Buscar

Atividade Radiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) A afirmação é justificada da seguinte forma: Sempre que a frequência oscilatória dos campos coincidem com a frequência de rotação dos núcleos de hidrogênio haverá troca de energia e para que este processo ocorra de maneira controlada, é necessário que os núcleos de hidrogênio estejam alinhados. 
2) O elemento químico será o hidrogênio, muito abundante no corpo humano de forma ampla nos tecidos é o que ativa a troca de energia em meio ao campo magnético, como se fosse um ímã, por isso é o mais indicado na obtenção de imagens.
04 ) Os átomos de hidrogênio de alta energia liberam para o meio para que os átomos de baixa energia absorvam a fim de estabelecer um equilíbrio energético... conhecido como ressonância.
5) Os hidrogênios absorvem energia das ondas eletromagnéticas denominadas externas e muda de orientação dessa forma assumindo um estado energizado e posteriormente irá liberar energia na forma de sinal de ressonância magnética nuclear.
Atividade 02
01) A Magnetização longitudinal capta a força microscópica tanto dos átomos que estão no plano longitudinal (eixo Z, de baixa energia) quanto dos que estão no plano transversal (eixos X e Y, de alta energia). Já a magnetização transversal capta somente a força microscópica dos átomos de alta energia que encontram-se orientados pelas linhas de força do campo magnético externo.
02) Falsa. Pois segundo a apostila de técnicas em ressonância magnética nuclear de Almir Inacio de Nóbrega. O campo magnético externo é o responsável por esse alinhamento, dessa forma quanto maior for a potência do campo magnético externo, maior será a quantidade de hidrogênios que se alinharam com este. Sendo necessário esse alinhamento para que o processo ocorra de forma correta.
03) É importante pois ele indica que o sinal de RM vai diminuindo sua intensidade em função do tempo. Devido a absorção de energia da população de hidrogênios, libera a energia que foi absorvida par ao meio. Retornado ao equilíbrio por meio da recuperação da magnetização longitudinal.
04) Relaxação longitudinal – Na busca do equilíbrio os prótons que absorvem energia no processo de excitação passam a liberá-la para o meio e assumem estado de menor energia.Os hidrogênios ligados aos diversos tecidos do corpo humano apresentam comportamentos diferentes quanto ao retorno, á condição de equilíbrio, fenômeno este conhecido como recuperação longitudinal. Hidrogênios ligados a água apresentam tempos longos de recuperação longitudinal, enquanto os ligados a gordura recuperam rapidamente esta condição. 
Relaxação transversal – Quando o pulso de RF é emitido, a sua frequência e o seu endereçamento quântico são feitos de forma tal que apenas a população de hidrogênios de mesma frequência e com as mesmas fases absorve a energia dessas ondas. A polução de hidrogênios que absorve energia desloca-se par ao lado de alta energia e assim uma magnetização resultante surge no plano transversal. Após algum tempo os átomos excitados alteram suas fases, resultando na interação com átomos vizinhos e da falta de homegeneidade do campo magnético ocasionando uma redução da amplitude do vetor magnetização transversal, no entanto é possível obter contraste entre os tecidos nesse momento.
Atividade 03 
01 ) A: Ressonância magnética axial ponderada em T1 longitudinal. 
B: Ressonância magnética axial ponderada em T2 transversal.
T1
A fim de maximizar a diferença na intensidade de sinal baseada em tempos de relaxamento T1, o TR na sequência de pulso é encurtado. Uma sequência de TR e TE curtos produz uma imagem ponderada em T1 (TR de 350-800ms e TE de 30ms ou menor). Isso permite que estruturas com tempos de relaxamento T1 curtos sejam brilhantes (gordura, líquidos proteinogênicos, sangue subagudo) e estruturas com T1 longo sejam escuras (neoplasia, edema, inflamação, líquido puro, LCE).
T2
A imagem ponderada em T2 emprega uma sequência de pulsos de TR longo e TE curto (TR= 2.000ms; TE= 60 a 80ms). As estruturas na imagem ponderada em T2 mostrarão inversão do contraste em relação às estruturas na imagem ponderada em T1. As estruturas com T2 longo apresentam-se brilhantes (neoplasia, edema, inflamação, líquido puro, LCE). As estruturas com T2 curto apresentam-se escuras (estruturas com ferro - os produtos de decomposição do sangue).
04) Baseia-se em perturbar o equilíbrio dinâmica de tal forma que o resultante magnética Mz mude a sua orientação no espaço e vá preferencialmente assumir uma posição no plano transversal( X,Y) Para que isto ocorra, faz-se necessário que corpos em movimento( núcleos de hidrogênio em precessão ) troquem energia com uma força periódica externa ( ondas eletromagnéticas de radiofrequência).

Outros materiais