Buscar

caso 1 feito

Prévia do material em texto

AO JUIZO DA __ VARA CÍVEL DA COMARCA DO RIO DE JANEIRO, RJ
JOÃO PAULO, nacionalidade, estado civil, profissão, cadastrado no CPF nº ...... e portador do RG nº......, residente e domiciliado no endereço, Rio de Janeiro, RJ, com endereço eletrônico ........, vem, através do seu advogado (procuração em anexo), propor AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DÉBITO CUMULADO COM REPARAÇÃO DE DANOS MORAIS, com fundamento no art. 319 e ss do Código de Processo Civil (CPC), em face do BANCO XYZ, cadastrada no CNPJ nº......, com sede no endereço ......, Rio de Janeiro, RJ, endereço eletrônico ....., nos termos de fato e de direito a seguir expostos:
DOS FATOS 
Ao tentar realizar uma compra de um eletrodoméstico, o requerente foi informado pelo estabelecimento que não seria possível aceitar o pagamento financiado, em virtude de uma negativação de seu nome junto aos cadastros restritivos de crédito pelo banco XYZ, restando-lhe uma dívida de R$ 10.000,00. No entanto, o requerente nunca realizou contrato de empréstimo com tal instituição, sendo fruto de alguma fraude, e dirigiu-se ao banco pedindo a imediata exclusão de seu nome do cadastro restritivo de crédito, fato este que lhe foi negado pelo requerido.
DO DIREITO
Uma vez que não celebrou contrato, o requerente configura-se consumidor por equiparação, nos termos do art. 17 e 29 do CDC. Havendo inclusão indevida do mesmo em cadastro restritivo de crédito e levando a dano moral in re ipsa nos termos dos art. 14, § 1º do CDC.
Além disso, sendo a alegação do consumidor verossímil, comprova-se o requisito para inversão do ônus da prova, conforme art. 6º, inciso VIII, do CDC.
TUTELA PROVISÓRIA 
Faz-se necessário a tutela de urgência para a retirada imediata do nome do autor dos cadastros restritivos de crédito com a demonstração da presença de seus requisitos, nos termos do art. 300 do CPC.
DOS PEDIDOS
DIANTE DO EXPOSTO REQUER:
a) Tutela provisória
b) Citação do réu
c) Julgamento de procedência no sentido de declarar e excluir a negativação e condenar o réu ao pagamento dos danos morais
d) Condenação em custas e honorários sucumbenciais 
e) Opção pela audiência de conciliação
f) Inversão do ônus da prova 
Dá-se a causa o valor total de R$ 40.000,00.
Termos em que, 
Pede e espera deferimento.
Rio de Janeiro, RJ, data
Advogado OAB nº

Continue navegando