Buscar

Computação Quântica

Prévia do material em texto

Computação Quântica
 O processo quântico dentro da computação tem um nível extremamente elevado de complexidade, a humanidade ainda busca pequenos avanços em tal área devido ao tamanho cuidado exigida nos processos quânticos, um exemplo de tamanha complexidade vem da necessidade de estabilizar os sistema em temperaturas muita baixas como -270°C devido à velocidade exercida pelos processamentos, por isso é necessário a criação de computadores específicos para que tal ferramenta possa ser utilizada.
 A existência da computação quântica vem da necessidade do aumento da capacidade dos processos dentro dos circuitos, com a computação quântica presente será possível a realização de cálculos e simulações que levariam anos serem feitos em minutos. Ao contrário da física clássica utilizada nas maquinas padrões, onde processo de um dado é registrado em bit e em apenas 1 (verdadeiro) e 0 (falso), o processo quântico basicamente teria mais uma forma de registro (cubit) onde seria analisado todas as combinações do resultado, porém na sua leitura final ela apenas uma das formas possíveis. É algo como tirar a sorte na moeda, ao ser arremessada para o alto seria possível observar todas as combinações possíveis dos lados da moeda, porém no seu estado final ela assumiria a forma de cara ou coroa.
Computação Através do dna
Os computadores de DNA estão sendo estudados devido a sua tamanha capacidade e velocidade no processamento de dados lógicos em pequeno espaço, já que segundo a Lei de Moore, até 2025 a humanidade atingirá um limite máximo de miniaturização, dando início então aos processos de DNA. Onde em apenas miligramas de uma gota de DNA seria possível o calculo de diversas possibilidades de forma imprejudicial para o meio ambiente e de baixo custo.
Computação óptica
Nos atuais maquinas, as informações de processamento são percorridas por pequenos sistemas elétricos presente em seus circuitos, logo, quanto mais informação mais energia, pensando em tal afirmação que os cientistas e pesquisadores buscaram criar uma maneira quem possibilita que grandes escalas de informações sejam processadas de forma rápida e estável e barata, através da luz e energia, por exemplo o lazer. 
A ideia é que os dados sejam gerados e depois transmitidos de forma ótica através de uma frequência específica nos processadores, gerando assim uma conexão direta em linguagem hexadecimal, sendo possível aumentar a velocidade do processo de forma mais simples porém complexas em sua montagem.
- Gustavo Rodrigues da Silva

Continue navegando