Buscar

mudanças climáticas

Prévia do material em texto

AMÉRICO BRASILIENSE
 
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Santo André - SP
2022
AMÉRICO BRASILIENSE
JULIA VITÓRIA LOPES SOUZA
EVELLYN FELIX DE SOUZA
MARCOS PAULO NASCIMENTO
EDUARDA MIRANDA
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Este trabalho é uma pesquisa sobre a mudança climática e seus impactos para a disciplina de biologia.
Santo André - SP
2022
Resumo
 Esse trabalho trata sobre como o aumento da temperatura da terra tem impactos ambientais drásticos, que podem prejudicar a natureza e até mesmo ameaçar a sociedade e toda a vida terrestre.
 Nós apresentaremos o que estamos fazendo, como sociedade, para tornar esse quadro mais agravante e todas as causas e consequências que isso pode gerar para a humanidade, apresentando também soluções ecológicas para melhorar e mudar a situação em que estamos presenciando.
Introdução
 Com o decorrer do séculos podemos observar que as mudanças climáticas têm se aprimorado tanto por causas naturais como incidência solar ou por ações dos seres humanos com o aumento do desmatamento.
O que é mudança climática?
Mudança climática se refere a transformações de longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Essas alterações podem ser naturais, mas desde o século 18 as atividades humanas têm sido a principal causa das mudanças climáticas, principalmente por causa da queima de combustíveis fósseis, que produzem gases que retêm o calor.
Quais são seus impactos?
 No nordeste do Brasil as áreas semi-áridas e áridas vão sofrer uma redução dos recursos hídricos por causa das mudanças climáticas. A vegetação semi-árida provavelmente será substituída por uma vegetação típica da região árida. Nas florestas tropicais, é provável a ocorrência de extinção de espécies.
 A recarga estimada dos lençóis freáticos irá diminuir dramaticamente em mais de 70% no nordeste brasileiro.
 As chuvas irão aumentar no sudeste com impacto direto na agricultura e no aumento da freqüência e da intensidade das inundações nas grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.
 No futuro, o nível do mar, a variabilidade climática e os desastres provocados pelas mudanças climáticas devem ter impactos nos mangues.
 De 38 a 45% das plantas cerrado correm risco de extinção se a temperatura aumentar em 1.7°C em relação aos níveis da era pré-industrial.
 Hoje, o planeta já está 0,7ºC mais quente que na época.
Como podemos solucionar?
 Ter sistema de premiação e certificação de construção 
sustentável para novos empreendimentos
Incentivar a substituição de combustíveis intensos em GEEs por combustíveis renováveis em grandes consumidores de energia.
 Desenvolver proposta de incentivos para a instalação 
de sistemas de energias renováveis em residências 
e instalações comerciais e industriais.
 Fixar meta de redução de consumo energético para cada cidade.
 Promover campanhas de educação e conscientização, em parceria com a iniciativa privada, sobre o uso eficiente da energia.
O que causa as mudanças climáticas?
 Elas podem ser causadas por processos naturais e também pela ação do homem. Acompanhe o quadro a seguir:
Causas naturais 
· Incidência solar: A radiação solar que chega até a superfície pode variar, podendo ser mais elevada ou reduzida em alguns períodos.
· Órbita da Terra: O planeta sofre variação em sua órbita segundo os movimentos que realiza, o que faz ele receber mais ou menos radiação solar.Esses fenômenos causam alterações na temperatura média das águas do Pacífico, modificando as condições climáticas das áreas em que atuam.
· Atividade vulcânica: Os vulcões podem apresentar períodos de maior atividade. Em situações de elevadas ocorrências de erupções vulcânicas, ocorre o sistema de resfriamento climático da Terra.
 Causas antrópicas 
· Aumento do desmatamento, ou seja, da retirada da cobertura vegetal.
· Queima de combustíveis fósseis, o que emite à atmosfera gases de efeito estufa.
· Emissão de gases poluentes à atmosfera por indústrias e automóveis.
· Poluição do solo e dos recursos hídricos, o que altera o equilíbrio ambiental.
Quais são as consequências?
 As consequências das mudanças climáticas podem atingir a sociedade de diversas formas, impactando as áreas social, cultural e ambiental.
Só para você ter uma ideia, a saúde humana, a infraestrutura das comunidades, os sistemas de transporte, os suprimentos de água e a comida são exemplos de áreas que podem ser prejudicadas por esse fenômeno.
 No entanto, desafios maiores podem afetar alguns grupos sociais, como pessoas que vivem em áreas mais pobres e vulneráveis ou idosos e comunidades de imigrantes.
A principal consequência das mudanças climáticas está relacionada com um aumento na repetição e intensidade de eventos climáticos extremos, tais como enchentes, tempestades, furacões e secas.
· O nível do mar deve subir em média de 18 a 59 cm até o final do século XXI, o que implicaria no desaparecimento de muitas ilhas (em alguns casos países inteiros), com danos fortes em várias áreas costeiras, além de causar enchentes e erosão.
· Algumas projeções indicam ainda o desaparecimento quase total do gelo marinho ártico no final do verão. Os processos de derretimento deste gelo são lentos.
· Outra consequência das mudanças climáticas diz respeito às alterações no regime das chuvas, onde áreas áridas poderão se tornar ainda mais secas.
· Alterações climáticas previstas afetarão os ecossistemas e poderão colocar em risco a sobrevivência de várias espécies do nosso planeta. Como consequência das mudanças climáticas, a biodiversidade de vários ecossistemas deverá diminuir e são esperadas modificações na distribuição e no regime de reprodução de diversas espécies.
· A desertificação é causada principalmente pelas atividades humanas e alterações climáticas. Estima-se que cerca de 135 milhões de pessoas estão sob o risco de perder suas terras por conta da desertificação.
· Nas regiões subtropicais e tropicais, mudanças nas condições climáticas e no regime de chuvas poderão modificar significativamente a vocação agrícola de uma região. À medida que a temperatura mudar, algumas culturas e zonas agrícolas terão que migrar para regiões com clima mais temperado ou com maior nível de umidade no solo e taxa de precipitação.
· As mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global aumentam a intensidade, a frequência e o impacto de eventos climáticos extremos, sejam de frio ou de calor. Esses eventos, além de impactarem o ambiente, causam efeitos nocivos à saúde humana, como aumento do risco de suicídio, problemas respiratórios e cardiovasculares, entre outros.
Conclusão 
 O termo mudança climática é mais amplo do que aquecimento global, que se refere não apenas ao aumento da temperatura e também à degradação do meio ambiente. E para prevenir esse efeitos, podemos utilizar um dessas soluções com energia solar e trocar as lâmpadas existentes por mais eficientes e promoção da tecnologia LED.

Mais conteúdos dessa disciplina