Buscar

Avaliação DISCURSIVA Regionalização e Organização do Espaço Mundial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1As marcas dos conflitos mundiais ficaram por todo o mundo. Disputas muitas vezes por razões obscuras, invisíveis, porém, com a queda do Muro de Berlim, em 1989, associados com outros fenômenos de mudanças, sinalizaram que os conflitos foram ficando para trás, evidenciando um novo e perigoso elemento "terrorismo". Desde setembro de 2001, houve muitos ataques terroristas, como no metrô de Madri e de Londres e, principalmente, as Torres Gêmeas, símbolo do poder econômico norte-americano. Em seguida a esses acontecimentos, os EUA decidiram atacar o Iraque. Disserte sobre as mudanças que têm ocorrido e quais razões são expressas através de ataques terroristas que atacam a todos sem exceção.
Resposta esperada
- As mudanças no cenário global vêm acontecendo. Por mais que os conflitos armados sejam de escala regional, continuam acontecendo. Percebemos que as mudanças são de ordem ideológica, o que tem acirrado os ataques terroristas.
- A democracia ocidental, com seus ideais de liberdade e igualdade, inclusive as relações entre homens e mulheres, tem sido mostrada como contraponto às formas de organização social e política de diferentes países muçulmanos. Com isso, busca-se justificar as ações militares ou intervenções políticas e ataques bélicos dos EUA sobre os países islâmicos ou contrários as suas ideias.
- Como forma de resposta aos ataques norte-americanos, os atentados têm se intensificado principalmente contra os países aliados aos EUA. As mudanças ocorrem de forma significativa em todo o cenário social, causando medo, pânico, insegurança. Violência contra civis, inúmeros refugiados, mutilações etc. Estas são algumas das muitas mudanças que ocorreram neste tipo de ação, o inimigo é invisível e exige estratégias de defesa diferentes das convencionais.
Minha resposta
É tão importante refletir que as causas do terrorismo são questões políticas e ideológicas que estão por trás das práticas sobre o terror. Sendo assim, estaremos aptos a questionar, lutar e compreender por que tantas pessoas matam e morrem por determinadas causas. compreender as ideologias que movem as práticas terroristas e os discursos construídos sobre essas práticas. A cada ano que passa, a humanidade sente mais perseguidas e receosa, temerosa de ataques com armas de destruição.
2Os avanços tecnológicos da era do conhecimento revolucionaram formas de produzir, de consumir, de viver e de ver o mundo. As ciências, dentro de paradigma disciplinar, estão cada vez mais hiperespecializadas, porém produzindo um conhecimento fragmentado e pragmático para o sistema capitalista. Disserte sobre os avanços tecnológicos (com exemplos) que foram incorporados pela Geografia, beneficiando a disciplina.
Resposta esperada
As tecnologias aplicadas à geografia, geotecnologias, permitiram maior precisão nos estudos de determinados fenômenos naturais e socioespaciais. São utilizadas para desenvolvimento de pesquisas, em ações de planejamento, em processos de gestão, entre outros. Dentre estes, destacam-se: imagens de satélite, dos sistemas Landsat, Landsat TN7 e Kronos; localização terrestre pelo Sistema de Posicionamento Global - GPS - e pelo Georadar, e Sistemas de Informações geográficas - SIGs.
Minha resposta
Podemos dizer que a tecnologia e seus avanços contribuíram muitos para elevar a geografia a um patamar nunca antes imaginado que poderíamos utilizar imagens de satélites de alta resolução espacial para a confecção de mapas, as melhores representações modernas técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto. A disponibilidade de softwares, de imagens de satélites e de equipamentos, como o GPS, radares, barômetros, espectrômetros, supercomputadores, facilitam e dinamizam em muito o trabalho de análise e de pesquisas em várias áreas objeto de estudo dos Geógrafos. Inclusive no ensino em sala de aula o avanço da tecnologia contribui significativamente para a melhoria do aprendizado, pois, possibilita que o aluno tenha contato prático com o que foi aprendido teoricamente, colaborando para uma melhor absorção dos conteúdos, com o uso de aparelhos GPS e de mídias interativas, por exemplo.

Outros materiais