Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1/2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Engenharia de Produção 
Semestre: 6º 
Disciplina: Planejamento e Controle de Manutenção
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2 - referente as aulas 5 a 8
Professor: Julio Gonçalves
1º) Quais são os ganhos que se espera em fazer uma FTA? e qual sua aplicação? (Peso 1).
Entre os diversos ganhos em se fazer uma FTA estão:
Diagnosticar a causa raiz de uma falha, perceber como o sistema pode falhar, determinar os riscos associados ao sistema, identificar medidas para reduzir o risco, estimar a frequência de acidentes de segurança, aumentar a conformidade com normas de segurança, mapear a relação entre falhas e subsistemas, estabelecer prioridades para o sistema no seu conjunto, implementar mudanças ao projeto ainda na fase conceptual para diminuir o risco e fazer uma avaliação probabilística de risco.
A análise da árvore de falhas pode ser qualitativa, quando se quer identificar as vulnerabilidades de um sistema ou individualizar os modos de falhas mais sensíveis, ou quantitativa, quando se quer avaliar a probabilidade de ocorrência de um evento indesejável e estimar a confiabilidade geral do sistema.
2º) O Planejamento é a etapa seguinte de uma solicitação de serviço ou mais conhecida como Ordem de Serviço (OS). Por que é importante realizar a etapa de planejamento antes de uma execução? Cite 2 principais motivos de consequências caso não realize essa etapa. (Peso 1).
Garantir que o trabalho das máquinas sejam realizadas da melhor forma e com maior eficiência e a confiança que não irá necessitar de manutenção até sua próxima parada.
O planejamento do dia fornece metas e objetivos para o seu dia de trabalho, funcionando como um norte para o que você precisa executar, evitando o desperdício de tempo, a ociosidade e, é claro, a improdutividade. Identificar as necessidades, coordenar as atividades e planejar recursos financeiros, de pessoal e equipamentos. Entre os diversos motivos de consequências a não execução dessa etapa podemos citar como perda de recursos financeiros, tempo e uso de materiais desnecessários. 
3º) O que diferencia a terceira para a quarta revolução industrial? Cite 3 exemplos de aplicações/práticas realizadas para cada geração. (Peso 1).
Ambas possuem uma diferença básica que está relacionada ao funcionamento das máquinas. Na indústria 4.0, as máquinas realizam o trabalho de forma autônoma, logo sem a intervenção de um humano. Já na indústria 3.0, as máquinas são apenas automatizadas.
A Terceira Revolução Industrial também é conhecida por Indústria 3.0 ou Revolução Técnico-Científica e Informacional. O período representa o avanço da inovação em campos como informática, telecomunicações e robótica, o que permitiu o desenvolvimento de aplicações tecnológicas aos processos industriais. Marcada pela criação de tecnologias sofisticadas, a Revolução impacta diretamente o fluxo de trabalho nas indústrias: melhora o desempenho e a produtividade, participa ativamente da criação de produtos de melhor qualidade, estimula a informatização das empresas e demonstra a importância de trabalhar com dados. As atividades que mais se destacam durante a Indústria 3.0 estão voltadas para produção de computadores e softwares e para a expansão de transmissores de telefonia, internet e meios de comunicação.
A primeira vez em que se ouviu falar em Indústria 4.0 foi na Alemanha, em 2011. Desde então, o que se sabe sobre a Quarta Revolução Industrial é que ela terá impacto direto na forma como vemos o mundo e nos conectamos. Com a promessa de que a Indústria 4.0 pode elevar os níveis globais de rendimento e melhorar a qualidade de vida da população, países desenvolvidos como Estados Unidos, China e países Europeus já começaram a integrar as tecnologias dessa era em seus processos industriais. Dentre as tecnologias integradas à Indústria 4.0 destacam-se a Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Big Data e Internet das Coisas, entre outras. O marco desse período está na integração que essas tecnologias permitem entre o mundo virtual e o real. Com a Indústria 4.0, toda cadeia de valor de uma empresa é digitalizada e automatizada e conta com sistemas inteligentes de monitoramento e interação em tempo real. Essa transformação, não só afeta a produtividade e a efetividade da empresa, como direciona melhor seus funcionários e gera um impacto positivo para seus consumidores finais.
4º) Com suas palavras, descreva o que é a tecnologia 4.0 e como a manutenção pode se beneficiar disso. (Peso 2).
A indústria 4.0 conhecida também como a quarta revolução industrial, abrange um amplo sistemas de tecnologias avançadas com inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão modificando as formas de produção e os modelos de negócios no brasil e no mundo. 
Com isso a manutenção está se beneficiando através dos grandes impactos gerados nos ativos por meios de soluções que estão facilitando o gerenciamento nos sistemas de produção, em uma maior capacidade de operação e planejamento, além da possibilidade de antecipar a detecção de problemas.
5º) Um exemplo clássico de como acontece a falha em equipamentos é a forma geométrica e acabamentos das mesmas. Com suas palavras descreva sobre essas causas e como poderia evita-las. (Peso 1).
 Geralmente essas falhas ocorrem por uma má projeção da peça ou componente, levando há quebra do equipamento, ocorrendo o desgaste prematuro dos outros componentes que trabalham em sincronia, exemplo disso é uma engrenagem, se esta peça não for bem dimensionada fará com que a outra peça que trabalha em conjunto tenha um tempo de vida útil reduzido. Esses tipos de falhas podem ser evitados através de rotas visuais realizadas periodicamente no equipamento por profissionais treinados e capacitados.
6º) Para o levantamento de falhas, é necessário analisar algumas questões e entender como a falha ocorreu. Como: quais os sintomas; se a falha já aconteceu em outra ocasião; quanto tempo a máquina trabalhou desde sua aquisição; quando foi realizada a última reforma;
Cite mais três exemplos. (Peso 2).
Quais os reparos já feitos na máquina, em quais condições de serviço ocorreu a falha, quais foram os serviços executados anteriormente, quem era o operador da máquina e por quanto tempo ele a operou.
7º) Como é denominada a parada devido à interrupção de operação de um item ou à quebra do
equipamento? Normalmente ocorre devido à falha ou avaria e provoca perturbações na
programação de produção. (Peso 1)
a) Parada geral.
b) Parada programada.
c) Parada não programada.
d) Parada em operação.
e) Parada por chuva.
8º) Com base na aula 8 (Quarta geração da manutenção), assinale a alternativa errada: (Peso 1).
a) ganho de produtividade;
b) manufatura enxuta;
c) personalização em escala sem precedentes;
d) menor produtividade;
e) transparência nos negócios.