Buscar

Princípios do SUS e Saúde Pública

Prévia do material em texto

TOPICOS DE ATUACAO PROFISSIONAL - ENFERMAGEM
	Teste
	ATIVIDADE TELEAULA I
	Iniciado
	19/08/22 13:11
	Enviado
	19/08/22 13:14
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	0 em 0 pontos  
	Tempo decorrido
	3 minutos
	Autoteste
	O aluno responde e o resultado do aluno não é visível ao professor.
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente
· Pergunta 1
0 em 0 pontos
	
	
	
	O SUS, Sistema Único de Saúde, é um sistema de saúde utilizado em nosso país, de responsabilidade municipal, estadual e federal. Além do SUS, nosso país possui os serviços de atendimento privado à saúde que pode ser lucrativo (pessoa física ou jurídica) ou não lucrativo (Organizações Sociais de Saúde – OSS). Importante saber que o SUS possui princípios DOUTRINÁRIOS e ORGANIZACIONAIS. Leia as alternativas abaixo sobre esses princípios.
 
I- A Universalidade é um princípio doutrinário que garante atenção à saúde por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão.
II- A Equidade é um princípio organizacional que visa atender às necessidades, respeitando suas diferenças.
III- A Integralidade é um princípio doutrinário que visa à integralização das ações: promoção, prevenção e tratamento do indivíduo ou comunidade.
IV- A Descentralização é um princípio doutrinário que rege a redistribuição das responsabilidades quanto às ações e aos serviços de saúde entre os vários níveis de governo, considerando que quanto mais próxima do problema a decisão for tomada, maior a chance de resolvê-lo.
 
Estão corretas as alternativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
I e III
	Respostas:
	a. 
I e II
	
	b. 
II e III
	
	c. 
III e IV
	
	d. 
II e IV
	
	e. 
I e III
	Comentário da resposta:
	Resposta: e)
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 0 pontos
	
	
	
	A hipertensão arterial e o diabetes mellitus constituem os principais fatores de risco para as doenças do aparelho circulatório. Entre suas complicações mais frequentes encontram-se o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral, a insuficiência renal crônica, a insuficiência cardíaca, as amputações de pés e pernas, a cegueira definitiva, os abortos e as mortes perinatais. Como nos outros países, no Brasil, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) também se constituem como o problema de saúde de maior magnitude e atingem indivíduos de todas as camadas socioeconômicas e, de forma mais intensa, aqueles pertencentes a grupos vulneráveis, como os idosos e os de baixa escolaridade e renda.
Quais são os principais fatores de risco para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
	Respostas:
	a. 
Tabaco.
	
	b. 
Alimentação não saudável.
	
	c. 
Sedentarismo.
	
	d. 
Consumo nocivo de álcool.
	
	e. 
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
	Comentário da resposta:
	Resposta: e)
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 0 pontos
	
	
	
	A respeito da sífilis, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Adquirir sífilis não interfere com o risco de aquisição de outras doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, por exemplo.
	Respostas:
	a. 
A sífilis tem como principal via de transmissão o contato sexual, seguido pela transmissão vertical para o feto durante o período de gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou tratada inadequadamente, além de ser transmitida por transfusão sanguínea.
	
	b. 
Quando não tratada, a sífilis pode evoluir para formas mais graves, podendo comprometer o sistema nervoso, o aparelho cardiovascular, o aparelho respiratório e o aparelho gastrointestinal.
	
	c. 
Adquirir sífilis não interfere com o risco de aquisição de outras doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, por exemplo.
	
	d. 
A triagem para sífilis faz parte do exame pré-natal e
deve ser realizada no início da gravidez, e repetida no
início do 3º trimestre.
	
	e. 
A sífilis congênita é doença de notificação compulsória.
	Comentário da resposta:
	Resposta: c)
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 0 pontos
	
	
	
	A Estratégia Saúde da Família visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais, representados respectivamente pelo Conass e Conasems, como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade. Em relação à ESF, analise as questões abaixo:
 
I- O número de ACS deve ser suficiente para cobrir pelo menos 70% da população cadastrada, com um máximo de 500 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família , não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe;
II- Cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição. Recomenda-se que o número de pessoas por equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que, quanto maior o grau de vulnerabilidade, menor deverá ser a quantidade de pessoas por equipe;
III- Carga horária de 40 horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da equipe de Saúde da Família, à exceção dos profissionais médicos, cuja jornada é descrita no próximo inciso.
IV- As equipes de Saúde da Família devem estar devidamente cadastradas no sistema de cadastro nacional vigente de acordo com conformação e modalidade de inserção do profissional médico.
São incorretas as alternativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I e II
	Respostas:
	a. 
I e II
	
	b. 
II e III
	
	c. 
I e III
	
	d. 
II e IV
	
	e. 
III e IV
	Comentário da resposta:
	Resposta: a)

Continue navegando