Buscar

Educação, Trabalho e Ética

Prévia do material em texto

· HABILIDADE: XIII – COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO, A DIVERSIDADE CULTURAL, A CIDADANIA, ENTRE OUTRAS PROBLEMÁTICAS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA;
LEIA OS TEXTOS A SEGUIR.
 
TEXTO I
“O TRABALHO É UMA ATIVIDADE HUMANA QUE ESTABELECE A RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E A NATUREZA QUE PRODUZ A EXISTÊNCIA MATERIAL DA SOCIEDADE. NUM SENTIDO AMPLO, PODEMOS DIZER QUE O HOMEM SE PRODUZ PELO TRABALHO E QUE NESTA RELAÇÃO COM A NATUREZA, O HOMEM PRODUZ NOVAS FORMAS DE PENSAR, ISTO É, A SUBJETIVIDADE.”
FONTE: LEONARDI, ANALICE; GUILHERMETI, PAULO. AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTRO/DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA – GUARAPUAVA/PR. DISPONÍVEL EM: <HTTP://WWW.UNICENTRO.BR/PESQUISA/ANAIS/PROIC/2007/PDF/ARTIGO_92.PDF>. ACESSO EM: 27 JUL. 2017.
 
TEXTO II
COMPACTUAR O TRABALHO COM A CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE É UMMODUS OPERANDIINERENTE À EXISTÊNCIA HUMANA, TODOS PRECISAM INTERAGIR E COLHER FRUTOS DESTA RELAÇÃO. NESTA CONFIGURAÇÃO, A EDUCAÇÃO É O MEIO ESSENCIAL PARA QUE O INDIVÍDUO DESENVOLVA A CAPACIDADE DE PENSAR E AGIR, REFLETIR, CONTRIBUINDO PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO, DA SOCIEDADE E DA INTERAÇÃO. NUM CENÁRIO DE GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISTA, A ESCOLA É CHAMADA A DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS À CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO, AO CORRETO LETRAMENTO PARA OS MEIOS DIGITAIS E AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, MUITAS VEZES A UMA FORMAÇÃO PELA ÉTICA DO MERCADO, REPRODUZINDO VALORES COMO COMPETITIVIDADE, INDIVIDUALISMO, ACEITAÇÃO E LEGITIMAÇÃO DA LÓGICA CORRENTE, ISTO É, A MERITOCRACIA.
 
CONSIDERANDO OS TEXTOS APRESENTADOS, ANALISE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR, RELATIVAS AO PAPEL SOCIAL DA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE NEOLIBERAL:
 I. INTEGRAR O ALUNO NA CULTURA VIGENTE, GARANTINDO QUE DESENVOLVA UM PENSAMENTO EMPREENDEDOR, CONTRIBUINDO PARA O APERFEIÇOAMENTO DA SOCIEDADE, SENDO CAPAZ DE CORRESPONDER ÀS EXPECTATIVAS QUE ESTA TEM DELE.
II. GARANTIR A FORMAÇÃO CIDADÃOS COMPETENTES A ELABORAR AS MELHORIAS DA SOCIEDADE SOB RUMOS JÁ LEGITIMADOS PARA OS EIXOS CULTURAIS, POLÍTICOS, ECONÔMICOS E TECNOLÓGICOS.
III. ORIENTAR AS CONSCIÊNCIAS PARA A COOPERAÇÃO, PROMOVENDO A IGUALDADE E A TOLERÂNCIA, BEM COMO UM PENSAMENTO E UMA ATUAÇÃO QUE EXPANDAM ESSES IDEAIS, COLABORANDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA VERDADEIRA SOCIEDADE DE DIREITOS.
IV. SUSTENTAR UMA EDUCAÇÃO ADEQUADA ÀS EXIGÊNCIAS DO MUNDO DO TRABALHO, CONSTITUINDO A AUTONOMIA NECESSÁRIA AOS ALUNOS PARA QUE POSSAM EMPREENDER LIVREMENTE, ALCANÇANDO SUAS HABILIDADES, UMA VEZ QUE É O MERCADO QUE REGULA A SOCIEDADE.
 
É CORRETO APENAS O SE AFIRMA EM:
Resposta Marcada :
III e IV. (RESPOSTA CERTA: III)
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· HABILIDADE: I – FAZER ESCOLHAS ÉTICAS, RESPONSABILIZANDO-SE POR SUAS CONSEQUÊNCIAS;
 
É OU NÃO ÉTICO ROUBAR UM REMÉDIO CUJO PREÇO É INACESSÍVEL, A FIM DE SALVAR ALGUÉM, QUE, SEM ELE, MORRERIA? SERIA UM ERRO PENSAR QUE, DESDE SEMPRE, OS HOMENS TÊM AS MESMAS RESPOSTAS PARA QUESTÕES DESSE TIPO. COM O PASSAR DO TEMPO, AS SOCIEDADES MUDAM E TAMBÉM MUDAM OS HOMENS QUE AS COMPÕEM. NA GRÉCIA ANTIGA, POR EXEMPLO, A EXISTÊNCIA DE ESCRAVOS ERA PERFEITAMENTE LEGÍTIMA: AS PESSOAS NÃO ERAM CONSIDERADAS IGUAIS ENTRE SI, E O FATO DE UMAS NÃO TEREM LIBERDADE ERA CONSIDERADO NORMAL. HOJE EM DIA, AINDA QUE NEM SEMPRE RESPEITADOS, OS DIREITOS HUMANOS IMPEDEM QUE ALGUÉM OUSE DEFENDER, EXPLICITAMENTE, A ESCRAVIDÃO COMO ALGO LEGÍTIMO.
FONTE: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. ÉTICA. BRASÍLIA, 2012. DISPONÍVEL EM: <PORTAL.MEC.GOV.BR>. ACESSO EM: 16 JUL. 2012 (ADAPTADO).
 
COM RELAÇÃO A ÉTICA E CIDADANIA, AVALIE AS AFIRMAÇÕES SEGUINTES.
I. TODA PESSOA TEM DIREITO AO RESPEITO DE SEUS SEMELHANTES, A UMA VIDA DIGNA, A OPORTUNIDADES DE REALIZAR SEUS PROJETOS, MESMO QUE ESTEJA CUMPRINDO PENA DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE, POR TER COMETIDO DELITO CRIMINAL, COM TRÂMITE TRANSITADO E JULGADO.
II. SEM O ESTABELECIMENTO DE REGRAS DE CONDUTA, NÃO SE CONSTRÓI UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA, PLURALISTA POR DEFINIÇÃO, E NÃO SE CONTA COM REFERENCIAIS PARA SE INSTAURAR A CIDADANIA COMO VALOR.
III. SEGUNDO O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA, QUE É CONTRÁRIO AO PRECONCEITO, TODA E QUALQUER PESSOA É DIGNA E MERECEDORA DE RESPEITO, NÃO IMPORTANDO, PORTANTO, SEXO, IDADE, CULTURA, RAÇA, RELIGIÃO, CLASSE SOCIAL, GRAU DE INSTRUÇÃO E ORIENTAÇÃO SEXUAL.
 
É CORRETO O QUE SE AFIRMA EM:
Resposta Marcada :
I, II e III. 
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
· A PROPOSTA QUE INSPIRA OS PROJETOS DE TRABALHO ESTÁ VINCULADA À PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO GLOBALIZADO E RELACIONAL. ESSA MODALIDADE DE ARTICULAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ESCOLARES É UMA FORMA DE ORGANIZAR A ATIVIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE IMPLICA CONSIDERAR QUE TAIS CONHECIMENTOS NÃO SE ORDENAM PARA SUA COMPREENSÃO DE UMA FORMA RÍGIDA, NEM EM FUNÇÃO DE ALGUMAS REFERÊNCIAS DISCIPLINARES PREESTABELECIDAS OU DE UMA HOMOGENEIZAÇÃO DOS ALUNOS. A FUNÇÃO DO PROJETO E FAVORECER A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ESCOLARES EM RELAÇÃO AO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E À RELAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES CONTEÚDOS EM TORNO DE PROBLEMAS OU HIPÓTESES QUE FACILITEM AOS ALUNOS A CONSTRUÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS E A TRANSFORMAÇÃO DA INFORMAÇÃO PROCEDENTE DOS DIFERENTES SABERES DISCIPLINARES EM CONHECIMENTO PRÓPRIO.
HERNANDEZ, F.; VENTURA, M. A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO. PORTO ALEGRE: ARTES MÉDICAS, 1988 (ADAPTADO).
 
CONSIDERANDO ESSA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DE PROJETOS, AVALIE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR.
I. Essa modalidade foi criada com o intuito de organizar práticas pedagógicas.
II. No desenvolvimento da pedagogia de projetos, deve-se verificar que componentes curriculares são adequados para aliar teoria e prática.
III. O ESTUDANTE E O SUJEITO CENTRAL DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E SUAS HIPÓTESES E EXPERIMENTOS DEVEM SER CONSIDERADOS NESSE PROCESSO.
IV. A etapa mais importante da pedagogia de projetos é a de levantamento de dúvidas e definição dos objetivos da aprendizagem.
 
É CORRETO APENAS O QUE SE AFIRMA EM:
Resposta Marcada :
I, II e III. 
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· HABILIDADE: X – PROMOVER, PLANEJAR E DESENVOLVER AÇÕES VISANDO À GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS ESPAÇOS E SISTEMAS ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES;
 
CABE A ESCOLA DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA PELAS AÇÕES DO SEU COTIDIANO. AO ENVOLVER A COMUNIDADE ESCOLAR (EDUCADORES, PAIS, FAMILIARES, ALUNOS E A COMUNIDADE LOCAL) NAS DISCUSSÕES E DECISÕES DA ESCOLA, É POSSÍVEL DEMOCRATIZAR A GESTÃO E AMPLIAR A NOÇÃO DE PARTICIPAÇÃO E DE PERTENCIMENTO. NESTA DIREÇÃO, O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE (2014-2024) PREVÊ NA META 19: “ASSEGURAR CONDIÇÕES, NO PRAZO DE DOIS ANOS, PARA A EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO, ASSOCIADA A CRITÉRIOS TÉCNICOS DE MÉRITO E DESEMPENHO E À CONSULTA PÚBLICA À COMUNIDADE ESCOLAR, NO ÂMBITO DAS ESCOLAS PÚBLICAS, PREVENDO RECURSOS E APOIO TÉCNICO DA UNIÃO PARA TANTO”.
FONTE: BRASIL. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024.  LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014, QUE APROVA O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. – BRASÍLIA: CÂMARA DOS DEPUTADOS, EDIÇÕES CÂMARA, 2014.
 
AVALIE A SEGUIR, AS ESTRATÉGIAS PARA O ALCANCE DESTA META DO PNE (2014-2024)
I. Deve-se estimular a constituição e fortalecimento da participação dos alunos e dos pais, por meio de grêmios estudantis e de associação de pais e mestres (APM).
II. Deve-se estimular a constituição e o fortalecimento de conselhos escolares e conselhos municipais de educação, para ampliar a participação dos educadores na gestão.
III. DEVE-SE FAVORECERA CONSTRUÇÃO COLETIVA DOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS, DOS CURRÍCULOS ESCOLARES, DOS PLANOS DE GESTÃO ESCOLAR E TAMBÉM DOS REGIMENTOS ESCOLARES PARTICIPATIVOS.
 
É CORRETO APENAS O QUE SE AFIRMA EM:
Resposta Marcada :
III. (RESPOSTA CERTA: I e III)
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  0

Continue navegando