Buscar

Direito Indigena Internacional

Prévia do material em texto

iPhone
O Estado brasileiro reconhece os principais instrumentos internacionais de Direitos Humanos. Entre estes, destacamos: Convenção nº 169; Convenção pela eliminação de todos os tipos de discriminação racial; Convenção Interamericana de Direitos Humanos
iPhone
1ª) Perspectiva filosófica ou jusnaturalista: Define que os direitos fundamentais são advindos da natureza ou concebidos por um ser soberano, logo, seria um direito natural, inerente da pessoa humana, portanto absolutos e imutáveis, não sendo outro homem, ou mesmo o Estado competente para regulamentar ou mesmo modificá-lo. Pensar sob o prisma dessa teoria é condenar a sociedade a barbárie, uma vez que os direitos humanos é compreendido enquanto histórico e conquistado a partir de lutas sociais.
2ª) Perspectiva universalista: Defende que os direitos fundamentais pertencem a todos e qualquer pessoa humana, a qualquer tempo, em qualquer localização geográfica, previsto em acordos internacionais entre países que buscam ratificar essa proteção.
3º) Perspectiva constitucionalista: Os direitos fundamentais são fruto de um contrato social, reconhecidos em determinado Estado, e positivados na Carta Magna enquanto garantias fundamentais.

Continue navegando