Buscar

Questões Anatomia do Sistema Digestório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANATOMIA SISTEMA DIGESTÓRIO
1. ESTRATIGRAFIA DO TUBO DIGESTÓRIO
A estratigrafia é a descrição dos estratos que compõem um órgão ou estrutura. A estratigrafia básica do trato gastrointestinal apresenta 4 camadas. De fora pra dentro, são elas: a túnica serosa/adventícia (TCF que reveste externamente o órgão), a túnica muscular (compostas por duas camadas de musculo liso dispostas em diferentes orientações), a túnica submucosa e a túnica mucosa (epitélio e lâmina própria).
2. MÚSCULOS DA CAVIDADE ABDOMINAL 
As paredes abdominais laterais são compostas pelos músculos oblíquos abdominais externo, interno e transverso. A parede anterior do abdômen é composto pelos músculo reto abdominal e pelo peritônio.
3. CAVIDADE ORAL: COMPARTIMENTOS E LIMITES
A cavidade oral é subdividida em duas porções: o vestíbulo da boca e a cavidade oral propriamente dita. O vestíbulo compreende o espaço entre as arcadas dentárias e os lábios. A cavidade oral propriamente dita compreende o espaço entre as arcadas dentárias e o istmo da fauces (espaço entre os arcos palatoglosso e palatofaíngeo, onde se localiza as tonsilas palatinas). 
4. GLÂNDULAS SALIVARES E SUAS ABERTURAS
Existem 3 pares de glândulas salivares maiores, formando 6 estruturas: parótidas, sublingual e submandibular. Elas são responsáveis pela produção de saliva, que chega na cavidade oral através de um sistema de ductos. O ducto parotídeo se abre dentro da região do vestíbulo da boca, próximo aos molares superiores. O ducto da submandibular se abre na carúncula sublingual, estrutura arredondada contida no frênulo lingual. O ducto da sublingual, na verdade, são vários pequenos ductos que vão se abrir no assoalho cavidade oral.
5. FARINGE: DIVISÕES E MÚSCULOS
A faringe é dividida em três partes principais, a nasofaringe, a orofaringe e a laringofaringe. A nasofaringe se estende das coanas até o final do palato mole. A orofaringe corresponde ao istmo das fauces, ou seja, se estende do arco palatoglosso até o arco palatofaríngeo. A laringofaringe se estende do osso hioide até a cartilagem cricoide.
Os músculos constritores da faringe (que são intrínsecos, pois possuem origem e inserção na própria faringe) são músculos constritor superior, constritor médio e constritor inferior. Os músculos longitudinais (que são extrínsecos) são os músculos salpingofaríngeo, palatofaríngeo e estilofaríngeo. 
6. ESÔFAGO: DIVISÕES E CONSTRIÇÕES
O esôfago possui três regiões, delimitadas de acordo com a altura das vértebras. Sua região cervical vai da vértebra C6 a T1, a torácica vai da vértebra T1 a T10 e a abdominal vai da vértebra T10 a T11.
O esôfago possui regiões de contato com diversas estruturas, onde acaba ocorrendo uma diminuição do lúmen do esôfago, demarcando pontos de constrição do esôfago. Localizado a 15 cm abaixo da arcada dentária superior (ADS) temos o esfíncter esofágico superior: contato com o músculo constritor inferior da faringe. Localizado 22,5 cm abaixo da ADS temos a constrição do o arco da aorta. Localizado a 27,5 cm abaixo da ADS temos a constrição do brônquio principal esquerdo. Por fim, a 40 cm abaixo da ADS temos o esfíncter esofágico superior, que ocorre quando o esôfago passa pelo diafragma.
7. ESTÔMAGO: IDIOPATIA, HOLOPATIA E ESTRATIGRAFIA
A holopatia gástrica pode ser dada de uma forma mais resumida, tal que dizemos que o estômago está no quadrante superior esquerdo do abdômen, ou de uma forma mais detalhada, em que dizemos que o estômago se encontra em três quadrantes: hipocôndrio esquerdo, epigástrio e mesogástrio.
O estômago é dividido em: região cárdia, fundo, corpo e região pilórica (antro pilórico e canal pilórica). 
A estratigrafia do estômago, como todo segmento do trato digestório, é composta por uma mucosa, uma submucosa, uma camada muscular e uma serosa. O que difere é que a camada muscular do estômago não possui duas camadas de músculo liso, mas sim 3: camada oblíqua interna, camada circular média e camada longitudinal externa.
8. VASCULARIZAÇÃO DO INTESTINO DELGADO
O duodeno é irrigado por duas artérias que são ramos da artéria hepática comum, são elas a pancreático-duodenal superior e a gastroduodenal, e pela artéria pancreático-duodenal inferior que é ramo da mesentérica superior. O jejuno é irrigado pela artéria jejunal que provém da AMS, e o íleo é irrigado por outro ramo dessa mesma artéria, a artéria ileal.
9. VASCULARIZAÇÃO DO INTESTINO GROSSO
O ceco, e os colos ascendente e transverso são supridos pela artéria mesentérica superior. Já a região dos colos descendente e sigmoide junto a parte proximal do reto são supridos pela artéria mesentérica inferior.
10. VASCULARIZAÇÃO PANCREÁTICA
As artérias esplênica, gastroduodenal e mesentérica superior suprem o pâncreas com sangue oxigenado e as veias pancreáticas o drenam.
11. FÍGADO: LOCALIZAÇÃO, LÓBULOS E VASCULARIZAÇÃO
O fígado se localiza no quadrante superior direito do abdome e ocupa o hipocôndrio direito, epigástrio direito e se estende até o hipocôndrio esquerdo. É dividido em lobo hepático direito (grande), esquerdo (menor), quadrado (localização inferior e anterior) e caudado (localização superior e posterior). 
A irrigação hepática é dupla, há recebimento de sangue da veia porta e da artéria hepática (tronco celíaca) que se subdivide em hepática comum e hepática própria. Já a drenagem é realizada pelas veias centrais do parênquima que se unem na veias coletoras e essas drenam para as veias hepáticas que, por sua vez, se abrem na veia cava inferior abaixo do diafragma.

Outros materiais