Buscar

Aspectos jurídicos de atividades empresariais

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
Marina, moradora de Belo Horizonte/MG, é personal trainer online há 2 anos e os valores auferidos por sua atividade correspondem ao seu sustento e de sua família. As aulas são postadas por streaming todos os dias nos mesmos horários. Cada dia mais seu trabalho se torna conhecido e maior é o número de inscritos, de forma que sua rentabilidade vem aumentando exponencialmente. Em razão do crescimento de seus serviços, Marina afirma ter vontade de um dia se tornar uma empresária, através do registro de suas atividades. Por causa destas condições, Marina procura sua ajuda para auxiliá-la nessa situação. Sobre o tema, responda:
1) Marina está correta ao afirmar que não é empresária? Justifique.
Artigo .966 C.C "Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. " Com base nesse artigo Marina está errada ao afirmar que não é empresária. Pois sua atividade contribui para produção de bens ou serviços.
2) Marina poderia empreender uma atividade empresarial regularizada de forma individual? Qual?
Marina tem duas opções: Empresário Individual de Responsabilidade Ilimitada (EIRELI), a vantagem deste tipo de empresa é que a responsabilidade é limitada, ou seja, caso a empresa adquira dívidas, o patrimônio pessoal do empresário não é afetado, essa é a modalidade indicada no caso da Marina.
Temos o Empresário Individual (EI), nessa modalidade, o patrimônio da pessoa física se confunde com o patrimônio da empresa. Assim, caso a empresa adquira qualquer dívida, ela responderá de forma ilimitada com seus bens pessoais.
ATIVIDADE 2
1. O valor de cada ação de certa forma equivale a uma fração do capital social, contudo para se saber o valor real da ação é preciso subtrair o passivo do ativo, obtendo-se assim o patrimônio líquido da empresa, dividido pela quantidade das ações resulta no valor individual de cada ação. Considerando também seu valor de mercado para negociação.
Contudo, as ações podem ser classificadas em:
R: I, II e III.
2. “Inicialmente, vale lembrar que a palavra comandita quer dizer administrada ou comandada. Além disso, trata-se de uma palavra originada do italiano accomandita, cujo significado era guarda ou depósito, pois no passado pessoas confiavam seu capital a outrem para que este o administrasse em seu nome e risco”. TEIXEIRA, T. Direito empresarial sistematizado: doutrina, jurisprudência e prática. [Livro Eletrônico]. São Paulo: Saraiva. 6ª edição, 2018, p. 369.
Trata-se de uma característica da sociedade em comandita por ações:
R: O comanditado é apto a administrar e responder ilimitadamente as obrigações da sociedade.
3. O Código Civil no seu artigo 1.001 apresenta “As obrigações dos sócios começam imediatamente com o contrato, se este não fixar outra data, e terminam quando liquidada a sociedade, se extinguirem as responsabilidades sociais”.
Em relação à responsabilidade dos sócios na sociedade limitada, pode-se afirmar que
R: 
4. Nesse tipo societário há duas espécies de sócios: os comanditados, pessoas físicas com responsabilidade solidária e ilimitada pelas obrigações sociais, já que, além de administrar, contratam pela sociedade; e os comanditários, pessoas físicas ou jurídicas com responsabilidade limitada ao valor de sua quota, já que são meros investidores de capital, não participando de sua administração (art. 1.045 do Código Civil). A sociedade em comandita simples é a entidade constituída por sócios que possuem responsabilidade ilimitada e solidária, e aqueles que limitam essa responsabilidade à importância com que entram para o capital.
SANCHEZ, A. Direito Empresarial Sistematizado. [Livro Eletrônico]. São Paulo: Editora Método. 2018, p. 138. Com base no texto, em relação a uma sociedade comandita simples, indique a alternativa correta.
R: 
5. Nome coletivo é uma expressão que serve para informar tratar-se de um tipo societário em que coletivamente todos os sócios respondem pelas dívidas da sociedade de forma ilimitada. Ela pertence ao quadro das sociedades personificadas por ter personalidade jurídica. TEIXEIRA, T. Direito empresarial sistematizado: doutrina, jurisprudência e prática. [Livro Eletrônico]. São Paulo: Saraiva. 6ª edição, 2018, p. 311.
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Nas sociedades em nome coletivo, os sócios ficam vinculados à constituição e inscrição de contrato social, através do qual os sócios podem, desde já, limitar entre si a responsabilidade de cada um.
PORQUE
 
II. Nas sociedades em nome coletivo, a limitação de responsabilidade é oponível apenas perante os terceiros, sendo que também pode ser fixada por convenção posterior, desde que de forma unânime.
 
Em conformidade com o texto proposto, assinale a opção correta em relação as asserções.
R: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
6. Sociedade limitada, conforme o artigo 1.052 do Código Civil, é aquela em que os sócios possuem responsabilidade restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
Sobre sociedade limitada, avalie as afirmações a seguir.
I. Através da celebração do contrato social, os sócios se obrigam juridicamente a transferir para a sociedade os recursos ajustados, subscrevendo o capital social.
II. O capital da sociedade, pode compreender dinheiro ou espécie de bens ou serviços, desde que suscetíveis de avaliação pecuniária.
III. Os sócios apenas participam dos lucros na proporção da média do valor das quotas e é nula a estipulação contratual que exclua qualquer sócio de participar dos lucros e das perdas
É correto apenas o que se afirma em
R: I, II e III.
7. O nome denominado aos sócios da sociedade anônima é acionista, palavra que advém ao fato de a companhia possuir seu capital social dividido em ações, como nas sociedades limitadas e outras em que o capital social é dividido em quotas, expresso em quotistas.
É obrigação do acionista que encontra-se em mora:
R: 
8. “No Brasil, antes do Código Civil de 2002, a sociedade limitada era regulada pelo Decreto n. 3.708/1919, sendo denominada sociedade por quotas de responsabilidade limitada, cuja nomenclatura era muito melhor do que a atual, sociedade limitada. Isso porque a limitação da responsabilidade está vinculada às quotas de cada sócio”.
TEIXEIRA, T. Direito empresarial sistematizado: doutrina, jurisprudência e prática. [Livro Eletrônico]. São Paulo: Saraiva. 7ª edição, 2018, p. 155.
Quanto ao nome da Sociedade Limitada, ele deve
R: designar o objeto da sociedade.
9. “As causas de dissolução da companhia, bem como seu procedimento de liquidação e consequente extinção, estão tratados nos arts. 206 a 218 da LSA. O art. 206 elenca as causas de dissolução. Opera-se extrajudicialmente a dissolução da empresa: (a) pelo término do prazo de duração; (b) nos casos previstos no estatuto; (c) por deliberação da assembleia geral (art. 136, X); (d) pela unipessoalidade; ou (e) pela extinção de autorização para funcionar”.
VENOSA, S, S; RODRIGUES, C. Direito Empresarial. São Paulo: Editora Atlas - 7ª edição, 2017, p.203.
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Quanto à morte de seus acionistas, não implica o encerramento da pessoa jurídica; pelo contrário, as ações passam a ser de titularidade de seus sucessores.
 
PORQUE
 
II. A companhia dissolvida conserva a personalidade jurídica, até a extinção, com o fim de se proceder à liquidação.
 
Em conformidade com o texto proposto, assinale a opção correta em relação as asserções.
R: 
10. Sociedade Empresária abrange vários tipos de sociedade, mas no sentido geral, é a reunião de pessoas que tem como objetivo exercer profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços, visando o lucro, que deve ser compartilhado. As sociedades empresariais se dividem em duas espécies, as não personificadas (irregulares) e personificadas (regulares).
Considera-sesociedade não personificadas (irregulares):
R: Aquelas sociedades não registradas, despidas de personalidade jurídica.
ATIVIDADE 3

Continue navegando