Buscar

Empreendedorismo 1

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: TECNOLÓGICO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Semestre: 4º
Disciplina: Empreendedorismo
Professora: Eliza Claudia Hahn
Acadêmico(a): Milena de Lima Santos RGM: 343.5245
ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 1 E 2 NO PORTIFÓLIO 1. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
AULA 01
1. Em sua opinião, qual a importância do estudo em torno dos fundamentos do empreendedorismo? Os conceitos de empreendedorismo são importantes apenas para quem deseja abrir seu próprio negócio? Justifique sua resposta.
Eu acho toda informação sobre empreendedorismo importante.
 O empreendedorismo esteve muito presente na minha vida, meu pai é técnico em refrigeração e desde que me entendo por gente ele sempre teve oficina, então desde muito cedo eu já tinha contato com clientes, vendas e etc… . Porém meus pais não tinham nenhum conhecimento sobre empreendedorismo, então por muitos anos eles bateram muito a cabeça no comercio, e quando a tecnologia foi avançando e facilitando o acesso as informações nos conseguimos dar um Up no comercio, desde a administração ate finalização de serviços e vendas.
Hoje qualquer pessoa que queira empreender tem livre acesso a toda informação pra que ela possa começar do 0 e ir evoluindo, os conceitos do empreendedorismo hoje eles são uns dos principais protagonista dessa geração. Durante a pandemia isso foi provado, que o brasileiro já nasce com o extinto empreendedor kkkkk. 
2. Faça a leitura do Relatório Executivo da Pesquisa GEM 2019, disponível em Material de Aula – Arquivo, e em seguida responda:
a) O que é e qual o objetivo da pesquisa GEM? 
A GEM foi criado como um projeto de pesquisa , onde seu principal objetivo é conhecer com detalhes o impacto do empreendedorismo no desenvolvimento econômico e social do país por meio de pesquisas realizadas anualmente.
Sigla GEM ( O Global Entrepreneurship Monitor)
b) Comente sobre a(s) pelo menos 3 informações que mais lhe chamou a atenção.
1- Motivação para empreender (“Para ganhar a vida porque os empregos são escassos”) são 88,4% - esse é um dos dados mais reais nos últimos tempos, o mercado CLT está ficando mais difícil pela falta de profissionais qualificados e quando o se é qualificado o salario não é compatível com a função.
 E é difícil a empresa que contrata e oferece qualificação.
2 - Principais razões para NÃO obtenção do CNPJ- Brasil – 2019
Não vê necessidade 27,4%
Formalização custa caro 17,2%
Não sei se vou continuar com este negócio por muito tempo 12,54%
Atividade não exige CNPJ/possui outro tipo de registro alvará, licença 12,4%
Não tenho como pagar impostos 8,0%
achei muito preocupante, porque aqui nos entendemos o quanto burocrático é pra se ter um negocio regularizado, taxas , impostos e demais burocracias que fazem o empreendedor ter muitas incerteza sobre o futuro do seu negocio.
3 - Percepções da população sobre o ambiente para empreender - Brasil - 2019
“No Brasil, é fácil começar um negócio’ 39,45%
Graças a Deus a evolução trouxe essa oportunidade, até alguns anos atras somente pessoas de alto nível financeiro tinha oportunidade de empreender , hoje em dia dependendo da área a pessoa investe 100$ em material e já começa seu negocio .
3. Pesquise e descreva sobre algumas das principais tendências de negócios/empreendimentos para os próximos anos. OBS: você pode falar sobre tendências mundiais, ou de um determinado país, como preferir. Não se esqueça de citar a(s) fonte(s) de pesquisa.
Uma das principais tendencias que eu mais escuto aqui na minha região é sobre
 tecnologia agrícola e pecuária.
“Tecnologia Agrícola é todo tipo de conhecimento usado para aprimorar a produtividade na agricultura. Seja por meio de máquinas, robôs, computadores, drones, dispositivos móveis, aplicativos e afins. Inclusive, a inteligência artificial e metodologias big data também fazem parte do conceito de Tecnologia Agrícola.
A inovação tecnológica é uma realidade em nossas vidas. No campo, não é diferente. Ainda que haja um conhecimento milenar sobre a produção agrícola, a tecnologia de ponta chegou na lavoura pra ficar.
Em 2020, com o advento da pandemia por coronavírus, o mundo inteiro precisou se reinventar. Mudanças nos processos de produção, na distribuição e na gestão da cadeia de suprimentos se tornaram imprescindíveis.
No Brasil, esse cenário impulsionou ainda mais o surgimento das chamadas Agtechs – empresas especializadas em Tecnologia Agrícola. Segundo Radar Agtech Brasil 2020/2021, o Brasil possui atualmente 1.574 Agtechs, em todas as regiões do país. “
· Sudeste (983)
· Sul (397)
· Centro-oeste (94)
· Nordeste (72)
· Norte (28)
fonte:https://agronegocio.insumoagricola.com.br/tecnologia-agricola-onde-quando-e-por-que/#:~:text=Tecnologia%20Agr%C3%ADcola%20%C3%A9%20todo%20tipo,do%20conceito%20de%20Tecnologia%20Agr%C3%ADcola
 HYPERLINK ""
.
A própria agricultura de precisão já trouxe toda uma inovação dentro do setor agrícola e pecuarista.
Aqui na minha região em Dourados – Mato Grosso do Sul, a tecnologia que mais cresce é monitoramento de gado( o gado é chipado no monto em que nasce e é monitorado em todo processo de crescimento até o abate).
Tenho alguns familiares que trabalham com essa tecnologia em fazendas e que me explicaram que hoje o gado que não tem todo um histórico, um monitoramento é muito difícil de ser vendido.
Os compradores batem muito em cima sobre a procedência dos animais, eles querem saber tudo e querem relatórios e provas de que o animal é bem cuidado. Então essa tecnologia de monitoramento ela te da relatório completo, desde os pais de cada bezerro, toda a vida dele ate o momento do seu abate. Trazendo mais segurança para os negócios do fazendeiro, para quem compra e pra nos que comemos a carne. 
AULA 02 - 
Fundamentos do Empreendedorismo
1. Há basicamente duas situações que levam uma pessoa a se tornar um empreendedor. Quais são elas? Comente sobre cada uma delas de forma a diferenciá-las.
Criatividade: Ter a mente aberta para criar coisas novas, colocar um sonho em pratica e usar - o para inovar no mercado.
Determinação: Ser determinado e colocar seus sonhos em pratica, ter toda aquela força de vontade de passar por todos os vales da sombra até chegar no seu objetivo, independente da dificuldade encontrada. 
2. Dolabela (2009) destaca no texto, que apenas o fato de uma pessoa abrir uma empresa e gerenciá-la, não faz com que ela seja empreendedora. Sendo assim, mencione e comente sobre o que é preciso para que de fato esta pessoa possa ser considerada empreendedora.
A pessoa tem que ter muita dedicação e paciência, ninguém abre um negocio e fica rico de um mês para o outro.
Empreender envolve todo um planejamento e um processo de construção.
Importante a pessoa se preparar financeiramente e psicologicamente pra esse 
desafio.
Ter consciência do que vai encontrar e se preparar para cada etapa do processo de empreender.
3. Leia as “8 dicas de grandes empreendedores para inovar nos negócios”, disponível em Material de Aula – Links e em seguida comente cite e comente sobre qual(is) inovação mais lhe chamou a atenção.
Pulando essa opção eu queria destacar uma pessoa que eu admiro muito e que ele é referencia mundial em relação ao empreendedorismo e vendas.
É o Flávio Augusto fundador da Wise Up Educação( uma das maiores escolas de inglês da América) eu tive o prazer de entrar em um projeto dele de treinamento sobre empreendedorismo. 
E o que eu mais peguei pra mim foi que o Flávio começou vendendo matricula
de inglês em uma escola no Rio de Janeiro, insatisfeito com sua situação ele começou a se apaixonar por vendas e deu o seu melhor, ele se dedicou de todo coração aquilo ate o dia que ele abriu sua própria escola de inglês.
Foi muito forte pra mim, porque mostra que além de paixão nos precisamos ter muita persistência e ambição pra chegar lá, e não é só sobre chegar lá mas quando chegar começar a fazer a diferença na vida das pessoas.A Wiser Up foi uma das empresas que mais cresceu na pandemia, porque eles fecharam as portas do presencial e abriu as portas no mundo online, criando a Wiser Up online, uma plataforma online onde você aprende inglês, e gerando assim emprego para milhares de pessoas desempregadas pela pandemia( vagas de consultores comercias, vendas e etc..)
Pra mim ele é a referencia de empreender e fazer a diferença. 
4. Fale e diferencie sobre os termos ideia e oportunidade. Como nasce uma ideia? E como surge uma oportunidade?
A ideia nasce de forma espontânea, por exemplo: estudo sobre tecnologia e 
quero montar uma assistência técnica, uma ideia, um sonho.
 Já a oportunidade nasce do que o mercado precisa.
Minha situação é um exemplo: desde o primeiro ano da faculdade eu estudo programação, ano passado me chamaram para trabalhar como Freelancer com programação.Eu sabia trabalhar e a empresa precisava, no caso a oportunidade.

Continue navegando