Buscar

Conhecimentos em Saúde

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação1,50
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros9/1
Nota9,00
1A Constituição Brasileira, desde 1988, passa a considerar a saúde como um direito de todos e dever do Estado. A partir desta data, os sistemas de saúde passaram a adotar abordagens além do tratamento das doenças, potencializando e direcionando seus esforços. Por qual motivo essas abordagens foram adotadas?
A
Pela regulação da doença.
B
Pela prevenção.
C
Pela cura.
D
Pela extinção do fator patológico e vacinação.
2
O cálcio é o elemento estrutural do sistema esquelético, e uma deficiência de cálcio na alimentação pode reduzir a resistência óssea e levar à osteoporose. 
A respeito da osteoporose, assinale a alternativa CORRETA:
A
É um desequilíbrio entre a nutrição e a formação muscular, que ocorre de forma silenciosa, ocasionando perda da qualidade de vida da pessoa acometida com essa doença, potencializando outros tipos de acometimentos, tais como quedas ou risco para tal e, consequentemente, fraturas.
B
É um desequilíbrio entre a reabsorção e a formação óssea, que ocorre de forma silenciosa, ocasionando ganho de qualidade de vida da pessoa acometida com essa doença, potencializando outros tipos de acometimentos, tais como maior agilidade e flexibilidade.
C
É um equilíbrio entre a reabsorção e a formação óssea, que ocorre de forma silenciosa, ocasionando perda da qualidade de vida da pessoa
acometida com essa doença, potencializando outros tipos de acometimentos, tais como diabetes e doenças cardíacas.
D
É um desequilíbrio entre a reabsorção e a formação óssea, que ocorre de forma silenciosa, ocasionando perda da qualidade de vida da pessoa acometida com essa doença, potencializando outros tipos de acometimentos, tais como quedas ou risco para tal e, consequentemente, fraturas.
3Relacionado às agressões que o homem pode estar suscetível frente a eventos de ordem patológica, estas podem e irão modificar o metabolismo celular, induzindo ao acúmulo de substâncias intracelulares (degenerações), ou ainda, podem alterar os mecanismos que regulam o crescimento e a diferenciação celular. Quanto às alterações celulares que podem se fazer presentes frente a eventos junto a estrutura celular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Hipotrofias, hipertrofias. ( ) Hiperplasias, hipoplasias. ( ) Metaplasias, displasias. ( ) Neoplasias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
V - F - F - F.
C
V - V - V - V.
D
F - F - F - V.
4O tecido ósseo possui seu próprio sistema de vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos (tendões). Os vasos sanguíneos são responsáveis por levar nutrientes à estrutura óssea, já os vasos linfáticos são responsáveis por remover os resíduos metabólicos provenientes da atividade celular, e os nervos possuem como função realizar o contato entre as células ósseas (estruturas) e o cérebro (SNC). Esse sistema possui marcas ósseas ou os chamados acidentes ósseos, os quais são representados por espaços, ondulações e depressões, servindo favoravelmente como pontos para fixação de outras estruturas como os músculos. Existem depressões e cavidades ósseas disponíveis no corpo humano. Sobre elas, analise as sentenças a seguir: I- Seio: refere-se ao espaço de ar encontrado em alguns tipos de ossos. II- Fossa: depressão na face de um osso. III- Forame: cavidade aberta para a passagem de nervos e vasos sanguíneos entre os ossos ou através da estrutura de um osso. IV- Meato: canal ou passagem longa. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e IV estão corretas.
B
Somente a sentença III está correta.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
5Relacionado ao termo dor, esta pode ser considerada como uma sensação desagradável, constituindo um dos componentes essenciais do sistema de defesa do organismo. Fornece um rápido aviso ao sistema nervoso para iniciar uma resposta motora e minimizar o prejuízo físico. A função básica dos nociceptores é transmitir informações aos neurônios de ordem superior sobre a lesão tecidual ocasionada por estímulos nocivos. Os receptores individuais podem ser considerados como uma "caixa-preta", que transforma o estímulo em um sinal apropriado para as células nervosas subsequentes. Acerca dos nociceptores e quais classes e/ou estruturas fazem parte desse sistema (nociceptores), classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Quimioceptores. ( ) Termoceptores. ( ) Mecanorreceptores. ( ) Nociceptores silenciosos e nociceptores polimodais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
V - V - V - V.
C
F - F - F - V.
D
V - F - F - F.
6A ciência que estuda as causas das doenças, os mecanismos que as produzem e as alterações morfológicas é chamada de Patologia. Assim, a patologia é um segmento dentro da área de Medicina. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o objetivo de estudo da Patologia:
A
Diagnóstico clínico.
B
Alterações funcionais nos tecidos.
C
Prevenção de doenças.
D
Terapêutica das doenças.
7É comum ouvirmos a afirmação de que todos os seres vivos possuem célula. Um grupo, entretanto, não é formado por essa estrutura, o que leva muitos autores a não o considerar como um organismo vivo, pois eles são formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético. Que grupo de agente ou microrganismo é esse?
A
Bactérias.
B
Protozoários.
C
Vírus.
D
Algas e bactérias.
8A célula é a unidade básica da vida. No entanto, o corpo humano é formado por estruturas menores, como as células, até estruturas muito complexas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a ordem dos níveis de organização do corpo humano:
A
Químico, celular, tecidual, sistêmico e orgânico.
B
Químico, celular, tecidual, orgânico e sistêmico.
C
Orgânico, sistêmico, químico, tecidual e celular.
D
Químico, sistêmico, orgânico, tecidual e celular.
9
Todo o processo de reparação tecidual causa o aparecimento de cinco sinais cardeais que podem variar com o tamanho e profundidade da lesão.
Quais são esses sinais?
A
Falta de coloração; frio; edema (tumor); dor; perda ou limitação funcional.
B
Rubor; calor; edema (tumor); dor; perda ou limitação funcional.
C
Rubor; frioin; edema (tumor); dor; perda ou limitação funcional.
D
Rubor; calor; edema (tumor); insensibilidade; perda ou limitação funcional.
10O corpo humano é pluricelular, ou seja, constituído por trilhões de células. As células são consideradas a menor parte dos organismos vivos e elementos estruturais funcionais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as funções específicas das células:
A
Regeneração através da mitose celular, reposição das células que se perderam.
B
Reprodução através de reposição das células que se perderam.
C
Regeneração através da mitose celular, células novas se formam e células velhas morrem.
D
Produção de energia através da mitose celular.
Imprimir

Continue navegando