Logo Passei Direto
Buscar

geografia-estrutura-geolc3b3gica-da-terra-exercc3adcios

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com relação ao poema acima e aos múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.
A atmosfera, a litosfera, a hidrosfera e a biosfera estão interligadas nos aspectos físicos, químicos e, historicamente, no tempo geológico do sistema Terra.

Considerando as diferenças de densidade e composição, supõe-se que a estrutura da Terra seja formada por três camadas: a crosta terrestre, o manto e o núcleo.
Segundo a composição da geosfera é correto afirmar que:
a) a crosta terrestre é a parte interna do planeta, formada por magma em estado pastoso.
b) a parte rochosa, chamada crosta, é constituída por inúmeras partes, chamadas de placas tectônicas.
c) o manto ou camada intermediária é composta predominantemente por rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares.
d) a crosta terrestre é constituída por magma, material fluído ou pastoso.
e) na parte pastosa ou fluida do núcleo interno, predominam dois minerais – o silício e alumínio.

Em várias localidades da Terra, foram encontrados fósseis de diversas espécies. Eles auxiliam nas pesquisas que buscam entender a dinâmica natural atual com a comparação da dinâmica natural de épocas passadas.
Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre fósseis e a dinâmica natural do planeta Terra.
01) Os registros fósseis, encontrados em rochas de diversas partes do mundo, auxiliaram na elaboração do tempo geológico. Ele costuma ser dividido em éons, eras, períodos e épocas geológicas que caracterizam as ocorrências de evidências evolutivas das espécies e da dinâmica física da Terra.
02) No supercontinente Pangeia, ocorreu a formação dos depósitos de carvão que são utilizados até os dias atuais nas indústrias siderúrgicas. Isso ocorreu devido à existência abundante de pântanos e de florestas de samambaias e de coníferas.
04) Os primeiros fósseis registrados na literatura científica foram os de dinossauros. Eles viveram espalhados ao redor do mundo.
08) Os fósseis de animais vertebrados são encontrados, na forma direta ou na indireta, registrados em rochas ígneas ou magmáticas.
16) A teoria da Deriva Continental, que destaca a similaridade do contorno cartográfico entre o litoral da África ocidental e o do leste da América do Sul, indica também a ocorrência de fósseis da mesma espécie em ambos os lugares.

Esculturas da Terra, responsáveis pela sustentação de continentes e oceanos, as placas tectônicas formam e moldam o relevo do planeta.
Com base na ilustração e nos conhecimentos sobre as placas tectônicas, indique as alternativas verdadeiras (V) e as falsas (F).
( ) As placas tectônicas são gigantescos fragmentos que atuam como "artistas" e que, continuamente, recriam a paisagem da Terra.
( ) A configuração atual dos continentes é fruto de milhões de anos de "trabalho artístico" das placas, no processo conhecido como deriva continental.
( ) As placas de Nazca e a Sul-Americana agrupam-se e provocam a subducção da placa de Nazca: a placa Sul-Americana, por ser mais leve, desliza por cima da placa de Nazca, elevando as montanhas dos Andes.
a) V – F – F.
b) V – V – V.
c) V – F – V.
d) F – F – V.
e) F – V – F.

Assinale o que for correto, no que se refere aos termos que estão relacionados diretamente a terremotos, estudos, suas causas, áreas de ocorrência, medições ou avaliações e consequências possíveis.
01) Anel de Fogo do Pacífico, intemperismo, sismógrafo e meteorologia.
02) Sismologia, placas tectônicas, zonas orogenéticas modernas e epicentro.
04) Sismógrafo, ondas primárias e secundárias, escala Richter e tsunamis.
08) Escala de Fujita, deriva continental, tômbolo e banquisa.

Tendo em vista a dinâmica da crosta terrestre e seu relevo, o autor refere-se
a) à deriva continental, responsável pela abertura dos oceanos e à formação dos continentes tais como os conhecemos atualmente.
b) ao processo de erosão, que no longo tempo da natureza, é capaz de desgastar inteiramente, por exemplo, grandes cadeias montanhosas.
c) ao movimento das placas tectônicas, que pode fazer grandes continentes sólidos deslizarem sob o magma.
d) ao choque das placas tectônicas, que pode fazer a placa mais pesada mergulhar sob o magma, afundando lentamente continentes.
e) ao processo de erosão típico das regiões geladas, que é sempre muito acelerado nos momentos de aquecimento das águas.

De acordo com a quase centenária Teoria da Deriva Continental, proposta por Alfred Wegener, havia uma única grande massa continental, a qual foi denominada Pangeia, cujas terras eram cercadas pelo único e vasto oceano, o Pantalassa.
As afirmações corretas são:
I - A separação da América do Sul em relação à África.
II - A formação dos arquipelagos vulcânicos do Japão e do Havaí.
III - O término da última era glacial, no quaternário.
IV - O surgimento da Austrália e da Antártida, entre outras áreas continentais.
V - O nascimento do Oceano Atlântico.
a) I, II e IV, apenas.
b) I, IV e V, apenas.
c) II, III e V, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II, III e V.

A crosta terrestre está em constante movimento. Isso ocorre porque as placas tectônicas que constituem a crosta continuam se deslocando.
Assinale a alternativa que indica o nome dado a esse fenômeno.
a) Movimento de deriva continental.
b) Movimento de coriolis.
c) Movimento cratônico.
d) Movimento hiperogenético.
e) Movimento morfogenético.

A Teoria da Deriva Continental afirma que os continentes se separaram a partir de um bloco único denominado Pangéia.
Assinale a opção que aponta corretamente esses continentes.
a) Oceania e América do Norte
b) Europa e Oceania
c) América do Sul e África
d) África e América do Norte
e) Antártica e Europa

No século XX, muitas dúvidas sobre a estrutura de nosso planeta começaram a ser explicadas de forma convincente e sedutora.
Assinale a alternativa INCORRETA.
a) A teoria da deriva continental ajuda, em muitos casos, a explicar as semelhanças e as diferenças de espécies animais e vegetais distribuídos nos cinco continentes do planeta.
b) A teoria das placas tectônicas explica a gênese dos dobramentos modernos (Andes, Montanhas Rochosas, Himalaia etc.), que teriam ocorrido a partir do choque dessas placas.
c) Apoiado na teoria das placas tectônicas, o entendimento da dinâmica dos terremotos se torna mais claro, assim como a identificação das áreas mais afeitas a essas ocorrências.
d) A divisão do continente único até a configuração atual modificou a distribuição das superfícies sólidas e líquidas do planeta, resultando em mudanças climáticas ao longo do tempo.
e) Os processos erosivos que esculpem os relevos, dando-lhes as formas conhecidas no interior dos continentes, são explicados, fundamentalmente, com base na teoria das placas tectônicas.

não se conhecia nenhum mecanismo geofísico para causar tais movimentos - não era mais convincente a priori, em vista da evidência acima referida. Contudo, desde a década de 1960, o antes impensável tornou-se a ortodoxia da geologia do dia: um globo de placas gigantescas mudando de lugar, às vezes, rapidamente (placas tectônicas).
Todas as alternativas contêm afirmacoes que podem ser comprovadas pelo texto, EXCETO
a) A teoria da deriva continental foi, por muito tempo, considerada inaceitável por se desconhecer o mecanismo geofísico que pudesse explicá-la.
b) A teoria das placas tectônicas é considerada, atualmente, a explicação mais aceitável e defensável sobre a posição das massas continentais e a configuração da litosfera.
c) As evidências de que as terras emersas se deslocavam lateralmente sugeriram a teoria segundo a qual a litosfera era formada por várias placas, em vez de uma única, imóvel sobre o manto.
d) O relato sobre a aceitação de uma nova teoria sugere que observações, embora inexplicáveis pelo conhecimento científico de uma época, são prontamente, aceitas pelos cientistas.

A composição da Litosfera por placas tectônicas está relacionada com o conceito de tectonismo e com a Teoria de Wegener da deriva continental. Uma das provas desse dinamismo da crosta é a existência
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Os deslizamentos de terra, fluxos de lama e detritos, que ocorrem em grandes maciços rochosos, como é o caso da Serra do Mar, apesar de resultarem muitas vezes em catástrofes e danos à população, podem ser processos naturais de degradação, que participam da evolução das formas do relevo.
( ) Os processos de agradação ocorrem predominantemente no Brasil em relevo de planícies.
a) V – V – F – F.
b) F – V – F – V.
c) F – F – V – V.
d) V – F – V – V.
e) V – F – V – F.

Em 1960, ocorreu, no Chile, o maior terremoto já registrado na história, com tremor de terra de 9,5 graus na escala Richter, matando cerca de 5,7 mil pessoas. Em 2010, esse fenômeno se repetiu, matando mais de 500 pessoas. Em 2014, mais uma vez, um forte terremoto de 6,4 graus de magnitude na escala Richter abalou o centro do Chile. Os terremotos de maior intensidade, normalmente, ocorrem no limite entre as placas tectônicas. Além de terremotos, outros fenômenos naturais ocorrem nesses limites.
a) Cite e explique os 3 (três) tipos de limites de placas tectônicas existentes no planeta Terra e identifique, entre eles, o tipo de limite entre a placa tectônica Sul-Americana e a placa de Nazca, o qual é responsável pelos terremotos no Chile.

Com relação aos fundamentos geológicos e morfológicos do território brasileiro, assinale o que for correto.
01) O território brasileiro está localizado na placa tectônica Sul-Americana. Portanto, suas características físicas decorrem das estruturas geológicas e morfológicas desta placa tectônica.
02) As estruturas originais do embasamento geológico brasileiro formaram-se na era Arqueozoica a aproximadamente 3 milhões de anos.
04) A plataforma Sul-Americana é composta por conjuntos de escudos cristalinos, rodeados por bacias sedimentares.
08) Por mais que o território brasileiro esteja localizado na plataforma Sul-Americana, ele não possui estabilidade geológica, estabilidade esta existente nas zonas de contato entre placas tectônicas. O território brasileiro é muito afetado por terremotos, como nos que aconteceram no Brasil nos anos de 2010 e 2011.

Observando a figura, podemos afirmar que
I. Alfred Wegener, meteorologista alemão, levantou a hipótese, no início do século XX, afirmando que, há 220 milhões de anos, os continentes formavam uma única massa denominada Pangeia, rodeada por um oceano chamado Pantalassa. Essa suposição foi rejeitada pela comunidade científica da época. II. A litosfera encontra-se em movimento, uma vez que é composta por placas tectônicas seccionadas que flutuam deslocando-se lentamente sobre a astenosfera. III. A cordilheira dos Andes é um dobramento recente. Datando do período Terciário da era Cenozoica, surge do intenso entrechoque das placas do Pacífico e Sul-Americana promovendo o fenômeno de obducção. IV. A Dorsal Atlântica estende-se desde as costas da Groenlândia até o sul da América do Sul. Os movimentos divergentes entre as placas Africana e Sul-Americana permitiram intensos derramamentos magmáticos originando rochas basálticas que foram incorporadas às bordas das referidas placas. Estão corretas.
a) I e III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

Analise as afirmativas abaixo sobre terremotos e tsunamis no Chile.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I. O terremoto de 8,2 graus na escala Richter que ocorreu no Chile em abril de 2014 está associado à movimentação das placas tectônicas.
II. Um terremoto de fundo oceânico na costa chilena é capaz de gerar um tsunami que, em sua propagação, pode atingir os países localizados no Pacífico Leste.
III. Os terremotos chilenos são ocasionados por duas placas tectônicas em movimento divergente.
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

Analise o mapa a seguir.
As áreas em negrito referem-se a
a) evolução do rift valley.
b) intensa atividade sísmica.
c) obducção de placas tectônicas.
d) formação de cadeias mesoceânicas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Com relação ao poema acima e aos múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.
A atmosfera, a litosfera, a hidrosfera e a biosfera estão interligadas nos aspectos físicos, químicos e, historicamente, no tempo geológico do sistema Terra.

Considerando as diferenças de densidade e composição, supõe-se que a estrutura da Terra seja formada por três camadas: a crosta terrestre, o manto e o núcleo.
Segundo a composição da geosfera é correto afirmar que:
a) a crosta terrestre é a parte interna do planeta, formada por magma em estado pastoso.
b) a parte rochosa, chamada crosta, é constituída por inúmeras partes, chamadas de placas tectônicas.
c) o manto ou camada intermediária é composta predominantemente por rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares.
d) a crosta terrestre é constituída por magma, material fluído ou pastoso.
e) na parte pastosa ou fluida do núcleo interno, predominam dois minerais – o silício e alumínio.

Em várias localidades da Terra, foram encontrados fósseis de diversas espécies. Eles auxiliam nas pesquisas que buscam entender a dinâmica natural atual com a comparação da dinâmica natural de épocas passadas.
Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre fósseis e a dinâmica natural do planeta Terra.
01) Os registros fósseis, encontrados em rochas de diversas partes do mundo, auxiliaram na elaboração do tempo geológico. Ele costuma ser dividido em éons, eras, períodos e épocas geológicas que caracterizam as ocorrências de evidências evolutivas das espécies e da dinâmica física da Terra.
02) No supercontinente Pangeia, ocorreu a formação dos depósitos de carvão que são utilizados até os dias atuais nas indústrias siderúrgicas. Isso ocorreu devido à existência abundante de pântanos e de florestas de samambaias e de coníferas.
04) Os primeiros fósseis registrados na literatura científica foram os de dinossauros. Eles viveram espalhados ao redor do mundo.
08) Os fósseis de animais vertebrados são encontrados, na forma direta ou na indireta, registrados em rochas ígneas ou magmáticas.
16) A teoria da Deriva Continental, que destaca a similaridade do contorno cartográfico entre o litoral da África ocidental e o do leste da América do Sul, indica também a ocorrência de fósseis da mesma espécie em ambos os lugares.

Esculturas da Terra, responsáveis pela sustentação de continentes e oceanos, as placas tectônicas formam e moldam o relevo do planeta.
Com base na ilustração e nos conhecimentos sobre as placas tectônicas, indique as alternativas verdadeiras (V) e as falsas (F).
( ) As placas tectônicas são gigantescos fragmentos que atuam como "artistas" e que, continuamente, recriam a paisagem da Terra.
( ) A configuração atual dos continentes é fruto de milhões de anos de "trabalho artístico" das placas, no processo conhecido como deriva continental.
( ) As placas de Nazca e a Sul-Americana agrupam-se e provocam a subducção da placa de Nazca: a placa Sul-Americana, por ser mais leve, desliza por cima da placa de Nazca, elevando as montanhas dos Andes.
a) V – F – F.
b) V – V – V.
c) V – F – V.
d) F – F – V.
e) F – V – F.

Assinale o que for correto, no que se refere aos termos que estão relacionados diretamente a terremotos, estudos, suas causas, áreas de ocorrência, medições ou avaliações e consequências possíveis.
01) Anel de Fogo do Pacífico, intemperismo, sismógrafo e meteorologia.
02) Sismologia, placas tectônicas, zonas orogenéticas modernas e epicentro.
04) Sismógrafo, ondas primárias e secundárias, escala Richter e tsunamis.
08) Escala de Fujita, deriva continental, tômbolo e banquisa.

Tendo em vista a dinâmica da crosta terrestre e seu relevo, o autor refere-se
a) à deriva continental, responsável pela abertura dos oceanos e à formação dos continentes tais como os conhecemos atualmente.
b) ao processo de erosão, que no longo tempo da natureza, é capaz de desgastar inteiramente, por exemplo, grandes cadeias montanhosas.
c) ao movimento das placas tectônicas, que pode fazer grandes continentes sólidos deslizarem sob o magma.
d) ao choque das placas tectônicas, que pode fazer a placa mais pesada mergulhar sob o magma, afundando lentamente continentes.
e) ao processo de erosão típico das regiões geladas, que é sempre muito acelerado nos momentos de aquecimento das águas.

De acordo com a quase centenária Teoria da Deriva Continental, proposta por Alfred Wegener, havia uma única grande massa continental, a qual foi denominada Pangeia, cujas terras eram cercadas pelo único e vasto oceano, o Pantalassa.
As afirmações corretas são:
I - A separação da América do Sul em relação à África.
II - A formação dos arquipelagos vulcânicos do Japão e do Havaí.
III - O término da última era glacial, no quaternário.
IV - O surgimento da Austrália e da Antártida, entre outras áreas continentais.
V - O nascimento do Oceano Atlântico.
a) I, II e IV, apenas.
b) I, IV e V, apenas.
c) II, III e V, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II, III e V.

A crosta terrestre está em constante movimento. Isso ocorre porque as placas tectônicas que constituem a crosta continuam se deslocando.
Assinale a alternativa que indica o nome dado a esse fenômeno.
a) Movimento de deriva continental.
b) Movimento de coriolis.
c) Movimento cratônico.
d) Movimento hiperogenético.
e) Movimento morfogenético.

A Teoria da Deriva Continental afirma que os continentes se separaram a partir de um bloco único denominado Pangéia.
Assinale a opção que aponta corretamente esses continentes.
a) Oceania e América do Norte
b) Europa e Oceania
c) América do Sul e África
d) África e América do Norte
e) Antártica e Europa

No século XX, muitas dúvidas sobre a estrutura de nosso planeta começaram a ser explicadas de forma convincente e sedutora.
Assinale a alternativa INCORRETA.
a) A teoria da deriva continental ajuda, em muitos casos, a explicar as semelhanças e as diferenças de espécies animais e vegetais distribuídos nos cinco continentes do planeta.
b) A teoria das placas tectônicas explica a gênese dos dobramentos modernos (Andes, Montanhas Rochosas, Himalaia etc.), que teriam ocorrido a partir do choque dessas placas.
c) Apoiado na teoria das placas tectônicas, o entendimento da dinâmica dos terremotos se torna mais claro, assim como a identificação das áreas mais afeitas a essas ocorrências.
d) A divisão do continente único até a configuração atual modificou a distribuição das superfícies sólidas e líquidas do planeta, resultando em mudanças climáticas ao longo do tempo.
e) Os processos erosivos que esculpem os relevos, dando-lhes as formas conhecidas no interior dos continentes, são explicados, fundamentalmente, com base na teoria das placas tectônicas.

não se conhecia nenhum mecanismo geofísico para causar tais movimentos - não era mais convincente a priori, em vista da evidência acima referida. Contudo, desde a década de 1960, o antes impensável tornou-se a ortodoxia da geologia do dia: um globo de placas gigantescas mudando de lugar, às vezes, rapidamente (placas tectônicas).
Todas as alternativas contêm afirmacoes que podem ser comprovadas pelo texto, EXCETO
a) A teoria da deriva continental foi, por muito tempo, considerada inaceitável por se desconhecer o mecanismo geofísico que pudesse explicá-la.
b) A teoria das placas tectônicas é considerada, atualmente, a explicação mais aceitável e defensável sobre a posição das massas continentais e a configuração da litosfera.
c) As evidências de que as terras emersas se deslocavam lateralmente sugeriram a teoria segundo a qual a litosfera era formada por várias placas, em vez de uma única, imóvel sobre o manto.
d) O relato sobre a aceitação de uma nova teoria sugere que observações, embora inexplicáveis pelo conhecimento científico de uma época, são prontamente, aceitas pelos cientistas.

A composição da Litosfera por placas tectônicas está relacionada com o conceito de tectonismo e com a Teoria de Wegener da deriva continental. Uma das provas desse dinamismo da crosta é a existência
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Os deslizamentos de terra, fluxos de lama e detritos, que ocorrem em grandes maciços rochosos, como é o caso da Serra do Mar, apesar de resultarem muitas vezes em catástrofes e danos à população, podem ser processos naturais de degradação, que participam da evolução das formas do relevo.
( ) Os processos de agradação ocorrem predominantemente no Brasil em relevo de planícies.
a) V – V – F – F.
b) F – V – F – V.
c) F – F – V – V.
d) V – F – V – V.
e) V – F – V – F.

Em 1960, ocorreu, no Chile, o maior terremoto já registrado na história, com tremor de terra de 9,5 graus na escala Richter, matando cerca de 5,7 mil pessoas. Em 2010, esse fenômeno se repetiu, matando mais de 500 pessoas. Em 2014, mais uma vez, um forte terremoto de 6,4 graus de magnitude na escala Richter abalou o centro do Chile. Os terremotos de maior intensidade, normalmente, ocorrem no limite entre as placas tectônicas. Além de terremotos, outros fenômenos naturais ocorrem nesses limites.
a) Cite e explique os 3 (três) tipos de limites de placas tectônicas existentes no planeta Terra e identifique, entre eles, o tipo de limite entre a placa tectônica Sul-Americana e a placa de Nazca, o qual é responsável pelos terremotos no Chile.

Com relação aos fundamentos geológicos e morfológicos do território brasileiro, assinale o que for correto.
01) O território brasileiro está localizado na placa tectônica Sul-Americana. Portanto, suas características físicas decorrem das estruturas geológicas e morfológicas desta placa tectônica.
02) As estruturas originais do embasamento geológico brasileiro formaram-se na era Arqueozoica a aproximadamente 3 milhões de anos.
04) A plataforma Sul-Americana é composta por conjuntos de escudos cristalinos, rodeados por bacias sedimentares.
08) Por mais que o território brasileiro esteja localizado na plataforma Sul-Americana, ele não possui estabilidade geológica, estabilidade esta existente nas zonas de contato entre placas tectônicas. O território brasileiro é muito afetado por terremotos, como nos que aconteceram no Brasil nos anos de 2010 e 2011.

Observando a figura, podemos afirmar que
I. Alfred Wegener, meteorologista alemão, levantou a hipótese, no início do século XX, afirmando que, há 220 milhões de anos, os continentes formavam uma única massa denominada Pangeia, rodeada por um oceano chamado Pantalassa. Essa suposição foi rejeitada pela comunidade científica da época. II. A litosfera encontra-se em movimento, uma vez que é composta por placas tectônicas seccionadas que flutuam deslocando-se lentamente sobre a astenosfera. III. A cordilheira dos Andes é um dobramento recente. Datando do período Terciário da era Cenozoica, surge do intenso entrechoque das placas do Pacífico e Sul-Americana promovendo o fenômeno de obducção. IV. A Dorsal Atlântica estende-se desde as costas da Groenlândia até o sul da América do Sul. Os movimentos divergentes entre as placas Africana e Sul-Americana permitiram intensos derramamentos magmáticos originando rochas basálticas que foram incorporadas às bordas das referidas placas. Estão corretas.
a) I e III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

Analise as afirmativas abaixo sobre terremotos e tsunamis no Chile.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I. O terremoto de 8,2 graus na escala Richter que ocorreu no Chile em abril de 2014 está associado à movimentação das placas tectônicas.
II. Um terremoto de fundo oceânico na costa chilena é capaz de gerar um tsunami que, em sua propagação, pode atingir os países localizados no Pacífico Leste.
III. Os terremotos chilenos são ocasionados por duas placas tectônicas em movimento divergente.
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

Analise o mapa a seguir.
As áreas em negrito referem-se a
a) evolução do rift valley.
b) intensa atividade sísmica.
c) obducção de placas tectônicas.
d) formação de cadeias mesoceânicas.

Prévia do material em texto

GEOGRAFIA: ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA 
1. (Unb 2011) A idade da Terra 
 
no início nem o início existia 
o tempo era antes de antes 
e depois ainda havia 
um outro vazio maior 
o vácuo incompleto 
 
havia gases — ares impraticáveis — 
e aí se passaram as noites e os anos 
o tempo foi tomando forma de algas 
moluscos répteis e folhas 
 
o homem era apenas 
uma tímida ideia de deus 
que logo o decepcionou 
(o resto da história você conhece) 
 
Nicolas Behr. Peregrino do estranho. Brasília: Pau-Brasília, 
2004, p. 13 
 
Com relação ao poema acima e aos múltiplos aspectos que 
ele suscita, julgue o item a seguir. 
 
A atmosfera, a litosfera, a hidrosfera e a biosfera estão 
interligadas nos aspectos físicos, químicos e, historicamente, 
no tempo geológico do sistema Terra. 
 
2. (Pucpr 2001) A Terra se formou provavelmente a partir de 
gigantesca massa gasosa pela condensação e decantação 
progressivas da matéria, produto da ação de forças 
gravitacionais e de diversos processos de transformação 
energética. 
 
I - A idade da Terra, como a dos demais planetas do Sistema 
Solar, é estimada em 4,6 bilhões de anos. 
II - A idade da Terra está dividida em eras, períodos, épocas 
e idades. 
III - O 'Homo sapiens' surgiu no intervalo de tempo de menor 
duração chamado Pré-Cambriano. 
IV - Os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo constituem a 
era Cenozoica. 
 
Assinale a afirmação ou afirmações corretas. 
a) apenas I. 
b) apenas I e II. 
c) apenas I, II e III. 
d) apenas III e IV. 
e) apenas IV. 
 
3. (G1 - utfpr 2013) Considerando as diferenças de 
densidade e composição, supõe-se que a estrutura da Terra 
seja formada por três camadas: a crosta terrestre, o manto 
e o núcleo. Segundo a composição da geosfera é correto 
afirmar que: 
a) a crosta terrestre é a parte interna do planeta, formada 
por magma em estado pastoso. 
b) a parte rochosa, chamada crosta, é constituída por 
inúmeras partes, chamadas de placas tectônicas. 
c) o manto ou camada intermediária é composta 
predominantemente por rochas magmáticas, 
metamórficas e sedimentares. 
d) a crosta terrestre é constituída por magma, material fluído 
ou pastoso. 
e) na parte pastosa ou fluida do núcleo interno, predominam 
dois minerais – o silício e alumínio. 
 
4. (Uem 2004) Sobre a estrutura da Terra e a sua 
composição, assinale o que for correto. 
01) A camada sólida e externa da Terra é chamada de 
litosfera ou crosta terrestre. Subdivide-se em Sial e Sima. 
02) O Sial corresponde à camada externa da crosta. Nessa 
camada, o silício e o alumínio são os principais minerais 
presentes. 
04) O Sima corresponde à camada interna da crosta. Nessa 
camada, predominam as lavas vulcânicas, sendo o silício 
e a magnetita os principais minerais presentes. 
08) O Nife corresponde ao núcleo da Terra, formado por 
minerais pesados, com destaque para o níquel, o 
chumbo e o mercúrio. 
16) Os principais recursos minerais inorgânicos encontram-
se no subsolo, isto é, na camada imediatamente inferior 
à crosta externa. 
32) Os recursos minerais de origem orgânica, como os 
combustíveis fósseis, encontram-se no manto, que 
corresponde a uma camada intermediária entre a crosta 
e o núcleo, mais próxima da superfície do planeta, no 
fundo oceânico. 
 
5. (Uem 2014) Em várias localidades da Terra, foram 
encontrados fósseis de diversas espécies. Eles auxiliam nas 
pesquisas que buscam entender a dinâmica natural atual 
com a comparação da dinâmica natural de épocas passadas. 
 
Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre fósseis e a 
dinâmica natural do planeta Terra. 
01) Os registros fósseis, encontrados em rochas de diversas 
partes do mundo, auxiliaram na elaboração do tempo 
geológico. Ele costuma ser dividido em éons, eras, 
períodos e épocas geológicas que caracterizam as 
ocorrências de evidências evolutivas das espécies e da 
dinâmica física da Terra. 
02) No supercontinente Pangeia, ocorreu a formação dos 
depósitos de carvão que são utilizados até os dias atuais 
nas indústrias siderúrgicas. Isso ocorreu devido à 
existência abundante de pântanos e de florestas de 
samambaias e de coníferas. 
04) Os primeiros fósseis registrados na literatura científica 
foram os de dinossauros. Eles viveram espalhados ao 
redor do mundo. 
08) Os fósseis de animais vertebrados são encontrados, na 
forma direta ou na indireta, registrados em rochas 
ígneas ou magmáticas. 
16) A teoria da Deriva Continental, que destaca a 
similaridade do contorno cartográfico entre o litoral da 
África ocidental e o do leste da América do Sul, indica 
também a ocorrência de fósseis da mesma espécie em 
ambos os lugares. 
 
6. (Ufsm 2012) Esculturas da Terra, responsáveis pela 
sustentação de continentes e oceanos, as placas tectônicas 
formam e moldam o relevo do planeta. 
 
 
 
Com base na ilustração e nos conhecimentos sobre as placas 
tectônicas, indique as alternativas verdadeiras (V) e as falsas 
(F). 
 
( ) As placas tectônicas são gigantescos fragmentos que 
atuam como "artistas" e que, continuamente, 
recriam a paisagem da Terra. 
( ) A configuração atual dos continentes é fruto de milhões 
de anos de "trabalho artístico" das placas, no 
processo conhecido como deriva continental. 
( ) As placas de Nazca e a Sul-Americana agrupam-se e 
provocam a subducção da placa de Nazca: a placa 
Sul-Americana, por ser mais leve, desliza por cima da 
placa de Nazca, elevando as montanhas dos Andes. 
 
A sequência correta é 
a) V – F – F. 
b) V – V – V. 
c) V – F – V. 
d) F – F – V. 
e) F – V – F. 
 
7. (Uepg 2011) Assinale o que for correto, no que se refere 
aos termos que estão relacionados diretamente a 
terremotos, estudos, suas causas, áreas de ocorrência, 
medições ou avaliações e consequências possíveis. 
01) Anel de Fogo do Pacífico, intemperismo, sismógrafo e 
meteorologia. 
02) Sismologia, placas tectônicas, zonas orogenéticas 
modernas e epicentro. 
04) Sismógrafo, ondas primárias e secundárias, escala 
Richter e tsunamis. 
08) Escala de Fujita, deriva continental, tômbolo e banquisa. 
8. (Pucsp 2008) Leia com atenção: 
"James Hutton, meditando sobre um arroio [um pequeno 
córrego] escocês que carrega sedimentos para o mar, sentiu 
o peso do continente sólido deslizar inquietamente sob seus 
pés, e cidades e impérios esvaírem-se, insubstanciais como 
uma nuvem de verão. Ele descobriu algo intangível contra o 
qual a mente humana há muito se encouraçara: o tempo." 
Loren EISELEY apud BRODY. D.; BRODY, A. "As sete maiores 
descobertas científicas da história". S. Paulo: Cia. das Letras, 
1999, p. 232. 
Tendo em vista a dinâmica da crosta terrestre e seu relevo, 
o autor refere-se 
a) à deriva continental, responsável pela abertura dos 
oceanos e à formação dos continentes tais como os 
conhecemos atualmente. 
b) ao processo de erosão, que no longo tempo da natureza, 
é capaz de desgastar inteiramente, por exemplo, grandes 
cadeias montanhosas. 
c) ao movimento das placas tectônicas, que pode fazer 
grandes continentes sólidos deslizarem sob o magma. 
d) ao choque das placas tectônicas, que pode fazer a placa 
mais pesada mergulhar sob o magma, afundando 
lentamente continentes. 
e) ao processo de erosão típico das regiões geladas, que é 
sempre muito acelerado nos momentos de aquecimento 
das águas. 
 
9. (Pucpr 2007) De acordo com a quase centenária Teoria da 
Deriva Continental, proposta por Alfred Wegener, havia uma 
única grande massa continental, a qual foi denominada 
Pangeia, cujas terras eram cercadas pelo único e vasto 
oceano, o Pantalassa. Foi por volta dessa época, há cerca de 
250 milhões de anos, durante a Era Mesozoica, que houve a 
fragmentação de Pangeia, dando a origem a dois novos 
continentes: Laurásia ao norte, e, o que nos interessa mais 
diretamente, Gondwana, ao sul, cerca de 120 milhões de 
anos depois e foi a vez desses continentes começarema se 
dividir. Da divisão do continente de Gondwana, derivam: 
 
I - A separação da América do Sul em relação à África. 
II - A formação dos arquipelagos vulcânicos do Japão e do 
Havaí. 
III - O término da última era glacial, no quaternário. 
IV - O surgimento da Austrália e da Antártida, entre outras 
áreas continentais. 
V - O nascimento do Oceano Atlântico. 
 
As afirmações corretas são: 
a) I, II e IV, apenas. 
b) I, IV e V, apenas. 
c) II, III e V, apenas. 
d) III e IV, apenas 
e) I, II, III e V. 
 
10. (Ufms 2005) A crosta terrestre está em constante 
movimento. Isso ocorre porque as placas tectônicas que 
constituem a crosta continuam se deslocando. Assinale a 
alternativa que indica o nome dado a esse fenômeno. 
a) Movimento de deriva continental. 
b) Movimento de coriolis. 
c) Movimento cratônico. 
d) Movimento hiperogenético. 
e) Movimento morfogenético. 
 
11. (Ufc 2002) A Teoria da Deriva Continental afirma que os 
continentes se separaram a partir de um bloco único 
denominado Pangeia. O perfil do litoral de dois continentes 
possui um perfeito encaixe, embasando essa teoria. Assinale 
a opção que aponta corretamente esses continentes. 
a) Oceania e América do Norte 
b) Europa e Oceania 
c) América do Sul e África 
d) África e América do Norte 
e) Antártica e Europa 
 
12. (Ufrgs 2001) A dinâmica do relevo é o resultado da 
combinação dos processos que ocorrem no interior da Terra 
(endógenos), com os que ocorrem no ambiente de contato 
da litosfera com a atmosfera e a hidrosfera (exógenos). 
Em relação a esta afirmação, assinale a alternativa correta. 
a) As teorias da Deriva Continental e da Tectônica de Placas 
são fundamentais na explicação das avalanches e dos 
escorregamentos nas montanhas. 
b) A orogênese explica os diversos aspectos da ação das 
forças externas, resultantes das intervenções ambientais 
realizadas pelas sociedades humanas. 
c) Os escudos cristalinos de origem endógena são os 
terrenos mais antigos da crosta terrestre, sendo que no 
Brasil abrangem cerca de 3,5% do território nacional. 
d) Nas áreas de relevo inclinado, o processo de erosão é 
acelerado pela presença da cobertura vegetal de grande 
porte. 
e) Os processos exógenos geram, através do intemperismo 
das rochas, o sedimento que, quando formado junto à 
rocha matriz, é denominado depósito eluvial. 
 
13. (Pucsp 2000) No século XX, muitas dúvidas sobre a 
estrutura de nosso planeta começaram a ser explicadas de 
forma convincente e sedutora. Uma das teorias mais 
importantes que vão nessa direção é a célebre teoria da 
deriva continental. Verificando que os contornos da América 
do Sul e da África correspondiam, Alfred Wegener, geofísico 
alemão, admitiu a hipótese de um continente único 
(Pangeia), no passado, que teria se dividido em duas partes, 
devido ao movimento de deslocamento das massas sólidas 
sobre massas líquidas. Essa hipótese abre caminho para a 
teoria das placas tectônicas. Assim, juntando-se a teoria da 
deriva continental à teoria das placas tectônicas, temos o 
apoio explicativo para um conjunto de fenômenos de nosso 
planeta. 
 
Assinale a alternativa INCORRETA. 
a) A teoria da deriva continental ajuda, em muitos casos, a 
explicar as semelhanças e as diferenças de espécies 
animais e vegetais distribuídos nos cinco continentes do 
planeta. 
b) A teoria das placas tectônicas explica a gênese dos 
dobramentos modernos (Andes, Montanhas Rochosas, 
Himalaia etc.), que teriam ocorrido a partir do choque 
dessas placas. 
c) Apoiado na teoria das placas tectônicas, o entendimento 
da dinâmica dos terremotos se torna mais claro, assim 
como a identificação das áreas mais afeitas a essas 
ocorrências. 
d) A divisão do continente único até a configuração atual 
modificou a distribuição das superfícies sólidas e líquidas 
do planeta, resultando em mudanças climáticas ao longo 
do tempo. 
e) Os processos erosivos que esculpem os relevos, dando-
lhes as formas conhecidas no interior dos continentes, 
são explicados, fundamentalmente, com base na teoria 
das placas tectônicas. 
 
14. (Ufmg 1997) Leia o texto. 
 "Embora a evidência de deslocamentos laterais dos 
continentes fosse mais ou menos forte, a maioria dos 
geólogos resistiu, durante muito tempo, à ideia desses 
deslocamentos. Essa resistência era, em grande parte, 
ideológica, a julgar pela extraordinária ira da controvérsia 
contra o principal proponente da deriva continental, Alfred 
Wegener. De qualquer modo, o argumento de que esses 
deslocamentos não eram verdadeiros porque não se 
conhecia nenhum mecanismo geofísico para causar tais 
movimentos - não era mais convincente a priori, em vista da 
evidência acima referida. Contudo, desde a década de 1960, 
o antes impensável tornou-se a ortodoxia da geologia do dia: 
um globo de placas gigantescas mudando de lugar, às vezes, 
rapidamente (placas tectônicas)." 
 Adaptado de: HOBSBAWN, E. ERA DOS EXTREMOS. 
O BREVE SÉCULO XX: 1914-1991. 
São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.530. 
 
Todas as alternativas contêm afirmações que podem ser 
comprovadas pelo texto, EXCETO 
a) A teoria da deriva continental foi, por muito tempo, 
considerada inaceitável por se desconhecer o mecanismo 
geofísico que pudesse explicá-la. 
b) A teoria das placas tectônicas é considerada, atualmente, 
a explicação mais aceitável e defensável sobre a posição 
das massas continentais e a configuração da litosfera. 
c) As evidências de que as terras emersas se deslocavam 
lateralmente sugeriram a teoria segundo a qual a litosfera 
era formada por várias placas, em vez de uma única, 
imóvel sobre o manto. 
d) O relato sobre a aceitação de uma nova teoria sugere que 
observações, embora inexplicáveis pelo conhecimento 
científico de uma época, são prontamente, aceitas pelos 
cientistas. 
 
15. (Pucpr 1996) A composição da Litosfera por placas 
tectônicas está relacionada com o conceito de tectonismo e 
com a Teoria de Wegener da deriva continental. Uma das 
provas desse dinamismo da crosta é a existência 
a) dos desertos costeiros. 
b) das dorsais oceânicas. 
c) das calotas polares. 
d) da precessão dos equinócios. 
e) da taiga boreal. 
 
16. (Ufpr 2015) As formas ou conjuntos de formas de relevo 
participam da composição das paisagens em diferentes 
escalas. Relevos de grandes dimensões, ao serem 
observados em um curto espaço de tempo, mostram 
aparência estática e imutável; entretanto, estão sendo 
permanentemente trabalhados por processos erosivos ou 
deposicionais, desencadeados pelas condições climáticas 
existentes. Esses processos, originados pelas forças 
exógenas, promovendo, ao longo de grandes períodos de 
tempo, a degradação (erosão) das áreas topograficamente 
elevadas e a agradação (deposição) nas áreas 
topograficamente baixas, conduzem a uma tendência de 
nivelamento da superfície terrestre. Isso só se completará 
caso não haja interferência das forças endógenas, que 
podem promover soerguimentos ou rebaixamentos 
terrestres. Há que se considerar, ainda, a ação conjunta das 
duas forças e as implicações altimétricas geradas por 
ocorrências de variações do nível do mar. 
 
Adaptado de MARQUES, J.S. Ciência Geomorfológica. In: 
GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. (Orgs.) Geomorfologia: uma 
atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: 
Bertrand,1994, p. 23-45. 
 
Tendo como referência o texto acima e os conhecimentos de 
geomorfologia, a ciência que estuda as formas do relevo, 
identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou 
falsas (F): 
 
( ) O relevo é o resultado da atuação das chamadas forças 
endógenas e exógenas. Os processos endógenos estão 
associados à dinâmica das Placas Tectônicas e os 
exógenos relacionados à atuação climática. 
( ) Durante a era Cenozoica, as formas de relevo, em grande 
escala, permaneceram estáveis em consequência do 
equilíbrioentre forças exógenas e endógenas. 
( ) Os deslizamentos de terra, fluxos de lama e detritos, 
que ocorrem em grandes maciços rochosos, como é o 
caso da Serra do Mar, apesar de resultarem muitas 
vezes em catástrofes e danos à população, podem ser 
processos naturais de degradação, que participam da 
evolução das formas do relevo. 
( ) Os processos de agradação ocorrem 
predominantemente no Brasil em relevo de planícies. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de 
cima para baixo. 
a) V – V – F – F. 
b) F – V – F – V. 
c) F – F – V – V. 
d) V – F – V – V. 
e) V – F – V – F. 
 
17. (Fuvest 2015) Observe a figura, com destaque para a 
Dorsal Atlântica. 
 
 
 
Avalie as seguintes afirmações: 
 
I. Segundo a teoria da tectônica de placas, os continentes 
africano e americano continuam se afastando um do 
outro. 
II. A presença de rochas mais jovens próximas à Dorsal 
Atlântica comparada à de rochas mais antigas, em locais 
mais distantes, é um indicativo da existência de limites 
entre placas tectônicas divergentes no assoalho oceânico. 
III. Semelhanças entre rochas e fósseis encontrados nos 
continentes que, hoje, estão separados pelo Oceano 
Atlântico são consideradas evidências de que um dia 
esses continentes estiveram unidos. 
IV. A formação da cadeia montanhosa Dorsal Atlântica 
resultou de um choque entre as placas tectônicas norte-
americana e africana. 
 
Está correto o que se afirma em 
a) I, II e III, apenas. 
b) I, II e IV, apenas. 
c) II, III e IV, apenas. 
d) I, III e IV, apenas. 
e) I, II, III e IV. 
 
18. (Ufes 2015) Em 1960, ocorreu, no Chile, o maior 
terremoto já registrado na história, com tremor de terra de 
9,5 graus na escala Richter, matando cerca de 5,7 mil 
pessoas. Em 2010, esse fenômeno se repetiu, matando mais 
de 500 pessoas. Em 2014, mais uma vez, um forte terremoto 
de 6,4 graus de magnitude na escala Richter abalou o centro 
do Chile. 
 
 
 
Os terremotos de maior intensidade, normalmente, ocorrem 
no limite entre as placas tectônicas. Além de terremotos, 
outros fenômenos naturais ocorrem nesses limites. 
 
a) Cite e explique os 3 (três) tipos de limites de placas 
tectônicas existentes no planeta Terra e identifique, entre 
eles, o tipo de limite entre a placa tectônica Sul-
Americana e a placa de Nazca, o qual é responsável pelos 
terremotos no Chile. 
b) Exemplifique 1 (um) tipo de relevo gerado no limite entre 
as placas tectônicas Sul-Americana e de Nazca. 
 
19. (Uepg 2014) Com relação aos fundamentos geológicos 
e morfológicos do território brasileiro, assinale o que for 
correto. 
01) O território brasileiro está localizado na placa tectônica 
Sul-Americana. Portanto, suas características físicas 
decorrem das estruturas geológicas e morfológicas 
desta placa tectônica. 
02) As estruturas originais do embasamento geológico 
brasileiro formaram-se na era Arqueozoica a 
aproximadamente 3 milhões de anos. 
04) A plataforma Sul-Americana é composta por conjuntos 
de escudos cristalinos, rodeados por bacias 
sedimentares. 
08) Por mais que o território brasileiro esteja localizado na 
plataforma Sul-Americana, ele não possui estabilidade 
geológica, estabilidade esta existente nas zonas de 
contato entre placas tectônicas. O território brasileiro é 
muito afetado por terremotos, como nos que 
aconteceram no Brasil nos anos de 2010 e 2011. 
 
20. (Mackenzie 2014) 
 
 
Observando a figura, podemos afirmar que 
 
I. Alfred Wegener, meteorologista alemão, levantou a 
hipótese, no início do século XX, afirmando que, há 220 
milhões de anos, os continentes formavam uma única 
massa denominada Pangeia, rodeada por um oceano 
chamado Pantalassa. Essa suposição foi rejeitada pela 
comunidade científica da época. 
II. A litosfera encontra-se em movimento, uma vez que é 
composta por placas tectônicas seccionadas que flutuam 
deslocando-se lentamente sobre a astenosfera. 
III. A cordilheira dos Andes é um dobramento recente. 
Datando do período Terciário da era Cenozoica, surge do 
intenso entrechoque das placas do Pacífico e Sul-
Americana promovendo o fenômeno de obducção. 
IV. A Dorsal Atlântica estende-se desde as costas da 
Groenlândia até o sul da América do Sul. Os movimentos 
divergentes entre as placas Africana e Sul- Americana 
permitiram intensos derramamentos magmáticos 
originando rochas basálticas que foram incorporadas às 
bordas das referidas placas. 
 
Estão corretas. 
a) I e III, apenas. 
b) II e III, apenas. 
c) I, II e III, apenas. 
d) I, II e IV, apenas. 
e) I, II, III e IV. 
 
21. (Pucrs 2014) Analise as afirmativas abaixo sobre 
terremotos e tsunamis no Chile. 
 
I. O terremoto de 8,2 graus na escala Richter que ocorreu no 
Chile em abril de 2014 está associado à movimentação das 
placas tectônicas. 
II. Um terremoto de fundo oceânico na costa chilena é capaz 
de gerar um tsunami que, em sua propagação, pode 
atingir os países localizados no Pacífico Leste. 
III. Os terremotos chilenos são ocasionados por duas placas 
tectônicas em movimento divergente. 
 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 
a) I, apenas. 
b) II, apenas. 
c) I e II, apenas. 
d) II e III, apenas. 
e) I, II e III. 
 
22. (G1 - cftmg 2014) Analise o mapa a seguir. 
 
 
 
As áreas em negrito referem-se a 
a) evolução do rift valley. 
b) intensa atividade sísmica. 
c) obducção de placas tectônicas. 
d) formação de cadeias mesoceânicas. 
 
23. (Ufrn 2013) Leia os fragmentos textuais a seguir: 
 
Entre os dias 12 e 24 de outubro de 2011, foram registrados 
nove abalos com mais de dois pontos na escala Richter, em 
João Câmara-RN. O maior deles ocorreu na terça-feira (24) e 
atingiu magnitude 2,8 na escala Richter, a qual vai até nove. 
A sequência foi suficiente para deixar população e 
autoridades em alerta. 
 
Disponível em: 
<http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-
noticias/2011/10/30/>. Acesso em: 10 jul. 2012. 
[Adaptado]. 
 
O governo do Chile pediu calma à população na madrugada 
desta terça-feira, 17 de abril de 2012, após um terremoto de 
magnitude 6,7 na escala Richter atingir o país. O tremor, 
ocorrido na região da cidade costeira de Valparaiso, foi 
seguido por um abalo secundário. 
 
Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia 
/2012/04/>. Acesso em: 10 jul. 2012. [Adaptado] 
 
Em relação à ocorrência de terremotos e considerando os 
dois casos referidos nos fragmentos textuais, é correto 
afirmar: 
a) Há uma reduzida predisposição à ocorrência desse 
fenômeno no Brasil devido à sua localização em uma área 
de encontro de placas tectônicas. 
b) Há uma elevada predisposição para a ocorrência desse 
fenômeno no Chile devido à sua localização próxima a 
uma área de encontro de placas tectônicas. 
c) No Brasil, esse fenômeno apresenta baixas magnitudes 
em decorrência da predominância do relevo de planalto. 
d) No Chile, esse fenômeno apresenta elevadas magnitudes 
em decorrência da predominância do relevo de planície. 
 
24. (Unicamp 2013) O mapa abaixo apresenta os abalos 
sísmicos superiores à magnitude 3,0 identificados no Brasil 
entre 1767 e 2007. 
 
 
 
a) Embora distante da borda de placas tectônicas, o Brasil 
apresenta abalos sísmicos eventuais. Quais as 
características predominantes desses sismos no Brasil? 
b) Por que o Estado do Acre apresenta grande quantidade de 
abalos sísmicos e por que eles são profundos? 
 
25. (G1 - utfpr 2015) A caracterização da Terra como um dos 
planetas rochosos relaciona-se com a sua constituição 
externa e interna. A esse respeito somente podemos afirmar 
que: 
a) a diferença de temperatura e pressão encontrada no 
interior da Terra produz diferentes camadas geológicas. 
b) do interior para a superfície encontramos na Terra o 
manto pastoso, o Nife central e a crosta externa. 
c) a porção exterior é constituída pelo material do núcleo, 
onde predomina o magma e silicatos.d) as rochas mais antigas da crosta são as sedimentares, que 
deram origem às rochas magmáticas. 
e) vulcões e terremotos relacionam-se com os movimentos 
que a Terra executa como a translação. 
 
26. (Uel 2015) Leia o texto a seguir. 
 
Montes Claros (MG) registrou uma sequência de tremores 
nos últimos três anos. O mais forte deles – de 4,2 de 
magnitude na escala Richter, ocorrido em 19 de maio de 
2012 – motivou a instalação de estações sismográficas na 
Universidade de Brasília (UnB) e na Universidade de São 
Paulo (USP), que passaram a monitorar os fenômenos em 
parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros 
(Unimontes). 
 
Adaptado de: 
<http://selmawebsite.blogspot.com.br/2014/04/abalos-
sismicos-em-minas-gerais.html>. Acesso em: 30 abr. 2014. 
 
Considerando que o Brasil encontra-se na placa tectônica 
Sul-Americana, assinale a alternativa que apresenta, 
corretamente, o que gerou o abalo sísmico no estado de 
Minas Gerais, em abril de 2014. 
a) As acomodações da falha geológica, de aproximadamente 
3 km de extensão. 
b) A colisão da placa de Nazca com a placa Sul-Americana. 
c) O constante choque entre as placas Sul-Americana e 
Africana. 
d) Os sentidos divergentes entre as placas Sul-Americana e 
de Nazca. 
e) Os sentidos convergentes das falhas geológicas que 
limitam as placas Sul-Americana e Africana. 
 
27. (G1 - ifsc 2015) 
 
 
O cimento portland é o mais importante material de 
construção, com vastíssimo campo de aplicação, incluindo 
desde a construção civil de habitações, estradas e barragens, 
a diversos tipos de produtos acabados, como telhas de 
fibrocimento, pré-moldados, caixas d’água e outros. A 
produção de cimento portland depende principalmente dos 
produtos minerais calcário, argila e gipso, e da 
disponibilidade de combustíveis, óleo ou carvão e energia 
elétrica. O calcário é o carbonato de cálcio que se apresenta 
na natureza com impurezas. 
 
Texto disponível em: 
http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/
bndes_pt/Galerias/ 
Arquivos/conhecimento/relato/cim.pdf. Acesso em: 10 ago. 
2014. [Adaptado] 
 
 
Assinale a alternativa CORRETA. Em relação a sua origem 
podemos classificar o calcário como uma rocha: 
a) magmática. 
b) metamórfica. 
c) sedimentar. 
d) plutônica. 
e) extrusiva. 
 
28. (Uece 2015) Analise as descrições a seguir, considerando 
os tipos de rocha, seus processos de formação e ambientes 
de ocorrência. 
 
I. Estas rochas podem ser formadas por processos 
diagenéticos e a partir dos fragmentos de outras rochas. 
II. Rochas desse tipo podem se formar lentamente no 
interior da terra a partir do resfriamento do magma. 
III. Estas rochas podem se formar a partir dos processos de 
metamorfismo sofridos por outros tipos de rocha. 
 
Assinale a opção que relaciona corretamente os tipos de 
rochas às suas características. 
a) I – ígneas; II – metamórficas; III – sedimentares. 
b) I – sedimentares; II – ígneas intrusivas; III– metamórficas. 
c) I – metamórficas; II – magmáticas; III – sedimentares. 
d) I – magmáticas; II – sedimentares extrusivas; III – 
metamórficas. 
 
29. (Uel 2015) A crosta terrestre sofreu, no decorrer da 
história da Terra, processos endógenos presentes na 
formação do relevo. 
Em relação aos processos endógenos presentes nessa 
formação, considere as afirmativas a seguir. 
 
I. Orogenia de dobramento resulta de pressões horizontais 
que formam ondulações no terreno em estruturas 
plásticas. 
II. Orogenia de falhamento é submetida a um esforço interno 
de grande intensidade (vertical ou inclinado) sobre rochas 
de estruturas rígidas que se quebram. 
III. Diastrofismo resulta de movimentos da crosta produzidos 
por processos tectônicos provocados e propagados pela 
energia interna da Terra. 
IV. Dobramentos geológicos resultam de pressões verticais 
que ocorrem, geralmente, sobre as rochas basálticas. 
 
Assinale a alternativa correta. 
a) Somente as afirmativas I e II são corretas. 
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. 
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. 
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. 
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas. 
 
30. (Upe 2015) 
 
 
Sobre a figura acima, é CORRETO afirmar que ela 
a) endossa didaticamente o princípio do Atualismo, 
empregado na análise físico-geográfica do mundo. 
b) representa graficamente um dos argumentos da teoria de 
Alfred Wegener, que antecedeu a hipótese da Expansão 
dos Fundos Oceânicos. 
c) ilustra graficamente o princípio da superposição de 
camadas litológicas da litosfera, utilizado na análise 
geológica. 
d) representa didaticamente o princípio da Geografia Física, 
conhecido como “Princípio do Catastrofismo”, defendido 
por Carl Troll. 
e) exemplifica um sistema de projeção cartográfica, 
conhecido como Projeção Cilíndrica, empregado na 
análise geográfica. 
 
31. (Ufg 2014) Leia o texto a seguir. 
 
O problema é que, de tempos em tempos, esse campo 
enfraquece em uma direção antes de inverter sua 
orientação. Conforme essas rochas, compostas de ferro e 
outros elementos, vão se solidificando após deixar o interior 
tórrido da crosta terrestre, os spins acabam tendo uma 
componente média resultante não nula ao longo da direção 
desse campo. A questão é que, conforme rochas mais e mais 
antigas eram estudadas, os geólogos passaram a verificar 
que essa orientação às vezes estava invertida. 
 
Disponível em: 
<http://super.abril.com.br/universo/735779.shtml>. Acesso 
em: 20 set. 2013. (Adaptado). 
 
Com base nas informações contidas no texto, conclui-se que 
o fenômeno físico, ao qual ele se refere, associa-se às rochas 
a) metamórficas e ao campo gravitacional. 
b) metamórficas e ao campo magnético. 
c) ígneas e ao campo magnético. 
d) ígneas e ao campo gravitacional. 
e) metamórficas e ao campo elétrico. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
32. (Enem 2014) 
 
 
A partir da análise da imagem, o aparecimento da Dorsal 
Mesoatlântica está associado ao(à) 
a) separação da Pangeia a partir do período Permiano. 
b) deslocamento de fraturas no período Triássico. 
c) afastamento da Europa no período Jurássico. 
d) formação do Atlântico Sul no período Cretáceo. 
e) constituição de orogêneses no período Quaternário. 
 
33. (Unesp 2014) 
 
 
A partir das informações apresentadas e de conhecimentos 
geográficos, indique as áreas e as razões que levam algumas 
zonas do planeta a estarem sujeitas a maior incidência de 
terremotos e, em seguida, aponte dois motivos que explicam 
por que determinadas regiões do planeta possuem um maior 
número de mortes por milhão de habitantes em 
consequência dos tremores de terra. 
 
34. (Upe 2014) As lavas mais antigas estão justamente nas 
ilhas mais afastadas da Cadeia Médio-Atlântica; por outro 
lado, as mais jovens são encontradas nas ilhas adjacentes à 
referida Cadeia. Esta ocupa posição mediana no Atlântico, 
acompanhando paralelamente as sinuosidades da costa da 
África e da América do Sul. Portanto, o assoalho submarino 
está em processo de expansão. 
Esses dados mencionados apoiam a ideia de um importante 
modelo teórico empregado pela Geografia Física e pela 
Geologia. Qual alternativa contém esse modelo? 
a) Uniformitarismo das cadeias oceânicas 
b) Teoria da Tectônica Global 
c) Modelo da Litosfera Quebradiça 
d) Teoria do Quietismo Crustal 
e) Migração dos Polos Geográficos 
 
35. (G1 - utfpr 2014) Assinale a alternativa correta sobre o 
Continente Americano. 
a) A América Latina é assim chamada principalmente porque 
seus países foram colônias de povoamento. 
b) Os climas árido e semiárido predominam nas áreas 
centrais das Américas, pois não há influência dos oceanos 
na atmosfera. 
c) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) tem pouca 
variação entre as terras das latitudes norte e sul. 
d) As maiores cidades dasAméricas situam-se longe do 
litoral, fruto do desenvolvimento colonialista. 
e) O relevo das Américas tem características semelhantes, 
sendo que a porção oeste sempre tem montanhas e 
vulcões. 
 
36. (Pucrj 2014) 
 
 
A superfície da Terra tem morfologias muito distintas, de 
acordo com o posicionamento continental ou oceânico da 
litosfera. 
A partir da morfologia do assoalho marinho, assinale a opção 
que apresenta a única sequência correta (I / II / III / IV / V / 
VI). 
a) Talude / Plataforma continental / Dorsal oceânica / Fossa 
oceânica / Ilhas vulcânicas / Dorsal oceânica. 
b) Plataforma continental / Talude / Ilhas vulcânicas / Bacia 
oceânica / Dorsal oceânica / Fossa marinha. 
c) Talude / Plataforma continental / Ilhas vulcânicas / Bacia 
oceânica / Dorsal oceânica / Fossa marinha. 
d) Plataforma continental / Dorsal oceânica / Ilhas vulcânicas 
/ Talude / Fossa Marinha / Bacia oceânica. 
e) Talude / Plataforma continental / Dorsal oceânica / Ilhas 
vulcânicas / Fossa marinha / Bacia oceânica. 
 
37. (Ucs 2014) A Terra não é um todo homogêneo, mas é 
formada de camadas que se diferenciam de acordo com a 
espessura, a temperatura, a densidade e os materiais que as 
compõem. Observe o desenho das camadas geológicas da 
Terra. 
 
 
 
O número que corresponde, nas camadas da Terra, à 
Descontinuidade de Mohorovicic é 
a) 1. 
b) 2. 
c) 3. 
d) 4. 
e) 5. 
 
38. (Pucrs 2014) Analise o corte esquemático (croqui) a 
seguir, que mostra as camadas internas da Terra. 
 
 
 
No croqui, a camada identificada com o número 2 
corresponde __________ do planeta. 
a) à crosta 
b) à litosfera 
c) à astenosfera 
d) ao manto 
e) ao núcleo 
 
39. (Cefet MG 2014) 
 
 
Sobre a dinâmica geológica apresentada, é correto afirmar 
que se 
a) observa a geração de um sismo por liberação de esforços 
em uma Truptura. 
b) evidenciam áreas de subducção com mergulho de uma 
camada sobre a outra. 
c) percebem camadas que se comprimem e acumulam 
energia no núcleo terrestre. 
d) destacam diferentes linhas de ruptura que propagam 
vibrações para a superfície. 
e) ressalta uma zona de metaforfismo com deformação de 
rochas sedimentares químicas. 
 
40. (Uepb 2014) No cartograma abaixo, as áreas escuras 
representam as maiores elevações da Terra, formadas a 
partir de movimentos orogenéticos no Período Terciário, 
cuja ação dos agentes erosivos ainda não foi suficiente para 
provocar grandes desgastes. 
 
 
 
Tais estruturas são: 
a) Bacias sedimentares 
b) Escudos cristalinos 
c) Dobramentos modernos 
d) Planaltos sedimentares 
e) Bacias de afundamentos tectônicos 
 
RESPOSTAS 
 
Resposta da questão 1: 
 Correto. 
 
O poema se alinha com o tema da origem do Planeta que ao 
longo de seus 4,5 bilhões de anos de história, construiu as 
esferas que o compõe. 
 
Resposta da questão 2: 
 [B] 
 
Resposta da questão 3: 
 [B] 
 
[A] INCORRETA – O magma em estado pastoso compõe uma 
camada interna denominada Manto. 
[B] CORRETA – A crosta terrestre, camada mais externa da 
Terra, é dividida em grandes placas rochosas justapostas 
entre si, denominadas placas tectônicas. 
[C] INCORRETA – A camada rochosa da Terra é a mais 
externa, denominada crosta. 
[D] INCORRETA – A crosta é constituída por rochas. 
[E] INCORRETA – Sima ou silício e alumínio é a composição 
encontrada na crosta terrestre. 
 
Resposta da questão 4: 
 03 
 
Resposta da questão 5: 
 01 + 02 + 16 = 19. 
 
[01] CORRETA – A escala de tempo da geologia retrata a 
evolução da Terra e sua elaboração é baseada em 
registros fósseis. 
[02] CORRETA – As jazidas carboníferas foram formadas pela 
deposição de grandes florestas em ambientes de água 
doce. 
[04] INCORRETA – Os estromatólitos foram os primeiros 
fósseis registrados pela geologia. 
[08] INCORRETA – Os fósseis estão associados às rochas 
sedimentares. 
[16] CORRETA – A ocorrência dos fósseis nas áreas citadas foi 
um dos argumentos utilizados por Alfred Wegener para 
sustentar sua teoria. 
 
Resposta da questão 6: 
 [B] 
 
VERDADEIRA. O movimento das placas tectônicas sobre o 
magma resulta em soerguimento de grandes cordilheiras, 
absorção de porções das placas pelo manto, deposição de 
material vulcânico, entre outros processos, alterando a 
paisagem geológica e geomorfológica. 
VERDADEIRA. A deriva continental é o processo de 
deslocamento das placas tectônicas. 
VERDADEIRA. A borda convergente das placas de Nazca e 
Sul-Americana resultou no processo orogenético, originando 
a Cordilheira Andina. 
 
Resposta da questão 7: 
 02 + 04 = 06 
 
Os itens corretos são [02] e [04], perfazendo 06 pontos. 
Os itens incorretos são: 
[01] O intemperismo é um agente externo na formação do 
relevo e a meteorologia refere-se ao funcionamento da 
atmosfera, portanto, sem ligação com os terremotos. 
[08] A escala Fugita mede a intensidade de tornados; formas 
de relevo como o tômbolo são resultado de agentes 
externos como a erosão marinha; a banquisa corresponde à 
camada de gelo que se forma sobre os oceanos glaciais, 
portanto, sem ligação com os terremotos. 
 
Resposta da questão 8: 
 [B] 
 
As ações da natureza sobre a formação do relevo, quer por 
seus agentes tectônicos, endógenos, que por seus agentes 
exógenos como a erosão, são capazes de promover 
modificações sensíveis nas paisagens, mas sempre em 
grandes intervalos de tempo, transcorrendo de forma muito 
lenta. As alternativas “a”, “c” e “d”, contemplam apenas os 
agentes endógenos de formação do relevo e a alternativa 
“e”, apenas a ação exógena de modelagem do relevo. 
 
 
Resposta da questão 9: 
 [B] 
 
Resposta da questão 10: 
 [A] 
 
Resposta da questão 11: 
 [C] 
 
Resposta da questão 12: 
 [E] 
 
Resposta da questão 13: 
 [E] 
 
Resposta da questão 14: 
 [D] 
 
Resposta da questão 15: 
 [B] 
 
Resposta da questão 16: 
 [D] 
 
(VERDADEIRO) – A dinâmica da crosta manifestada pela 
alteração no relevo é resultante da ação dos agentes 
endógenos (vulcanismo, tectonismo e abalos sísmicos) e 
exógenos (erosão). 
(FALSO) – No período terciário da Era Cenozoica ocorre a 
formação dos dobramentos modernos, a exemplo do 
Himalaia. 
(VERDADEIRO) – Os movimentos de massa das encostas são 
mecanismos que dinamizam a crosta alterando seu 
modelado. 
(VERDADEIRO) – Agradação ou deposição é um processo 
típico de planícies, cuja característica é o processo de 
sedimentação superior ao da erosão. 
 
Resposta da questão 17: 
 [A] 
 
Como mencionado corretamente nas afirmativas [I], [II] e 
[III], a Dorsal Atlântica é o indicativo da borda divergente 
entre as placas tectônicas africana e sul-americana onde, 
evidencias como fósseis, espécies animais e vegetais e a 
idade das rochas indicam que se constituíam em uma única 
massa emersa, atestando a teoria da Deriva Continental de 
Alfred Wegener. A afirmativa [IV] está incorreta porque as 
placas mencionadas são divergentes e não convergentes. 
 
Resposta da questão 18: 
 a) Os tipos de limites de placas tectônicas são: 
convergentes, divergentes e transformantes, 
caracterizadas respectivamente pelo movimento de 
aproximação, afastamento e deslocamento horizontal 
das placas. Entre a placa de Nazca e Sul-Americana ocorre 
o limite convergente, causa da intensa instabilidade 
tectônica na região do Chile. 
b) Dentre os exemplos de relevo gerado no limite 
convergente das placas de Nazca e Sul-Americana pode-se 
citar a formação de dobramentos modernos como a 
Cordilheira dos Andes, resultado de um processo de 
orogenia que soergue as bordas das placas. 
 
Resposta da questão 19: 
 01 + 04 = 05. 
 
[01] CORRETA – A composição geológica do território 
brasileiro é resultante da dinâmica geológica da placa 
sul-americana. 
[02] INCORRETA – A era arqueozoica ocorreu 
aproximadamente há quatro bilhões de anos. 
[04] CORRETA – A plataforma sul-americana se compõe por 
escudos e bacias. 
[08] INCORRETA – O Brasil caracterizaestabilidade geológica 
e, portanto, é pouco afetado por terremotos, embora 
ocasionalmente ocorram os abalos sísmicos intraplacas. 
 
Resposta da questão 20: 
 [D] 
 
A Cordilheira dos Andes é um dobramento moderno da Era 
Cenozoica, Período Terciário. Sua formação decorre da 
convergência entre as placas de Nazca e da América do Sul 
onde ocorre o fenômeno de subducção. Isto é, a placa de 
Nazca se verga ao colidir com a América do Sul e mergulha 
na Astenosfera (Manto Superior). 
 
Resposta da questão 21: 
 [C] 
 
[I] CORRETA. Terremotos são propagações de ondas sísmicas 
cuja energia é gerada pelos movimentos tectônicos nas 
bordas das placas, área onde se dá a localização do Chile. 
[II] CORRETA. A movimentação do assoalho oceânico desloca 
grande quantidade de água gerando tsunamis que pode 
vir a atravessar o Pacífico atingindo a Ásia (identificada 
como Pacífico Leste). 
[III] INCORRETA. A placa do Pacífico e a Sul-americana 
encontram-se em convergência. 
 
Resposta da questão 22: 
 [B] 
 
Como mencionado corretamente na alternativa [B] as áreas 
em negrito mapeiam as bordas das placas tectônicas onde 
incide intensa atividade sísmica. Estão incorretas as 
alternativas: [A], porque Rifty Valley é um complexo de 
falhas transformantes, ou seja, que resultam no 
deslizamento horizontal de duas placas tectônicas, situado 
entre a Placa Arábica e a Placa Africana; [C], porque 
obducção é o movimento ascensional da placa tectônica; [D], 
porque algumas das áreas em negrito não caracterizam a 
formação das cadeias. 
 
Resposta da questão 23: 
 [B] 
 
O Chile é vulnerável a terremotos de alta intensidade, uma 
vez que se localiza em uma zona de convergência entre as 
placas tectônicas de Nazca e da América do Sul. No Brasil, os 
terremotos são de baixa e média intensidade; a causa são 
falhas geológicas locais, a exemplo dos tremores no Rio 
Grande do Norte. 
 
Resposta da questão 24: 
 a) No Brasil, os abalos sísmicos são de média e pequena 
magnitude na escala Richter. A maioria deles é provocada 
por falhas geológicas locais principalmente em Bacias 
Sedimentares. As áreas com maior incidência são: norte 
de Minas Gerais, Bacia de Santos (SP/RJ), Rio Grande do 
Norte e Ceará. 
b) O estado do Acre apresenta grande quantidade de abalos 
sísmicos devido à maior proximidade de Cordilheira dos 
Andes e, consequentemente, do limite entre as placas 
tectônicas de Nazca e da América do Sul. A maior 
profundidade é decorrente dos abalos gerados onde os 
dobramentos andinos são produzidos e da zona de 
subducção entre as placas. 
 
Resposta da questão 25: 
 [A] 
 
Como mencionado corretamente na alternativa [A], as 
camadas que compõe a Terra são caracterizadas por 
diferentes pressões e temperaturas. Estão incorretas as 
alternativas: [B], porque a sequência das camadas do 
interior para a superfície é o núcleo central, o manto e a 
crosta; [C], porque o núcleo é composto por níquel e ferro, 
ao passo que a crosta é composta por silício, alumínio e 
magnésio; [D], porque as rochas mais antigas da crosta são 
as magmáticas e metamórficas; [E], porque vulcões e 
terremotos são processos responsáveis pela dinâmica da 
crosta e se relacionam ao movimento das placas tectônicas. 
 
Resposta da questão 26: 
 [A] 
 
Como mencionado corretamente na alternativa [A], como o 
Brasil está no meio da placa Sul-Americana, o caso de 
Montes Claros exemplifica os tremores intraplacas, sismos 
que ocorrem na superfície como resultado de acomodações 
de falhas geológicas. Estão incorretas as alternativas: [B] e 
[C], porque o tremor em Montes Claros é intraplaca e não 
ocorre em razão do choque das placas tectônicas; [D], 
porque além de não ser um tremor causado pelo choque das 
placas, o sentido da Sul-Americana e da de Nazca é 
convergente; [E], porque além de não ser um tremor 
causado pelo choque das placas, o sentido da Sul-Americana 
e da Africana é divergente. 
 
Resposta da questão 27: 
 [C] 
 
Como mencionado corretamente na alternativa [C], o 
calcário é uma rocha sedimentar, ou seja, forma-se a partir 
da cimentação de sedimentos e, no caso do calcário, 
minerais com carbonato de cálcio. Estão incorretas as 
alternativas: [A], [D] e [E] porque rochas magmáticas 
resultam da consolidação do magma que pode ocorrer na 
superfície ou em profundidades, denominadas então, 
respectivamente por rochas extrusivas ou vulcânicas e 
intrusivas ou plutônicas; [B], porque rochas metamórficas 
são rochas pré-existentes que, em razão da alta pressão e 
temperatura alteram sua estrutura, a exemplo do calcário 
que se transforma em mármore. 
 
Resposta da questão 28: 
 [B] 
 
As rochas sedimentares [I] são formadas a partir da 
deposição e compactação de partículas minerais e matéria 
orgânica. As rochas magmáticas ou ígneas [II] são resultado 
da solidificação do magma. As rochas metamórficas [III] 
resultam da transformação química e física de outras rochas 
em decorrência do aumento de temperatura e pressão. 
 
Resposta da questão 29: 
 [D] 
 
[I] CORRETA – A orogenia de dobramento resulta na 
formação de ondulações da crosta identificadas como 
grandes cadeias montanhosas. 
[II] CORRETA – A orogenia de falhamento ocorre quando a 
crosta é submetida a um esforço de grande intensidade 
no sentido vertical ou inclinado e, por se constituir por 
rochas rígidas, quebram-se em vez de formar dobras. 
[III] CORRETA – Diastrofismo ou tectonismo é o movimento 
lento das placas tectônicas alterando a feição geológica. 
[IV] INCORRETA – Dobramentos resultam de pressões 
horizontais em rochas com grande plasticidade. 
 
Resposta da questão 30: 
 [B] 
 
A representação do globo sugere a Pangeia, grande 
continente existente na Era Paleozoica e que depois foi 
fragmentado conforme da Teoria da Deriva Continental 
elaborada inicialmente por Alfred Wegener no início do 
século 20. Posteriormente, a deriva continental foi 
comprovada quando de compreendeu a movimentação das 
placas tectônicas. 
 
Resposta da questão 31: 
 [C] 
 
O texto indica a formação de uma rocha cuja origem é a 
solidificação do magma e, portanto, como mencionado 
corretamente na alternativa [C], refere-se às rochas 
magmáticas ou ígneas e as diferenças de suas direções 
resultantes da alteração do campo magnético da Terra. 
Estão incorretas as alternativas: [A], [B] e [E], porque rochas 
metamórficas são rochas pré-existentes (magmáticas ou 
sedimentares) que alteram sua estrutura cristalina em razão 
de alta pressão e temperatura do magma sobre elas; [D], 
porque o fenômeno descrito não é o campo gravitacional. 
 
Resposta da questão 32: 
 [D] 
 
Como mencionado corretamente na alternativa [D], a Dorsal 
Mesoatlântica é a fratura encontrada longitudinalmente na 
Bacia do Atlântico e, portanto, sua origem está associada à 
formação do Atlântico com a separação da África e da 
América do Sul. Estão incorretas as alternativas: [A], porque 
embora a separação da Pangeia tenha se iniciado no 
Permiano, a formação da Dorsal ocorreu no Cretáceo; [B], 
porque embora tenha ocorrido a formação de fraturas no 
Triássico, a formação da Dorsal está associada ao Cretáceo; 
[C], porque não ocorreu movimento da Europa no Jurássico; 
[E], porque a dorsal é uma área divergente e não 
convergente. 
 
Resposta da questão 33: 
 As zonas com maior ocorrência de terremotos são as de 
contato entre placas tectônicas, os abalos de maior 
intensidade ocorrem onde as placas são convergentes ou 
transformantes. O exemplo principal é a orla do Pacífico 
entre América, Ásia e Oceania. Nos países desenvolvidos, o 
número de vítimas fatais é mais reduzido, uma vez que estes 
países apresentam infraestrutura e engenharia mais 
adaptada aos abalos sísmicos. Também possuem melhores 
condições quanto à defesa civil e saúde para o atendimento 
dos feridos. Em países subdesenvolvidos e emergentes, a 
exemplo das nações do Oriente Médio e da Ásia Oriental, o 
número de vítimas é maior, uma vez que os países 
apresentam infraestrutura e sistemas de saúde maisprecários. 
 
Resposta da questão 34: 
 [B] 
 
Conforme a teoria da tectônica de placas, nas zonas de 
divergência ocorre a separação entre as placas, pois o 
magma ascende até a superfície, se transforma em rocha 
magmática e causa o afastamento entre as placas. Nestas 
áreas forma-se uma cadeia montanhosa submarina (dorsal 
meso-oceânica), onde as rochas são mais jovens. Também se 
formam ilhas de origem vulcânica, a exemplo da Islândia no 
Atlântico. À medida que nos afastamos da cadeia, as rochas 
do assoalho oceânico são mais antigas. 
 
Resposta da questão 35: 
 [E] 
 
A porção oeste do continente americano apresenta o 
predomínio de dobramentos modernos da Era Cenozoica, 
Período Terciário. São cadeias montanhosas com elevada 
altitude, alta declividade e, por vezes, recobertas de neve e 
de geleiras. Apresentam atividade vulcânica e terremotos de 
alta magnitude, uma vez que, localizam-se em zonas de 
convergência entre placas tectônicas. São exemplos: 
Montanhas Rochosas e Cordilheira dos Andes. 
 
Resposta da questão 36: 
 [B] 
 
As unidades de relevo submarino são: 
- Plataforma Continental: baixa declividade, sedimentar e 
rica em petróleo, gás natural e recursos pesqueiros. 
- Talude: alta declividade, sedimentar e com potencialidade 
em petróleo e gás natural. 
- Ilhas Vulcânicas: ilhas oceânicas formadas por rochas 
magmáticas extrusivas. 
- Bacia Oceânica ou Assoalho Oceânico: baixa declividade, 
rochas vulcânicas e acúmulo de sedimentos superficiais. 
- Dorsal ou Cadeia Meso-oceânica: cadeia montanhosa 
formada por rocha vulcânica e falhas em zona de 
divergência entre placas tectônicas. 
- Fossa Submarina ou Abissal: alta declividade, elevada 
profundidade e formada em zona de convergência entre 
placas tectônicas. 
 
Resposta da questão 37: 
 [E] 
 
A descontinuidade de Mohorovicic é a camada que separa a 
crosta e o manto terrestre, portanto, como mencionado 
corretamente na alternativa [E], corresponde ao número 5 
da figura. 
 
Resposta da questão 38: 
 [D] 
 
As camadas representadas na figura correspondem à: [1] 
Astenosfera; [2] Mesosfera ou manto; [3] Núcleo externo; 
[4] Núcleo interno. Portanto, como mencionado 
corretamente na alternativa [D], a camada indicada pelo 
número [2] corresponde ao manto. 
 
Resposta da questão 39: 
 [A] 
 
A geração do sismo (abalo sísmico) corresponde ao 
hipocentro (origem do tremor) que ocorreu em 
profundidade devido a uma ruptura (surgimento de uma 
falha) na estrutura geológica sedimentar após ser 
pressionada lateralmente. 
 
Resposta da questão 40: 
 [C] 
 
O mapa destaca dos Dobramentos Modernos formados a 
partir da Era Cenozoica, período terciário. São grandes 
cadeias montanhosas de elevada altitude e recobertas de 
neve. Estes dobramentos são formados em zonas de 
convergência entre placas tectônicas a partir de dobras de 
sedimentos e rochas sedimentares submarinas que 
integravam geossinclinais.

Mais conteúdos dessa disciplina