Buscar

Modelo de Regressão Linear Múltipla na Análise de Produção

Prévia do material em texto

Os gestores pediram a uma jovem engenheira de produção, recém-contratada, para ajudá-los na análise dessas alternativas. Essa jovem engenheira, após alguns testes, desenvolveu o seguinte modelo: 
em que                    
Com base no modelo descrito, responda às seguintes perguntas:
1)     Quais foram as variáveis estudadas?
2)     Qual o tipo de cada variável, quantitativa ou qualitativa? Se quantitativa, qual sua unidade de medida? Se qualitativa, que níveis ou classes podem assumir?
3) Como pode esse modelo de regressão linear múltipla ser usado para fazer predição de volume de produção de cada linha da fábrica?
4) Reflita sobre situações similares em que você poderia aplicar essa mesma técnica (regressão linear múltipla) para gerar conhecimento a partir de dados. Descreva brevemente uma dessas situações que você pensou, identifique cada uma das variáveis de entrada e a variável resposta, descreva o tipo de cada uma delas (se quantitativa ou qualitativa) e forneça suas unidades de medida (se quantitativas) ou seus níveis ou classes (se qualitativas).
1) As variaveis estudadas são: velocidade da máquina, layout antigo ou novo, número de funcionários maior ou igual e volume de produção.
2) x1 = velocidade da máquina - quantitativa - unidade de medida "rpm"; x2 = layout - qualitativa - classe 1 "novo" ou classe 0 "antigo"; x3 = número de funcionários - qualitativa - classe 0 "atual", classe 1 "maior"; Y = volume de produção - quantitativa - unidade de medida "peças/hora".
3) O objetivo do modelo acima é encontrar qual o melhor cenário em que seja produzido mais peças/hora. Para isso as diversas váriveis são correlacionadas no modelo de regressão linear fornecendo o resultado de peças/hora. Assim é possível a quem estiver trabalhando com o modelo fazer simulações aumentando ou mantendo o mesmo numero de funcionários, modificando velocidade de máquinas,alterando o layout. Cada uma dessas irá fornecer um resultado simulado até chegar no cenário desejado para implementar posteriormente.
4) Considerada a geração de resíduos de construção e demolição no canteiro de obras em função do tipo de projeto e da forma de produção, como uma situação similar e que está relacionada à área da engenharia civil.
Nesse caso, a variável de resposta Y se configura pela quantidade de resíduos de construção e demolição (metros cúbicos), portanto, uma variável quantitativa.
As variáveis de entradas apresentam-se como quantitativas e qualitativas.
As variáveis quantitativas x1 dada pela área total construída (metros quadrado); x2 dada pelo número de pavimentos (unidades) e x3 dada pela densidade das paredes (quilograma por metro cúbico).
As variáveis qualitativas x4 dada pela organização do canteiro com níveis (1-falhas na organização do canteiro, 5-canteiro mais organizados); e x5 dada pelo reaproveitamento de resíduos, com classe (1-"reaproveitamento" e 0-"sem reaproveitamento").

Continue navegando