Buscar

Guia curso semiprofissional Senai

Prévia do material em texto

GUIA DO ALUNO
Curso Técnico Semipresencial
SEJA BEM-VINDO AO SENAI!
Esse manual é para você, aluno, ter acesso a informações importantes sobre a estrutura e o funcionamento do SENAI, as normas, os regulamentos e as diretrizes que irão orientar a sua vida estudantil. 
Esperamos que, com informações claras, você possa se organizar e cumprir seus compromissos com a instituição. 
VOCÊ SABIA QUE O SENAI É UM DOS 05 MAIORES COMPLEXOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO MUNDO E O MAIOR DA AMÉRICA LATINA?
Ele foi criado pelo Decreto-Lei nº 4.048, de 22 de janeiro de 1942, e tem como missão promover a Educação Profissional e Tecnológica.
O SENAI de Minas Gerais prioriza a inserção de seus alunos no mundo do trabalho, o desenvolvimento do potencial empreendedor e gerencial e a capacidade de promover metodologias de trabalho orientadas para os novos paradigmas de produção, com atuação marcante em diversas áreas profissionais.
VOCÊ AGORA FAZ PARTE 
DESSA HISTÓRIA!
O QUE É UM CURSO TÉCNICO SEMIPRESENCIAL?
São cursos ofertados na Educação Profissional, destinados, a você, aluno matriculado ou egresso do ensino médio, que busca se qualificar e ser um técnico de nível médio, segundo um perfil profissional. 
São desenvolvidos com 80% da carga horária a distância e 20% da carga horária presencial.
80%
20%
4
O AVA é o ambiente virtual onde acontecerá a maior parte do seu processo de desenvolvimento, sua SALA DE AULA VIRTUAL.
É nesse ambiente, que você, será estimulado a usar sua criatividade e sua autonomia enquanto aluno. Tudo isso sendo mediado por seu instrutor on-line, por meio de fóruns, mensagens e feedbacks.
Nele também, você realizará as atividades obrigatórias do curso, que serão avaliadas conforme o planejamento, recebendo sempre feedback e informações sobre o seu desempenho.
AMBIENTE VIRTUAL 
DE APRENDIZAGEM (AVA)
AULAS PRESENCIAIS
Devido a pandemia COVID 19, desde o dia 18 de março de 2020, algumas atividades presenciais do SENAI de Minas Gerais, estão suspensas. Tão logo os órgãos oficiais autorizem o retorno, o formato em questão será reestabelecido, mantendo a carga horária e distribuição de pontos descritos nesse documento.
As aulas presenciais acontecem nas escolas SENAI conforme calendário divulgado. 
Para o bom andamento desse momento, você deverá ter em seu radar alguns pontos de atenção, são eles:
As escolas possuem horários de entrada e saídas padronizadas, dessa forma a pontualidade é indispensável para o bom andamento das aulas. 
Caso ocorra algum atraso, a tolerância para você entrar na escola é de no máximo 10 minutos. Ultrapassando esse limite, você receberá falta na aula, podendo entrar a partir da segunda aula.
Não é permitida a saída em horário de aulas, somente em casos de extrema urgência. Para alunos menores de idade, somente é permitida a saída mediante autorização prévia dos pais e/ou responsável legal. 
A frequência nas aulas presenciais é obrigatória e, as faltas não são abonadas, podendo apenas ser justificadas em situações amparadas por lei e comprovadas por meio de documentos oficiais, como atestado/laudo médico. 
As aulas presenciais acontecerão quinzenalmente, aos sábados, ou semanalmente, as sextas feiras ou quintas feiras, de acordo com o curso em que você se matriculou, conforme calendário divulgado.
AULAS PRESENCIAIS
7
A sua escola SENAI possui uma equipe especializada e dedicada, responsável por resolver as situações sobre a sua vida escolar, e você pode procurar cada profissional conforme a especificidade do assunto.
QUAIS PROFISSIONAIS IRÃO
TE AJUDAR?
Supervisor Técnico
Pedagogo
Instrutor Presencial
Secretário Escolar
Bibliotecário
Gerente
Na sua escola SENAI
Instrutor online
Na central de tutoria
Monitor
Uniforme
O uso do uniforme nas escolas do SENAI não é obrigatório, mas caso você opte pela utilização a responsabilidade de aquisição é sua.
O SENAI de Minas Gerais possui modelos padronizados, que se diferem conforme a especificidade da etapa do curso (salas de aulas x oficinas/laboratórios). 
Não é permitido o uso de qualquer peça que descaracterize o uniforme, tais como camisa de futebol, camiseta, bermuda, sandália, boné, touca e outros.
No caso de emissão de segunda via do crachá, o aluno deverá arcar com o custo. 
SEGURANÇA NO AMBIENTE EDUCACIONAL E NORMAS PARA UTILIZAÇÃO DAS OFICINAS E LABORATÓRIOS
O uso de equipamento de proteção individual não dispensa a necessidade de adoção de outras medidas cabíveis para a eliminação ou controle de riscos.
Quando for necessária a utilização de calçado especial para as práticas nas oficinas, a aquisição será de sua responsabilidade. A escola informará sobre a necessidade de aquisição do calçado com antecedência. Se você não adquirir o calçado de segurança, não poderá frequentar as aulas práticas, o que poderá acarretar em desempenho insuficiente no curso e, consequentemente, a reprovação no mesmo.
É responsabilidade da escola prestar assistência imediata ao aluno que sofrer qualquer acidente ou mal-estar em suas dependências, proporcionando-lhe o devido atendimento e comunicando aos familiares ou aos responsáveis. 
SEGURANÇA NO AMBIENTE EDUCACIONAL E NORMAS PARA UTILIZAÇÃO DAS OFICINAS E LABORATÓRIOS
A participação do aluno menor de idade em visitas técnicas e/ou outras atividades desenvolvidas fora das dependências do SENAI está condicionada, obrigatoriamente, da expressa autorização do seu responsável legal, quando menor de idade. 
É proibida a utilização de anéis, relógios, colares, correntes, brincos, piercings, alargadores e outros objetos de adorno e de uso pessoal durante o trabalho com máquinas, uma vez que eles criam pontos de agarramento que podem dar origem a acidentes com lesões graves.
É proibido o trânsito de pessoas entre as máquinas, principalmente quando estiver ocorrendo aula prática. Alunos com cabelo comprido deverão prendê-los no momento de realização de aula prática. 
UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA
O acervo das Bibliotecas do SENAI de Minas Gerais está disponível para consulta e empréstimo domiciliar para todos os alunos. 
A consulta ao catálogo do acervo pode ser feita pela internet ou pelo terminal localizado na biblioteca da sua escola.
Endereço de acesso web: www.fiemg.com.br/bibliotecaweb. 
Endereço de acesso mobile: www.fiemg.com.br/biblioteca.
.
 
Você pode retirar até 03 obras, com prazo de 15 dias para devolução.
Não é permitido empréstimo tais como, enciclopédias, dicionários, manuais, bibliografias, diretórios e/ou outras publicações consideradas de referência pelo bibliotecário.
Os alunos com atraso superior a 07 dias corridos de devolução, de exemplares emprestados na biblioteca da escola, serão comunicados por meio de uma advertência por escrito que o valor de mercado da obra será cobrado em boleto a parte do curso.
Em casos de extravio (perda e roubo) e danos, será solicitada a reposição da obra conforme regulamento da biblioteca.
12
SITUAÇÃO ESPECIAL E ENTREGA DE ATESTADO/LAUDO MÉDICO
Você terá direito às orientações dos docentes, à reposição das atividades desenvolvidas presencialmente, de acordo com disponibilidade da escola, e acesso ao material didático necessário aos estudos, quando:
For acometido de doença, desde que apresente laudo médico comprovando sua incapacidade temporária.
Trabalhar em regime de turno, desde que apresente declaração da empresa que comprove a alternância de horários.
For convocado para o serviço militar, inclusive para os Tiros de Guerra, desde que as faltas ocorram comprovadamente por motivos de obrigações decorrentes dessas condições.
For aluna gestante, desde que as faltas ocorram comprovadamente por meio de atestado ou laudo médico.
Os atestados e/ou justificativas de faltas deverão ser digitalizados e enviados para o e-mail da escola ou via Correios, observando o prazo máximo de 05 dias contados da data da falta na aula presencial.
CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E RECUPERAÇÃO.
QUAIS SÃO OS CRITÉRIOSPARA APROVAÇÃO?
Você será considerado aprovado no módulo e poderá prosseguir para o módulo seguinte, somente se atender aos seguintes critérios:
	NOTA	FREQUÊNCIA
	final igual ou superior a 60 (sessenta) pontos em cada unidade curricular.	 igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total presencial oferecida no módulo, ou no período letivo ou no curso.
Se ao final do último módulo você tiver atendido a todos os requisitos e alcançar aproveitamento e frequência mínima para aprovação em todos os módulos será considerado concluinte, fazendo jus ao diploma de técnico.
A possibilidade de repetir o módulo está condicionada a oferta de turmas na escola SENAI.
15
COMO VOU SER AVALIADO?
Ao decorrer de cada módulo, você será avaliado em cada unidade curricular em 100 (cem) pontos. Distribuídos em:
40 (quarenta) pontos de atividades que serão realizadas durante a etapa on-line no AVA.
60 (sessenta) pontos de atividades avaliativas, que serão realizadas durante a etapa presencial, em datas preestabelecidas
RECUPERAÇÃO, COMO ACONTECE?
A recuperação final será em uma nova etapa presencial para realização de prova teórica e/ou prática no valor de 100 pontos, em data preestabelecida no calendário escolar do curso. 
Se você obtiver nota superior a 60 pontos na recuperação final, será registrada a nota mínima para aprovação, ou seja, 60 pontos. Caso você não obtenha 60 pontos na recuperação final, prevalece a maior nota.
Recuperação Paralela: promovida durante a realização da unidade curricular, em que deverão ser utilizadas estratégias de ensino diferenciadas a fim de proporcionar o alcance das capacidades previstas na unidade curricular.
Recuperação Final: realizada em períodos previamente definidos pela escola, conforme determinado em calendário escolar. Seu objetivo é proporcionar aos alunos, que obtiveram na(s) unidade(s) curricular(es) nota final entre 40 (quarenta) e 59 (cinquenta e nove) pontos, as condições para a aquisição das competências até então não alcançadas e a pontuação necessária à aprovação.
17
FIQUE ATENTO!
EVASÃO
APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
 DESISTÊNCIA
Você pode ser considerado evadido do curso se você estiver infrequente em 15% ou mais, consecutivamente, considerando-se a carga horária total presencial do módulo ou se você não comparecer para realização da rematrícula.
Em caso de evasão, ou seja, abandono do curso sem dar ciência à escola, você só poderá retornar mediante novo processo seletivo.
A Evasão não desobriga os pagamentos previstos em contrato.
TRANSFERÊNCIA
É a possibilidade para que você possa aproveitar estudos realizados e concluídos, em outras escolas e instituições bem como na escola SENAI. 
Você deverá encaminhar a solicitação, por meio do Requerimento Padrão (disponível no AVA), para a secretaria da escola, por correio ou pessoalmente, atendendo a data divulgada e estabelecida no calendário escolar. 
Você pode solicitar transferência de escola, mediante análise e disponibilidade de oferta. 
Caso não haja disponibilidade de vagas e/ou turmas, o SENAI de Minas Gerais não é obrigado a prover estratégias extracurriculares ou extra calendário. Para mais informações procure a equipe pedagógica da escola.
Caso você venha a desistir do curso, você deverá formalizar o pedido de desistência da sua matrícula por meio do requerimento padrão, disponível no AVA, digitalizando e enviando o documento para o e-mail da escola.
SAEP – SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 
Ao final do curso, todos os alunos concluintes dos cursos Técnicos de Nível Médio, são submetidos ao SAEP, que consiste em uma avaliação instituída pelo SENAI Nacional. 
Tem como objetivo medir o desempenho e o alcance do perfil profissional dos estudantes dos cursos técnicos.
Para mais informações consulte a  equipe técnico pedagógica da escola.
DISPOSIÇÕES GERAIS
	BENS DOS ALUNOS	O SENAI não se responsabiliza pelos bens particulares de seus alunos. Portanto, cada aluno deverá zelar pela guarda de seus bens, responsabilizando pelos mesmos, dentro das dependências do SENAI.
	ESTACIONAMENTO	O SENAI não garante estacionamento para seus alunos. É de responsabilidade da Direção da escola orientar seus alunos sobre a possiblidade de estacionar seus veículos. Portanto, o SENAI não se responsabiliza pela guarda e segurança dos veículos dos seus alunos.
DIREITOS E DEVERES
	DIREITOS	Ter asseguradas as condições necessárias para o seu desenvolvimento educacional e profissional. 
Receber orientações necessárias para a constante melhoria do seu desenvolvimento escolar. 
Apresentar sugestões ou reclamações visando à melhoria da instituição, do processo educacional e do sistema de avaliação com a coordenação, supervisão ou gerência da escola SENAI. 
	DEVERES	Conhecer e cumprir as normas educacionais dispostas no Regimento Escolar. 
Adotar, na conduta escolar, os princípios do Projeto Político Pedagógico da escola, com observância dos pilares aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a fazer. 
Cumprir as condições previstas no contrato de prestação de serviços educacionais, quando aplicável, nos programas, na legislação educacional, no regimento e nas normas escolares. 
O acesso aos demais DIREITOS e DEVERES do alunos estão disponíveis nos documentos normativos da escola. Solicite a equipe técnico pedagógica de sua escola.
E SE EU TIVER ALGUMA DÚVIDA?
Entre em contato pelos canais de atendimento de cada escola. 
Nossa equipe está trabalhando para te atender da melhor maneira possível! 
Estamos à disposição para o que vocês precisarem! Contem conosco! Estamos juntos!
"EU NÃO SONHEI COM SUCESSO.
             EU TRABALHEI PARA ELE."
Estée Lauder
NÃO HÁ SUCESSO SEM ESFORÇO!
PREPARADO PARA SER UM ALUNO DO SENAI? VAMOS JUNTOS!

Continue navegando