Buscar

ATIVIDADE - RESENHA - O PAPEL DA QUALIDADE E SUA IMPORTÂCIA ESTRATÉRGICA NAS ORGANIZAÇÕES (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL
 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESTUDANTE: ALELUIA SOUZA NASCIMENTO
COMPONENTE: ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRESENCIAIS I
PROFESSOR: ANA CRISTINA RUOSO
ATIVIDADE Nº: 1 - RESENHA: O PAPEL DA QUALIDADE E SUA IMPORTÂCIA ESTRATÉRGICA NAS ORGANIZAÇÕES
POLO: ITUMBIARA
LOCAL E DATA: ITUMBIARA/GO
01 DE OUTUBRO DE 2022
Atividade avaliativa 1
Resenha da vídeo-aula 1: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações
Esta atividade apresenta uma resenha sobre a videoaula 1 “O Papel da Qualidade e sua Importância Estratégica nas Organizações” que aborda alguns tópicos sobre a formação do “Técnico em Qualidade” esclarecendo as dúvidas do personagem Carlos, um jovem que trabalha no hotel Bem Estar como recepcionista, e está iniciando o curso de Técnico em Qualidade, pois deseja se qualificar ainda mais para o mercado de trabalho. A empresa em que faz parte está em busca da certificação em qualidade “ISO 9001”, e sabendo do interesse de Carlos pela área o convocou para participar do processo. No vídeo é discutido sobre a importância do técnico de qualidade; quais as atividades que ele desenvolve e a importância estratégica desse profissional nas organizações. 
Ao assistir a videoaula, pude compreender o quanto as empresas têm se tornado mais competitivas e, constantemente estão em busca de estratégias que atendam às necessidades do mercado de forma que fidelize seus clientes. A contratação de um técnico em qualidade é a peça-chave para uma organização se diferenciar no mercado. Foi citado no vídeo as características profissionais necessárias para exercer a profissão, como por exemplo a proatividade que é muito necessária nesse âmbito, pois o técnico em qualidade deve estar apto a sempre estar buscando mudanças, inovações, ter uma visão de futuro, além disso, é importante ter fácil relacionamento interpessoal interno e externo, ter uma boa comunicação para que torne esse processo de implementação de mudanças mais tranquilo e haja a colaboração de toda equipe. Além dessas, é essencial que o técnico seja organizado e promova a organização do seu trabalho, possua capacidade para se adaptar as mudanças e perfil de liderança. O técnico em qualidade desempenha atividades relacionadas aos processos de qualidade, inspecionando e identificando a não conformidade de serviços e produtos, desenvolvendo manuais, planos de ações corretivas e execução de auditorias internas e externas afim de garantir os padrões de qualidade estabelecidos. O profissional formado na área possui a possibilidade de atuar em vários setores do mercado de trabalho, o que amplia as chances de empregabilidade do profissional. 
Esclarecendo as dúvidas do personagem Carlos sobre as áreas de atuação do técnico em qualidade, a videoaula explica que são inúmeros os setores de atuação que podem ser exercidos pelo técnico, facilitando a escolha do ramo a ser seguido do profissional que pode estar optando pelo setor que possui mais afinidade. No mercado de trabalho, este profissional pode estar atuando nos setores automotivo e metalúrgico da indústria, setor alimentício, setor da saúde, bancos, hotéis, transporte, educação, comércios, entre outros. Ao meu ver, é uma formação que oferece grandes oportunidades de entrar no mercado de trabalho rapidamente com um excelente emprego, pois, devido a competitividade e inovação das tecnologias, as empresas estão constantemente buscando estratégias que atendam às necessidades do mercado de forma que fidelize seus clientes, e interesse os fornecedores e investidores, sem que nenhuma das partes saiam no prejuízo.
Sobre as atividades e atuações que o técnico em qualidade pode desempenhar, são exemplos citados no vídeo: auditor de qualidade, onde ele vai atuar na gestão de qualidade por meio de auditorias internas e externas para análise da adequação das normas impostas na realização das atividades; inspetor de qualidade, por exemplo, o técnico que optar pelo setor da indústria, tem como função inspecionar os produtos de uma linha de produção; e o assistente da qualidade e processos, que participa de grupos de melhoria. Assim, fica claro, que é essencial possuir um técnico em qualidade em diferentes setores, pois os mesmos são capacitados para possuírem um olhar para a excelência que fará a diferença da organização no mercado de trabalho.
Ao decorrer do estudo, pude perceber o quão importante é o papel da qualidade nas organizações. A qualidade se resume em satisfazer as necessidades e expectativas do cliente. Durante a videoaula, é citado a ISO 9001 (Organização Internacional de Padronização), que é explicado como um conjunto de normas que uma empresa deve seguir para otimizar e padronizar os seus processos, elevando a qualidade de seus serviços e produtos, a fim de atender satisfatoriamente os clientes e alcançar a meta estabelecida. A implementação da ISO 9001 é uma decisão estratégica da empresa, visto que são inúmeros os benefícios que ela traz, e entre eles, o principal é possuir o diferencial no mercado de ser uma empresa que implementou e obteve a certificação. Sendo assim, faz-se de extrema importância a função do técnico em qualidade para o mercado, pois o uso racional dos recursos empresariais tornará a empresa mais produtiva, reduzindo os custos operacionais e aumentando a lucratividade da empresa, oferecendo um serviço e produto com uma maior padronização e qualidade, gerando mais rentabilidade ao negócio.
A videoaula explica que o aprimoramento do processo produtivo encontrado hoje se deu através de três acontecimentos históricos: a Revolução Industrial, e duas grandes guerras. O Japão contribuiu significativamente para a história da qualidade, isso porque ao final da guerra, o país encontrava-se desmantelado, e afundado em dívidas, mas a disciplina e a cultura do seu povo, juntamente com a obediência às autoridades constituídas, fizeram com que o país se reerguesse e crescesse economicamente de novo, tornando-se referência na adoção e na prática dos conceitos da qualidade. 
O desenvolvimento da gestão de qualidade é um processo que está em constante evolução, vem somando uma bagagem de conceitos e valores de diferentes pensadores conhecidos como os “Gurus da Qualidade” desde muito tempo. Shewhart foi um dos principais “Gurus da Qualidade”, ele foi o criador do CEP (Controle Estatístico de Processos), e desenvolveu o ciclo PDCA, um método gerencial com o objetivo de identificar um problema e definir ações para solucioná-lo através de quatro etapas: Pla (Planejar); Do (Fazer); Check (Checar); Act (Agir). 
O 2° guru mais importante nos estudos da qualidade foi Deming, ele foi reconhecido como o gestor da qualidade que mais contribuiu para o crescimento da indústria e economia japonesa. Foi o disseminador do PDCA, que se tornou uma das metodologias mais utilizadas no mundo para promoção de melhoria contínua. Juran 
foi um outro pensador que atuou na reconstrução do Japão pós-guerra, e contribuiu com a criação de seu próprio método de incentivo à melhoria contínua que ficou conhecido como a Trilogia Juran, composta por: planejamento, controle e melhoria.
Após a realização dos estudos e pesquisas, compreendi que a história da qualidade vem sendo construída a todo tempo, estamos sempre em constante evolução. Hoje uma empresa sem uma gestão de qualidade, está sujeitada a ser superada pelos concorrentes, pois para possuir um destaque no mercado de trabalho, ela precisa contar com pelo menos um método de gestão nesse sentido. 
Durante a videoaula é citado alguns exemplos de cases de sucesso, deixando evidente que a implementação da norma ISO 9001 fez uma mudança significativa na organização e lucro das empresas. Roberto, representante da Móveis Cabral, falou um pouco sobre como a ISO 9001 contribuiu para a empresa, eles enfrentavam muitos problemas para atender os requisitos de seus clientes, controlar os documentos que eram utilizados na fabricação dos móveise capacitar os funcionários, após a aplicação do sistema de qualidade, a empresa conseguiu conquistar novos clientes, houve melhora na lucratividade, na organização e estão sempre capacitando os funcionários quando há melhoria nos processos. 
Júlio, representante da Usinagem Vértice, comentou que no início da implementação do sistema na empresa houve muita resistência por parte dos funcionários, porém logo foi percebido os benefícios que o programa 5S trouxe para a empresa. Houve mudanças no fluxo de informações entre os setores, os processos produtivos agora são documentados no manual da qualidade e em procedimentos, e conseguiram organizar os documentos e desenhos válidos devido à implementação da norma ISO 9001. 
Francisco, CEO da Vector Software, empresa voltada para o desenvolvimento de softwares para os setores imobiliário, financeiro e contábil e de controle de estoque, destacou como pontos positivos adquiridos com a implementação da norma de qualidade, os ganhos relacionados com o mapeamento de processos, e também a atenção com a qualidade dos nossos produtos, que agora passam por um rigoroso controle de qualidade documentado. Visto a evolução da qualidade na empresa, eles estão em busca da certificação Capability Maturity Model (CMM), que possui como objetivo avaliar e melhorar a capacitação de empresas que produzem software.
Além desses relatos discutidos no vídeo, a Toyota Motor é um outro exemplo de empresa que que aderiu a um método de qualidade. A Toyota Motor Corporation é um fabricante automotivo japonês, que desenvolveu seu próprio sistema de gestão de produção eficiente, o STP – System Toyota Production. O sistema foi criado baseado no método de qualidade do PDCA, e obteve resultados impressionantes para a empresa. Juntamente com as etapas do PDCA, a marca adicionou mais um passo que foi muito importante para o êxito da gestão, a observação, ela notou que esse ponto tornou a realização das outras etapas mais clara e efetiva. Hoje, a Toyota Motor é reconhecida pelo mundo todo, e se destaca pela qualidade, custo e produtividade de seus serviços e produtos. 
Ao finalizar os estudos, pude entender melhor sobre a atuação de um técnico em qualidade, e sua importância para o mercado de trabalho. Uma empresa para ser bem sucedida, e estar à frente de outras organizações, obrigatoriamente precisa ter uma gestão de qualidade inserida nos seus setores, afinal, os clientes estão cada vez mais exigentes e seletivos. Mediante a isso, o técnico ao se formar na área tem o benefício de entrar no mercado rapidamente já que é uma profissão bem requisitada no momento. Essa videoaula contribuiu positivamente para a minha futura formação, me dando clareza sobre a importância que terei para a empresa e todos os públicos envolvidos no processo produtivo.

Outros materiais

Outros materiais