Buscar

aula 2 e 3 Direito da informatica

Prévia do material em texto

1
          Questão
	
	
	Marcio adquire um DVD da marca Panasonic, perante a loja Compre Fácil, sendo assim, no momento da entrega, Marcio acredita na credibilidade da loja e efetua o pagamento antecipado, porém o produto não é entregue. Partindo deste pressuposto, qual o princípio cardeal de direito violado?
		
	
	Princípio da informação
	 
	Princípio da confiança
	
	Princípio do pacta sunt servanda
	
	NRA
	
	Princípio da igualdade das partes
	Respondido em 12/09/2022 18:38:13
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Carlos, expert em invadir sistemas, consegue acessar o site de um banco fazendo-se passar por Sérgio. Transfere eletronicamente todo o saldo bancário e contrai empréstimo pré-aprovado. Dois dias após, Sérgio, ao verificar o seu saldo pela internet, descobre estar devedor em R$10.000,00. Diante disso, marque a alternativa correta:
		
	
	O fato não é conhecido pela legislação brasileira porque ainda não há leis sobre as relações ocorridas na internet.
	
	Não há relação de consumo porque Sérgio não é consumidor.
	 
	Existe relação de consumo e Sérgio é consumidor padrão (também chamado standart).
	
	Não há relação de consumo porque o banco não é fornecedor.
	
	Existe relação de consumo e Sérgio é consumidor por equiparação.
	Respondido em 12/09/2022 18:38:19
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Dentro de uma relação jurídica estabelecida via web, uma série de produtos ou serviços podem ser colocados no mercado de consumo em apena um click. Como consequência o adquirente do referido produto por não conhecer o fornecedor com o qual está se relacionando virtualmente, pode ser forte fonte de conflitos. Dito isso, pergunta-se. Diante das ponderações trazidas, qual a alternativa que melhor se adequa a problemática?
		
	
	não há direito de arrependimento.
	
	O adquirente não possui qualquer direito de solicitar uma revisão do contrato estabelecido via web, posto que, o vínculo criado segue o princípio do pacta sunt servanda.
	
	O adquirente não possui qualquer direito de solicitar uma revisão do contrato estabelecido via web, posto que, não vislumbra-se nenhum direito para aquele que recebeu todas as informações pela tela do computador.
	
	O direito de arrependimento é um benefício concedido a critério do fornecedor.
	 
	O direito de arrependimento é um direito conferido ao consumidor para as aquisições feitas fora do estabelecimento comercial, sendo assim, o mesmo possui o direito de arrepender-se da transação em um prazo de 7 dias.
	Respondido em 12/09/2022 18:38:28
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Com relação à publicidade, mencionada no Código de Defesa do Consumidor é CORRETO afirmar: I  A publicidade enganosa tem base de sustentação do princípio da informação. II  O princípio da informação(vinculação) se faz presente porque o fornecedor não é obrigado a fazer publicidade, mas caso opte por fazer, estará obrigado ao cumprimento. III  Não há que se falar em obrigatoriedade em todo e qualquer tipo de publicidade porque temos ciência que muitas delas servem somente para atrair eventuais consumidores. Prática comum no ramo da publicidade.
		
	
	Somente a I está correta.
	
	As alternativas I e II são incorretas.
	 
	Somente a III está incorreta
	
	Nenhuma está correta.
	
	Somente a II está correta.
	Respondido em 12/09/2022 18:38:35
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Uma criança de 10 anos recebe um e-mail de um famoso site de relacionamento pedindo que o mesmo passe a fazer parte de um grupo de amigos virtuais. A partir deste momento, o menino passa a relatar de forma minuciosa todas as suas características pessoais, desejos, intimidades além de informar seu endereço e a preferencias dos seus pais, tais como, músicas que fizeram parte da vida afetiva do casal, momentos marcantes, tais como, a data do casamento entre outras datas que simbolizam valores respeitados e levados em consideração por todos os seres humanos. Após 2 anos alimentando essa base de dados, o site passa a compartilhar tais informações com empresas que tenham interesse nas escolhas da família. Desta forma, os integrantes do micro sistema familiar passam a receber e-mails nas datas comemorativas, pacotes turísticos, livros, dvds e outras formas de expressão midiática que são capazes de influenciar na escolha dos agentes. Diante deste quadro podemos afirmar que:
		
	
	No Brasil é vedada a publicidade voltada para a criança.
	 
	A contratação que envolva o publico infanto juvenil deve ser encarada de forma diferenciada, posto que, existe um ruído negocial adquirido logo no início da relação jurídica.
	
	A atitude do site é comum e em momento algum poderá ser questionada em função de constituir uma regra de mercado.
	
	O mercado possui técnicas de oferta e estas merecem ser antes de mais nada respeitadas.
	
	A criança possui total autonomia para contratar.
	Respondido em 12/09/2022 18:38:43
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	Alberto, vendedor de joias, adquire 100 pares de brincos para sua revenda. Ocorre, que a transação se deu pela internet e os referidos produtos apresentam problema no momento do recebimento. A partir desse contexto podemos afirmar que :
		
	
	Alberto poderá ou não se valer do CDC.
	
	Alberto poderá se valer do CDC, haja vista evidente relação de consumo.
	 
	Alberto poderá se valer da corrente finalista mitigada para solucionar esse tipo de conflito.
	
	Alberto não pode se valer do CDC.
	
	Alberto só poderia reclamar se fosse constituído como pessoa jurídica.
	Respondido em 12/09/2022 18:38:49
	
Explicação:
Item : C - Alberto poderá se valer da corrente finalista mitigada para solucionar esse tipo de conflito.
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	Princípios devem ser considerados como a base do sistema, sendo assim, podemos considerar que os princípios podem ser considerados como o "tecido da lei", ou seja, a rede de segurança do ordenamento jurídico, sendo assim, a utilização de princípios pode ser capaz de encontrar soluções para conflitos aparentemente insolúveis. Dentre todos os princípios, aqueles que utilizamos de forma mais enfática no cotidiano do direito eletrônico são:
		
	
	boa fé subjetiva, vulnerabilidade, confiança.
	
	boa fé objetiva, transparência, indignidade.
	
	dignidade da pessoa humana, boa fé subjetiva, transparência.
	
	hipossuficiencia, boa fé subjetiva, confiança
	 
	boa fé objetiva, vulnerabilidade, confiança.
	Respondido em 12/09/2022 18:40:52
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	O princípio da boa fé objetiva é aquele que o estado acaba por influir no momento das contratações na medida que a liberdade de contratar é relativa. Tal assertiva parte do princípio de que pessoas são diferentes, ou ainda, o momento do ato contratual é por muitas vezes contaminado. Sendo assim, nem sempre que um contrato é assinado as partes estão em estado de igualdade, dessa forma, o referido princípio surge para devolver o equilíbrio perdido no início da relação jurídica. Partindo dessa ponderação, podemos afirmar que:
		
	
	a vontade das partes é imperiosa acima de qualquer circunstância,haja vista, a preservação da segurança das relações humanas.
	
	o direito não pode superar a vontade de contratar.
	
	o princípio do pacta sunt servanda é um instituto que deve ser aplicado sem qualquer tipo de restrição.
	
	o princípio da boa fé objetiva não corrobora com o princípio da equidade.
	 
	a vontade das partes é a mola propulsora dos contratos e, desta forma, a criação do princípio da boa fé objetiva serve para temperar o estudo de tal instituto.
	Respondido em 12/09/2022 18:42:07
	
	 
		1
          Questão
	
	
	A comunidade mundial resultante do intenso tráfico de informações e influência das novas tecnologias, sem limites de fronteira, alterando a cultura e economia. Esta comunidade é conhecida como:
		
	
	Redes Sociais
	
	Sociedade tecnológica.
	 
	Sociedade da informação.
	
	Sociedade da informática.
	
	Sociedade da internet.
	Respondido em 12/09/2022 18:42:46
	
Explicação:
Item A.
Explicação: ... Sociedade da Informação é um termo - também chamado de Sociedade do Conhecimento ou Nova Economia - que surgiu no fim do Século XX, com origem no termo Globalização. Este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão.
 
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Assinale a alternativa ERRADA:
		
	 
	Provedores de serviços interligam os usuários individuais e os provedores de conteúdo.
	
	Os princípios básicos de direito merecem ser aplicados nas relações jurídicas via WEB.
	
	Usuários (users) são todas as pessoas que, por meio de um computador, através de um provedor de serviços e mediante uma conexão telefônica, de cabo ou antena, acessam uma página ou um site para reconhecer a informação ali processada.
	
	Direito Eletrônico nada mais é do que o instrumento de regulação das relações jurídicas interativas de provedores de serviço.
	
	NRA
	Respondido em 12/09/2022 18:43:12
	
Explicação:
Item C - Provedores de serviços interligam os usuários individuais e os provedores de conteúdo.
Explicação: 
Provedores de acesso são empresas ou entidades que mantém a infra-estrutura de comunicações necessária para que o usuário final, ou outros provedores de serviço de acesso, possam se ligar a Internet. Essencialmente, um provedor desse tipo liga-se a uma rede estadual ou a um backbone nacional da Internet, repassando conectividade IP a instituições ou pessoas físicas.
Para oferecer o serviço de acesso, um provedor precisa alugar linhas de comunicação de dados de operadoras como TELERJ ou TELESP, que permitirão sua conexão ao ponto de presença mais próximo mantido pela RNP (deverá haver um ponto de presença da RNP em cada estado brasileiro, interligados pela espinha dorsal nacional) ou por outro provedor de serviço de backbone (isto é, no "atacado")
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Acerca de provedores de rede, marque a alternativa correta:
		
	
	Provedores de serviço disponibilizam softwares de uso comum, não havendo necessidade de instalação.
	
	Provedores de rede podem ser ou nãoresponsáveis pela conexão do usuário através do provedor de acesso.
	 
	Provedores de rede são responsáveis pela conexão do usuário através do provedor de acesso.
	
	Provedores de rede são os titulares de direitos que mantém página na rede em que disponibilizam informações.
	
	Provedores de rede podem ser apresentados como provedores de acesso e como provedores de alojamento
	Respondido em 12/09/2022 18:43:24
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Acerca de provedores, marque a alternativa correta:
		
	
	Provedores de rede disponibilizam softwares de uso comum, não havendo necessidade de instalação.
	 
	Provedores de aplicação disponibilizam softwares de uso comum, não havendo necessidade de instalação.
	
	Provedores de serviço são responsáveis pela conexão do usuário através do provedor de acesso
	
	Provedores de rede são os titulares de direitos que mantém página na rede em que disponibilizam informações.
	
	Provedores de conteúdo podem ser apresentados como provedores de acesso e como provedores de alojamento.
	Respondido em 12/09/2022 18:43:32
	
Explicação:
Letra D.Provedores de aplicação disponibilizam softwares de uso comum, não havendo necessidade de instalação.
Explicação: 
 
Explicação: é toda pessoa natural ou jurídica que disponibiliza na internet as informações criadas ou desenvolvidas pelos provedores de informação (ou autores), utilizando servidores próprios ou os serviços de um provedor
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Fabio celebra contrato de compra passagem aérea via internet. Dias depois, percebe que não mais poderá viajar na data e resolve desistir. A empresa aérea, por sua vez, exige o pagamento de multa rescisória para efetuar o cancelamento. Esta imposição de multa será admitida juridicamente?
		
	
	Sim, haja vista que a celebração de contratos pela internet é prática reconhecida e protegida pelo Direito, regendo o princípio da obrigatoriedade.
	
	Não, pois é garantido ao consumidor o direito de arrependimento a qualquer tempo se o contrato celebrado pela via eletrônica.
	
	O fornecedor só será obrigado a desfazer o contrato e devolver o dinheiro se as razões do consumidor forem plausíveis.
	 
	Não, desde que a retratação seja exercida dentro do prazo de 7 (sete) dias, tempo conferido nas relações travadas eletronicamente
	
	O fato deve ser estudado a cada caso sob a ótica da função social dos contratos por falta de lesgislação específica.
	Respondido em 12/09/2022 18:43:39
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	B2B, B2C, C2C significam:
		
	 
	Apenas a relação B2C atrai a proteção do Código de Defesa do Consumidor.
	
	Relações de consumo, por isso acobertadas pelo Código de Defesa do Consumidor.
	
	Siglas que identificam relações jurídicas lícitas ou não.
	
	Espécies de sistemas de informática - softwares.
	
	O mesmo que e-commerce.
	Respondido em 12/09/2022 18:43:51
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	Provedores de serviços de aplicação podem ser compreendidos como:
		
	
	alojadores das páginas de internet
	
	autores, editores e demais titulares de direitos que possuem uma página na rede, na qual disponibilizam informações.
	 
	Também denominados Aplication Service Provider- ASP, disponibilizam softwares de uso comum, em que não há a necessidade de instalá-lo na máquina do usuário.
	
	aqueles que interligam os usuários com a sua conexão.
	
	Proporcionam a estrutura técnica, como linhas telefônicas, cabo ou antena. Podem ser caracterizados como os responsáveis pela conexão do usuário através do provedor de acesso com o site alojado no provedor de alojamento.
	Respondido em 12/09/2022 18:43:59
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	Acerca de provedores de conteúdo, marque a alternativa correta:
		
	
	Provedores de conteúdo são responsáveis pela conexão do usuário através do provedor de acesso.
	
	Provedores de conteúdo podem ser apresentados como provedores de acesso e como provedores de alojamento.
	 
	Provedores de conteúdo são os titulares de direitos que mantém página na rede em que disponibilizam informações.
	
	Não há correlação entre direito eletrônico e as atividades desempenhadas pelos provedores.
	
	Provedores de conteúdo disponibilizam softwares de uso comum, não havendo necessidade de instalação.
	Respondido em 12/09/2022 18:44:06

Continue navegando