Buscar

O IMPACTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA VIDA E NA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O IMPACTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA VIDA E NA APRENDIZAGEM
RESUMO Este artigo trata, como diz o título, do impacto da violência doméstica contra crianças e adolescentes na vida e na aprendizagem. Indagam-se quais as consequências para as vítimas desta violência doméstica, especialmente em relação à educação e aprendizagem. Conclui-se pela necessidade de se defender o direito constitucional da criança e do adolescente. Palavras-chave: Violência doméstica. Crianças. Aprendizagem.
Resumo do Artigo Cientifico:
O primeiro artigo lido descreve o impacto da violência doméstica tanto na aprendizagem, quanto na vida de uma criança e adolescente. Com essa pesquisa foi compreendido como essas consequências afetam as crianças de forma física e psicológica dentro do cotidiano. 
O artigo começa explicando como o psicológico da criança e do adolescente é ditado pelo social, assim como a importância da família, que por sua vez é a porta de entrada desse coletivo, onde as crianças tem suas primeiras experiências, interações afetivas, enfim, sua formação de identidade perante a sociedade. 
Dentro do texto são feitas várias assimilações de conceitos, usando como base os livros de Azevedo e Guerra, como quais são os tipos de violência, sendo eles 4 (Violência Física, Sexual, Psicológica e a Negligência.).
O texto realiza então uma descrição detalhada de como cada violência pode ser encontrada dentro do meio familiar contra os indivíduos infantis. Dentro desses conceitos citados o artigo também realiza uma observação de como esses abusos são velados pela vergonha e o sentimento de culpa. 
É então mostrado alguns indicadores que crianças e adolescentes podem demonstrar ao longo das interações com outros sujeitos de forma não verbal sobre essas agressões, sejam elas verbais ou físicas. 
A pesquisa termina concluindo a importância de acreditar na palavra da vítima e ter tanto o olhar atento quanto a escuta ativa para perceber essas violências, e poder assim, encaminhar elas para receber o melhor auxílio e tratamento possível em sua condição.
Entendimento:
Diante desses conceitos levantados pelo artigo, pôde-se introduzir de forma clara como será realizado nosso estudo para chegar ao intuito da nossa pesquisa central, sendo essa a pergunta de como a violência pode influenciar na aprendizagem infantil.
Foi possível também ter a ciência de que existem diversas linhas dentro da violência, e como faz o “efeito dominó” dentro da vida do sujeito, afetando não somente seu eu-psíquico, mas também sua forma de socializar, visualizar o mundo e sua subjetividade. Sendo mais devastador quando se é experienciado dentro do campo familiar e com tão pouca idade. 
Outro ponto levantado no artigo de suma importância é de como por muitas vezes a criança entende que o seu lar precisa ser um lugar acolhedor e seguro, muitas vezes ao sofrer essas agressões a vítima fica com o sentimento de impotência, acreditando ser ela o motivo de receber essas punições, então é necessário que o profissional de saúde entenda como as crianças e os adolescentes podem reagir nesses casos, que por sua vez são formas que não condizem com a sua idade e desenvolvimento. 
Por fim, é notável perceber como esses abusos acabam moldando características, maneiras de agir e a subjetividade de cada indivíduo, impactando assim sua aprendizagem não só no setor acadêmico, mas também no setor da vida social.

Outros materiais