Buscar

Desenvolvimento da oclusão decídua

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Taliane Aranha
2
· Desenvolvimento da oclusão decídua:
CONSIDERAÇÕES NEUROMUSCULARES: a articulação dentária ocorre sequencialmente, iniciando-se com a erupção dos incisivos. À medida que surgem outros dentes, os músculos aprendem a efetuar os movimentos oclusais funcionais necessários (ao longo da vida temos várias dentaduras, a primeira é a dentadura dos incisivos temporários, 4 superiores e 4 inferiores. Depois surgem os primeiros molares, seguido dos caninos, e por último os segundos molares, fechando uma dentadura de 20 dentes). Esse arco temporário é chamado de arco decíduo. Subentende-se que esses dentes surgem nas crianças pois não sabem ainda cuidar dos dentes e podem estragar que posteriormente virão outros
Os dentes são guiados para as suas posições oclusais pela matriz funcional dos músculos durante cada crescimento ativo do esqueleto facial (a língua que ficava entre os roletes gengivais não pode ficar mais no local, pois está ocupado pelos dentes. Então língua retrai e acomoda no assoalho bucal, agora o movimento de deglutição que antes era peristáltico entre os roletes gengivais, agora é com apoio na papila incisiva. Além disso a úvula e a glote também mudam de posição para a deglutição
O comportamento muscular é adaptativo à morfologia esquelética e as condições ambientais. Quando tem só os incisivos a acomodação da mandíbula pode ser feita para o lado, em normalidade, ou pra frente dos incisivos superiores. 
Quando surge a segunda dentadura, com os primeiros molares as mudanças na acomodação da mandíbula podem causar desconforto, induzindo a deixa-la na posição de normalidade. A partir do momento que os dentes vão surgindo, a musculatura vai sendo limitada a um movimento único e a criança aprende a posicionar a mandíbula por dentro do arco superior
OBS: 1° dentadura: incisivos (mandíbula fica em qualquer posição)
	2° dentadura: primeiros molares (aprende movimento de protrusão), mandíbula não fica mais na frente da maxila
	3° dentadura: caninos (aprende movimento de lateralidade), mandíbula não faz mais mordida cruzada lateral
	4° dentadura: segundos molares. Pessoa aprende a controlar os movimentos da mandíbula (por volta dos 3 anos de idade)
	Quando surgem os primeiros molares permanentes, acabou a dentição temporária e começa a dentição mista (por volta dos 6 anos de idade)
OBS: oclusão pode ser mudada de acordo com hábitos deletérios e com a carga genética (indivíduos com características de dentes maiores, arcadas grandes, cruzando com indivíduos de arcadas pequenas. Isso interfere no espaço dos dentes – miscigenação racial) desequilíbrio da estrutura natural pelo homem
ARCOS DENTÁRIOS DECIDUOS: depois que o indivíduo nasce, o arco vai mudando de forma adaptativa, porem os arcos dos dentes decíduos apresentam menos variabilidade em sua conformação que os arcos dos dentes permanentes
Vai passando de uma forma catenária (quando a criança nasce) para um arco semicircular
Os arcos dentários são ovoides (semicirculares). Existem espaços generalizados entre os dentes (na dentição permanente os dentes devem estar juntos, mas na dentição temporária, é importante que existam esses espaços generalizados para guardar o espaço para a dentição permanente (dente permanente é maior). Se não houver espaços na temporária, os dentes permanentes não vão conseguir se adaptar ao local (espaço do dente temporário + espaço interdentário)
Espaços mais amplos são encontrados mesiais aos caninos superiores e distais aos caninos inferiores, chamados espaços primatas. (isso acontece pois os caninos são os maiores dentes dentre os anteriores, e precisam de um espaço maior para os permanentes nascerem)
Já na região dos molares temporários os espaços são menores, pois os pré molares que vão substituir são menores (mais estreitos), não precisa tanto de espaço
OBS: pacientes infantis que não tem espaços na dentição decídua, são pacientes ortodonticamente potenciais (precisa de aparelho para correção dos dentes)
	Arco tipo 1 de baume: pessoas com espaços nos dentes temporários. Tem a tendencia de ter espaços suficientes para os dentes permanentes (mas só dá pra saber de fato quando chegar a hora)
	Arco tipo 2 de baume: indivíduos que não apresentam os espaços interdentais na dentição decídua 
OBS: movimento de mesialisação tardia (os dentes permanentes nascem e ocupam o espaço deixado pelos temporários + o espaço interdental. No entanto quando nasce o segundo molar permanente o espaço para ela é menor. Assim, ele vai empurrando todos os outros dentes para mesial)
OBS: o desenvolvimento da arcada e o formato da dentição temporária possibilita um pleno equilíbrio entre as estruturas. Isso é muito importante para não descompensar forças (triangulo equilátero dentro da parábola). O perímetro do segundo molar da dentição temporária é igual a base de um triangulo equilátero
RELAÇÕES OCLUSAIS: depois de todos os dentes irromper.... entre os 2 anos e meio e 3 anos os dentes estão em oclusão.
Ao nascimento o arco inferior é posterior ao arco superior (roletes gengivais abertos, língua entre esse espaço)
Com a erupção dos primeiros molares, estabelece-se a 1° relação oclusal tridimensional (sentido de espaço para comandar a oclusão)
Os dentes decíduos posteriores ocluem, de modo que o canino inferior articula a frente do superior
A cúspide mesiolingual do molar superior oclui na fossa central do molar inferior
Os incisivos estão verticais, com o mínimo de sobre mordida e sobressaliência (plano terminal reto, os dentes são perpendiculares ao plano oclusal. Diferente dos permanentes, que não existe plano oclusal e sim curva oclusal)
A relação distal dos segundos molares apresenta plano terminal reto (nenhum dente termina antes que o outro lá no fundo. Isso é possível por alguns dentes são maiores, outros menores e vai entrando em equilíbrio)
DISTURBIOS DA OCLUSÃO DECIDUA: a maloclusão varia de acordo com o tipo racial (branco, amarelo, negro), porque tem estruturas faciais diferentes que carrega na carga genética. Por isso a miscigenação pode causar mais problemas na oclusão
Hábitos de sucção de dedo e outros hábitos variam de acordo com os tipos culturais e étnico, e tem efeito sobre a porcentagem de mordidas cruzadas, mordidas abertas e maloclusão classe ll
Dormir na posição incorreta também interfere na maloclusão (a pressão na mandíbula de um certo lado e inibe o desenvolvimento do lado e a mordida pode ficar cruzada)
Os meninos estão mais propensos que as meninas a terem classe ll ou lll nas relações molares (carga genética que manifesta mais no sexo masculino)
Bruxismo na dentição decídua é um problema especifico chamado de “maloclusão funcional” (algum dente que tem alguma alteração em que o dente não encaixa certinho na chave de oclusão, e na tentativa de encaixar fica rangendo o dente)
Respirador bucal, atrofia as fossas nasais, e muda o desenvolvimento do arco
OBS: devem ser observados os seguintes sinais normais da dentição decídua:
1- Anteriores espaçados: para reservar o espaço dos permanentes que são maiores que os decíduos
2- Espaços primatas: pois os caninos permanentes são bem mais amplos e precisam de um espaço maior
3- Sobre mordida e sobressalência suaves: pois são dois planos oclusais retos
4- Plano terminal reto: molar inferior é maior que o superior para compensar a diferença de tamanho dos incisivos e a arcada terminar em um plano terminal reto. (se não for reto a oclusão está em classe ll – degrau terminal distal, com protusão de maxila - ou lll – degrau terminal mesial, com protrusão de mandíbula) 
5- Relações canina e molar em classe l: existe oclusão normal, classe l, classe ll, classe lll. Canino inferior está à frente do canino superior e o molar oclui no sulco mesial de acordo que de o plano terminal reto com chave de oclusão (intercuspidação dentária)
6- Inclinação quase vertical dos dentes anteriores: dentes anteriores paralelos entre si e perpendiculares ao plano oclusal. O ângulo interincisal da dentição decídua é em média 171°c (os permanentes vão inclinar mais do que isso)
7-Arco em forma ovoide
ESPAÇO DE NANCE: QUANDO OCORRE A TROCA DE MOLARES DECIDUOS POR PRÉ MOLARES, SOBRARA UM ESPAÇO DISPONIVEL PARA A MOVIMENTAÇÃO MESIAL DOS PRIMEIROS MOLARES PERMANENTES (MOVIMENTO DE MESIALIZAÇÃO TARDIA – PORQUE OCORRE DEPOIS QUE IRROMPEU OS DENTES, EM TORNO DOS 11 ANOS APENAS) MIGRANDO PARA A POSIÇÃO DE CHAVE DE OCLUSÃO

Outros materiais