Logo Passei Direto
Buscar

AVALIAÇÃO 2 GEOGRAFIA POLITICA

User badge image
Geane Pereira

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Não existe um espaço global, apenas espaços da globalização. O Mundo, porém, é apenas um conjunto de possibilidades, cuja efetivação depende das oportunidades oferecidas pelos lugares. Todavia, o território termina por ser a grande mediação entre o Mundo e a sociedade nacional e local, já que, em sua funcionalização, o "Mundo" necessita da mediação dos lugares, segundo as virtualidades destes para usos específicos. Sobre o que Santos (1997) nos alerta com relação à globalização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Como os blocos de alguns países: a União Europeia, o Mercosul, o Nafta, entre outros, que buscam ampliar o território apenas para a circulação de mercadorias, restringindo o fluxo de pessoas ao limite do desejável.
( ) Num dado momento, o "Mundo" escolhe alguns lugares e rejeita outros e, nesse movimento, modifica o conjunto dos lugares, o espaço como um todo.
( ) Cada dimensão da Globalização se articula com as demais na procura de um sentido para a vida. Isso é o que dele faz o indivíduo em busca do futuro, a partir de uma concepção de mundo.
A V - F - F.
B F - V - F.
C V - V - V.
D F - F - V.

A globalização tem sua origem por um longo processo de evolução da tecnologia e de seu uso, com formas espaciais específicas. A sua propagação ocorreu através da imprensa financeira internacional, na década de 1980. Assim, sinônimo de aplicações financeiras e de investimentos.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O termo globalização ocorreu por meio da imprensa financeira internacional, em meados da década de 1980. Depois disso, muitos intelectuais dedicaram-se ao tema, associando-a à difusão de novas tecnologias na área de comunicação, como satélites artificiais, redes de fibra ótica que interligam pessoas por meio de computadores, entre outras que permitiram acelerar a circulação de informações e de fluxos financeiros.
( ) A globalização passou a ser sinônimo de aplicações financeiras e de investimentos pelo mundo afora. Além disso, ela foi definida como um sistema cultural que homogeneíza, que afirma o mesmo a partir da introdução de identidades culturais diversas que se sobrepõem aos indivíduos.
( ) A globalização é baseada somente na política, segundo as categorias tempo e espaço, como um sistema mundo, como um paradigma para a ação, refletindo nos Estados-Nação, exigindo um protecionismo, para alguns teóricos.
A V - V - F.
B V - F - V.
C F - V - F.
D F - F - V.

"O espaço se globaliza, mas não é mundial como um todo senão como metáfora. Todos os lugares são mundiais, mas não há um espaço mundial. Quem se globaliza mesmo são as pessoas" (SANTOS, 1993, p. 16). Com base nesses estudos desenvolvidos com as mais variadas abordagens e temática, assinale a alternativa CORRETA:
A A globalização é um processo que possibilita uma pequena formação de uma tendência de relações culturais, econômicas, políticas e sociais, aprofundadas através das técnicas de informação, ciência e comunicação entre os atores políticos globais e entre toda a sociedade.
B A globalização tem sua origem por um curto processo de evolução da tecnologia e de seu uso, com formas espaciais específicas.
C Os aspectos econômicos, como o papel das empresas na internacionalização do capital, desenvolvendo críticas e teorias do mundo contemporâneo.
D O termo globalização ocorreu por meio da imprensa financeira internacional, em meados da década de 1950, logo após a Segunda Guerra Mundial.

O espaço geográfico é uma funcionalização da globalização, sendo construído de acordo com as demandas de quem o idealiza, para permitir fluir suas necessidades. Entende que o espaço geográfico é um "conjunto indissociável de sistemas de objetos naturais ou fabricados e de sistemas de ações, deliberadas ou não" (SANTOS, 1994, p. 49). Assim, o espaço geográfico viabiliza a globalização, dado que ele materializa três de seus pressupostos.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A unicidade técnica é a direção centralizada, exemplificada pela direção do mundo econômico e das finanças pelos executivos que atendem aos interesses dos donos das empresas transnacionais e do sistema financeiro internacional (SANTOS, 1994).
( ) A unicidade do motor é compreendida como a capacidade de instalar qualquer instrumento técnico produtivo em qualquer parte do mundo.
( ) A convergência dos momentos é possibilitada pela unificação técnica, pela capacidade de comunicação em tempo real.
A V - F - F.
B F - F - V.
C V - V - F.
D F - V - F.

Uma breve discussão sobre o tema globalização, lembrando que o assunto foi muito discutido pelo geógrafo Milton Santos. Entre esses estudos desenvolvidos com as mais várias abordagens e temáticas, destacam-se: os aspectos econômicos, como o papel das empresas na internacionalização do capital, desenvolvendo críticas e teorias do mundo contemporâneo. Neste contexto, a globalização é um processo que possibilita a formação de uma tendência de relações culturais, econômicas, políticas e sociais, aprofundadas através das técnicas de informação, ciência e comunicação entre os atores políticos globais e entre toda a sociedade.
Com base na caracterização da globalização, segundo Bezerra (2019), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Integração social, econômica e política e uma união de mercado mundial (relações comerciais e financeiras).
( ) Fortalecimento das relações internacionais entre os países subdesenvolvidos juntamente às nações desenvolvidas.
( ) Aumento da produção e do consumo de bens e serviços e o avanço tecnológico e dos meios de comunicação.
A V - F - F.
B F - F - V.
C V - F - V.
D F - V - F.

O território é o produto dos atores sociais e um produto consumido, um espaço urbano vivenciado, são eles que produzem o território, partindo da realidade inicial dada, que é o espaço. Evidenciando que o poder é conceito-chave para o estudo do território, agora compreendido não só como capacidade do Estado, mas também exercido por atores que emergem da população.
Com base nas definições sobre os territórios, analise as sentenças a seguir:
I- O território se forma a partir do espaço, é resultado de uma ação conduzida por um ator sintagmático (ator que realiza um programa) em qualquer nível.
II- O território é onde as pessoas estão e onde as relações entre esses indivíduos ocorrem, porém não há uma configuração definida destes espaços e poucos interagem entre si, contribuindo para o ordenamento do território.
III- A produção de um espaço, o território nacional, espaço físico, balizado, modificado, transformado pelas redes, circuitos e fluxos que aí se instalam: rodovias, canais, estradas de ferro, circuitos comerciais e bancários, autoestradas e rotas aéreas etc. O território, nessa perspectiva, é um espaço onde se projetou um trabalho, seja energia e informação, e que, por consequência, revela relações marcadas pelo poder.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

A organização do Estado-nação se detém no controle sobre o território e seus conteúdos, sendo ele o fundador de organizações sociais políticas em todas as sociedades. A centralidade territorial do poder político só foi possível pela submissão e controle do território, destacando-se o principal meio utilizado: a racionalização do direito ou força militar profissional permanente (GUIBERNAU, 1997).
Com base nas definições sobre Estado-nação, analise as sentenças a seguir:
I- A organização do Estado-nação vai possuir um exército, um território, uma bandeira e o sentimento de pertencimento das pessoas que ali vivem.
II- O Estado-nação brasileiro é considerado um Estado centralizado aproximando-se do modelo francês como outros países latinos como a Argentina e o Uruguai.
III- O Estado-nação norte-americano é o mais difundido. O que ambos possuem em comum é a presença marcante do Estado nas diversas esferas de interesse da sociedade desde a política à econômica.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

O campo político mundial após a Guerra Fria denomina-se Nova Ordem Mundial ou Nova Ordem Geopolítica Mundial, visando a um plano geopolítico internacional dos poderes e forças entre os Estados Nacionais. a soberania dos Estados Unidos e do capitalismo se proliferou por todo o mundo e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se mantém como o maior e mais poderoso tratado militar internacional, e o planeta, que antes se encontrava na denominada Ordem Bipolar da Guerra Fria passou a buscar um novo termo para designar o novo plano político.
Sobre o tema exposto na Nova Ordem Geopolítica Mundial na Globalização nos Estados Nacionais, analise as sentenças a seguir:
I- Unipolaridade: sob o ponto de vista militar, os EUA se tornaram soberanos diante da impossibilidade de qualquer outro país rivalizar com os norte-americanos nesse quesito.
II- Multipolaridade: após o término da Guerra Fria, o poderio militar não era mais o critério principal a ser estabelecido para determinar a potencialidade global de um Estado Nacional, mas sim o poderio econômico.
III - Unimultipolaridade: sendo a mais casual, a expressão é utilizada para designar o duplo caráter da ordem de poder global: "multi" para designar a supremacia militar e política dos EUA e "uni" para designar os múltiplos centros de poder econômico.
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Não existe um espaço global, apenas espaços da globalização. O Mundo, porém, é apenas um conjunto de possibilidades, cuja efetivação depende das oportunidades oferecidas pelos lugares. Todavia, o território termina por ser a grande mediação entre o Mundo e a sociedade nacional e local, já que, em sua funcionalização, o "Mundo" necessita da mediação dos lugares, segundo as virtualidades destes para usos específicos. Sobre o que Santos (1997) nos alerta com relação à globalização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Como os blocos de alguns países: a União Europeia, o Mercosul, o Nafta, entre outros, que buscam ampliar o território apenas para a circulação de mercadorias, restringindo o fluxo de pessoas ao limite do desejável.
( ) Num dado momento, o "Mundo" escolhe alguns lugares e rejeita outros e, nesse movimento, modifica o conjunto dos lugares, o espaço como um todo.
( ) Cada dimensão da Globalização se articula com as demais na procura de um sentido para a vida. Isso é o que dele faz o indivíduo em busca do futuro, a partir de uma concepção de mundo.
A V - F - F.
B F - V - F.
C V - V - V.
D F - F - V.

A globalização tem sua origem por um longo processo de evolução da tecnologia e de seu uso, com formas espaciais específicas. A sua propagação ocorreu através da imprensa financeira internacional, na década de 1980. Assim, sinônimo de aplicações financeiras e de investimentos.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O termo globalização ocorreu por meio da imprensa financeira internacional, em meados da década de 1980. Depois disso, muitos intelectuais dedicaram-se ao tema, associando-a à difusão de novas tecnologias na área de comunicação, como satélites artificiais, redes de fibra ótica que interligam pessoas por meio de computadores, entre outras que permitiram acelerar a circulação de informações e de fluxos financeiros.
( ) A globalização passou a ser sinônimo de aplicações financeiras e de investimentos pelo mundo afora. Além disso, ela foi definida como um sistema cultural que homogeneíza, que afirma o mesmo a partir da introdução de identidades culturais diversas que se sobrepõem aos indivíduos.
( ) A globalização é baseada somente na política, segundo as categorias tempo e espaço, como um sistema mundo, como um paradigma para a ação, refletindo nos Estados-Nação, exigindo um protecionismo, para alguns teóricos.
A V - V - F.
B V - F - V.
C F - V - F.
D F - F - V.

"O espaço se globaliza, mas não é mundial como um todo senão como metáfora. Todos os lugares são mundiais, mas não há um espaço mundial. Quem se globaliza mesmo são as pessoas" (SANTOS, 1993, p. 16). Com base nesses estudos desenvolvidos com as mais variadas abordagens e temática, assinale a alternativa CORRETA:
A A globalização é um processo que possibilita uma pequena formação de uma tendência de relações culturais, econômicas, políticas e sociais, aprofundadas através das técnicas de informação, ciência e comunicação entre os atores políticos globais e entre toda a sociedade.
B A globalização tem sua origem por um curto processo de evolução da tecnologia e de seu uso, com formas espaciais específicas.
C Os aspectos econômicos, como o papel das empresas na internacionalização do capital, desenvolvendo críticas e teorias do mundo contemporâneo.
D O termo globalização ocorreu por meio da imprensa financeira internacional, em meados da década de 1950, logo após a Segunda Guerra Mundial.

O espaço geográfico é uma funcionalização da globalização, sendo construído de acordo com as demandas de quem o idealiza, para permitir fluir suas necessidades. Entende que o espaço geográfico é um "conjunto indissociável de sistemas de objetos naturais ou fabricados e de sistemas de ações, deliberadas ou não" (SANTOS, 1994, p. 49). Assim, o espaço geográfico viabiliza a globalização, dado que ele materializa três de seus pressupostos.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A unicidade técnica é a direção centralizada, exemplificada pela direção do mundo econômico e das finanças pelos executivos que atendem aos interesses dos donos das empresas transnacionais e do sistema financeiro internacional (SANTOS, 1994).
( ) A unicidade do motor é compreendida como a capacidade de instalar qualquer instrumento técnico produtivo em qualquer parte do mundo.
( ) A convergência dos momentos é possibilitada pela unificação técnica, pela capacidade de comunicação em tempo real.
A V - F - F.
B F - F - V.
C V - V - F.
D F - V - F.

Uma breve discussão sobre o tema globalização, lembrando que o assunto foi muito discutido pelo geógrafo Milton Santos. Entre esses estudos desenvolvidos com as mais várias abordagens e temáticas, destacam-se: os aspectos econômicos, como o papel das empresas na internacionalização do capital, desenvolvendo críticas e teorias do mundo contemporâneo. Neste contexto, a globalização é um processo que possibilita a formação de uma tendência de relações culturais, econômicas, políticas e sociais, aprofundadas através das técnicas de informação, ciência e comunicação entre os atores políticos globais e entre toda a sociedade.
Com base na caracterização da globalização, segundo Bezerra (2019), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Integração social, econômica e política e uma união de mercado mundial (relações comerciais e financeiras).
( ) Fortalecimento das relações internacionais entre os países subdesenvolvidos juntamente às nações desenvolvidas.
( ) Aumento da produção e do consumo de bens e serviços e o avanço tecnológico e dos meios de comunicação.
A V - F - F.
B F - F - V.
C V - F - V.
D F - V - F.

O território é o produto dos atores sociais e um produto consumido, um espaço urbano vivenciado, são eles que produzem o território, partindo da realidade inicial dada, que é o espaço. Evidenciando que o poder é conceito-chave para o estudo do território, agora compreendido não só como capacidade do Estado, mas também exercido por atores que emergem da população.
Com base nas definições sobre os territórios, analise as sentenças a seguir:
I- O território se forma a partir do espaço, é resultado de uma ação conduzida por um ator sintagmático (ator que realiza um programa) em qualquer nível.
II- O território é onde as pessoas estão e onde as relações entre esses indivíduos ocorrem, porém não há uma configuração definida destes espaços e poucos interagem entre si, contribuindo para o ordenamento do território.
III- A produção de um espaço, o território nacional, espaço físico, balizado, modificado, transformado pelas redes, circuitos e fluxos que aí se instalam: rodovias, canais, estradas de ferro, circuitos comerciais e bancários, autoestradas e rotas aéreas etc. O território, nessa perspectiva, é um espaço onde se projetou um trabalho, seja energia e informação, e que, por consequência, revela relações marcadas pelo poder.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

A organização do Estado-nação se detém no controle sobre o território e seus conteúdos, sendo ele o fundador de organizações sociais políticas em todas as sociedades. A centralidade territorial do poder político só foi possível pela submissão e controle do território, destacando-se o principal meio utilizado: a racionalização do direito ou força militar profissional permanente (GUIBERNAU, 1997).
Com base nas definições sobre Estado-nação, analise as sentenças a seguir:
I- A organização do Estado-nação vai possuir um exército, um território, uma bandeira e o sentimento de pertencimento das pessoas que ali vivem.
II- O Estado-nação brasileiro é considerado um Estado centralizado aproximando-se do modelo francês como outros países latinos como a Argentina e o Uruguai.
III- O Estado-nação norte-americano é o mais difundido. O que ambos possuem em comum é a presença marcante do Estado nas diversas esferas de interesse da sociedade desde a política à econômica.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

O campo político mundial após a Guerra Fria denomina-se Nova Ordem Mundial ou Nova Ordem Geopolítica Mundial, visando a um plano geopolítico internacional dos poderes e forças entre os Estados Nacionais. a soberania dos Estados Unidos e do capitalismo se proliferou por todo o mundo e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se mantém como o maior e mais poderoso tratado militar internacional, e o planeta, que antes se encontrava na denominada Ordem Bipolar da Guerra Fria passou a buscar um novo termo para designar o novo plano político.
Sobre o tema exposto na Nova Ordem Geopolítica Mundial na Globalização nos Estados Nacionais, analise as sentenças a seguir:
I- Unipolaridade: sob o ponto de vista militar, os EUA se tornaram soberanos diante da impossibilidade de qualquer outro país rivalizar com os norte-americanos nesse quesito.
II- Multipolaridade: após o término da Guerra Fria, o poderio militar não era mais o critério principal a ser estabelecido para determinar a potencialidade global de um Estado Nacional, mas sim o poderio econômico.
III - Unimultipolaridade: sendo a mais casual, a expressão é utilizada para designar o duplo caráter da ordem de poder global: "multi" para designar a supremacia militar e política dos EUA e "uni" para designar os múltiplos centros de poder econômico.
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

Prévia do material em texto

1Não existe um espaço global, apenas espaços da globalização. O Mundo, porém, é apenas um conjunto de possibilidades, cuja efetivação depende das oportunidades oferecidas pelos lugares. Todavia, o território termina por ser a grande mediação entre o Mundo e a sociedade nacional e local, já que, em sua funcionalização, o "Mundo" necessita da mediação dos lugares, segundo as virtualidades destes para usos específicos. Sobre o que Santos (1997) nos alerta com relação à globalização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Como os blocos de alguns países: a União Europeia, o Mercosul, o Nafta, entre outros, que buscam ampliar o território apenas para a circulação de mercadorias, restringindo o fluxo de pessoas ao limite do desejável. ( ) Num dado momento, o "Mundo" escolhe alguns lugares e rejeita outros e, nesse movimento, modifica o conjunto dos lugares, o espaço como um todo. ( ) Cada dimensão da Globalização se articula com as demais na procura de um sentido para a vida. Isso é o que dele faz o indivíduo em busca do futuro, a partir de uma concepção de mundo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: SANTOS, M. Espaço e método. 5. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.
A
V - F - F.
B
F - V - F.
C
V - V - V.
D
F - F - V.
2A globalização tem sua origem por um longo processo de evolução da tecnologia e de seu uso, com formas espaciais específicas. A sua propagação ocorreu através da imprensa financeira internacional, na década de 1980. Assim, sinônimo de aplicações financeiras e de investimentos. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O termo globalização ocorreu por meio da imprensa financeira internacional, em meados da década de 1980. Depois disso, muitos intelectuais dedicaram-se ao tema, associando-a à difusão de novas tecnologias na área de comunicação, como satélites artificiais, redes de fibra ótica que interligam pessoas por meio de computadores, entre outras que permitiram acelerar a circulação de informações e de fluxos financeiros. ( ) A globalização passou a ser sinônimo de aplicações financeiras e de investimentos pelo mundo afora. Além disso, ela foi definida como um sistema cultural que homogeneíza, que afirma o mesmo a partir da introdução de identidades culturais diversas que se sobrepõem aos indivíduos. ( ) A globalização é baseada somente na política, segundo as categorias tempo e espaço, como um sistema mundo, como um paradigma para a ação, refletindo nos Estados-Nação, exigindo um protecionismo, para alguns teóricos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F.
B
V - F - V.
C
F - V - F.
D
F - F - V.
3"O espaço se globaliza, mas não é mundial como um todo senão como metáfora. Todos os lugares são mundiais, mas não há um espaço mundial. Quem se globaliza mesmo são as pessoas" (SANTOS, 1993, p. 16). Com base nesses estudos desenvolvidos com as mais variadas abordagens e temática, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: SANTOS, M. A aceleração contemporânea. In: SANTOS, Milton et al. (Orgs.). O novo mapa do mundo. São Paulo: Hucitec, 1993.
A
A globalização é um processo que possibilita uma pequena formação de uma tendência de relações culturais, econômicas, políticas e sociais, aprofundadas através das técnicas de informação, ciência e comunicação entre os atores políticos globais e entre toda a sociedade.
B
A globalização tem sua origem por um curto processo de evolução da tecnologia e de seu uso, com formas espaciais específicas.
C
O termo globalização ocorreu por meio da imprensa financeira internacional, em meados da década de 1950, logo após a Segunda Guerra Mundial.
D
Os aspectos econômicos, como o papel das empresas na internacionalização do capital, desenvolvendo críticas e teorias do mundo contemporâneo.
4O espaço geográfico é uma funcionalização da globalização, sendo construído de acordo com as demandas de quem o idealiza, para permitir fluir suas necessidades. Entende que o espaço geográfico é um "conjunto indissociável de sistemas de objetos naturais ou fabricados e de sistemas de ações, deliberadas ou não" (SANTOS, 1994, p. 49). Assim, o espaço geográfico viabiliza a globalização, dado que ele materializa três de seus pressupostos. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A unicidade técnica é a direção centralizada, exemplificada pela direção do mundo econômico e das finanças pelos executivos que atendem aos interesses dos donos das empresas transnacionais e do sistema financeiro internacional (SANTOS, 1994). ( ) A unicidade do motor é compreendida como a capacidade de instalar qualquer instrumento técnico produtivo em qualquer parte do mundo. ( ) A convergência dos momentos é possibilitada pela unificação técnica, pela capacidade de comunicação em tempo real. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: SANTOS, M. Técnica, espaço e tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.
A
V - F - F.
B
F - F - V.
C
V - V - F.
D
F - V - F.
5Pela dimensão econômica da globalização e, em certos casos, o processo de globalização associado ao sistema econômico capitalista e à ideologia neoliberal; pelas dimensões políticas ou culturais que são particularmente sublinhadas; sublinham que se trata de um processo conduzido pelos homens; e, por fim, à globalização enquanto motor de um processo civilizacional, deixando implícita a sua naturalidade e inevitabilidade. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Uma característica da globalização é a desterritorialização, ou seja, as relações entre os homens e entre instituições, sejam elas de natureza econômica, política ou cultural, tendem a desvincular-se das contingências do espaço. PORQUE II- Os desenvolvimentos tecnológicos dificultam a comunicação entre pessoas e entre instituições, porém, facilitam a circulação de pessoas, bens e serviços, constituem um importante centro nevrálgico da globalização. Assinale a alternativa CORRETA:
A
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B
As asserções I e II são proposições falsas.
C
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
6A região "é no nível local que as ações políticas se expressam de forma mais visível, e se estendem aos níveis nacional e internacional na medida em que as atividades sujeitas à regulação extrapolam o nível municipal" (PAIVA; SCOTELARO, 2010, p. 101). Como temos as chamadas "cidades-globais" que são conhecidas também como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Isso leva a condição das estruturas das hierarquias urbanas. Com base no termo "hierarquia urbana", associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Metrópole Nacional. II- Metrópole Regional. III- Metrópole Global. ( ) São cidades que polarizam uma região de considerável porte no país, tornando-se uma referência econômica em nível local. ( ) Eventualmente denominadas de centros regionais - são cidades que polarizam uma região de considerável porte no país, tornando-se uma referência econômica em nível local. ( ) As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: PAIVA. L.; SCOTELARO. M. Novos atores no sistema internacional contemporâneo: as unidades subnacionais na nova geografia econômica transnacional. Revista Fronteira, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 91-109, 2010.
A
I - III - II.
B
III - II - I.
C
I - II - III.
D
II - I - III.
7Uma breve discussão sobre o tema globalização, lembrando que o assunto foi muito discutido pelo geógrafo Milton Santos. Entre esses estudos desenvolvidos com as mais várias abordagens e temáticas, destacam-se:os aspectos econômicos, como o papel das empresas na internacionalização do capital, desenvolvendo críticas e teorias do mundo contemporâneo. Neste contexto, a globalização é um processo que possibilita a formação de uma tendência de relações culturais, econômicas, políticas e sociais, aprofundadas através das técnicas de informação, ciência e comunicação entre os atores políticos globais e entre toda a sociedade. Com base na caracterização da globalização, segundo Bezerra (2019), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Integração social, econômica e política e uma união de mercado mundial (relações comerciais e financeiras). ( ) Fortalecimento das relações internacionais entre os países subdesenvolvidos juntamente às nações desenvolvidas. ( ) Aumento da produção e do consumo de bens e serviços e o avanço tecnológico e dos meios de comunicação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BEZERRA, J. Globalização. 2019. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/globalizacao/. Acesso em: 27 fev. 2020.
A
V - F - F.
B
F - F - V.
C
V - F - V.
D
F - V - F.
8O território é o produto dos atores sociais e um produto consumido, um espaço urbano vivenciado, são eles que produzem o território, partindo da realidade inicial dada, que é o espaço. Evidenciando que o poder é conceito-chave para o estudo do território, agora compreendido não só como capacidade do Estado, mas também exercido por atores que emergem da população. Com base nas definições sobre os territórios, analise as sentenças a seguir: I- O território se forma a partir do espaço, é resultado de uma ação conduzida por um ator sintagmático (ator que realiza um programa) em qualquer nível. II- O território é onde as pessoas estão e onde as relações entre esses indivíduos ocorrem, porém não há uma configuração definida destes espaços e poucos interagem entre si, contribuindo para o ordenamento do território. III- A produção de um espaço, o território nacional, espaço físico, balizado, modificado, transformado pelas redes, circuitos e fluxos que aí se instalam: rodovias, canais, estradas de ferro, circuitos comerciais e bancários, autoestradas e rotas aéreas etc. O território, nessa perspectiva, é um espaço onde se projetou um trabalho, seja energia e informação, e que, por consequência, revela relações marcadas pelo poder. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença II está correta.
B
Somente a sentença III está correta.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.
9A organização do Estado-nação se detém no controle sobre o território e seus conteúdos, sendo ele o fundador de organizações sociais políticas em todas as sociedades. A centralidade territorial do poder político só foi possível pela submissão e controle do território, destacando-se o principal meio utilizado: a racionalização do direito ou força militar profissional permanente (GUIBERNAU, 1997). Com base nas definições sobre Estado-nação, analise as sentenças a seguir: I- A organização do Estado-nação vai possuir um exército, um território, uma bandeira e o sentimento de pertencimento das pessoas que ali vivem. II- O Estado-nação brasileiro é considerado um Estado centralizado aproximando-se do modelo francês como outros países latinos como a Argentina e o Uruguai. III- O Estado-nação norte-americano é o mais difundido. O que ambos possuem em comum é a presença marcante do Estado nas diversas esferas de interesse da sociedade desde a política à econômica. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: GUIBERNAU, M. Nacionalismos: o estado nacional e o nacionalismo no século XX. Tradução de Mauro Gama e Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
A
Somente a sentença III está correta.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
Somente a sentença II está correta.
10O campo político mundial após a Guerra Fria denomina-se Nova Ordem Mundial ou Nova Ordem Geopolítica Mundial, visando a um plano geopolítico internacional dos poderes e forças entre os Estados Nacionais. a soberania dos Estados Unidos e do capitalismo se proliferou por todo o mundo e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se mantém como o maior e mais poderoso tratado militar internacional, e o planeta, que antes se encontrava na denominada Ordem Bipolar da Guerra Fria passou a buscar um novo termo para designar o novo plano político. Sobre o tema exposto na Nova Ordem Geopolítica Mundial na Globalização nos Estados Nacionais, analise as sentenças a seguir: I- Unipolaridade: sob o ponto de vista militar, os EUA se tornaram soberanos diante da impossibilidade de qualquer outro país rivalizar com os norte-americanos nesse quesito. II- Multipolaridade: após o término da Guerra Fria, o poderio militar não era mais o critério principal a ser estabelecido para determinar a potencialidade global de um Estado Nacional, mas sim o poderio econômico. III- Unimultipolaridade: sendo a mais casual, a expressão é utilizada para designar o duplo caráter da ordem de poder global: "multi" para designar a supremacia militar e política dos EUA e "uni" para designar os múltiplos centros de poder econômico. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
Somente a sentença II está correta.
C
Somente a sentença III está correta.
D
As sentenças I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina