Buscar

Fisiologia pós-colheita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os frutos recebem classificações específicas em função de seu padrão respiratório, podendo ser denominados climatéricos ou não climatéricos. Tal classificação reflete em seu comportamento pós-colheita, portanto, é de grande importância conhecer tais características com a finalidade de colher o fruto no momento adequado, além de saber que tipos de alterações poderão ocorrer durante seu armazenamento.
A seguir, veja o caso de José, que deseja saber mais sobre o comportamento pós-colheita de alguns frutos que ele irá plantar para consumo próprio.
José procurou você e relatou algumas de suas dúvidas a respeito das frutas que ele está plantando. Seu desafio é respondê-las: 
a) Existe diferença do amadurecimento do maracujá e da groselha quando estão na planta-mãe e depois de serem colhidos? 
b) Como José deve proceder no momento da colheita em relação à maturação dos frutos, uma vez que deseja consumi-los maduros? E como ele deve armazenar os frutos em sua casa?
c) Existe algum procedimento que ele possa fazer caso colha os frutos verdes?
d) O que pode ser feito com a planta de groselha para que os frutos permaneçam fixados à planta até atingirem o ponto ótimo de amadurecimento? 
RESPOSTA.
a) Quanto ao amadurecimento das frutas na planta-mãe, ambos ocorrem da mesma maneira, a diferença do amadurecimento ocorre no período pós-colheita. O maracujá é um fruto climatérico, portanto, apresenta a fase de amadurecimento caracterizada por um pico em sua atividade metabólica, em que ocorre aumento rápido e significativo da respiração e elevada taxa de produção de etileno. É um fruto que continua a amadurecer após ter sido colhido. Já a groselha, é um fruto classificado como não climatérico, por isso seus processos de respiração e de produção de etileno mostram-se constantes durante o amadurecimento. Após a colheita, a groselha apresenta poucas mudanças fisiológicas e a taxa respiratória pode até diminuir; por tais motivos, frutos não climatéricos só apresentam a capacidade de amadurecer naturalmente enquanto estão ligados à planta-mãe.
b) Pelo fato de o maracujá ser climatérico e por essa razão continuar amadurecendo após ter sido colhido, é possível realizar a colheita antes da maturação se desejar guardar os frutos em casa, em função das mudanças fisiológicas que continuam a ocorrer durante o armazenamento pós-colheita. Pode ser colhido no ponto de maturação no caso de ser consumido imediatamente, mas entrará em senescência se for colhido bem maduro e ficar armazenado. Já no caso da groselha, que é um fruto não climatérico e por isso não amadurece após ser colhida, é indicado que sua colheita seja realizada no ponto ótimo de maturação, pois assim suas características sensoriais estarão atendendo ao esperado para o consumo. Em ambos os casos, os frutos apresentam características intrínsecas que conferem elevada perecibilidade aos frutos, visto que apresentam alta atividade de água, umidade em torno de 90% e grande quantidade de nutrientes, especialmente açúcares, sendo estas ótimas condições para o desenvolvimento de microrganismos, portanto, o armazenamento dos frutos sob refrigeração pode ser uma alternativa para aumentar a vida útil dos frutos enquanto não são consumidos.
c) É possível colher o maracujá, que é climatérico, e aguardar seu amadurecimento para consumi-lo. No caso de querer acelerar o amadurecimento do maracujá, pode-se embrulhá-lo em papel e o armazenar em local com temperatura elevada (aproximadamente 30°C); dessa maneira, a atividade metabólica aumentará consideravelmente, refletindo no aumento da respiração e da produção de etileno, que é gasoso e ficará retido no interior do papel, entrando em contato com toda a superfície do maracujá, acelerando a amadurecimento do fruto. No caso da groselha, que é um fruto não climatérico, tais estratégias não causam sua maturação, pois sua produção de etileno é muito baixa, então, uma alternativa seria armazená-la associada ao maracujá, visto que é possível que o etileno por ele produzido seja capaz de promover o amadurecimento da groselha.
d) Uma alternativa possível para aumentar a fixação das frutas na planta-mãe até que estejam maduras, é aplicar baixas concentrações de auxina, visto que o fitormônio nessas condições apresenta como característica aumentar o tempo dos frutos presos à planta, permitindo que as alterações fisiológicas, bioquímicas e sensoriais ocorram.

Continue navegando