Buscar

Acionamentos Elétricos 005

Prévia do material em texto

Acionamentos Elétricos
Data: 14/10/2022
Aluno (a): ISAIAS PAULO DA SILVA SANTOS	
Avaliação Pratica 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
É comum a utilização de motores para diversas finalidades em um ambiente industrial. Casualmente, esses motores apresentam grande potência para atender à demanda mecânica necessária e, consequentemente, apresentam inércia de partida elevada.
Imagine que você é o eletricista que foi contratado para resolver o seguinte caso:
Que tipo de estratégia pode ser adotado, atuando na partida desse motor, para resolver esse problema? Explique e dimensione os elementos para essa estratégia.
Solução técnica 
Explicaria ao cliente que o motor é muito potente e tem um consumo da corrente nominal de 60 Amperes e na sua partida para o eixo do motor vencer a inércia ele precisa consumir 8 vezes o valor da sua corrente nominal que é um valor muito alto, que por consequência está causando muitos prejuízos a ele, em conta de energia alta, queimas de lâmpadas, sobrecarga na rede, desgaste dos cabos de alimentação com altos picos de corrente elétrica, sobrecarga no transformador e multas pela concessionária por motivos de baixo fator de potência na rede FP, por motivos de ser uma carga indutiva o motor para entrar em funcionamento ele adianta a tensão em relação ao tempo para gerar um fluxo eletromagnético nas sua estrutura interna, isto é suas bobinas/ enrolamentos. 
 Então para soluciona esse problema eu Explicaria que o seu motor de 30 cavalos tem valor aproximadamente no mercado de R$ 20.000 reais e não compensa comprar 3 contatoras para o acionamento estrela Triângulo por inúmeros motivos técnicos, 1° essa partida não irá solucionar o problema, ela apenas vai reduzir 30% do valor total de pico de corrente na rede, então os picos irão continuar e isso será percebido na hora da comutação para o fechamento Triângulo. 2° esse acionamento não irá reduzir os custos de consumo elétrico, 3° não irá corrigir o FP e inúmeros outros motivos. Então com o meu conhecimento técnico eu recomendo e aconselho a instalar um inversor de frequência que tem mais vantagens que uma soft starter e principalmente uma partida estrela Triângulo.
 Com um inversor de frequência WEG CFW 500 ou 700 ou um SINOVO POLICOMP 30/40 CV com um valor aproximado de 4 a 6 K. E na sua instalação eu usaria o comando a 3 fios usando 3 entradas digitais, comando fira para parada de emergência, e sentido de giro, iria programar ele pra partir com 10Hz com a rampa de aceleração em 10 segundos para atingir sua velocidade/Corrente nominal em 60Hz, e sua rampa de aceleração em 6 segundos.
 Com esse investimento o seu motor irá durar 100% da sua vida útil se não mais, irá economizar energia por conta da sua partida e desaceleração suave, irá corrigir o Fator de potência, irá proteger o motor de, curto circuito, sobrecarga, sobrecorrente, sub e sobretensão, controlar a velocidade do motor, controlar o sentido de giro do motor horário ou anti-horário, usaria a própria fonte interna do inversor de 24V para fazer o acionamento remoto através de botoeiras protegendo o operador de choques elétricos e diversas outras vantagens. 
O dimensionamento para solucionar o problema de oscilação da rede na empresa do cliente a partida do motor será utilizado a partida em Estrela – Triângulo, partida do motor será mais suave e com corrente departida reduzida. 
Será utilizado:
 3 contatores
 1 relé de sobrecarga
K1 = 2 contatos NA. (Ref. AC-3 de 50A, Referencia Weg CWB50-11-30)
K2 = 1 contato NA e 1 contato NF. (Ref. AC-3 de 50A, Referencia Weg CWB50-11-30)
K3 = 1 contato NA e 1 contato NF. (AC-3 de 32A, referência Weg CWB32-11-30)
Relé de Sobrecarga = (32 a 50A, referência Weg RW67-5D3-U0030)
 Determinando K1 e K2
a) Corrente de linha
𝐼𝑛 = 𝐼𝐿 → 𝐼𝐿 = 60𝐴
 b) Corrente de fase
𝐼∆ = 𝐼𝐿 → 𝐼∆ = 60 = 34,64𝐴 √3. √3.
 c) Corrente de emprego dos contatores
𝐼𝑒 = 𝐼∆ ∙ 1,15 = 34,64 ∙ 1,15 = 38,79𝐴
Contatores com classe AC-3 de 50A, referência Weg CWB50-11-30
Determinando K3
K3 conduz corrente apenas durante o fechamento em estrela
 d) Corrente de emprego
𝐼𝑒 = 𝐼𝑛 ∙ 0,33 ∙ 1,15 = 60 ∙ 0,33 ∙ 1,15 = 0,37𝐴
Contator com classe AC-3 de 32A, referência Weg CWB32-11-30
Determinando o relé de sobrecarga
𝐼𝑅𝑇 = 𝐼𝑛 = 60 = 34,64𝐴 √3. √3
A escolha do relé de sobrecarga está relacionada ao contator selecionado, no caso K1 e K 2. Será utili-zado um relé de sobrecarga com range de ajuste de 32 á 50A, referência Weg RW67-5D3-U0030

Continue navegando