Buscar

A3 Aparelho Locomotor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS
APARELHO LOCOMOTOR
Atividade 3
MARIA EDUARDA BUENO MOREIRA
Canoas
2023
Armando, 48 anos, queixa-se de dor na região medial do cotovelo, que é exacerbada durante o arremesso da bola de beisebol. Também relata sensibilidade no epicôndilo medial. Ele procurou um ortopedista que observou no exame físico piora da dor na pronação resistida do antebraço e na flexão resistida do punho. O exame de imagem recente demonstrou presença de neuropatia ulnar. A partir destes dados, o ortopedista diagnosticou epicondilite medial.
O tratamento foi realizado com analgésico e anti-inflamatório não esteroidal. O médico encaminhou Armando para a fisioterapia e recomendou ao educador físico que o treina que ele modifique a mecânica dos gestos esportivos realizados por Armando, de maneira a minimizar o estresse repetitivo. O médico também explicou para Armando que os elementos estressantes das atividades de alto nível também podem ser aliviados com a alteração da frequência, da intensidade ou da duração da prática e que somente quando o processo inflamatório for controlado ele deve progredir aos exercícios resistidos realizados durante os treinos.
A partir da situação apresentada, cite quais músculos tem origem no epicôndilo medial do úmero. Leia com atenção o texto e cite quais músculos originados no epicôdilo medial do úmero estão relacionados com os movimentos avaliados pelo médico.
No caso em questão foi diagnosticado uma epicondilite medial, inflamação na origem dos músculos flexores do pronador redondo, que estão no epicôndilo medial do úmero. Esses músculos são responsáveis pelo movimento de pronação e flexão, por tanto a inflamação na sua origem causa dor e perda de capacidade de movimento relacionados a estes movimentos.
Os músculos com origem no epicôndilo medial têm em comum serem, a maior parte, responsáveis pelo movimento de flexão, portanto, no processo inflamatório (epicondilite medial), o movimento de flexão resistida ficará prejudicada, fato constatado pelo ortopedista no exame físico; a pronação resistida também aparentou estar prejudicada, fechando o diagnóstico médico.
Os músculos que têm origem no epicôndilo medial do úmero, responsáveis pelo movimento de pronação e flexão, são: 
Músculo flexor radial do carpo - Responsável pela ação de flexão e abdução (ou flexão radial) do punho.
Músculo palmar longo - Responsável pela ação de flexionar a mão/punho.
Músculo flexor ulnar do carpo - Responsável pela ação de flexão e adução (ou flexão ulnar) do punho.
Músculo flexor superficial dos dedos - Responsável pela ação de flexão do 2º ao 5º dedos.
Músculo pronador redondo -Responsável pela ação de flexão do cotovelo e pronação do antebraço.
Referências
 
Análise e conclusão das informações disponibilizadas;
https://maurogracitelli.com/blog/epicondilite-medial
https://blog.jaleko.com.br/tennis-elbow-e-golf-elbow-qual-a-diferenca/
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/les%C3%B5es-e-envenenamentos/les%C3%B5es-provocadas-por-esportes/epicondilite-medial#:~:text=A%20epicondilite%20medial%20%C3%A9%20a,do%20cotovelo%20e%20do%20antebra%C3%A7o.&text=A%20causa%20%C3%A9%20geralmente%20uma,pulso%20em%20dire%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20palma.

Outros materiais