Buscar

AOL 4 2 - Economia Brasileira (08)

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1 - Os dois governos de Fernando Henrique Cardoso mostraram-se exitosos nos planos de estabilização econômica, por meio do Plano Real, e nos projetos de retomada de crescimento, que se estabeleceram de forma mais autônoma do que ocorreu durante o desenvolvimentismo. Por outro lado, essas mesmas políticas levaram a problemas sociais, e a solução para eles foi o mote de ação do governo subsequente, de Luiz Inácio Lula da Silva.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o primeiro governo Lula, analise as afirmativas a seguir.
I. Entre os principais problemas sociais observados nos governos de FHC, encontram-se o desemprego e a precarização do trabalho.
II. Lula ascendeu ao poder com a proposta de amenizar a concentração de renda agudizada nos governos de FHC.
III. As propostas de Lula para distribuição de renda tornaram-se preponderantes ao projeto de crescimento econômico em sua primeira gestão.
IV. O empresariado brasileiro recusou-se a apoiar o primeiro mandato de Lula diante de suas propostas de distribuição de renda
Está correto apenas o que se afirma em:
1. I e II Resposta correta
2. II e IV.
3. III e IV.
4. II e III.
5. I e III.
2. Pergunta 2 - O foco nas pautas de distribuição e transferência de renda da primeira gestão presidencial de Lula aumentou a presença do Estado e, como consequência, elevou os gastos públicos. Apesar desse quadro, as contas públicas permaneceram equilibradas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o primeiro governo de Lula, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Um dos fatores preponderantes da política econômica de Lula era o pagamento das dívidas internacionais.
II. ( ) A política econômica nessa gestão se orientou ao pagamento integral das dívidas com o Fundo Monetário Internacional.
III. ( ) O esforço voltado ao pagamento das dívidas públicas internacionais tinha apoio do empresariado brasileiro.
IV. ( ) Nas políticas econômicas de Lula em seu primeiro governo, a agropecuária tinha papel central no delineamento de investimentos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. V, V, F, F. Resposta correta
2. F, F, V, V.
3. F, V, V, F.
4. V, V, F, V.
5. V, F, F, V
3. Pergunta 3 - A eliminação da crise fiscal requeria que novas estratégias fossem desenvolvidas a fim de que a estabilidade conquistada nos âmbitos fiscal e da hiperinflação pudessem ser sustentáveis ao longo do tempo. Por isso, a proposta do governo de FHC era reestruturar a função do Estado, tanto no processo de retomada do crescimento quanto na presença diante das dinâmicas sociais e econômicas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobe o governo FHC, analise as afirmativas a seguir.
I. A privatização foi uma das estratégias utilizadas pelo governo de FHC a fim de limitar a presença do Estado.
II. As reformas institucionais pretendiam diminuir as responsabilidades do Estado, ainda que os custos da máquina pública se mantivessem.
III. A diminuição ou limitação da presença do Estado se refere à diminuição de sua função reguladora.
IV. As reformas institucionais do governo de FHC tiveram como resultado colateral o aumento do desemprego.
Está correto apenas o que se afirma em:
1. Incorreta: I e III.
2. III e IV.
3. I, III e IV. Resposta correta
4. II e IV.
5. I e II.
4. Pergunta 4 - O segundo governo de Lula foi exitoso nas esferas econômica e social, apresentando índices de inflação menores e mais estáveis do que nos governos de Fernando Henrique Cardoso e promovendo crescimento expressivo do PIB. Apesar disso, a governabilidade foi comprometida, o que custou a essa gestão parte do apoio nas casas legislativas e da opinião pública.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o segundo governo Lula, aponta-se a perda de apoio e o risco à governabilidade nesse contexto, porque:
1. eclodiram escândalos de corrupção, como o chamado mensalão. Resposta correta
2. divisões políticas internas do PT levaram à desmembramento do partido.
3. grandes apoiadores de Lula criaram novos partidos e tornaram-se oposição.
4. houve a retomada de valores neofascistas e ultranacionalistas.
5. as bancadas de centro passaram a exigir a retomada da perspectiva neoliberal
5. Pergunta 5 - No âmbito das metas inflacionárias como política econômica da segunda gestão de Fernando Henrique Cardoso, sua definição apontava para compromisso assumido, que, por sua vez, salientava a rigidez prevista e requerida das instituições econômicas governamentais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as crises internacionais e seus reflexos na economia brasileira, pode-se afirmar que havia rigidez na definição das metas inflacionárias porque:
1. Incorreta: o descumprimento das metas inflacionárias levava à troca da equipe econômica.
2. as metas inflacionárias se definiam sem considerar o perfil econômico internacional, que poderia afetá-las.
3. a fixação da meta para os quatro anos de gestão foi estabelecida no primeiro ano de governo, a fim de delimitar os caminhos das políticas econômicas.
4. ao ultrapassar a meta fixada, cabia ao Banco Central explicar publicamente as razões para o quadro. Resposta correta
5. o objetivo final das metas inflacionárias estava associado à projeção do PIB.
6. Pergunta 6 - O primeiro mandato de Dilma Rousseff iniciado em 2011 se estabelecei em parte porque a economista era vista como sucessora ideológica de Lula. Apesar dos escândalos associados à corrupção na última gestão de Lula, esperava-se que Rousseff fosse capaz de manter o crescimento econômico e a estabilidade fiscal.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o primeiro governo de Dilma Rousseff, analise as afirmativas a seguir.
I. Nos três primeiros anos de mandado do governo de Rousseff, houve crescimento econômico.
II. O crescimento econômico no primeiro mandato de Dilma superou os índices dos dois governos anteriores.
III. Apesar do crescimento econômico, os índices de inflação subiram na primeira gestão de Dilma Rousseff.
IV. Os escândalos de corrupção que afetaram a segunda gestão de Lula desapareceram na gestão de Rousseff.
Está correto apenas o que se afirma em:
1. I e III. Resposta correta
2. II e III.
3. II e IV.
4. I e II.
5. III e IV.
7. Pergunta 7 - A estabilidade política, no sentido de que houve governabilidade, e econômica mantida durante o primeiro mandato presidencial de Lula propiciaram a expectativa no mercado nacional de que, em uma possível segunda gestão, o crescimento e a expansão produtiva nos moldes de FHC fossem retomados. A escolha de Lula, porém, foi a busca por novos espaços políticos e econômicos para o Brasil no cenário internacional.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o segundo governo Lula, aponta-se a transição da projeção política e econômica do Brasil no cenário internacional nessa gestão, porque:
1. o País passou a exercer a função de peacebuilder e o papel protagonista em blocos econômicos para países em desenvolvimento. Resposta correta
2. as dinâmicas Sul-Sul levaram a melhores posicionamentos nas dinâmicas com os países capitalistas protagonistas.
3. o Brasil concentrou-se em interações com a Europa com o encerramento das atividades do Mercosul.
4. a atuação do Brasil em entidades políticas internacionais com o aval da ONU foi privilegiada na Oceania.
5. o Brasil passou a ser porta-voz da instituição nos projetos de desenvolvimento capitalista, ao diminuir a dependência econômica do FMI.
8. Pergunta 8 - Entre as maiores dificuldades orçamentárias que se apresentaram no primeiro governo Lula, algumas salientaram problemas estruturais que elevavam o risco de crises econômicas agudas, como as dos setores previdenciário e tributário. O conceito de reforma, então, tornou-se central na definição de políticas que prevenissem desequilíbrios.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o primeiro governo de Lula, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s)e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A proposta de reforma tributária buscava permitir maior maleabilidade para as ações do governo.
II. ( ) A proposta de reforma previdenciária elevou a idade mínima de aposentadoria para 60 anos, para mulheres, e 65 anos, para homens.
III. ( ) Impopular entre a sociedade civil, a extensão da utilização da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) fez parte das medidas tributárias.
IV. ( ) A cobrança da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) foi extinta.
Agora, assinale a afirmativa que apresenta a sequência correta:
1. V, F, V, F. Resposta correta
2. V, V, F, F.
3. F, V, F, V.
4. F, F, V, V.
5. V, F, F, V.
9. Pergunta 9 - As políticas associadas ao tripé macroeconômico de Fernando Henrique Cardoso foram bem sucedidas, uma vez que foram capazes de manter boa parte das metas e atingir uma quantidade significativa dos objetivos projetados. A crise internacional entre os anos de 1998 e 1999, porém, causou impactos na economia brasileira, especialmente no equilíbrio fiscal.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as crises internacionais e seus reflexos na economia brasileira, entende-se a manutenção do vínculo com o Fundo Monetário Internacional na segunda gestão de FHC como um retrocesso, porque:
1. tornou a inserir o país na condição de dependência dos capitais internacionais para a gestão da própria economia
2. levou o governo a descumprir a meta de pagamento da dívida externa ao solicitar um novo empréstimo. Resposta correta
3. expressou o retorno dos problemas com a gestão dos níveis de inflação, que voltaram a se alterar bruscamente em 1999.
4. aumentou a crise fiscal, levando-a aos patamares encontrados no início da década de 1990.
5. inseriu novamente capitais estrangeiros na retomada desenvolvimentista após a estabilização do Real.
10. Pergunta 10
0/0
Diante das crises econômicas internacionais que poderiam ameaçar a governabilidade e o andamento dos ajustes que possibilitaram o sucesso do Plano Real, o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso baseou suas políticas econômicas em um grande conjunto de ações que ficou conhecido como tripé macroeconômico de FHC.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as crises internacionais e seus reflexos na economia brasileira, analise as afirmativas a seguir.
I. O tripe macroeconômico era formado por políticas econômicas nos níveis cambial, monetário e fiscal.
II. No nível cambial, a proposta na segunda gestão de FHC era manter a paridade 1 para 1 entre Real e Dólar.
III. No nível monetário, criou-se um sistema de metas para guiar, e ao mesmo tempo responsabilizar, as ações do governo.
IV. No nível cambial, a proposta era composta também pela limitação da interferência do Banco Central.
Está correto apenas o que se afirma em:
1. III e IV
2. I e II.
3. II e III.
4. I e III Resposta correta
5. II e IV.

Continue navegando