na estrutura de florestas. Como exemplo, podemos citar o estudo realizado por Bitencourt (2007), no qual analisou a influência de barreiras geográficas na diferenciação genética das populações de Aegla uruguayana, um tipo de crustáceo. Há milhões de anos, muitas espécies tiveram populações separadas por barreiras geográficas que resultaram na atual formação das bacias hidrográficas do estado do Rio Grande do Sul. Assim, ao realizar análises genéticas nas diferentes populações de Aegla uruguayana que são separadas por estas barreiras, este pesquisador pode verificar que as populações dos rios Santa Maria, Ibirapuitã e Camaquã apresentam uma diferenciação genética.
Sobre a dispersão de espécies, analise as afirmações:
I. Para que os organismos consigam se dispersar são necessárias as seguintes condições: chegar a uma nova área, suportar condições desfavoráveis no caminho e estabelecer uma população viável na chegada.
II. A diversidade regional de espécies é controlada apenas pela distância, sendo influenciada pelas taxas de migração e extinção, assim, a riqueza de espécies aumenta com o aumento da distância.
III. O clima é um fator determinante para a distribuição das espécies no planeta, assim, tanto as mudanças na temperatura como nos padrões de chuva podem impactar os ecossistemas e, em consequência, as espécies.
V, F, V.
F, F, V.
V, F, F.
F, V, F.
V, V, V.

Um dos papéis do gestor ambiental é buscar conciliar o desenvolvimento com a conservação da biodiversidade. Segundo Barbieri (2007), a gestão ambiental compreende como um conjunto de diretrizes e atividades administrativas e operacionais nas quais envolvem o planejamento, a direção, o controle e a distribuição de recursos com a intenção de evitar ou diminuir as problemáticas que a ação humana causa ao meio ambiente. Nesta mesma perspectiva, Philippi Júnior e Bruna (2014) trazem que a gestão ambiental atua na administração e direção dos ecossistemas naturais e sociais com o objetivo de preservar os recursos naturais bem como as características essenciais de seu entorno.
Sobre a atuação do gestor ambiental, analise as asserções abaixo:
I. Ao atuar em unidades de conservação, o gestor ambiental pode realizar a gestão de funcionários, cuidar do orçamento para distribuir os recursos de forma eficiente, planejar o zoneamento e uso do solo, bem como estabelecer o diálogo com as comunidades tradicionais ou demais pessoas que moram na unidade de conservação ou em seu entorno.
II. Devido a sua formação multidisciplinar, o gestor ambiental pode realizar o manejo da fauna e da flora para fins conservacionistas e preservacionistas, bem como criar planos de manejo, de modo a atuar direta ou indiretamente na conservação da biodiversidade.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II está relacionada a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não está relacionada a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

Na demarcação de áreas para a preservação da biodiversidade, também deve ser considerado o nível de isolamento entre as manchas de habitat. Sempre que possível, devem ser escolhidas áreas com habitats poucos isolados e, de preferência, próximos a unidades de conservação. Isto deve ser feito porque o isolamento dificulta o fluxo gênico e pode ocasionar a perda da variabilidade genética e de flexibilidade evolucionária, bem como aumentar a endogamia e possibilitar a expressão de genes recessivos deletérios.
Sobre a criação de unidades de conservação, analise as asserções abaixo:
I. Áreas com diversos tipos de habitats e ambientes heterogêneos são melhores para demarcação de unidades de conservação.
II. Uma área com habitats diversificados, como a presença de rios e lagos, montanhas, cavernas, entre outros, possuem também mais espécies.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Quando observamos a distribuição de várias espécies, podemos verificar que nenhuma delas ocupa a mesma área de outras. Isto porque existem fatores que em conjunto funcionam como barreiras, ou seja, a distribuição dos diferentes organismos é determinada pelas condições físicas do meio e pela capacidade de tolerância dos organismos a essas variações, bem como por sua capacidade de interação com outros organismos. Assim, para que um organismo amplie sua área de distribuição é preciso que seja capaz de superar essas barreiras existentes. Esse movimento de indivíduos ou populações em territórios envolvendo o cruzamento de barreiras geográficas pode ser compreendido como dispersão geográfica (GUERRA et al., 2011).
Considerando os processos de especiação, avalie as afirmacoes abaixo:
I. Na vicariância, ocorre o surgimento de uma barreira que separa uma população em apenas duas populações, ou seja, a população original é apenas dividida em duas e, com o passar do tempo, as populações que foram separadas originam espécies distintas.
II. A especiação parapátrica ocorre quando, a partir da população original, é formada uma colônia periférica devido a uma barreira já existente ou uma área ainda não habitada, de modo a promover o isolamento reprodutivo que, com o tempo devido às mutações, gera populações reprodutivamente isoladas, ou seja, novas espécies.
III. Na especiação simpátrica não ocorre o isolamento geográfico, sendo a mutação o mecanismo que leva à formação de novas espécies. Ou seja, duas populações vivem na mesma área, mas o cruzamento entre estas não ocorre devido às alterações cromossômicas. Este tipo de especiação ocorre mais em plantas.
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

A produtividade agropecuária, bem como a fabricação de medicamentos, dependem das informações genéticas presentes nas diversas espécies de microrganismos, plantas e animais nas quais podem ser obtidas, por exemplo, pela transferência de genes de espécies silvestres resistentes às doenças para espécies domesticadas que servem de alimento para o homem, bem como por técnicas de biotecnologia em laboratório, nas quais fazem uso da genética de espécies silvestres que podem promover a cura de doenças (ALHO, 2012).
Sobre a diversidade biológica, analise as afirmações abaixo:
I. A convenção sobre a Diversidade Biológica da ONU aponta que a perda da diversidade biológica devido às ameaças humanas supera em 100 vezes a extinção natural de espécies. Sendo estas: a caça e pesca predatória, contrabando, destruição e diminuição do habitat de espécies endêmicas, introdução de espécies não nativas invasoras, entre outros.
II. É preciso considerarmos que somos partes integrantes da biodiversidade, pois assim teremos consciência para conservar a diversidade de espécies. A extinção, dentre as mais variadas causas, pode ocorrer devido ao fato de que muitas espécies não conseguem se adequar a novas condições do meio que causam a perda da variedade de habitats, assim com a perda de indivíduos das espécies, diminui-se a diversidade genética, causando grandes danos ao ambiente.
III. Os indivíduos de uma mesma espécie com pouca variabilidade genética podem ser suscetíveis às mesmas doenças e serem dizimados rapidamente, sendo isto tão problemático quanto a questão dos poluentes que interferem nos diferentes habitats de modo a comprometer as cadeias alimentares.
V, F, V.
F, F, V.
V, F, F.
F, V, F.
V, V, V.

Ao se realizar a demarcação de áreas para a conservação da biodiversidade é preciso considerar a possibilidade de proteção do maior número possível de espécies, assim como manter populações com o número de indivíduos para que resistam por longo tempo. É preciso compreender que quanto maior a área de uma unidade de conservação, mais espécies serão preservadas, já que áreas maiores tendem a apresentar maior variabilidade de habitats e populações maiores e menos propícias à extinção compreendendo, assim, maior riqueza de espécies (PRIMACK; RODRIGUES, 2001).
Sobre unidade de conservação, analise as asserções abaixo:
I. As maiores unidades de conservação possuem menor efeito de borda, ou seja, sofrem menos interferência das condições ambientais como temperatura, luz solar, umidade e exposição ao vento. Como as condições microclimáticas na borda das florestas são diferentes das condições do interior, determinadas espécies são adaptadas para sobreviver apenas ao interior das florestas.
II. Em unidades de conservação maiores os indivíduos tendem a estar distribuídos em uma área maior, com isto, caso ocorra uma catástrofe em parte da área, os indivíduos não serão todos eliminados, possibilitando que a espécie persista.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é relacionada a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não está relacionada a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

As Cataratas do Iguaçu são o maior conjunto de quedas de água, em extensão, do mundo. O local é aberto para visitação e recebe milhões de turistas todo ano, sendo considerado uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. Elas estão localizadas na cidade de Foz do Iguaçu (PR), na fronteira com a cidade de Puerto Iguazú (Argentina).
As Cataratas do Iguaçu são uma UC classificada como:
Parque Nacional.
Reserva Biológica.
Estação Ecológica.
Monumento Natural.
Refúgio da Vida Silvestre.

Quando pensamos nos problemas enfrentados pelos gestores na administração de unidades de conservação, vale ressaltar a perda e fragmentação de habitat, a caça e extração ilegal de material vegetal, a superexploração, os incêndios e a falta de recursos financeiros (ALMEIDA; VARGAS, 2017). A construção de estradas em unidades de conservação causa, além da fragmentação de habitat, o aumento do desmatamento que, embora seja menor dentro das unidades de conservação, ainda infelizmente ocorrem causando grandes prejuízos às populações da fauna e da flora e, principalmente, às populações mais sensíveis a distúrbios, bem como aquelas que necessitam de grandes áreas para sobreviver. A perda e fragmentação de habitat aumenta o efeito de borda e, também, promove o isolamento de populações, causando a diminuição do fluxo gênico e, com isto, maior vulnerabilidade das espécies (FERREIRA et al., 2005).
Sobre as problemáticas que podem ocorrer nas unidades de conservação, analise as asserções abaixo:
I. Os incêndios, apesar de serem essenciais para o funcionamento de muitos ecossistemas, se causados com frequência, não permitindo o equilíbrio entre os episódios de fogo e recuperação, causam grandes impactos nas condições bióticas e abióticas influenciando, desta maneira, no equilíbrio dos ecossistemas.
II. Os incêndios descontrolados podem causar prejuízos importantes como perda de vidas humanas, danos na fauna e na flora, problemas nos recursos hídricos, no solo, na qualidade do ar, entre outros. Além disso, podem ocorrer também consequências econômicas como perda de estoque de madeira e custos elevados de combate ao fogo. Já as queimadas controladas podem ser úteis para produção e manejo de atividades florestais ou agropastoris e para fins de pesquisa científica e tecnológica.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não está relacionada com a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II está relacionada com a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

Desde a Revolução Industrial, o desenvolvimento da sociedade tem como principal foco a produtividade e crescimento econômico e, ao longo de quase três séculos, não houve uma preocupação com a qualidade do ambiente e, consequentemente, com a saúde da população (POTT; ESTRELA, 2017). Dessa forma, o que é percebido e sentido hoje, em relação aos desastres ambientais, nada mais é que reflexo das ações passadas. Segundo a OMS, aproximadamente, um quarto das doenças do mundo, se devem às modificações ambientais.
Sobre as ações antrópicas para com o meio ambiente, analise as asserções abaixo:
I. Para o desenvolvimento de qualidade de vida para a população humana, com saúde, economia, segurança e bem-estar é necessário cuidado e conhecimento ambiental, pois são fatores dependentes um dos outros.
II. O saneamento é um exemplo de cuidado com o meio ambiente no qual envolve um conjunto de medidas que tem como objetivo preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II está relacionada a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não está relacionada a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

Alguns tipos de barreiras físicas/geográficas são: regiões áridas do deserto, extensão de água como lagos e rios, altas cadeias de montanhas, bem como diferenças na estrutura de florestas. Como exemplo, podemos citar o estudo realizado por Bitencourt (2007), no qual analisou a influência de barreiras geográficas na diferenciação genética das populações de Aegla uruguayana, um tipo de crustáceo. Há milhões de anos, muitas espécies tiveram populações separadas por barreiras geográficas que resultaram na atual formação das bacias hidrográficas do estado do Rio Grande do Sul. Assim, ao realizar análises genéticas nas diferentes populações de Aegla uruguayana que são separadas por estas barreiras, este pesquisador pode verificar que as populações dos rios Santa Maria, Ibirapuitã e Camaquã apresentam uma diferenciação genética.
Sobre a dispersão de espécies, analise as afirmações:
I. Para que os organismos consigam se dispersar são necessárias as seguintes condições: chegar a uma nova área, suportar condições desfavoráveis no caminho e estabelecer uma população viável na chegada.
II. A diversidade regional de espécies é controlada apenas pela distância, sendo influenciada pelas taxas de migração e extinção, assim, a riqueza de espécies aumenta com o aumento da distância.
III. O clima é um fator determinante para a distribuição das espécies no planeta, assim, tanto as mudanças na temperatura como nos padrões de chuva podem impactar os ecossistemas e, em consequência, as espécies.
V, F, V.
F, F, V.
V, F, F.
F, V, F.
V, V, V.

Um dos papéis do gestor ambiental é buscar conciliar o desenvolvimento com a conservação da biodiversidade. Segundo Barbieri (2007), a gestão ambiental compreende como um conjunto de diretrizes e atividades administrativas e operacionais nas quais envolvem o planejamento, a direção, o controle e a distribuição de recursos com a intenção de evitar ou diminuir as problemáticas que a ação humana causa ao meio ambiente. Nesta mesma perspectiva, Philippi Júnior e Bruna (2014) trazem que a gestão ambiental atua na administração e direção dos ecossistemas naturais e sociais com o objetivo de preservar os recursos naturais bem como as características essenciais de seu entorno.
Sobre a atuação do gestor ambiental, analise as asserções abaixo:
I. Ao atuar em unidades de conservação, o gestor ambiental pode realizar a gestão de funcionários, cuidar do orçamento para distribuir os recursos de forma eficiente, planejar o zoneamento e uso do solo, bem como estabelecer o diálogo com as comunidades tradicionais ou demais pessoas que moram na unidade de conservação ou em seu entorno.
II. Devido a sua formação multidisciplinar, o gestor ambiental pode realizar o manejo da fauna e da flora para fins conservacionistas e preservacionistas, bem como criar planos de manejo, de modo a atuar direta ou indiretamente na conservação da biodiversidade.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II está relacionada a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não está relacionada a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

Na demarcação de áreas para a preservação da biodiversidade, também deve ser considerado o nível de isolamento entre as manchas de habitat. Sempre que possível, devem ser escolhidas áreas com habitats poucos isolados e, de preferência, próximos a unidades de conservação. Isto deve ser feito porque o isolamento dificulta o fluxo gênico e pode ocasionar a perda da variabilidade genética e de flexibilidade evolucionária, bem como aumentar a endogamia e possibilitar a expressão de genes recessivos deletérios.
Sobre a criação de unidades de conservação, analise as asserções abaixo:
I. Áreas com diversos tipos de habitats e ambientes heterogêneos são melhores para demarcação de unidades de conservação.
II. Uma área com habitats diversificados, como a presença de rios e lagos, montanhas, cavernas, entre outros, possuem também mais espécies.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

Prévia do material em texto

11/08/2022 06:20 Unicesumar - Ensino a Distância
1/9
ATIVIDADE 3 - GAMB - BIOLOGIA E BIODIVERSIDADE - 53/2022
Período:25/07/2022 08:00 a 12/08/2022 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 24/09/2022 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Quando observamos a distribuição de várias espécies, podemos verificar que nenhuma delas ocupa a
mesma área de outras. Isto porque existem fatores que em conjunto funcionam como barreiras, ou seja, a
distribuição dos diferentes organismos é determinada pelas condições físicas do meio e pela capacidade de
tolerância dos organismos a essas variações, bem como por sua capacidade de interação com outros
organismos. Assim, para que um organismo amplie sua área de distribuição é preciso que seja capaz de
superar essas barreiras existentes. Esse movimento de indivíduos ou populações em territórios envolvendo o
cruzamento de barreiras geográficas pode ser compreendido como dispersão geográfica (GUERRA et al.,
2011).
COSTA, P. G.; EMERICH, D. M. S. Biologia e Biodiversidade. Maringá - PR.: UniCesumar, 2022.
Unidade1, p. 22e23
.
Considerando os processos de especiação, avalie as afirmações abaixo:
 
I. Na vicariância, ocorre o surgimento de uma barreira que separa uma população em apenas duas
populações, ou seja, a população original é apenas dividida em duas e, com o passar do tempo, as
populações que foram separadas originam espécies distintas.
 
II. A especiação parapátrica ocorre quando, a partir da população original, é formada uma colônia periférica
devido a uma barreira já existente ou uma área ainda não habitada, de modo a promover o isolamento
reprodutivo que, com o tempo devido às mutações, gera populações reprodutivamente isoladas, ou seja,
novas espécies.
 
III. Na especiação simpátrica não ocorre o isolamento geográfico, sendo a mutação o mecanismo que leva à
formação de novas espécies. Ou seja, duas populações vivem na mesma área, mas o cruzamento entre estas
não ocorre devido às alterações cromossômicas. Este tipo de especiação ocorre mais em plantas.
  
 É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
2ª QUESTÃO
11/08/2022 06:20 Unicesumar - Ensino a Distância
2/9
A produtividade agropecuária, bem como a fabricação de medicamentos, dependem das informações
genéticas presentes nas diversas espécies de microrganismos, plantas e animais nas quais podem ser
obtidas, por exemplo, pela transferência de genes de espécies silvestres resistentes às doenças para espécies
domesticadas que servem de alimento para o homem, bem como por técnicas de biotecnologia em
laboratório, nas quais fazem uso da genética de espécies silvestres que podem promover a cura de doenças
(ALHO, 2012).
COSTA, P. G.; EMERICH, D. M. S. Biologia e Biodiversidade. Maringá - PR.: UniCesumar, 2022.
Unidade1, p. 38
.
Sobre a diversidade biológica, analise as afirmações abaixo:
 
I. A convenção sobre a Diversidade Biológica da ONU aponta que a perda da diversidade biológica devido
às ameaças humanas supera em 100 vezes a extinção natural de espécies. Sendo estas: a caça e pesca
predatória, contrabando, destruição e diminuição do habitat de espécies endêmicas, introdução de espécies
não nativas invasoras, entre outros.
 
II. É preciso considerarmos que somos partes integrantes da biodiversidade, pois assim teremos consciência
para conservar a diversidade de espécies. A extinção, dentre as mais variadas causas, pode ocorrer devido ao
fato de que muitas espécies não conseguem se adequar a novas condições do meio que causam a perda da
variedade de habitats, assim com a perda de indivíduos das espécies, diminui-se a diversidade genética,
causando grandes danos ao ambiente.
 
III. Os indivíduos de uma mesma espécie com pouca variabilidade genética podem ser suscetíveis às mesmas
doenças e serem dizimados rapidamente, sendo isto tão problemático quanto a questão dos poluentes que
interferem nos diferentes habitats de modo a comprometer as cadeias alimentares.
 
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, F, V.
F, F, V.
V, F, F.
F, V, F.
V, V, V.
3ª QUESTÃO
11/08/2022 06:20 Unicesumar - Ensino a Distância
3/9
Ao se realizar a demarcação de áreas para a conservação da biodiversidade é preciso considerar a
possibilidade de proteção do maior número possível de espécies, assim como manter populações com o
número de indivíduos para que resistam por longo tempo. É preciso compreender que quanto maior a área
de uma unidade de conservação, mais espécies serão preservadas, já que áreas maiores tendem a apresentar
maior variabilidade de habitats e populações maiores e menos propícias à extinção compreendendo, assim,
maior riqueza de espécies (PRIMACK; RODRIGUES, 2001).
COSTA, P. G.; EMERICH, D. M. S. Biologia e Biodiversidade. Maringá - PR.: UniCesumar, 2022.
Unidade1, p. 72
.
Sobre unidade de conservação, analise as asserções abaixo:
 
I. As maiores unidades de conservação possuem menor efeito de borda, ou seja, sofrem menos interferência
das condições ambientais como temperatura, luz solar, umidade e exposição ao vento. Como as condições
microclimáticas na borda das florestas são diferentes das condições do interior, determinadas espécies são
adaptadas para sobreviver apenas ao interior das florestas.
 
Sendo assim:
II. Em unidades de conservação maiores os indivíduos tendem a estar distribuídos em uma área maior, com
isto, caso ocorra uma catástrofe em parte da área, os indivíduos não serão todos eliminados, possibilitando
que a espécie persista.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é relacionada a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não está relacionada a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
4ª QUESTÃO
As Cataratas do Iguaçu são o maior conjunto de quedas de água, em extensão, do mundo. O local é aberto
para visitação e recebe milhões de turistas todo ano, sendo considerado uma das Novas Sete Maravilhas da
Natureza. Elas estão localizadas na cidade de Foz do Iguaçu (PR), na fronteira com a cidade de Puerto Iguazú
(Argentina).
 
As Cataratas do Iguaçu são uma UC classificada como:
ALTERNATIVAS
Parque Nacional.
Reserva Biológica.
Estação Ecológica.
Monumento Natural.
Refúgio da Vida Silvestre.
11/08/2022 06:20 Unicesumar - Ensino a Distância
4/9
5ª QUESTÃO
Segundo alguns ecólogos, os ecossistemas aquáticos de água doce podem ser classificados a partir de
fatores físicos como: profundidade da água, fluxo da água e salinidade. Assim, temos os rios com presença
de água doce corrente em canal mais largo e, riachos ou córregos, com canal de água mais estreito e fluxo
rápido (lóticos). Os rios também podem ser formados a partir do deságue de dois ou mais riachos (RELEYA;
RICKLEFS, 2021). O Brasil é um dos países que lideram com maior número de espécies de água doce. Com
cerca de 21% das espécies de peixes de água doce do mundo e 25% das espécies de algas (BUCKUP;
MENEZES, 2003; AGOSTINHO; THOMAZ; GOMES, 2005).
COSTA, P. G.; EMERICH, D. M. S. Biologia e Biodiversidade. Maringá - PR.: UniCesumar, 2022.
Unidade4, p. 98
.  
Sobre os ecossistemas aquáticos, analise as asserções abaixo:
 
I. A vegetação que margeia os corpos aquáticos é chamada de vegetação ripária ou mata ciliar e tem grande
importância na conservação do ecossistema aquático, pois contribui para manutenção da biodiversidade e
equilíbrio climático, proteção do solo contra erosão, fonte de alimento e formação de corredores biológicos
para a fauna.
 
Neste sentido:
 
II. O fato dos riachos serem sombreados e com poucos nutrientes, as folhas que vêm de fora do ecossistema
aquático fornece a matéria orgânica. Daí a importância da composição vegetal ser nativa para essasáreas.
Dessa forma, atualmente, as matas ciliares são consideradas Área de Preservação Permanente (APP), pela Lei
n° 12. 651, 25 de Maio de 2012 (BRASIL, 2012), pelo novo código florestal brasileiro.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II está relacionada a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não está relacionada a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
6ª QUESTÃO
11/08/2022 06:20 Unicesumar - Ensino a Distância
5/9
Quando pensamos nos problemas enfrentados pelos gestores na administração de unidades de
conservação, vale ressaltar a perda e fragmentação de habitat, a caça e extração ilegal de material vegetal, a
superexploração, os incêndios e a falta de recursos financeiros (ALMEIDA; VARGAS, 2017). A construção de
estradas em unidades de conservação causa, além da fragmentação de habitat, o aumento do
desmatamento que, embora seja menor dentro das unidades de conservação, ainda infelizmente ocorrem
causando grandes prejuízos às populações da fauna e da flora e, principalmente, às populações mais
sensíveis a distúrbios, bem como aquelas que necessitam de grandes áreas para sobreviver. A perda e
fragmentação de habitat aumenta o efeito de borda e, também, promove o isolamento de populações,
causando a diminuição do fluxo gênico e, com isto, maior vulnerabilidade das espécies (FERREIRA et al.,
2005).
COSTA, P. G.; EMERICH, D. M. S. Biologia e Biodiversidade. Maringá - PR.: UniCesumar, 2022.
Unidade1, p. 75
.
 
 Sobre as problemáticas que podem ocorrer nas unidades de conservação, analise as asserções abaixo:
 
I. Os incêndios, apesar de serem essenciais para o funcionamento de muitos ecossistemas, se causados com
frequência, não permitindo o equilíbrio entre os episódios de fogo e recuperação, causam grandes impactos
nas condições bióticas e abióticas influenciando, desta maneira, no equilíbrio dos ecossistemas.
 
Assim:
 
II. Os incêndios descontrolados podem causar prejuízos importantes como perda de vidas humanas, danos
na fauna e na flora, problemas nos recursos hídricos, no solo, na qualidade do ar, entre outros. Além disso,
podem ocorrer também consequências econômicas como perda de estoque de madeira e custos elevados
de combate ao fogo. Já as queimadas controladas podem ser úteis para produção e manejo de atividades
florestais ou agropastoris e para fins de pesquisa científica e tecnológica
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não está relacionada com a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II está relacionada com a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
11/08/2022 06:20 Unicesumar - Ensino a Distância
6/9
Desde a Revolução Industrial, o desenvolvimento da sociedade tem como principal foco a produtividade e
crescimento econômico e, ao longo de quase três séculos, não houve uma preocupação com a qualidade do
ambiente e, consequentemente, com a saúde da população (POTT; ESTRELA, 2017). Dessa forma, o que é
percebido e sentido hoje, em relação aos desastres ambientais, nada mais é que reflexo das ações passadas.
Segundo a OMS, aproximadamente, um quarto das doenças do mundo, se devem às modificações
ambientais.
COSTA, P. G.; EMERICH, D. M. S. Biologia e Biodiversidade. Maringá - PR.: UniCesumar, 2022.
Unidade5, p. 124
.
Sobre as ações antrópicas para com o meio ambiente, analise as asserções abaixo:
 
I. Para o desenvolvimento de qualidade de vida para a população humana, com saúde, economia, segurança
e bem-estar é necessário cuidado e conhecimento ambiental, pois são fatores dependentes um dos outros.
 
Assim:
 
II. O saneamento é um exemplo de cuidado com o meio ambiente no qual envolve um conjunto de medidas
que tem como objetivo preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir
doenças e promover a saúde.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II está relacionada a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não está relacionada a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
8ª QUESTÃO
11/08/2022 06:20 Unicesumar - Ensino a Distância
7/9
Alguns tipos de barreiras físicas/geográficas são: regiões áridas do deserto, extensão de água como lagos e
rios, altas cadeias de montanhas, bem como diferenças na estrutura de florestas. Como exemplo, podemos
citar o estudo realizado por Bitencourt (2007), no qual analisou a influência de barreiras geográficas na
diferenciação genética das populações de Aegla uruguayana, um tipo de crustáceo. Há milhões de anos,
muitas espécies tiveram populações separadas por barreiras geográficas que resultaram na atual formação
das bacias hidrográficas do estado do Rio Grande do Sul. Assim, ao realizar análises genéticas nas diferentes
populações de Aegla uruguayana que são separadas por estas barreiras, este pesquisador pode verificar que
as populações dos rios Santa Maria, Ibirapuitã e Camaquã apresentam uma diferenciação genética.
COSTA, P. G.; EMERICH, D. M. S. Biologia e Biodiversidade. Maringá - PR.: UniCesumar, 2022.
Unidade1, p. 23
.
Sobre a dispersão de espécies, analise as afirmações:
 
I. Para que os organismos consigam se dispersar são necessárias as seguintes condições: chegar a uma nova
área, suportar condições desfavoráveis no caminho e estabelecer uma população viável na chegada.
 
II. A diversidade regional de espécies é controlada apenas pela distância, sendo influenciada pelas taxas de
migração e extinção, assim, a riqueza de espécies aumenta com o aumento da distância.
 
III. O clima é um fator determinante para a distribuição das espécies no planeta, assim, tanto as mudanças
na temperatura como nos padrões de chuva podem impactar os ecossistemas e, em consequência, as
espécies.
 
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, F, V.
F, F, V.
V, F, F.
F, V, F.
V, V, V.
9ª QUESTÃO
11/08/2022 06:20 Unicesumar - Ensino a Distância
8/9
Um dos papéis do gestor ambiental é buscar conciliar o desenvolvimento com a conservação da
biodiversidade. Segundo Barbieri (2007), a gestão ambiental compreende como um conjunto de diretrizes e
atividades administrativas e operacionais nas quais envolvem o planejamento, a direção, o controle e a
distribuição de recursos com a intenção de evitar ou diminuir as problemáticas que a ação humana causa ao
meio ambiente. Nesta mesma perspectiva, Philippi Júnior e Bruna (2014) trazem que a gestão ambiental atua
na administração e direção dos ecossistemas naturais e sociais com o objetivo de preservar os recursos
naturais bem como as características essenciais de seu entorno.
COSTA, P. G.; EMERICH, D. M. S. Biologia e Biodiversidade. Maringá - PR.: UniCesumar, 2022.
Unidade3, p. 81
.
Sobre a atuação do gestor ambiental, analise as asserções abaixo:
 
I. Ao atuar em unidades de conservação, o gestor ambiental pode realizar a gestão de funcionários, cuidar
do orçamento para distribuir os recursos de forma eficiente, planejar o zoneamento e uso do solo, bem
como estabelecer o diálogo com as comunidades tradicionais ou demais pessoas que moram na unidade de
conservação ou em seu entorno.
 
Assim:
 
II. Devido a sua formação multidisciplinar, o gestor ambiental pode realizar o manejo da fauna e da flora
para fins conservacionistas e preservacionistas, bem como criar planos de manejo, de modo a atuar direta
ou indiretamente na conservação da biodiversidade.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II está relacionada a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não está relacionada a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
10ª QUESTÃO
11/08/2022 06:20 Unicesumar - Ensino a Distância
9/9
Na demarcação de áreas para a preservação da biodiversidade, também deve ser considerado o nível de
isolamento entre as manchas de habitat. Sempre que possível, devem ser escolhidas áreas com habitats
poucos isolados e, de preferência, próximos a unidades de conservação. Isto deve ser feito porque o
isolamento dificulta o fluxo gênico e pode ocasionar a perda da variabilidade genética e de flexibilidade
evolucionária, bem como aumentar a endogamia e possibilitar a expressão de genes recessivos deletérios
(PRIMACK; RODRIGUES, 2001).
COSTA, P. G.; EMERICH, D. M. S. Biologia e Biodiversidade. Maringá - PR.: UniCesumar, 2022.
Unidade1, p. 73
.
Sobre a criação de unidades de conservação, analise as asserções abaixo:
 
I. Áreas com diversos tipos de habitats e ambientes heterogêneos são melhores para demarcação de
unidades de conservação.
 
Isto porque:
 
II. Uma área com habitats diversificados, como a presença de rios e lagos, montanhas, cavernas, entre
outros, possuem também mais espécies.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina