Buscar

Adg4 - Fisiopatologia e Farmacoterapia dos Processos Inflamatórios, Sistemas Endócrino e Digestório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Adg4 - Fisiopatologia e Farmacoterapia dos Processos Inflamatórios, Sistemas Endócrino e Digestório
1)
Um dos principais componentes da secreção gástrica é o ácido clorídrico (HCl), secretado pelas glândulas oxínticas do fundo e do corpo do estômago. O Cl- é transportado do plasma para a célula parietal por um contra transporte com íons bicarbonato. Ele é então secretado da célula junto com K+, o qual é trocado por íons H+ do interior da célula através de uma H+-K+-ATPase; originando o HCl na luz da célula parietal. Esse processo é regulado por 5 principais mediadores: gastrina, acetilcolina, prostaglandinas, somatostatina e a histamina. A histamina é um hormônio que atua de maneira parácrina em receptores histaminérgicos na célula parietal, estimulando a secreção gástrica.
Dessa forma, fármacos que bloqueiam receptores H2 podem ser usados para inibir ou neutralizar a secreção de ácido gástrico (LIMA, 2016).
Sobre os fármacos que bloqueiam receptores H2, assinale a alternativa correta: 
Alternativas:
· a)anti-histamínicos H2 diminuem apenas a secreção de ácido estimulada por alimentos.
· b)antagonistas H2 bloqueiam este receptor por inibição não-competitiva com a histamina.
· c)anti-H2 podem inibir tanto a secreção de ácido estimulada por histamina quanto pela gastrina.
· d)gentes anti-H2 não são indicados para o tratamento da esofagite de refluxo.
· e)todos os anti-H2 são inibidores do citocromo P450, gerando interações medicamentosas com fármacos como os anticoagulantes orais.
2)O ácido gástrico está envolvido em diversos distúrbios do estômago, incluindo úlcera péptica, gastrite e doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Embora a quantidade de ácido no estômago seja geralmente normal em pessoas com esses distúrbios, é importante reduzir a quantidade de ácido no estômago no tratamento da lesão do estômago e dos intestinos, bem como para o alívio dos sintomas. Bomba de prótons é o nome de um processo químico pelo qual o estômago secreta ácido. Os inibidores da bomba de prótons são os medicamentos mais eficazes na inibição da produção de ácido. Histamina é uma substância produzida naturalmente no corpo e ela tem várias funções. A histamina também ajuda a sinalizar o corpo para produzir ácido gástrico, motivo pelo qual um determinado tipo de anti-histamínico, chamado bloqueador de histamina-2, é usado para reduzir o ácido gástrico. Antiácidos são substâncias químicas que neutralizam o ácido gástrico que já foi secretado elevando, assim, o nível de pH no estômago (VAKIL, 2020).
Considerando essas classes de fármacos, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)os inibidores de bomba de prótons são pró-fármacos ativados em ambiente com pH elevado.
· b)a inibição da bomba de prótons (H+/ K+/ATPase gástrica) é um fenômeno reversível provocado por fármacos como o omeprazol e o lansoprazol.
· c)a eficácia dos antagonistas dos receptores H2 sobre a secreção gástrica noturna ocorre principalmente por causa da inibição de secreção de ácido basal.
· d)os supressores mais potentes da secreção de ácido gástrico são os antagonistas dos receptores H2, os quais competem de modo reversível com a histamina pela ligação aos receptores H2.
· e)análogos sintéticos da prostaglandina E1, como o misoprostol, são indicados no tratamento e prevenção de úlcera gástrica induzida por AINE, uma vez que provocam aumento do AMPc intracelular, reduzindo a secreção de ácido gástrico.
3)As fibras alimentares compreendem as partes comestíveis dos vegetais presentes nas frutas, legumes, verduras e hortaliças e do amido resistente encontrado em leguminosas e grãos (cereais integrais) que resistem ao processo de digestão, ou seja, elas passam quase intactas pelo sistema digestivo chegando ao intestino grosso inalteradas. Também não têm valor nutritivo, nem energético (não têm calorias). Na verdade, elas são imprescindíveis à dieta. Pesquisas revelam que uma dieta rica em fibras pode melhorar a saúde em vários aspectos. Como não são digeridas, elas chegam ao intestino inalteradas e funcionam atuando como “vassouras”, que carregam os resíduos alimentares e a gordura excedente na alimentação pelo intestino, baixando o nível de colesterol absorvido; promovem regulação do tempo de trânsito intestinal, atrasando o esvaziamento gástrico, tornando mais lento a digestão e absorção, proporcionando sensação de saciedade, ajudando na perda de peso; no cólon, devido a sua capacidade de absorver água, forma fezes volumosas e macias, prevenindo e/ou tratando a constipação (SANTOS, sd).
As fibras são bastante importantes, principalmente para o funcionamento adequado do intestino. Algumas doenças estão relacionadas com uma alimentação pobre nesse tipo de alimento. Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que indica um problema relacionado com quantidades aumentadas de fibras na alimentação:
Alternativas:
· a)prisão de ventre.
· b)doenças cardiovasculares.
· c)câncer de intestino.
· d)diarreia.
· e)pressão alta.
4)Desidratação é uma doença potencialmente grave que se caracteriza pela baixa concentração não só de água, mas também de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, a ponto de impedir que ele realize suas funções normais.  A enfermidade pode ser secundária a diarreias agudas e vômitos e pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais perigosa para as crianças (especialmente recém-nascidos e lactentes) e para os idosos. A desidratação é um problema grave que pode até mesmo levar à morte (BRUNA, sd).
Tomando como referência a desidratação, julgue as afirmativas a seguir em (V) verdadeiras ou (F) falsas.
 
(   ) A diarreia aguda e vômitos intensos são sinais de alerta para o possível surgimento da desidratação.
(   ) O uso exagerado de diuréticos e a transpiração excessiva também podem levar a desidratação.
(   ) A oligúria é um sinal de alerta para desidratação.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA em relação a desidratação:
Alternativas:
· a)V – V – V.
· b)F – V – V.
· c)V – F – V.
· d)F – F – F.
· e)V – V – F.

Continue navegando