Buscar

DIFERENÇA ENTRE TEMPO E CLIMA

Prévia do material em texto

DIFERENÇA ENTRE TEMPO E CLIMA
Tempo e clima são conceitos distintos. Tempo refere-se a um estado momentâneo das condições atmosféricas. Já clima é duradouro, tratando-se de uma sucessão habitual de tempos. "É comum ver o uso dos termos “tempo” e “clima” para designar um mesmo estado atmosférico. Tempo e clima são elementos que se complementam na descrição do ambiente atmosférico. Esses conceitos, porém, referem-se a condições diferentes do ambiente, e usá-los como sinônimos é um equívoco."
"Tempo é o estado momentâneo das condições atmosféricas ou meteorológicas de um dado lugar, em um determinado momento e está sujeito a variações. Quando alguém pergunta: “Como está o tempo hoje?”, pretende saber se está frio ou quente, seco ou úmido, chuvoso ou ensolarado. O tempo é, portanto, a condição atual da atmosfera, que pode mudar de um instante ao outro. As variações de temperatura, umidade relativa do ar, pluviosidade são responsáveis pelo dinamismo das condições meteorológicas, portanto, do tempo. Essas variações podem ou não ser acentuadas, de acordo com a época do ano. Há meses em que as chuvas são mais constantes, outros em que não há chuvas. Há meses em que as temperaturas estão mais elevadas, e outros em que elas caem."
A PREVISÃO DO TEMPO 
A previsão meteorológica é feita a partir da coleta de dados atmosféricos e oceânicos, diariamente, em alguns casos até quatro vezes ao dia, e no mundo inteiro. Estes dados são concentrados em três grandes centros meteorológicos, Washington, Moscou e Melbourne, são processados após passarem por um controle de qualidade sendo em seguida difundidos. No Brasil, há cerca de dez anos, passamos a utilizar esta informação processada, o que resulta em mais qualidade nas previsões do que quando usávamos apenas os dados coletados na América do Sul e sem um bom pré-processamento. Investimentos também foram feitos na obtenção de dados com muita qualidade que, graças ao uso de satélites, podem ser obtidos hoje em pontos remotos e antes inacessíveis. Na moderna Meteorologia, as previsões são feitas através de modelos numéricos, que são sofisticados programas de computador que assimilam toda a informação meteorológica e integram equações diferenciais parciais que representam basicamente a equação do momento, a equação da energia termodinâmica e a equação da continuidade da massa atmosférica. Com as facilidades da internet, velocidade e acessibilidade, o acesso aos dados pré-processados de forma rápida tem viabilizado as previsões numéricas que são feitas hoje no Brasil.
AS NUVENS 
"Nuvens são aglomerados de gotículas de água e pequenos cristais de gelo em suspensão no ar. Sua formação constitui uma importante etapa do ciclo hidrológico, e acontece quando o vapor d’água ascende na atmosfera e condensa devido às baixas temperaturas. Existem nuvens de vários tamanhos e formato s, sendo classificadas de acordo com a sua altitude e aparência."
· "Nuvens são aglomerados de gotículas de água e cristais de gelo em suspensão no ar.
· Elas se formam pela ascensão e condensação do vapor d’água na atmosfera.
· Fazem parte do ciclo hidrológico.
· A condensação ocorre sobre partículas chamadas de núcleos de condensação.
· São classificadas de acordo com a sua aparência e altitude.
· Existem 10 tipos delas: cirrus, cirrocumulus, cirrostratus, altocumulus, altostratus, nimbostratus, stratocumulus, stratus, cumulus e cumulonimbus.
· As do tipo cirrus são as mais elevadas, enquanto as cumulus possuem base mais baixa.
· As cumulonimbus, apesar da base baixa, apresentam grande desenvolvimento vertical."
Como as nuvens são formadas?
As nuvens são formadas por meio da ascensão das massas de ar na atmosfera e da consequente condensação do vapor d’água. Trata-se de uma importante etapa do ciclo hidrológico. Quando uma massa de ar se eleva, ela entra em áreas de menor pressão atmosférica, o que faz com que ela se expanda.
Esse processo de expansão, entretanto, demanda certa quantidade de energia para que ele ocorra. Assim, a energia utilizada é retirada da própria camada de ar em ascensão, o que faz com que haja uma queda da temperatura.
MASSAS DE AR
Massas de ar são grandes corpos atmosféricos, formados por ar, que têm características físicas comuns. Elas alteram substancialmente o clima de uma localidade. As massas de ar são formações atmosféricas que têm caraterísticas comuns em termos de temperatura, umidade e pressão. Elas têm o potencial de alterar substancialmente o clima de uma região. As massas de ar úmidas são formadas em áreas oceânicas. Já as massas de ar secas têm sua origem atrelada aos continentes, e têm sua formação atrelada ainda à latitude. São classificadas como polares, tropicais e equatoriais.
O VENTO 
Ventos são importantes para a dinâmica natural do planeta, a qual envolve o clima, relevo, formação de chuvas, entre outros fatores. Eles são definidos como o deslocamento do ar e da variação da pressão atmosférica ao longo de um período.
O que é vento?
O planeta está cercado de ar, que é a atmosfera. Esse ar torna a vida possível e está sempre se movimentando. Quando temos a movimentação do ar, temos os ventos. Sua intensidade pode variar de acordo com as condições geográficas e climáticas, podendo trazer sensações de alívio e frescor ou mesmo causar destruições catastróficas.
Origem do vento
Os ventos surgem de variações nas pressões atmosféricas, nas áreas de alta pressão e de baixa pressão. Eles sopram, em geral, das áreas mais altas para as mais baixas, em uma espécie de equilíbrio. Devido à esfericidade e rotação da Terra, os ventos estão em constante movimento e possuem diferentes características, podendo ser úmidos, secos, quentes ou frios.

Continue navegando