Buscar

N2 Aparelho Locomotor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ligamentos e tendões são estruturas importantes do aparelho locomotor. Enquanto o primeiro pode ter formatos e tamanhos diferentes por causa da função que realiza, e quando usado excessivamente pode romper, o segundo pode conter uma bainha protetora com dupla camada para evitar atritos com os ossos que os cercam. Caso seja sobrecarregado, o tendão inicia um processo inflamatório, causando as famosas tendinites. Apesar disso, ligamentos e tendões possuem algumas características bem semelhantes.
Indique as proposições que correspondam às características semelhantes dessas duas estruturas.
I. Bastante vascularizadas por vasos sanguíneos.
II. Formadas por tecido conjuntivo denso.
III. Ricas em fibras colágenas.
IV. Fibras organizadas paralelamente.
Está correto o que se afirma em:
 II, III e IV.
Uma fibra muscular é a célula do músculo composta de numerosas miofibrilas. As fibras individuais são organizadas em feixes (fascículos) que, a partir de então, organizam-se em grupos de fascículos e posteriormente formam o ventre muscular. Cada nível de organização é revestido por uma membrana de tecido conjuntivo, que sofre ação de vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. As fibras musculares têm composições, funções e velocidades de contração e relaxamento diferentes.
FERREIRA, A. T. Fisiologia da contração muscular. Revista Neurociências, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 60-63, jul./set. 2005.
A partir dessa informação, associe cada fibra muscular à sua característica:
(1)   Oxidativa lenta
(2)   Oxidativa-glicolitica rápida
(3)   Glicolitica rápida
(   ) De cor branca, realiza atividades anaeróbias de curta duração.
(   ) De cor vermelha, com capacidade de suportar contrações por horas.
(   ) De cor vermelha, possui alto índice de glicogênio intracelular.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 3, 1, 2.
O estudo da anatomia e fisiologia dos segmentos corporais é fundamental para a prática do educador físico, uma vez que tão importante quanto conhecer a estrutura é entender quais as características de seu funcionamento normal. A partir de então, faz-se possível a interpretação e verificação de anormalidades e disfunções e serem tratadas e corrigidas. O tórax localiza-se anatomicamente entre o pescoço e o diafragma, sendo delimitado lateralmente pelas costelas. Além disso, possui funções indispensáveis, como a proteção de órgãos vitais (coração e pulmões). Também realiza movimentos diversos, desencadeados por ritmos respiratórios.
Leia atentamente as asserções listadas abaixo, referentes à anatomia e à fisiologia do tórax, e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As costelas se articulam posteriormente com as vértebras da coluna torácica e anteriormente com o osso esterno.
( ) Superiormente o tórax se delimita com o processo xifoide, inferiormente com o peritônio e lateralmente com as costelas.
( ) Durante a fase de inspiração, o diafragma relaxa e sobe, ao passo que durante a fase de expiração, o diafragma contrai e desce.
( ) Os movimentos do tórax observados durante as fases da respiração são possíveis graças à ação das articulações e músculos do diafragma e intercostais.
Assinale, agora, a alternativa que contemple a sequência correta das respostas.
 V, F, F, V.
As alterações observadas na coluna vertebral caracterizadas por excesso de curvaturas no plano frontal ou sagital são consideradas como desvios posturais. Os sinais e sintomas observados possuem relação com o grau da curvatura observada e podem provocar impactos diretos sobre a funcionalidade do segmento, causando dor e limitações, além de compensações secundárias. Grande parte desses desvios é ocasionada pela má postura na vida diária.
A partir do exposto avalie as afirmativas abaixo:
I. Os músculos reto do abdômen e eretor da espinha têm ações opostas na coluna vertebral.
II. Os músculos oblíquos externo, interno e transverso são responsáveis pela extensão da coluna.
III. A flexão lateral ocorre apenas na região cervical da coluna vertebral.
IV. O músculo eretor da espinha é o principal extensor da coluna vertebral.
Está correto o que se afirma em:
 I e IV.
A ulna é um dos ossos que compõem o antebraço, sendo o maior dessa região. Localizado na região medial, é classificado como osso longo. Em sua região proximal, possui cinco acidentes ósseos, e na região distal, outros dois. Articula-se com o úmero por meio da articulação do cotovelo, com o rádio em sua região proximal por meio da incisura radial, permitindo, na pronação, que o rádio cruze sobre a ulna, e na sua região distal, por mais que finalize na região do punho, conecta-se com o rádio, e não com os ossos do punho.
Baseado nessas informações e no que já foi estudado sobre esse osso, assinale a alternativa correta.
 A cabeça da ulna se articula com a incisura ulnar do rádio.
Tônus muscular é o estado de tensão elástica que o músculo possui em repouso, que dá a possibilidade de o músculo rapidamente ser contraído quando é estimulado por um impulso nervoso. Caso o músculo estivesse em completo relaxamento, sem a presença do tônus muscular, ele demoraria muito mais tempo para realizar a contração muscular. Com o tônus muscular presente, nosso corpo está constantemente preparado para agir assim que receber um estímulo nervoso, ele terá condições de responder com a contração muscular necessária.
Com base no texto acima e no que estudamos no e-book, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
I. Com a liberação de acetilcolina, a contração muscular se torna possível.
PORQUE
II. Impulsos nervosos originados no encéfalo e na medula espinal serão conduzidos às fibras musculares
A respeito dessas proposições, assinale a alternativa correta.
· As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
 
Durante a ossificação intramembranosa, ocorre a formação do tecido ósseo no interior de uma camada conjuntiva de células não diferenciadas, que, por sua vez, se proliferam e se agrupam para poderem se diferenciar. Nesse local, novos ossos poderão surgir. A região em que ocorre essa formação chama-se centro de ossificação primária, na qual as células mesenquimais sintetizarão a matriz orgânica, rica em vasos sanguíneos, surgindo fibroblastos e células osteogênicas. Logo, essas células se diferenciam em osteoblastos, que sintetizam osteoides, que assim se diferenciam em osteócitos.
BEU, C. C. L.; GUEDES, N. L. K. O; QUADROS, Â. A. G. Tecido conjuntivo. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2017.
Com base no texto acima e no que foi estudado, qual alternativa indica a região em que os ossos têm essa ossificação como característica?
 Intramembranosa.
João, 27 anos, levando seu filho para a escola, estava sentado no banco do motorista e, ao virar o braço para pegar a mochila da criança do banco de trás do carro, sentiu imediatamente uma dor intensa e uma restrição de movimento no ombro. Depois de deixar a criança na escola e com muita dor, foi ao pronto-socorro ortopédico mais próximo de sua casa. Após realizar o exame físico e de imagem o médico, Dr. Breno, disse a João que ele sofreu luxação grau IV no ombro com lesão do manguito rotador.
Assinale a alternativa abaixo que contenha os músculos que podem ter sofrido a lesão:
 Supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor.
O sistema muscular se associa principalmente com o processo de locomoção e movimentos do corpo humano. Entre suas características, incluem-se excitabilidade, contratilidade, extensibilidade e elasticidade. Além disso, os músculos representam cerca de 40% de toda nossa massa corporal, fato que os torna o tecido mais abundante encontrado no corpo humano. Fica evidente, portanto, que a ação muscular determina todos os movimentos do corpo humano. O músculo é o único tecido do corpo humano capaz de produzir força.
Sobre o exposto, assinale a alternativa que contemple os músculos responsáveis pela extensão do joelho.
 Reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio.
O processo de recuperação de uma lesão ligamentar podeocorrer de diversas formas, variando de acordo com a pessoa, sua composição física, sua rotina de exercícios ou sedentarismo. Todavia, de modo geral, uma lesão no ligamento gera uma necessidade de tratamentos manuais, medicamentoso, podendo em alguns casos passar por infiltrações ou procedimentos cirúrgicos. Mesmo que o tempo de recuperação seja diferenciado, o processo fisiológico da regeneração passa por algumas fases.
Baseado nos conhecimentos obtidos, indique a alternativa que traz uma fase desse processo com sua explicação correta.
 Proliferativa: nesta etapa, chegam os fibroblastos, que realizarão a produção de colágeno.

Continue navegando