Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
FOMULÁRIO DE ENTREGA DO PROJETO - PROJETO SOCIAL EU E OUTRO A SOCIEDADE

Pré-visualização | Página 1 de 1

Nome Completo: Hannes Karoline Fernandes De Oliveira
	Rgm: 30686083
	Universidade: Cruzeiro Do Sul
	Data De Entrega: 01/11/2022
	Curso: Ciências Da Computação
	Disciplina: integração de competências para transformar o eu, o outro e a sociedade.
	Tema
	Visibilidade das casas de recuperação
	Desafio
	Promover acessibilidade as casas/clínica de recuperação dentro da comunidade do bairro de Botujuru.
	Inserir um registro fotográfico que seja possível identificar você estudante e o desafio relacionado ao tema.
	
Foto tirada no dia da visita a clínica, muitos voluntários levaram roupas e produtos de higiene pessoal para os homens e rapazes. Por respeito e direito de imagem, foi pedido para esconder os rostos já que muitos deles sentem desconfortáveis com visitas por ética e respeito as imagens apresentadas estão embaçadas.
A casa de recuperação guerreiros da paz fica localizada no interior da cidade de são José dos campos, é um pequeno sitio que atende homens que possui vícios em drogas entorpecentes. Muitos dos pacientes ficaram assustados quando viram o grupo de visitante tinha muitas voluntarias, durante a visita enquanto eles pegavam comida e cesta básica alguns dos voluntários tocava musicava para trazer alegria já que o ambiente por ser muito afastado e fechado, a estranheza de ver mulheres é que assusta mas que comove a situação deles, já que em uma das conversas que tive com um dos pacientes foi relatado que grande parte dos rapazes se sentem rejeitados e desumanizados sob a visão da sociedade, com base nesse depoimento surgiu a ideia para o projeto a visibilidade das casas de recuperação.
	· Qual é o contexto do meu projeto? Qual será o território? Qual a relevância social?
	· A temática do projeto: vícios em drogas entorpecentes é algo comum nas comunidades atuais.
O território do bairro de Botujuru. A relevância é mostrar que as pessoas que são dependentes de vícios ainda não são abordadas pela sociedade. E que o consumo de drogas é algo que cresce diariamente, desde do homem mais velho até o jovem que começou no início da sua juventude. 
Porventura, existe meios de combater e sociedade promove a conscientização com todos os canais de comunicação, todavia, ainda existe uma forte tendencia no microcosmo da indução de drogas entorpecentes.
Clinica guerreiros da paz, é uma casa de recuperação muito pequena e pouco reconhecida, porém ela é aberta a homens que sofrem com vícios em droga. E o atendimento é gratuito, sem precisar de qualquer custo já que seu foco principal é ajudar na recuperação e desintoxicação do entorpecente.
Uma clinica pequena e humanizada, mas muitos dos rapazes de lá são muito reservados e tem vergonha de comunicar, ao que justificativa de muito silencio é que muitos deles sentem que são rejeitados pela sociedade e muitas vezes o peso da culpa de ter iniciado um simples “gole” ou “bituca de cigarro” que transformou a vida, levando-os a destruir a própria família em um contexto metafórico.
	Quais são os objetivos?
	· Objetivo é trazer conscientização apesar que a temática abordada em aspecto de relevância seja pequena e complexa já que existe muitos projetos criados e voltados para mesma área.
· Trazer contribuição mesmo que pequena, mas fazer com que pessoas sejam conscientes que ainda existe esperança apesar que é campo limitado de escolha pessoal deixando reflexão e proposta para o indivíduo.
	Quem eu pretendo atender?
	· Pessoas de baixa renda que não podem arcar com os custos de uma clínica/casa de recuperação.
	Como pretendo desenvolver as etapas para solucionar o desafio?
	· Com ajuda de pessoas voluntárias, como por exemplo de igrejas ou indicação de colegas faculdade será escalado um cronograma de planejamento dividindo cada tarefa e entrar em contato com clinicas particulares e tentar por meio do projeto conseguir garantir vagas gratuitas, todavia dentro da temática analisada é limitado;
· porventura, o projeto será voltado a pessoas de baixa renda e para isso será comprovado com um dos voluntários indo fazer visita no lote da pessoa escolhida ou conversando com algum familiar, sendo etapa de triagem.
	Quais os recursos e /ou parcerias necessários?
	· Arrecadação voluntaria por meio de vendas de bolos e tortas de frango produzida a mão e vendas de salgados;
· e por meio de oferecimento de serviços de beleza: manicure e pedicure com preço acessível.
· Parcerias necessárias serão feitas por contatos influenciadores da prefeitura e por meio de conhecidos que trabalham com marketing.
	Quais os resultados esperados e qual ODS pode ser relacionado?
	· Espera que arrecadação e praticidade esteja entre um marco de dois a três meses. 
· Já que cada arrecadação monetária e o filtro de seleção de pessoas para casa de reabilitação pode demorar pouco devido as condições climáticas e poucas pessoas voluntarias. 
· Mas o resultado pode apresentar aspectos negativos, sendo a justificativa complexa, ao que ajudar um dependente de entorpecentes pode ser desafiador já que a disposição a recuperar o que foi destruído pelo vicio e ainda recuperar o tempo perdido e voltar para sociedade como uma pessoa sóbria é uma decisão pessoal então é imprevisível. 
· Em qual ODS esse projeto se encaixa? no objetivo 3 saúde e bem-estar, tópico “3.5 reforçar a prevenção e tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas e entorpecentes e uso nocivo de álcool”.